Unidad documental simple - CEOSE-CROSE_m007p01 - I e II Encontro Regional sobre Planejamento da Educação (ERPLED), 1968 - 1969

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Código de referencia

Título

CEOSE-CROSE_m007p01 - I e II Encontro Regional sobre Planejamento da Educação (ERPLED), 1968 - 1969

Fecha(s)

  • 1968 - 1969 (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Textual, 152 páginas.

Área de contexto

Nombre del productor

(1961 - 1970)

Historia biográfica

Os Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE) e Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro.

Historia archivística

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Recomendações elaboradas pelos participantes do I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação (ERPLED), patrocinado pela SUDESUL em colaboração com o Programa CEOSE (MEC-UNESCO), como conclusão de seus trabalhos realizados no Encontro;
II Encontro Regional sobre Planejamento da Educação: Normas gerais;
Calendário do I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação que foi realizado em Porto Alegre, de 1º a 5 de Julho de 1968;
Correspondência enviada pelo Sr. Dumerval Trigueiro Mendes, coordenador do CEOSE, comunicando a participação no I Encontro.
Correspondência enviada pelo professor Jacques Torfs enviando projeto preliminar sobre o I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação;
Anteprojeto elaborado pela Assessora Vera Aparecida de Souza Marques sobre o I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação;
Projeto de recomendações sobre o I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação;
Lei nº 5365 de 1º de dezembro de 1967 que cria a Superintendência do Desenvolvimento da região Centro-Oeste e dá outras providencias;
I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação - normas de trabalho;
Certificado de participação como convidada especial do I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação;
Calendário do II Encontro Regional sobre Planejamento da Educação;
Decreto nº 63.281 de 25 de setembro de 1968 que dispõe sobre planejamento dos recursos humanos para o desenvolvimento;
II Encontro Regional sobre Planejamento da Educação: Análise da problemática de implantação dos planos estaduais de educação;
II Encontro Regional sobre Planejamento da Educação: relatório sumário da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná;
Carta de intenções com instruções às pessoas reunidas para examinar um projeto de pedido de assistência técnicas em recursos humanos;
Projeto dos estatutos da fundação de integração, desenvolvimento e educação do Noroeste do estado (FIDENE).
Plano de Ottawa para o desenvolvimento de recursos humanos;
Fontes de informação sobre recursos humanos: tradução dos principais itens do trabalho elaborado por Antônio Cabral de Andadre, perito da DIT;
SUDESUL - projeto: diagnóstico de Recursos Humanos da Região Sul. Estudo preliminar apresentado pelo professor Osvaldo Ferreira de Mello ao Departamento de Recursos Humanos da SUDESUL;
II Encontro Regional sobre Planejamento da Educação: avaliação dos resultados do I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação;
Recomendações formuladas pelo I Encontro Regional sobre Planejamento da Educação, organizado pela SUDESUL e lista de entidades que participaram do encontro com direito a voto;
Correspondência enviada por Michel Debrun informando que não pode comparecer ao encontro;
Correspondência enviada por Jacques Torfs enviando lista de especialistas.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Acesso livre.

Condiciones

Digitalização. Cópia.

Idioma del material

  • español
  • inglés
  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Fevereiro de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

Objeto digital (Referencia), área de permisos

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Área de Ingreso