Item - CBPE_m200p01 - Projeto CHEAR, 1962 - 1963

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Título

CBPE_m200p01 - Projeto CHEAR, 1962 - 1963

Data(s)

  • 1962 - 1963 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Textual, 79 páginas.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1955 - 1977)

História administrativa

O Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais foi criado pelo Decreto 38.460 de dezembro de 1955. Junto ao CBPE foram inaugurados os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais. Estes eram subordinados ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).

História do arquivo

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentação diversa das relações do INEP com o CHEAR (Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas):
Correspondências sobre a comparação de dados e estudos feitos na América Latina e por base em análises anteriores feitos na África;
Projeto CHEAR – Relações entre a Escola Secundário e o Ensino Superior: Sugestões quanto à ação da universidade para melhorar essas relações.
Projetos específicos:
Projeto 1: Elaboração de testes de aptidão escolar para o ensino superior a serem aplicados no penúltimo ano do Colégio (2º ciclo do ensino secundário), aceitos pela Universidade, e Elaboração de novos instrumentos de medida dos conhecimentos e aptidões dos candidatos a ingresso nos cursos superiores;
Projeto 2: Elaboração de literatura pedagógica e material de instrução para o ensino secundário;
Projeto 3: Criação de um Conselho de Admissão e Acreditação de Escolas Secundárias.
Quadro dos contatos realizados pelo grupo CHEAR no período de 21/10 a 17/11/1962;
Texto sobre a compreensão histórica, social e curricular para a reformulação do ensino secundário;
Relatório em inglês de ações, atividades e propostas do CHEAR após visitas em países da América Latina, a fim de angariar dados e promover estudos sobre o ensino secundário destes países. Apêndice: Visits and Interviews - CHEAR project on secondary education; Tentative Proposals for projects;
Observaciones a informes sobre el estudio de la educacion secundaria de CHEAR;
Anexos: Proyectos para Argentina; Proyecto sobre formación de supervisores, da Universidade do Chile e Instituto Pedagógico.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Acesso livre.

Condiçoes de reprodução

Digitalização. Cópia.

Idioma do material

  • português do Brasil
  • inglês
  • espanhol

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

O CHEAR, Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas (abreviatura em inglês do Council on hIgher Education in the American Republics), foi criado nos Estados Unidos em 1958, visando trazer recomendações para políticas públicas educacionais em países da América Latina. O prof. Anísio Teixeira fez parte do Conselho entre 1958 a 1964 enquanto era diretor da CAPES, CBPE e INEP.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Agosto de 2019; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

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Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

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Depósito físico

  • Caixa: CBPE_m200p01