
Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1950 - 1961 (Produção)
Nível de descrição
Séries
Dimensão e suporte
0,56 metros lineares de documentos (04 caixas).
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
A Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino (CALDEME) foi implementada pelo INEP por meio da Exposição de Motivos nº 795, do Ministro Simões Filho, em 14 de julho de 1952. Teve como objetivo principal a elaboração de guias de ensino das diferentes disciplinas escolares para professores e a análise crítica dos programas de ensino e livros didáticos em uso nas escolas brasileiras.
As principais atividades da CALDEME consistiam em: produção de guias de ensino e análise dos programas e livros didáticos utilizados nas escolas.
Com a criação, em 1955, do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), as atividades da CALDEME foram incorporadas a esse Centro. Seus estudos e pesquisas passaram a ser organizados pela Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE), responsável por realizar as pesquisas sobre o funcionamento do sistema oficial de ensino.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
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Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
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Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino - CALDEME (Assunto)
- Elaboração de Guias de Ensino (Assunto)
- Livros Didáticos (Assunto)
- Simões Filho (Assunto)
- Análise Crítica dos Programas de Ensino e Livros Didáticos (Assunto)
- Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais - DEPE (Assunto)