Vista lateral da nova sede do CBPE no Rio de Janeiro
Vista lateral da nova sede do CBPE, localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº 107, em Botafogo.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
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Vista lateral da nova sede do CBPE no Rio de Janeiro
Vista lateral da nova sede do CBPE, localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº 107, em Botafogo.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Vista da nova sede do CBPE no Rio de Janeiro
Vista da nova sede do CBPE, localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº 107, em Botafogo.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Vista da nova sede do CBPE no Rio de Janeiro
Vista da nova sede do CBPE, localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº 107, em Botafogo.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Visita do Diretor-Geral do INEP Anísio Teixeira à sede do CBPE, 1958.
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Visita do Diretor-Geral do INEP, Anísio Teixeira, à sede do CBPE, em 1958.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O documento consiste em contratos de locação de serviços firmados entre o MOBRAL e professores, como Gaudêncio Frigotto e Eulina Fontoura de Carvalho, para a coordenação e execução do Curso de Especialização Universitária em Educação Básica Não-Formal, realizado em convênio com a Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Os contratos detalham obrigações do MOBRAL e dos docentes, incluindo a elaboração do currículo, seleção de professores e alunos, coordenação do planejamento pedagógico e definição do cronograma de atividades. Estabelecem ainda prazos (1982-1983), valores de pagamento, forma de execução dos serviços, cláusulas de rescisão, encargos fiscais e foro jurídico.
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL
Sistema Operacional da Assessoria de Controle do MOBRAL, Coleção MOBRAL, nº 6, 1974
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O documento descreve a estrutura e operacionalização da Assessoria de Controle (ASCON) do MOBRAL, incluindo seus grupos de trabalho, atribuições, fluxos de controle e procedimentos de auditoria. Destaca-se o foco em planejamento, análise de custos e monitoramento de projetos e convênios, visando eficiência administrativa e alinhamento com os objetivos educacionais do programa.
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, 1958
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, realizada na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em 1958. Da esquerda para a direita: Prof. Darcy Ribeiro, Prof. Mário Casasanta, Prof. Anísio Teixeira, Ministro da Educação e Cultura Clóvis Salgado da Gama, Prof. Fernando de Azevedo e Prof. Gilberto Freyre.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, 1958
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, realizada na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em 1958. Da esquerda para direita sentados à mesa: Prof. Fernando de Azevedo, Prof. Robert Havinghurst (UNESCO), Prof. Gilberto Freyre. Prof. Péricles Madureira de Pinho, Prof. Anísio Teixeira.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, 1958
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, realizada na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em 1958. Da esquerda para a direita: Prof. Mário Casasanta, Prof. Gilberto Freyre, Ministro da Educação e Cultura Clóvis Salgado da Gama, Prof. Fernando de Azevedo e Prof. Anísio Teixeira (de costas).
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, 1958
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, realizada na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em 1958.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, 1958
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, realizada na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em 1958.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
SAT_m048p08 - Dados sobre Operação-Escola, 1969
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Dados relativos ao projeto Operação-Escola, do estado do Pará, Niterói, Distrito Federal;
Correspondência contendo informações sobre a liberação de recursos para o referido projeto
Serviços de Assistência Técnica - SAT
SAT_m040p01 - Projeto Operação-Escola, 1968
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Portaria nº 1.854 de 25 de setembro de 1967 que resolve instituir a aplicação nas unidades escolares de nível primário do estado um Sistema de Rodízio de Folgas Semanais de Alunos e de Utilização de Salas de Aulas, objetivando o aumento da capacidade da rede escolar;
Relatório das atividades dos estados do Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Santa Catarina, Roraima. Contendo também o resultado das provas de seleção, aplicadas aos alunos bolsistas do projeto Operação-Escola, dentro do programa de expansão e melhoria do ensino.
Serviços de Assistência Técnica - SAT
SAT_m012p01 - Resumo das atividades INEP/EATEP, 1968
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Relatório das atividades da Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário no ano de 1968 - Rio de Janeiro;
Relatório da I Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: Princípios Básicos de Alfabetização - Rio de Janeiro;
Resumo das atividades desenvolvidas durante a I Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: Princípios Básicos de Alfabetização - Rio de Janeiro;
Relatório da II Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: objetivos da escola primária - currículo e plano piloto da EATEP - Rio de Janeiro;
Resumo das atividades da II Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: objetivos da escola primária - currículo e Plano Piloto da EATEP - Rio de Janeiro;
Resumo das atividades da III Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: situação do ensino primário no Brasil - currículos - Belo Horizonte.
Serviços de Assistência Técnica - SAT
Roteiro de Orientações ao Alfabetizador Programa de Alfabetização Funcional, 1980
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Roteiro de orientações para alfabetizadores do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), publicado em 1980. Ele aborda métodos de ensino de leitura, escrita e matemática, além de atividades práticas, planejamento de aulas e avaliação de alunos adultos. O material enfatiza a importância da integração social e do uso de recursos didáticos para alfabetização funcional.
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL
Reunião de Colaboradores do CBPE
Reunião de Colaboradores do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Relatório Visão Retrospectiva do Período de 1974 a 1978, 1979
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Relatório do MOBRAL (1979) sobre programas de alfabetização, educação integrada, cultural, profissionalização e saúde, destacando metas, resultados e estratégias para erradicar o analfabetismo no Brasil até 1980. Inclui dados financeiros e cooperação internacional.
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL
Relatório dos Programas da GEPED em 1977, 1978
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Relatório detalhado dos programas educacionais da Gerência Pedagógica (GEPED) setor do MOBRAL em 1977, com foco na alfabetização funcional (PAF), educação integrada (PEI) e autodidatismo. Aborda metas, estratégias, capacitação de professores, supervisão pedagógica, projetos especiais e avaliação de materiais didáticos, destacando desafios e resultados alcançados.
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL
Relatório do MOBRAL de 1979, 1980
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Relatório de Atividades de 1979 do MOBRAL, destacando seus programas de alfabetização, educação integrada, cultural, profissionalização e saúde comunitária. Apresenta resultados, como 1 milhão de alfabetizados, e metas futuras, enfatizando a educação permanente e participação comunitária.
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Relatório técnico produzido por José Batista Tavares (DISUT/DIDES – MOBRAL), referente à missão institucional realizada entre 19 e 24 de maio de 1985 em Pernambuco, com o objetivo de renegociar projetos de alfabetização para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos com secretarias municipais e estadual de educação. O documento detalha reuniões com representantes locais, redefinições de metas financeiras e pedagógicas, formação de grupos de coordenação e recomendações técnicas. Aponta problemas como custos elevados, ausência de contrapartidas e inclusão indevida do MOBRAL como executor. O relatório serviu de base para reelaboração dos projetos conforme diretrizes do MEC/MOBRAL.
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL
Relatório de Atividades MOBRAL seis anos, 1977
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O documento descreve as atividades do MOBRAL entre 1970 e 1976, destacando a redução do analfabetismo de 33,6% para 17,3% da população adulta. O programa alfabetizou 9,4 milhões de pessoas, ofereceu educação integrada, profissionalização, atividades culturais e educação sanitária, além de parcerias com entidades nacionais e internacionais. O MOBRAL foi reconhecido pela UNESCO como modelo de educação de adultos.
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL
Postos Culturais - Cariús, Bagé e Duas Barras
O Centro Cultural do MOBRAL promoveu um Concurso de nível nacional visando a
identificar hábitos e costumes dos brasileiros. Analisados os trabalhos enviados, foram selecionados os três concorrentes que mais se destacaram dentro do objetivo pretendido. O documento contém produções de Bagé, Cariús e Duas Barras. Obedece à linha mestra de seus autores, estando a publicação sendo feita, conforme foi apresentada. Dois Postos Culturais (Bagé e Cariús) enviaram as receitas pela designação popular das ervas e o outro (Duas Barras), fez a relação das opções, indicando as ervas que servem à sua terapêutica.
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O dossiê reúne documentos relativos à execução e encerramento do Projeto CBPE-80/DEPE-14/59, intitulado “Classes Secundárias Experimentais”, coordenado por Jayme Abreu no âmbito do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), órgão do Ministério da Educação e Cultura. Contém termo de encerramento assinado por Anísio Teixeira e Péricles Madureira de Pinho, demonstrativos de despesas, faturas, autorizações de pagamento, solicitações de adiantamento e correspondências internas.
Inclui registros detalhados das visitas técnicas realizadas em diversas instituições de ensino com classes experimentais no país, como o Colégio Nova Friburgo (Fundação Getúlio Vargas, Nova Friburgo/RJ), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), e instituições da cidade de São Paulo, como o Colégio Santa Cruz (Alto de Pinheiros/SP), o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), entre outras. Há também comunicação com professores envolvidos, como Álvaro Roberto Diniz Corrêa, Carlos Corrêa Mascaro e Amaury Pereira Muniz. As viagens de observação envolveram deslocamentos a Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Nova Friburgo (RJ), Uberlândia (MG) e Socorro (SP), e buscavam avaliar a estrutura, funcionamento, currículo e práticas pedagógicas das classes secundárias experimentais.
A documentação evidencia o acompanhamento técnico e financeiro do projeto, além de aspectos administrativos e pedagógicos das experiências piloto no ensino secundário brasileiro entre 1959 e 1960.
Pesquisa
PESQUISA_m1094p01 - Projeto de Organização e Implantação de Classes Experimentais, 1956 - 1959
Parte de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O dossiê reúne documentos relacionados ao projeto de organização e implantação de classes experimentais no curso ginasial (ensino secundário), desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em cooperação com instituições de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Porto Alegre. Inclui programas de curso por disciplina, relações de escolas e professores envolvidos, questionários de entrevista aplicados a diretores e alunos, correspondência institucional, propostas pedagógicas, relatórios de observação, registros administrativos e recortes de jornal.
Entre os locais visitados e analisados estão o Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo, o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), o Colégio Santa Cruz (São Paulo/SP), o Colégio Anchieta (Porto Alegre/RS) e o Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (Nova Friburgo/RJ). As visitas técnicas e entrevistas foram conduzidas por representantes do CBPE e da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE), com o objetivo de avaliar a eficácia pedagógica, estrutura curricular e aspectos organizacionais das classes experimentais.
O material reflete os esforços de renovação do ensino secundário no Brasil a partir da experimentação metodológica, da integração entre teoria e prática pedagógica e da articulação entre universidades, colégios de aplicação e órgãos de pesquisa educacional.
Pesquisa