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Title
Date(s)
- 1966 - 1970 (Creation)
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Extent and medium
Textual, 236 páginas.
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Biographical history
Os Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE) e Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro.
Archival history
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Sugestões, por Ralph von Geradorff da UNESCO, para o financiamento de programas e projetos educacionais no Brasil, do Primeiro Congresso Brasileiro dos Bancos de Desenvolvimento;
Trabalho sobre o impacto político da tecnologia, do Michel Debrun;
Relatório do Coordenador Durmeval Mendes, sobre a expansão do Ensino Superior no Brasil, abordando a questão da qualidade, quantidade e do método;
Documentos do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre cálculo e projeção da matrícula e dos principais parâmetros educacionais de 1966 a 1970, do Estado de Minas Gerais;
Inventário e cálculo das necessidades em mão de obra e profissionais do Estado da Bahia e Projeções do Ensino Primário e Plano Educacional da Bahia;
Trecho da Constituição do Brasil de 1966, do artigo IV da Família, da Educação e da Cultura;
Estudo Especial apresentado por Anísio Teixeira ao Conselho Federal de Educação, sobre o Problema de Formação do Magistério.
Appraisal, destruction and scheduling
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Conditions governing access
Acesso livre.
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Digitalização. Cópia.
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- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
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Existence and location of copies
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Notes area
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- UNESCO (Subject)
- Projetos (Subject)
- Jacques Torfs (Subject)
- Ensino Primário (Subject)
- Anísio Teixeira (Subject)
- Magistério (Subject)
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Rules and/or conventions used
Status
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Dates of creation revision deletion
Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.
Language(s)
- Brazilian Portuguese
Script(s)
Sources
Digital object metadata
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CEOSE-CROSE_m029p01.pdf
Latitude
Longitude
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Text
Mime-type
application/pdf