Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1970 (Creación)
Nivel de descripción
Unidad documental simple
Volumen y soporte
Textual, 68 páginas.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
O Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais foi criado pelo Decreto 38.460 de dezembro de 1955. Junto ao CBPE foram inaugurados os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais. Estes eram subordinados ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
Institución archivística
Historia archivística
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Ofício enviado pela coordenadora de classificação e retribuição de cargos e empregos ao CBPE, informando sobre a situação dos processos de enquadramento e readaptação de pessoal e enviando a lista de processos em andamento;
Correspondência enviada pelo Roberto Santos, do Conselho Deliberativo do Núcleo Integrado de Estudos de Recursos Humanos para a Saúde (NIERHS) comunicando frequência integral de servidor;
Correspondência enviada pela chefe da secretaria do INEP, para a professora Elza Martins, informando servidor para substituição no cargo de substituto do chefe de secretaria;
Indicações gerais sobre as condições de emprego na Secretaria da Organização dos Estados Americanos (OEA), para serem divulgadas entre os profissionais vinculados ao INEP;
Avisos de férias;
Projeto de escala de vencimentos da união pan-americana a partir de 1ª de julho de 1969;
Informe de empréstimo a servidores que sai a partir de outubro;
Correspondência enviada pelo representante do diretor da divisão do pessoa, na Guanabara, aos dirigentes dos Órgãos sediados na Guanabara sobre empréstimo no IPASE;
Correspondência enviada pelo diretor geral do Departamento de Administração do Ministério da Educação e Cultura, para os dirigentes de repartições e unidades subordinados, escolas técnicas federais e fundações do MEC, solicitando reorganização do cadastro do pessoal;
Correspondência enviada pela diretora executiva da CALDEME, ao presidente do INEP, informando que assumiu esse cargo e solicita colaboração para desempenhar suas funções;
Normas básicas para empréstimos do convênio IPASE-CEF;
Correspondência enviada pela chefe da secretaria do INEP, para a professora Elza Martins, encaminhando resolução sobre o falecimento do professor Carlos Pasquale e do professor Manoel Bergstrom Lourenço Filho;
Correspondência enviada pelo INEP informando frequência de servidor;
Informativo da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro sobre novo plano de empréstimo sob consignação;
Solicita contratação de documentarista, redator, revisor e arquivista, tendo em vista a criação da Diretoria de Documentação e Divulgação;
Panfleto de divulgação do curso de Introdução à Tecnologia dos Descritores;
Panfleto de divulgação de cursos de Técnicas Didáticas Modernas.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Acesso livre.
Condiciones
Digitalização. Cópia.
Idioma del material
- portugués de Brasil
- inglés
- español
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Novembro de 2019; Arquivo Histórico; INEP.
Idioma(s)
- portugués de Brasil
Escritura(s)
Fuentes
Objeto digital metadatos
Nombre del archivo
CBPE_m301p01_CorrespondenciasEnviadasERecebidasPeloCBPE_1970.pdf
Latitude
Longitude
Tipo de soporte
Texto
Tipo de documento MIME
application/pdf