Vista lateral da nova sede do CBPE no Rio de Janeiro
Vista lateral da nova sede do CBPE, localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº 107, em Botafogo.
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Vista lateral da nova sede do CBPE no Rio de Janeiro
Vista lateral da nova sede do CBPE, localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº 107, em Botafogo.
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Vista da nova sede do CBPE no Rio de Janeiro
Vista da nova sede do CBPE, localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº 107, em Botafogo.
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Vista da nova sede do CBPE no Rio de Janeiro
Vista da nova sede do CBPE, localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº 107, em Botafogo.
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Visita do Diretor-Geral do INEP Anísio Teixeira à sede do CBPE, 1958.
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Visita do Diretor-Geral do INEP, Anísio Teixeira, à sede do CBPE, em 1958.
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Sistema Operacional da Assessoria de Controle do MOBRAL, Coleção MOBRAL, nº 6, 1974
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O documento descreve a estrutura e operacionalização da Assessoria de Controle (ASCON) do MOBRAL, incluindo seus grupos de trabalho, atribuições, fluxos de controle e procedimentos de auditoria. Destaca-se o foco em planejamento, análise de custos e monitoramento de projetos e convênios, visando eficiência administrativa e alinhamento com os objetivos educacionais do programa.
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Segunda Reunião Consultiva do CBPE, 1958
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, realizada na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em 1958. Da esquerda para a direita: Prof. Darcy Ribeiro, Prof. Mário Casasanta, Prof. Anísio Teixeira, Ministro da Educação e Cultura Clóvis Salgado da Gama, Prof. Fernando de Azevedo e Prof. Gilberto Freyre.
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Segunda Reunião Consultiva do CBPE, 1958
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, realizada na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em 1958. Da esquerda para direita sentados à mesa: Prof. Fernando de Azevedo, Prof. Robert Havinghurst (UNESCO), Prof. Gilberto Freyre. Prof. Péricles Madureira de Pinho, Prof. Anísio Teixeira.
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Segunda Reunião Consultiva do CBPE, 1958
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, realizada na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em 1958. Da esquerda para a direita: Prof. Mário Casasanta, Prof. Gilberto Freyre, Ministro da Educação e Cultura Clóvis Salgado da Gama, Prof. Fernando de Azevedo e Prof. Anísio Teixeira (de costas).
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Segunda Reunião Consultiva do CBPE, 1958
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, realizada na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em 1958.
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Segunda Reunião Consultiva do CBPE, 1958
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Segunda Reunião Consultiva do CBPE, realizada na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em 1958.
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Sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
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SAT_m048p08 - Dados sobre Operação-Escola, 1969
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Dados relativos ao projeto Operação-Escola, do estado do Pará, Niterói, Distrito Federal;
Correspondência contendo informações sobre a liberação de recursos para o referido projeto
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SAT_m040p01 - Projeto Operação-Escola, 1968
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Portaria nº 1.854 de 25 de setembro de 1967 que resolve instituir a aplicação nas unidades escolares de nível primário do estado um Sistema de Rodízio de Folgas Semanais de Alunos e de Utilização de Salas de Aulas, objetivando o aumento da capacidade da rede escolar;
Relatório das atividades dos estados do Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Santa Catarina, Roraima. Contendo também o resultado das provas de seleção, aplicadas aos alunos bolsistas do projeto Operação-Escola, dentro do programa de expansão e melhoria do ensino.
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SAT_m012p01 - Resumo das atividades INEP/EATEP, 1968
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Relatório das atividades da Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário no ano de 1968 - Rio de Janeiro;
Relatório da I Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: Princípios Básicos de Alfabetização - Rio de Janeiro;
Resumo das atividades desenvolvidas durante a I Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: Princípios Básicos de Alfabetização - Rio de Janeiro;
Relatório da II Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: objetivos da escola primária - currículo e plano piloto da EATEP - Rio de Janeiro;
Resumo das atividades da II Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: objetivos da escola primária - currículo e Plano Piloto da EATEP - Rio de Janeiro;
Resumo das atividades da III Semana de Estudos INEP/EATEP com tema: situação do ensino primário no Brasil - currículos - Belo Horizonte.
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Roteiro de Orientações ao Alfabetizador Programa de Alfabetização Funcional, 1980
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Roteiro de orientações para alfabetizadores do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), publicado em 1980. Ele aborda métodos de ensino de leitura, escrita e matemática, além de atividades práticas, planejamento de aulas e avaliação de alunos adultos. O material enfatiza a importância da integração social e do uso de recursos didáticos para alfabetização funcional.
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Reunião de Colaboradores do CBPE
Reunião de Colaboradores do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais.
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Relatório Visão Retrospectiva do Período de 1974 a 1978, 1979
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Relatório do MOBRAL (1979) sobre programas de alfabetização, educação integrada, cultural, profissionalização e saúde, destacando metas, resultados e estratégias para erradicar o analfabetismo no Brasil até 1980. Inclui dados financeiros e cooperação internacional.
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Relatório dos Programas da GEPED em 1977, 1978
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Relatório detalhado dos programas educacionais da Gerência Pedagógica (GEPED) setor do MOBRAL em 1977, com foco na alfabetização funcional (PAF), educação integrada (PEI) e autodidatismo. Aborda metas, estratégias, capacitação de professores, supervisão pedagógica, projetos especiais e avaliação de materiais didáticos, destacando desafios e resultados alcançados.
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Relatório do MOBRAL de 1979, 1980
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Relatório de Atividades de 1979 do MOBRAL, destacando seus programas de alfabetização, educação integrada, cultural, profissionalização e saúde comunitária. Apresenta resultados, como 1 milhão de alfabetizados, e metas futuras, enfatizando a educação permanente e participação comunitária.
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Relatório de Atividades MOBRAL seis anos, 1977
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O documento descreve as atividades do MOBRAL entre 1970 e 1976, destacando a redução do analfabetismo de 33,6% para 17,3% da população adulta. O programa alfabetizou 9,4 milhões de pessoas, ofereceu educação integrada, profissionalização, atividades culturais e educação sanitária, além de parcerias com entidades nacionais e internacionais. O MOBRAL foi reconhecido pela UNESCO como modelo de educação de adultos.
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Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O dossiê reúne documentos relativos à execução e encerramento do Projeto CBPE-80/DEPE-14/59, intitulado “Classes Secundárias Experimentais”, coordenado por Jayme Abreu no âmbito do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), órgão do Ministério da Educação e Cultura. Contém termo de encerramento assinado por Anísio Teixeira e Péricles Madureira de Pinho, demonstrativos de despesas, faturas, autorizações de pagamento, solicitações de adiantamento e correspondências internas.
Inclui registros detalhados das visitas técnicas realizadas em diversas instituições de ensino com classes experimentais no país, como o Colégio Nova Friburgo (Fundação Getúlio Vargas, Nova Friburgo/RJ), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), e instituições da cidade de São Paulo, como o Colégio Santa Cruz (Alto de Pinheiros/SP), o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), entre outras. Há também comunicação com professores envolvidos, como Álvaro Roberto Diniz Corrêa, Carlos Corrêa Mascaro e Amaury Pereira Muniz. As viagens de observação envolveram deslocamentos a Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Nova Friburgo (RJ), Uberlândia (MG) e Socorro (SP), e buscavam avaliar a estrutura, funcionamento, currículo e práticas pedagógicas das classes secundárias experimentais.
A documentação evidencia o acompanhamento técnico e financeiro do projeto, além de aspectos administrativos e pedagógicos das experiências piloto no ensino secundário brasileiro entre 1959 e 1960.
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PESQUISA_m1094p01 - Projeto de Organização e Implantação de Classes Experimentais, 1956 - 1959
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O dossiê reúne documentos relacionados ao projeto de organização e implantação de classes experimentais no curso ginasial (ensino secundário), desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em cooperação com instituições de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Porto Alegre. Inclui programas de curso por disciplina, relações de escolas e professores envolvidos, questionários de entrevista aplicados a diretores e alunos, correspondência institucional, propostas pedagógicas, relatórios de observação, registros administrativos e recortes de jornal.
Entre os locais visitados e analisados estão o Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo, o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), o Colégio Santa Cruz (São Paulo/SP), o Colégio Anchieta (Porto Alegre/RS) e o Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (Nova Friburgo/RJ). As visitas técnicas e entrevistas foram conduzidas por representantes do CBPE e da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE), com o objetivo de avaliar a eficácia pedagógica, estrutura curricular e aspectos organizacionais das classes experimentais.
O material reflete os esforços de renovação do ensino secundário no Brasil a partir da experimentação metodológica, da integração entre teoria e prática pedagógica e da articulação entre universidades, colégios de aplicação e órgãos de pesquisa educacional.
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Pensamento e Ação do MOBRAL, 1985
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O documento apresenta as diretrizes educativas da instituição durante a Nova República, focando na educação não formal para jovens e adultos marginalizados. Destaca a alfabetização como base para a cidadania, com ênfase em participação comunitária, integração social e capacitação de professores leigos. Alinha-se ao programa "Educação para Todos", promovendo ações flexíveis e adaptadas às realidades locais para reduzir o analfabetismo e fortalecer a democracia.
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Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Participação do MOBRAL, em ação conjunta com a SES/DSU, no Projeto SPG - Suplência do Primeiro Grau, que tem como objetivo proporcionar ensino correspondente ás quatro ultimas séries do 1º grau, através de recursos didáticos da televisão e de material gráfico;
Projeto "Encontro de APEDE - Treinamento Projeto SPG";
Projeto de Coparticipação MEC/SES/MOBRAL Fundação Roberto Marinho.
Orientações gerais para implantação do Programa Tecnologia da Escassez;
Diversos telex informando sobre a implantação do Programa Tecnologia da Escassez;
Programação de treinamento para implantação do Programa Tecnologia da Escassez;
Cronograma de implantação;
Municípios da COEST Minas Gerais para implantação do Programa Tecnologia da Escassez.
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Movimento Brasileiro de Alfabetização Documento Básico MOBRAL, 1973
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O documento detalha a estrutura, objetivos e programas do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), incluindo Alfabetização Funcional, Educação Integrada e Desenvolvimento Comunitário. Aborda organização descentralizada, convênios, supervisão e metas para erradicar o analfabetismo no Brasil.
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