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TRABALHOS AVULSOS_m21p01 - Textos, artigos, ensaios, correspondências e registros iconográficos que abordam temas centrais da educação e cultura no Brasil, 1960

O dossiê reúne textos, artigos, ensaios, correspondências e registros iconográficos que abordam temas centrais da educação e cultura no Brasil, com ênfase na reflexão filosófica, pedagógica e institucional. Destacam-se análises sobre o princípio do planejamento educacional no “Programa de Governo”; discussões sobre a obrigatoriedade do ensino de latim no ginásio; e reflexões sobre a escola como agente de mudança cultural, sob a ótica da filosofia educacional de John Dewey.

Inclui considerações sobre os principais defeitos do ensino médio brasileiro e críticas às tradições universitárias frente à criação da Universidade de Brasília, abordadas por Jayme Abreu. O material também conta com ensaio de crítica filosófica sobre o pensamento de Dewey e sua influência no Brasil, com menções a figuras como Anísio Teixeira, Harold Benjamin, Gilberto Freyre, John Brubacher (Yale University), John L. Childs e Beatriz Osorio, além de referência à conferência ministrada pelo professor Newton Sucupira, promovida pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife.

O dossiê contém ainda uma relação fotográfica da conferência “As Classes Experimentais”, promovida pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), e reflexões sobre a atualidade da filosofia de John Dewey no contexto do ensino democrático e científico. A documentação expressa a interlocução entre teoria e prática na educação brasileira dos anos 1950 e 1960, revelando a crítica à herança elitista e ao modelo tradicional das universidades e escolas do país.

Trabalhos Avulsos

SAT_m010p01 - Informações relativas ao material para a TV Educativa, 1970

Informações relativas ao material para TV Educativa; Critérios para apreciação dos textos utilizados em TV Educativa; Subsídios para a introdução da TV Educativa; Apreciação do material para os alunos dos cursos pela TV;
Avaliação do material didático para TV Educativa;
Apreciação das apostilas de português, para a TV Educativa;
Universidade de Cultura Popular de Guanabara;
Manual "Aprenda pela TV Mecânica de Automóveis";
Universidade de Cultura Popular de Guanabara, apostilas de geografia I e II;
Apreciação da apostila de história I (história geral);
Universidade de Cultura Popular - Curso de preparação para o exame de madureza - matemática;
Universidade de Cultura Popular - Atlas Histórico Geográfico;
Universidade Federal de Pernambuco - curso de madureza - matemática;
Português - curso de madureza - som e imagem a serviço da cultura;
Apreciação da apostila de ciências humanas - São Paulo;
Ciências humanas - unidades I e II - São Paulo;
Apreciação da apostila de história - São Paulo;
Apreciação da apostila de português do curso intensivo de nível médio - São Paulo;
Curso intensivo de nível médio - matemática - São Paulo;
Apreciação da apostila de português do curso intensivo de nível médio - São Paulo;
Apreciação da apostila de geografia da TV Educativa - São Paulo;
Apreciação das apostilas de ciências naturais da TV Educativa - São Paulo.

Serviços de Assistência Técnica - SAT

PESQUISA_m1207p01 - Execução e encerramento do projeto intitulado “Classes Secundárias Experimentais”, 1959 - 1960

O dossiê reúne documentos relativos à execução e encerramento do Projeto CBPE-80/DEPE-14/59, intitulado “Classes Secundárias Experimentais”, coordenado por Jayme Abreu no âmbito do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), órgão do Ministério da Educação e Cultura. Contém termo de encerramento assinado por Anísio Teixeira e Péricles Madureira de Pinho, demonstrativos de despesas, faturas, autorizações de pagamento, solicitações de adiantamento e correspondências internas.

Inclui registros detalhados das visitas técnicas realizadas em diversas instituições de ensino com classes experimentais no país, como o Colégio Nova Friburgo (Fundação Getúlio Vargas, Nova Friburgo/RJ), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), e instituições da cidade de São Paulo, como o Colégio Santa Cruz (Alto de Pinheiros/SP), o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), entre outras. Há também comunicação com professores envolvidos, como Álvaro Roberto Diniz Corrêa, Carlos Corrêa Mascaro e Amaury Pereira Muniz. As viagens de observação envolveram deslocamentos a Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Nova Friburgo (RJ), Uberlândia (MG) e Socorro (SP), e buscavam avaliar a estrutura, funcionamento, currículo e práticas pedagógicas das classes secundárias experimentais.

A documentação evidencia o acompanhamento técnico e financeiro do projeto, além de aspectos administrativos e pedagógicos das experiências piloto no ensino secundário brasileiro entre 1959 e 1960.

Pesquisa

PESQUISA_m1094p01 - Projeto de Organização e Implantação de Classes Experimentais, 1956 - 1959

O dossiê reúne documentos relacionados ao projeto de organização e implantação de classes experimentais no curso ginasial (ensino secundário), desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em cooperação com instituições de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Porto Alegre. Inclui programas de curso por disciplina, relações de escolas e professores envolvidos, questionários de entrevista aplicados a diretores e alunos, correspondência institucional, propostas pedagógicas, relatórios de observação, registros administrativos e recortes de jornal.

Entre os locais visitados e analisados estão o Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo, o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), o Colégio Santa Cruz (São Paulo/SP), o Colégio Anchieta (Porto Alegre/RS) e o Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (Nova Friburgo/RJ). As visitas técnicas e entrevistas foram conduzidas por representantes do CBPE e da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE), com o objetivo de avaliar a eficácia pedagógica, estrutura curricular e aspectos organizacionais das classes experimentais.

O material reflete os esforços de renovação do ensino secundário no Brasil a partir da experimentação metodológica, da integração entre teoria e prática pedagógica e da articulação entre universidades, colégios de aplicação e órgãos de pesquisa educacional.

Pesquisa

PESQUISA_m1082p01 - Classes Secundárias Experimentais, 1959 - 1961

O documento reúne um extenso conjunto de registros textuais referentes à implementação e à avaliação de classes experimentais no ensino ginasial brasileiro ao final da década de 1950. Trata-se de um levantamento realizado em colégios do estado de São Paulo, entre eles o renomado Colégio Santa Cruz, localizado no bairro Alto de Pinheiros, na capital paulista, com o objetivo de identificar a existência e o funcionamento dessas classes experimentais.

O material contempla propostas pedagógicas, planos curriculares, métodos de ensino, organização administrativa, estrutura física e análise dos resultados obtidos em diversas instituições de ensino, públicas e confessionais. Inclui ainda entrevistas, visitas técnicas e observações conduzidas por representantes do Ministério da Educação e Cultura (MEC), com destaque para aspectos como orientação educacional, organização curricular, formação docente, infraestrutura escolar e participação da comunidade escolar.

Além disso, a documentação apresenta o histórico institucional do Instituto de Educação “Jundiaí” e dados sobre seus cargos administrativos e docentes. Reflete um período de transição e experimentação metodológica no ensino secundário, marcado pela articulação entre práticas pedagógicas inovadoras e o debate sobre a permanência da tradição humanista frente às propostas de renovação educacional.

Pesquisa

COLTED_m021p04 - Questionário COLTED Enviado à Escolas das Capitais, 1968

Questionário da COLTED enviado a escolas das capitais com objetivo de obter sugestões de professores para a seleção de livros para serem distribuídos aos alunos;
Correspondência enviada pela Edinova Edições Ltda ao Diretor do CBPE, em que comunica o envio de dois exemplares do livro “Varinha de Condão”, da Professora May Mac-Dowell da Costa, como sugestão para inclusão no catálogo de distribuição da COLTED;
Modelo de correspondência enviada pela COLTED a diretores de escolas contendo explicações sobre o questionário e a pesquisa realizada.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m012p04 - Orientação para Relatórios Técnicos Estaduais, 1968

Correspondência enviada pelo Diretor Executivo da COLTED, Ary Leonardo Pereira, para a Coordenadora do Grupo de Trabalho de Avaliação de Livros do Plano Piloto, Elza Nascimento, com orientações de pontos a serem abordados pelos representantes das Secretarias de Educação e Cultura e das Divisões de Educação nos relatórios dos Técnicos Estaduais.

