Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1959 (Produção)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Textual, 52 páginas.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Entidade custodiadora
História do arquivo
O acervo documental do Arquivo Histórico do Inep inicialmente é organizado por séries documentais dispostas dentro da Seção de Fundo Histórico. Tal classificação é derivada de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do Ministério da Educação - MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática a qual envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até 1997, ano em que o Inep se tornou oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448/97. Atualmente é coordenado pela Coordenação de Disseminação de Informação - CGDI. As séries compõem-se majoritariamente por documentos textuais, iconográficos e cartográficos.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas à Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país. Disseminar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de um objetivo institucional de difusão de sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O documento apresenta o relatório detalhado das atividades desenvolvidas nas classes experimentais mantidas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (CRPE-SP) durante o ano letivo de 1959, no âmbito do Projeto UNESCO-MEC. O trabalho foi conduzido com a coordenação da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério (DAM) e com a colaboração de professores com formação especializada nos Estados Unidos e apoio de técnicos da UNESCO. As classes funcionaram junto ao CRPE, localizadas na cidade de São Paulo/SP.
O material documenta a organização pedagógica e administrativa do projeto, incluindo planejamento curricular, seleção e formação docente, métodos de ensino, estrutura das atividades por áreas (linguagem, aritmética, estudos sociais e artes), reuniões de pais e mestres, aplicação de testes de avaliação e observações psicopedagógicas. Destaca-se a participação de figuras notáveis como o professor Dr. Joel Martins, diretor da DAM, e o professor Fernando de Azevedo, diretor do CRPE-SP, além das professoras orientadoras Sylvia Alves, Celso João Ferretti, Tereza Coletto, Maria Aparecida Paiva Ferreira Pinto e Adia Neme.
O Grupo Escolar Alberto Torres, no bairro do Butantã, e a comunidade escolar dos bairros de Pinheiros e Caxingui também tiveram papel relevante na arregimentação dos alunos participantes. O projeto contemplou práticas inovadoras como o ensino individualizado, o uso de materiais didáticos alternativos e a integração ativa da família no processo educativo, tendo como base a filosofia democrática da educação defendida por Anísio Teixeira e John Dewey.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Acesso livre.
Condiçoes de reprodução
Digitalização. Cópia.
Idioma do material
- português do Brasil
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Digitalizado pela empresa Fokus Informática e Microfilmagem Eireli - EPP.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- Classes Experimentais (Assunto)
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Maio de 2025; Arquivo Histórico; INEP.
Idioma(s)
- português do Brasil