Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1968 - 1969 (Produção)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Textual, 152 páginas.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Os Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE) e Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro.
Entidade custodiadora
História do arquivo
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Recomendações elaboradas pelos participantes do I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação (ERPLED), patrocinado pela SUDESUL em colaboração com o Programa CEOSE (MEC-UNESCO), como conclusão de seus trabalhos realizados no Encontro;
II Encontro Regional sobre Planejamento da Educação: Normas gerais;
Calendário do I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação que foi realizado em Porto Alegre, de 1º a 5 de Julho de 1968;
Correspondência enviada pelo Sr. Dumerval Trigueiro Mendes, coordenador do CEOSE, comunicando a participação no I Encontro.
Correspondência enviada pelo professor Jacques Torfs enviando projeto preliminar sobre o I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação;
Anteprojeto elaborado pela Assessora Vera Aparecida de Souza Marques sobre o I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação;
Projeto de recomendações sobre o I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação;
Lei nº 5365 de 1º de dezembro de 1967 que cria a Superintendência do Desenvolvimento da região Centro-Oeste e dá outras providencias;
I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação - normas de trabalho;
Certificado de participação como convidada especial do I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação;
Calendário do II Encontro Regional sobre Planejamento da Educação;
Decreto nº 63.281 de 25 de setembro de 1968 que dispõe sobre planejamento dos recursos humanos para o desenvolvimento;
II Encontro Regional sobre Planejamento da Educação: Análise da problemática de implantação dos planos estaduais de educação;
II Encontro Regional sobre Planejamento da Educação: relatório sumário da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná;
Carta de intenções com instruções às pessoas reunidas para examinar um projeto de pedido de assistência técnicas em recursos humanos;
Projeto dos estatutos da fundação de integração, desenvolvimento e educação do Noroeste do estado (FIDENE).
Plano de Ottawa para o desenvolvimento de recursos humanos;
Fontes de informação sobre recursos humanos: tradução dos principais itens do trabalho elaborado por Antônio Cabral de Andadre, perito da DIT;
SUDESUL - projeto: diagnóstico de Recursos Humanos da Região Sul. Estudo preliminar apresentado pelo professor Osvaldo Ferreira de Mello ao Departamento de Recursos Humanos da SUDESUL;
II Encontro Regional sobre Planejamento da Educação: avaliação dos resultados do I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação;
Recomendações formuladas pelo I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação, organizado pela SUDESUL e lista de entidades que participaram do encontro com direito a voto;
Correspondência enviada por Michel Debrun informando que não pode comparecer ao encontro;
Correspondência enviada por Jacques Torfs enviando lista de especialistas.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Acesso livre.
Condiçoes de reprodução
Digitalização. Cópia.
Idioma do material
- espanhol
- inglês
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Status
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Fevereiro de 2020; Arquivo Histórico; INEP.
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Objeto digital metadados
Nome do arquivo
CEOSE-CROSE_m007p01_IEncontroRegional_SobrePlanejamentoDaEduca____o_ERPLED.pdf
Latitude
Longitude
Tipo de mídia
Texto
Mime-type
application/pdf