Subserie - Atividade-Meio

Estrutura e Funcionamento, 1979 - 1986 Situação dos Projetos da Divisão de Desenvolvimento Cultural (DIDEC), 1982 - 1983 Estrutura Organizacional e Atividades Básicas do MOBRAL, 1981 Acompanhamento do Programa de Desenvolvimento Cultural e Orientações para a Organização do Acervo... Lista de Siglas dos Órgãos da Fundação e Manual de Administração, 1984 Projeto de Capacitação dos Supervisores e Informações sobre o Programa de Alfabetização Funcional... Acompanhamento do Programa de Desenvolvimento Cultural, 1982 Proposta de Alteração da Estrutura Formal da Fundação MOBRAL, 1979 Lista de Publicações feitas pelo MOBRAL e Correspondências sobre Fascículo de Conservação de Alim... Participação do MOBRAL no Projeto SPG (Suplência do Primeiro Grau) e Programa Tecnologia da Escas... A atuação do MOBRAL no Programa Pré-Escola, 1981 Manual de Administração e organização do MOBRAL, 1977 Programa de Educação Integrada - Via Radiofônica A ação do MOBRAL para 1984, 1983 Programa de Desenvolvimento Comunitário, 1971 - 1982 Projetos de Oficinas Comunitárias de Treinamento e Produção de Bens e Serviços e Contrato entre M... Projeto Oficinas Comunitárias, 1982 Diagnóstico Socioeconômico da Serra João do Vale: Estudo Comparativo, 1985 Módulo de Ação Comunitária, 1980 O MOBRAL no Contexto dos Objetivos da Secretaria de Ensino de Primeiro e Segundo Graus (SEPS), 1981 Implementação do Programa de Alfabetização Funcional via Rádio (PAF/VR), Modelo de Avaliação do Programa de Alfabetização Funcional (PAF) Avaliação Global do MOBRAL - Análise Institucional, um Estudo de Caso Cooperação Internacional do MOBRAL Recortes de Jornais com Notícias do MOBRAL, 1975
Resultados 1 a 25 de 33 Mostrat todo

Área de identidad

Código de referencia

Título

Atividade-Meio

Fecha(s)

Nivel de descripción

Subserie

Volumen y soporte

Área de contexto

Nombre del productor

(1968 - 1985)

Historia biográfica

O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi oficializado pelo decreto nº 62.455, de 22 de março de 1968. Embora oficialmente estabelecido naquele ano, o movimento teve sua criação em 15 de dezembro de 1967, Dia Internacional da Alfabetização, por meio da Lei nº 5.379 durante o governo de Costa e Silva. Sua implementação, no entanto, só ocorreu em 1970, quando Emílio Garrastazu Médici assumiu a presidência, e Jarbas Passarinho era o Ministro da Educação.

Vinculado ao Ministério da Educação e Cultura, o MOBRAL tinha como missão implementar o Plano de Alfabetização Funcional e a Educação Continuada para Adolescentes e Adultos, entre outros projetos que visavam diversificar as abordagens de ensino e inclusão social. Tinha como foco a alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais que não soubessem ler e escrever. O principal objetivo era promover a alfabetização funcional e a continuidade da educação por meio de cursos específicos, com duração prevista de nove meses.

O MOBRAL surgiu como um programa do governo militar para ir contra o Programa Nacional de Alfabetização do governo de João Goulart, lançado em janeiro de 1964, coordenado por Paulo Freire, apesar de usar métodos de ensino parecidos. O programa enfrentou diversos desafios ao longo dos anos, tanto em termos de estrutura quanto de custos. O financiamento do MOBRAL dependia de recursos da União, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, incentivos fiscais ( até 2% de desconto no do Imposto de Renda) e uma parcela da Loteria Esportiva, o que representava um alto custo para o governo.

Em 1975, o programa foi alvo de uma investigação por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado Federal. A investigação foi desencadeada após denúncias sobre a inclusão indevida de crianças de 9 a 14 anos no programa, o que gerou críticas à sua execução e resultou na versão "MOBRALZINHO", que visava atender essa faixa etária. Além disso, as críticas à falta de resultados efetivos e a questão do elevado custo de manutenção começaram a afetar a imagem do programa.
Em meio a esses desafios, o MOBRAL foi se modificando ao longo do tempo, criando novos programas e tentando se adaptar às necessidades de uma população maior. Porém, a pressão política e os custos elevados se tornaram insustentáveis.

O MOBRAL foi extinto pelo Decreto nº 92.374 de 6 de fevereiro de 1985, no governo do José Sarney e foi criada a Fundação EDUCAR, que visava substitui o MOBRAL. Por fim, a Fundação Educar foi extinta em 1990. O fim do MOBRAL também foi motivado pela insatisfação com os resultados do programa, que não conseguiu reduzir de forma significativa os índices de analfabetismo, e pela crescente necessidade de reformular as estratégias de educação de adultos e jovens no Brasil.

Historia archivística

O acervo documental do Arquivo Histórico do Inep inicialmente é organizado por séries documentais dispostas dentro da Seção de Fundo Histórico. Tal classificação é derivada de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do Ministério da Educação - MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até chegar no modelo atual o qual obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até 1997, ano em que o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448/97. Atualmente é coordenado pela Coordenação de Disseminação de Informação - CGDI. As séries compõem-se majoritariamente por documentos textuais, iconográficos e cartográficos.

Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas à Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país. Disseminar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de um objetivo institucional de difusão de sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Essa série possui documento referente à atividade-meio do MOBRAL.
A atividade-meio é a atividade que dá apoio à atividade-fim de uma instituição, ou seja, não tem correlação com produção final, mas ajudam em um todo a entender a organização da instituição.

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados