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SAT_m014p04 - Programa de Assistência Técnica em Educação, 1970

Relatório do Programa de Assistência Técnica em Educação encaminhado ao SAT, pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais - CRPE "Prof. Queiroz Filho" discriminando a atuação em São Paulo, sua organização e apreciação crítica;
Histórico do CEOSE;
Roteiro para entrevista com o Dr. Dumerval Trigueiro Mendes, ex-coordenador dos CEOSE;
Origens da EATEP;
Objetivos do Programa de Assistência Técnica em Educação;
Sugestões para a organização da assistência técnica dentro da atual estrutura do INEP (estudos preliminares).

Serviços de Assistência Técnica - SAT

PESQUISA_m1207p02 - Relatório dos Trabalhos realizados nas Classes Experimentais, 1959

O documento apresenta o relatório detalhado das atividades desenvolvidas nas classes experimentais mantidas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (CRPE-SP) durante o ano letivo de 1959, no âmbito do Projeto UNESCO-MEC. O trabalho foi conduzido com a coordenação da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério (DAM) e com a colaboração de professores com formação especializada nos Estados Unidos e apoio de técnicos da UNESCO. As classes funcionaram junto ao CRPE, localizadas na cidade de São Paulo/SP.

O material documenta a organização pedagógica e administrativa do projeto, incluindo planejamento curricular, seleção e formação docente, métodos de ensino, estrutura das atividades por áreas (linguagem, aritmética, estudos sociais e artes), reuniões de pais e mestres, aplicação de testes de avaliação e observações psicopedagógicas. Destaca-se a participação de figuras notáveis como o professor Dr. Joel Martins, diretor da DAM, e o professor Fernando de Azevedo, diretor do CRPE-SP, além das professoras orientadoras Sylvia Alves, Celso João Ferretti, Tereza Coletto, Maria Aparecida Paiva Ferreira Pinto e Adia Neme.

O Grupo Escolar Alberto Torres, no bairro do Butantã, e a comunidade escolar dos bairros de Pinheiros e Caxingui também tiveram papel relevante na arregimentação dos alunos participantes. O projeto contemplou práticas inovadoras como o ensino individualizado, o uso de materiais didáticos alternativos e a integração ativa da família no processo educativo, tendo como base a filosofia democrática da educação defendida por Anísio Teixeira e John Dewey.

Pesquisa

PESQUISA_m1207p01 - Execução e encerramento do projeto intitulado “Classes Secundárias Experimentais”, 1959 - 1960

O dossiê reúne documentos relativos à execução e encerramento do Projeto CBPE-80/DEPE-14/59, intitulado “Classes Secundárias Experimentais”, coordenado por Jayme Abreu no âmbito do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), órgão do Ministério da Educação e Cultura. Contém termo de encerramento assinado por Anísio Teixeira e Péricles Madureira de Pinho, demonstrativos de despesas, faturas, autorizações de pagamento, solicitações de adiantamento e correspondências internas.

Inclui registros detalhados das visitas técnicas realizadas em diversas instituições de ensino com classes experimentais no país, como o Colégio Nova Friburgo (Fundação Getúlio Vargas, Nova Friburgo/RJ), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), e instituições da cidade de São Paulo, como o Colégio Santa Cruz (Alto de Pinheiros/SP), o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), entre outras. Há também comunicação com professores envolvidos, como Álvaro Roberto Diniz Corrêa, Carlos Corrêa Mascaro e Amaury Pereira Muniz. As viagens de observação envolveram deslocamentos a Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Nova Friburgo (RJ), Uberlândia (MG) e Socorro (SP), e buscavam avaliar a estrutura, funcionamento, currículo e práticas pedagógicas das classes secundárias experimentais.

A documentação evidencia o acompanhamento técnico e financeiro do projeto, além de aspectos administrativos e pedagógicos das experiências piloto no ensino secundário brasileiro entre 1959 e 1960.

Pesquisa

PESQUISA_m1094p01 - Projeto de Organização e Implantação de Classes Experimentais, 1956 - 1959

O dossiê reúne documentos relacionados ao projeto de organização e implantação de classes experimentais no curso ginasial (ensino secundário), desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em cooperação com instituições de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Porto Alegre. Inclui programas de curso por disciplina, relações de escolas e professores envolvidos, questionários de entrevista aplicados a diretores e alunos, correspondência institucional, propostas pedagógicas, relatórios de observação, registros administrativos e recortes de jornal.

Entre os locais visitados e analisados estão o Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo, o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), o Colégio Santa Cruz (São Paulo/SP), o Colégio Anchieta (Porto Alegre/RS) e o Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (Nova Friburgo/RJ). As visitas técnicas e entrevistas foram conduzidas por representantes do CBPE e da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE), com o objetivo de avaliar a eficácia pedagógica, estrutura curricular e aspectos organizacionais das classes experimentais.

O material reflete os esforços de renovação do ensino secundário no Brasil a partir da experimentação metodológica, da integração entre teoria e prática pedagógica e da articulação entre universidades, colégios de aplicação e órgãos de pesquisa educacional.

Pesquisa

CILEME_m006p03 - Objetivos e Realizações na Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar do INEP

Plano de Organização da CILEME contendo seus objetivos, organização, designação de pessoal e atribuição dos setores de ensino primário, normal e ensino médio e Plano Geral de Trabalho.
Apresentação de trabalhos realizados pelo CILEME, tratando de sistemas de educação, escola primária e secundária dos estados da Região Sul, Nordeste e do estado de São Paulo. É concluído que novos estudos serão feitos em 1956 e subordinados pelo novo órgão instituído do INEP, o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE).

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CBPE_m034p02 - Relatórios de Atividades do CBPE e Expectativas Futuras para o Órgão, 1970

Solicitação de reunião entre os dirigentes dos centros do INEP, para organização da reforma administrativa do órgão.
Reunião dos dirigentes e relatório de atividades da DAM, DEEP e SAV de 1970.
Relatório de atividades do Centro de Audiovisual de 1969.
Análise de ensino e das escolas primárias e experimentais do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia.
Planejamento para Ações do Governo e Programa do INEP.
Expectativas para 1971 no CBPE.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE