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3. Bibliotheke: Preservando e disseminando o conhecimento através dos tempos

A mostra contará um pouco sobre a evolução do ofício de bibliotecário sob a ótica da história das bibliotecas, e também sobre a origem da Biblioteca em Educação do Inep e seu desenvolvimento até o presente momento. Para celebrar a data, convidamos bibliotecários que exercem sua profissão no Inep a compartilhar um pouco do seu trabalho e trazer algumas indicações de livros que compõem nosso acervo, os quais estão expostos na presente mostra e disponíveis para empréstimos. Além disso, na seção “Amor à Primeira Página”, convidamos o público a um encontro às cegas com um livro baseado apenas em um trecho de sua primeira página.

Seção Biblioteca em Educação

Biblioteca originária do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (1937), ao ser transferida para Brasília em 1977, parte do seu acervo foi deixado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1981, centralizou os acervos das bibliotecas setoriais existes do Ministério da Educação (MEC), tornando-se uma unidade depositária das publicações produzidas pelos órgãos da administração direta e indireta do Ministério da Educação, Cultura e Desporto, ficando com o gerenciamento e a responsabilidade por organizar, preservar, conservar e disseminar todas as publicações produzidas por meios tipográficos, reprográficos, datilográficos ou afins que versassem sobre a matéria técnica ou científica pertinente à área da educação, cultura e desportos, convencionais ou não convencionais e responsável pelo armazenamento da memória do Inep e de uma parte da história da educação no Brasil.

1.1 O Estudo do Folclore no Acervo Histórico

Em comemoração ao Dia do Folclore (22 de agosto, celebrado desde 1965), a equipe do Arquivo Histórico do CIBEC convida os funcionários do INEP e o grande público a uma viagem pelo folclore brasileiro por meio dos materiais educacionais históricos encontrados em nosso acervo. O conteúdo da exposição virtual "O Estudo do Folclore no Acervo Histórico" será inserido na plataforma AtoM (Access to Memory) e poderá ser acessado via leitura do QR code.

Um importante destaque do material coletado é a documentação acerca de manifestações em defesa do folclore próximas à década de 50, quando houve a formação de uma comissão, em 1948, para discutir a relevância do ensino do folclore nas escolas. O fomento do debate acerca do folclore na ciência está presente nos artigos apresentados no Congresso Internacional de Folclore e produzidos para a Comissão Nacional de Folclore do Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura (IBECC).

Nosso acervo sobre educação folclórica conta com documentos da série MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) de 1948 a 1979, havendo também dentre eles: fotografias históricas de manifestações folclóricas e interações em ambiente escolar para ensino dos costumes e crenças populares, conteúdo didático sobre cantigas e danças folclóricas, registros de performances e textos voltados para o aprendizado retratando lendas do folclore brasileiro e muito mais.

Venha mergulhar conosco no conhecimento popular transmitido através da história em instituições educacionais de todo o Brasil!

Arquivo Histórico

CODI-UNIPER_m1094p01 - Programas de Ensino para Três Séries do Curso Normal do Estado da Guanabara, 1970 - 1980

Programa de educação física para as escolas normais do estado da Guanabara. Subcomissão de educação pré-primária;
Programa de didática da matemática do curso normal;
Programa de história e filosofia da educação;
Programa para a segunda série do curso normal de prática de ensino;
Programa de higiene escolar e saúde;
Programa de religião para as três primeiras séries do curso normal;
Programas de artes plásticas;
Programa de didática da linguagem – 3° Série Normal;
Comunicação audiovisual na aprendizagem;
Programa para o terceiro ano normal de 1970, baseado no programa da educação primária;
Programa mínimo de psicologia educacional;
Programas da terceira série produzidos pelo Departamento de Educação Média e Superior da Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado da Guanabara.

CODI_m047p01 - Uma Analise das Contribuições Publicadas na RBEP entre 1971 e 1976

Universidade Federal do Paraná encaminha a diretoria do INEP, uma cópia do produto "Uma analise das contribuições publicadas na RBEP entre 1971 e 1976". Uma análise dos conteúdos publicados pela RBEP, com objetivo de caracterizar a situação da pesquisa educacional no Brasil.

Coordenadoria de Documentação e Informações - CODI

CODI-UNIPER_m0561p01 - Projeto de Micro Jardim, 1980

Projeto de Micro Jardim pelo órgão de Secretaria de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Florianópolis, tendo como unidade responsável o Departamento de Educação e a unidade de execução a Divisão de Educação Física Coordenação de Recreação e Lazer. A ideia do projeto é utilizar um ônibus, fora de circulação, e transformá-lo em um micro jardim, para que a crianças fiquem sob orientação de professores e estagiários, enquanto seus pais vão resolver seus compromissos no centro.

CODI_m109p01 - Criação e Elementos para el Marco Conceptual que Orienta Las Acciones de Cinterplan, 1980

Informativo sobre a criação, os objetivos e outras informações sobre o Centro Interamericano de Estudos e Investigações para o Planejamento da Educação (CINTERPLAN);
Estudo preliminar sobre elementos para a estrutura conceitual, que orienta as ações do CINTERPLAN.

Coordenadoria de Documentação e Informações - CODI

CBPE_m236p01 - Estruturação Curricular de Novas Habilitações a Nível de 2º Grau para o Mercado de Trabalho, 1980

Projeto de estruturação curricular de novas habilitações em consonância com as necessidades do mercado de trabalho local e regional e em função de perfil profissional. Meta: Realização de uma pesquisa sobre profissionalização no ensino de 2º grau, no que concerne a adequação dos currículos às características do mercado de trabalho no Território de Rondônia.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE

CODI_m001p06 - Relatório das Principais Atividades Realizadas pelo INEP, 1979

João Guilherme de Aragão, solicita encaminhamento do sumário do relatório de atividades de1979, do INEP;
Letícia Mari Santos de Farias, diretora-geral do INEP, encaminha o relatório com as principais atividades realizadas pelo instituto, em 1979.

Coordenadoria de Documentação e Informações - CODI

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