Sem título

COLTED_m012p03 - Correspondência Enviando Observações sobre o Novo Acordo MEC/SNEL/USAID, 1969

Correspondência enviada pela substituta do Diretor do INEP no Colegiado da COLTED ao Presidente do Colegiado com ponderações sobre o novo acordo MEC/SNEL/USAID feito para fornecer recursos adicionais para o desenvolvimento do Programa de Livros Técnicos e Didáticos.

Sem título

COLTED_m012p02 - Relação de Obras de Referência das Cadeiras Específicas das Escolas Normais, 1968

Correspondência encaminhada a Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo da COLTED, com relação de obras de cadeiras específicas das escolas normais para aquisição, bem como outros títulos de referência como sugestão para ampliar as bibliotecas das escolas de formação de professores.

Sem título

COLTED_m009p01 - Programa do Livro Técnico e do Livro Didático, 1967

Programa do Livro Técnico e do Livro Didático apresentado pelo Ministério da Educação e Cultura junto com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL com ajuda financeira da USAID/Brasil. O programa tinha como proposta a expansão da indústria do livro e a melhora na acessibilidade dos textos entre os estudantes dos três níveis de ensino. Era, também, uma oportunidade de fazer presente o Ministério da Educação e Cultura no desenvolvimento do ensino. O texto é dividido nas seguintes seções: Decreto de criação – Decreto n° 59.355, de 04 de outubro de 1966; Apresentação do colegiado, diretor executivo e subcomissões; Introdução do convênio MEC/SNEL/USAID; Plano de Aplicação; Plano Trienal com Programa de Publicações Didáticas; Plano Decenal.

Sem título

COLTED_m009p01 - Correspondência sobre Convênio COLTED e USAID para Aquisição e Distribuição de Livros, 1967

Correspondência enviada por Tarso Dutra ao Dr. Hélio Beltrão, responsável pelo planejamento e coordenação econômica, versando sobre o objetivo imediato da COLTED, mais especificamente a aquisição e distribuição do livro didático por meio do "Programa do Livro Técnico e do Livro Didático" para 1967, constituído a partir de acordo do Ministério da Educação e Cultura com a USAID. No documento, o remetente discrimina os valores e justifica a destinação dos recursos previstos para o referido programa.

Sem título

COLTED_m008p04 - Correspondência Solicitando Recursos para Contratação de Especialistas para Atividades da COLTED, 1967

Correspondência enviada por Elza Nascimento Alves ao Diretor do INEP solicitando recursos e apresentando propostas para contratação de novos especialistas para integrarem as atividades da COLTED;
Encaminhamento pela responsável pela contabilidade do INEP, Isolina Cardoso Mathias, da solicitação que direciona o pedido para aprovação do Diretor da COLTED, acrescentando outras informações importantes para a avaliação da solicitação.

Sem título

COLTED_m008p03 - Proposta para Tomada de Preços para Aquisição de Livro para o Aluno, 1969

Relatório da Comissão de Exame das Propostas para Tomada de Preços nº 21/69 para aquisição de livro para o aluno, assinado por Paulo Macedo Lopes Rego e destinado à apreciação do Diretor Executivo da COLTED. Contém análise do Diretor Executivo redigida de próprio punho no mesmo documento, demandando audiência do colegiado para avaliação final da proposta selecionada pela referida comissão.

Sem título

COLTED_m008p02 - Relatório da Comissão de Exame das Propostas para Tomada de Preços para Distribuição de Bibliotecas, 1969

Relatório da Comissão de Exame das Propostas para Tomada de Preços nº 20/69 para distribuição de bibliotecas e complementação expedido pelo Presidente da referida comissão, Paulo de Macedo Lopes Rego, encaminhado para apreciação da Direção Executiva da COLTED;
Parecer da Direção Executiva da COLTED a respeito da escolha da Comissão de Exame das Propostas de Tomada de Preços, que considera arriscadas as condições da proposta selecionada, demandando que o colegiado seja ouvido a respeito do assunto.

Sem título

COLTED_m008p01 - Documentação para Tomada de Preços para Aquisição de Estantes e Embalagens de Livros, 1969

Relatório da Comissão de Exame das Propostas para a Tomada de Preços nº 24/69 para análise das propostas para tomada de preços para aquisição de estantes e embalagens de livros pela COLTED;
Correspondência enviada com esclarecimentos de pontos obscuros na Tomada de Preços nº 24/69;
Descrição individualizada de produtos dos fornecedores conforme as exigências da comissão;
Parecer final emitido para a consideração da Direção Executiva assinado pelo Presidente da Comissão, Paulo de Macedo Lopes Rego.

