Unidad documental simple - CBPE_m287p02 - Correspondências diversas com instituições nacionais, estrangeiras e estudantes por informações do ensino básico e superior no Brasil, 1957 - 1959

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Código de referencia

Título

CBPE_m287p02 - Correspondências diversas com instituições nacionais, estrangeiras e estudantes por informações do ensino básico e superior no Brasil, 1957 - 1959

Fecha(s)

  • 1957 - 1959 (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Textual, 81 páginas.

Área de contexto

Nombre del productor

(1955 - 1977)

Historia administrativa

O Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais foi criado pelo Decreto 38.460 de dezembro de 1955. Junto ao CBPE foram inaugurados os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais. Estes eram subordinados ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).

Historia archivística

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O Secretário-Geral Adjunto, Hugo Munôz Garcia, do Escritório de Educação Ibero-Americana de Madri envia, em anexo, cópias do folheto da Exposição Ibero-Americana de Arte Infantil;
Correspondência trocada entre o Diretor Geral do CBPE, Péricles Madureira de Pinho, e a Embaixada da Dinamarca sobre as cópias dos exemplares contendo informações relativas aos cursos de férias que se realizam anualmente na Dinamarca;
Correspondência do Diretor da Escola Brasileira de Administração Pública ao Professor Anísio Teixeira solicitando permissão para visita, de uma aluna, ao CBPE para elaboração de uma pesquisa na documentação do órgão;
Carta do Professor Tiago Würth, da Alemanha, para Senhora Elsa do Nascimento Silva do INEP solicitando exemplares da tradução do Relatório da Oitava Conferência Internacional de Serviços Sociais, realizada em München e também da confirmação do lançamento do Volume II de Ilaes;
Correspondência encaminhando ao INEP o trabalho “Trechos Seletos” do Grupo Escolar Dr. Meira Júnior;
Remessa de publicações do INEP; Solicitação de bolsas de escolas americanas no Brasil;
Remessa de material didático para alguns estabelecimentos de Ensino Normal.
Correspondência sobre informações do ensino secundário no Brasil para estudantes a partir dos 11 anos de idade, solicitadas por M.E. Stinson;
Correspondência de informações sobre ensino básico no Brasil pela estudante peruana Vilma Cáceres;
Correspondência sobre solicitação de trabalho do professor português Fernando Gonçalves para trabalhar em escolas do ensino primário no Brasil;
Correspondência sobre livros didáticos remetidos a União dos Palmares em Alagoas;
Correspondência sobre a instalação do Instituto Pedagógico de Ensino Industrial em São Paulo;
Solicitação de ajuda ao Partido de Representação Popular em Vitória da Conquista, Bahia, sobre suas ações de investimento em educação básica na região;
Correspondência sobre solicitações de materiais de química para a Escola Normal de Cambé, Paraná;
Encaminhamentos de informações de escolas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, e do ensino básico de Alagoas;
Correspondência entre o CBPE e La Escula Normal Superior Juan P. Pringles em San Luis, Argentina, em solicitação de bibliografia pedagógica brasileira e de filosofia;
Correspondência de estudantes estadunidenses de ensino superior sobre informações do ensino básico e superior no Brasil.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Acesso livre.

Condiciones

Digitalização. Cópia.

Idioma del material

  • español
  • inglés
  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Outubro de 2019; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

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Objeto digital (Miniatura), área de permisos

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados

Unidad de almacenaje

  • Caja: CBPE_m287p02