Sem título

COLTED_m007p01 - Ata da Reunião do Colegiado da COLTED, 1968

Ata da reunião do Colegiado do dia 11 de outubro de 1968, sobre ofício enviado ao Presidente do Colegiado pelo Diretor Executivo da COLTED e sobre fases do Plano Piloto relativas à escolha de livros, treinamento de professores nos estados, logística de pagamento e distribuição de materiais para as escolas;
Minuta da Reunião do Colegiado da COLTED do dia 02 de outubro de 1968, em que se discutiu os fatores que levavam à demora para devolução dos questionários preenchidos e foram levantadas formas de resolver este problema.

Sem título

COLTED_m006p04 - Correspondências sobre Alteração de Preço e Distribuição de Livros, 1968

Correspondência enviada pelo SNEL a Édson Franco, Presidente da COLTED, sobre a possibilidade de alteração de preços de livros em decorrência da impressão de novas triagens para atender à ampliação da distribuição dos livros, conforme revisão do plano;
Resposta de Leopoldo Bernardo Boeck, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, dando esclarecimentos a respeito da forma pela qual se processou a distribuição e coleta de questionários da COLTED no Rio Grande do Sul;
Informes das editoras FTD e Edições Tabajara orientando o corpo docente a respeito do preenchimento de questionário emitido pela COLTED para seleção de livros a serem enviados à escola. As empresas enviam em anexo a lista dos livros de seus catálogos que foram recomendados pela comissão.

Sem título

COLTED_m006p03 - Relação Complementar de Livros para Nível Primário, 1968

Relação complementar de livros à relação de livros para nível primário. Material produzido pela COLTED e o Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas - INEP, que contém orientações para as escolas, públicas ou particulares, escolherem e receberem gratuitamente livros para os seus alunos;
Correspondência enviada pelo presidente da Câmara Brasileira do Livro ao presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL com queixas a respeito de distorções na aplicação do Plano Piloto da COLTED;
Correspondência enviada ao IBEP com representação do posicionamento da indústria livreira do Brasil sobre o lançamento da relação complementar de livros à relação de livros que já havia sido lançada anteriormente. É comunicado que a instituição desaprovou tal documento;
Correspondência enviada à COLTED para averiguar se ela autorizara o lançamento da relação complementar de livros feito pelo IBEP;
Trecho do Diário Oficial de novembro de 1963 com decretos emitidos pelo então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda.

Sem título

COLTED_m003p06 - 38ª Reunião do Colegiado da COLTED, 1970

Pauta da 38ª reunião do Colegiado da COLTED realizada em 12 de março de 1970, com os itens: Documentação; Estudos do Planejamento da COLTED para 1970;
Lista de material didático dos cursos e treinamento por estado;
Ofício enviado por Antônio Vinicius Rapôso da Câmara, Secretário de Estado da Educação e Cultura do estado do Amazonas, a Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo da COLTED, sobre distribuição de livros para alunos da zona rural.

Sem título

COLTED_m003p05 - 37ª Reunião do Colegiado da COLTED, 1970

Correspondência enviada por Ary Leonardo Pereira - Diretor Executivo da COLTED - ao Diretor do INEP sobre o Planejamento do Programa da COLTED para 1970, que seria discutido na 37ª reunião;
Informações sobre a utilização das bibliotecas/COLTED conforme os resultados das apurações das CELTEDs;
Proposta de revisão do programa de treinamento - Plano Piloto;
Breve descrição dos resultados do curso de treinamento oferecido pela COLTED aos Diretores de Escola Primária dos estados registrados nos respectivos relatórios.

Sem título

COLTED_m003p03 - 31ª Reunião do Colegiado da COLTED, 1969

Pauta da 31ª Reunião do Colegiado da COLTED com os itens: Apreciação sobre os resultados dos questionários enviados às escolas primárias dos municípios prioritários com quadro demonstrativo do atendimento; Entrega dos pedidos às editoras. Documento assinado por Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo.

Sem título

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