Relatório dos trabalhos do grupo interministerial, financiamento MEC/USAID - Programa expansão e melhoria do ensino primário. Representantes da USAID no Brasil com objetivo de manifestar intenção de financiar um programa de aperfeiçoamento do ensino primário brasileiro; Atas da reuniões do grupo de trabalho PAMP/EATEP sobre financiamento MEC/USAID; Ata da reunião do grupo interministerial financiamento MEC/USAID com programa de expansão e melhoria do ensino primário; Documentos diversos sobre financiamento da USAID para o aperfeiçoamento do ensino primário.
Sugestões para reformulação do trabalho da EDIT; Levantamento dos programas que deixaram de ser executados pelo INEP, em face da nova organização departamental do MEC; Roteiro para entrevista com o Dr. Dumerval Trigueiro Mendes, ex-coordenador dos CEOSE; Sumário dos estudos dos CEOSE; Algumas considerações subsidiárias para a dinâmica do trabalho do SAT; Projeto nº 1: Operação-Escola: com finalidade de atender integralmente à população escolar entre 7 e 14 anos; Projeto nº 3: Aperfeiçoamento e Treinamento de Professores para o Ensino Primário: com finalidade de melhoria do padrão do ensino primário; Subsídios para o trabalho de organização do SAT; Considerações sobre o trabalho realizado no SAT, enviadas ao Dr. Walter de Toledo Piza, Diretor do INEP, por Newton de Araujo Queiroz; Estudos preliminares para projeto de reconstrução histórica de serviços de assistência técnica em âmbito nacional.
Correspondência enviada por Leosthenes Christino, Diretor Executivo da COLTED, ao Diretor do INEP, com relatório sobre o livro “Manual do Professor Primário”, da editora Gemini Editora e Livraria Ltda, e encaminhamento da obra para seleção da comissão; Correspondência enviada por Hamilton Sbarra, Diretor da Gimini Editora e Livraria Ltda, a Leosthenes Christino, Diretor da COLTED, encaminhando relatório sobre o livro “Manual do Professor Primário” e indicando a obra para apreciação da comissão.
Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED
“Livros para Bibliotecas de Escolas Primárias” – Relação (organizada por editora) de títulos de livros, e seus respectivos autores, selecionados pelo INEP/DNE para as bibliotecas de escolas primárias.
Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED
Relação complementar de livros à relação de livros para nível primário. Material produzido pela COLTED e o Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas - INEP, que contém orientações para as escolas, públicas ou particulares, escolherem e receberem gratuitamente livros para os seus alunos; Correspondência enviada pelo presidente da Câmara Brasileira do Livro ao presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL com queixas a respeito de distorções na aplicação do Plano Piloto da COLTED; Correspondência enviada ao IBEP com representação do posicionamento da indústria livreira do Brasil sobre o lançamento da relação complementar de livros à relação de livros que já havia sido lançada anteriormente. É comunicado que a instituição desaprovou tal documento; Correspondência enviada à COLTED para averiguar se ela autorizara o lançamento da relação complementar de livros feito pelo IBEP; Trecho do Diário Oficial de novembro de 1963 com decretos emitidos pelo então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda.
Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED
Correspondência enviada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, com texto de manifestação da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, sobre a execução do programa COLTED, a distribuição de livros às escolas primárias das capitais dos Estados e Territórios bem como a criação de um Fundo Rotativo para as editoras e outros aspectos do Plano de Aplicação.
Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED
Bibliografia selecionada para o ensino normal; Bibliografia selecionada pelo PAMP para a educação primária; Questionário da COLTED/MEC a ser preenchido pelas secretarias da educação dos estados da federação sobre seleção dos livros que seriam adotados pelas escolas sociais.
Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED
Publicação intitulada “Princípios gerais sobre avaliação e utilização do livro-texto” organizada nas Unidades: I. Programa da COLTED; II. Produtividade da escola primária brasileira; III. Objetivos da educação primária; IV Papel do livro na consecução dos objetivos da educação primária; V. Como assegurar a boa utilização do livro; VI. Utilização do livro-texto.
Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED
Pauta da 31ª Reunião do Colegiado da COLTED com os itens: Apreciação sobre os resultados dos questionários enviados às escolas primárias dos municípios prioritários com quadro demonstrativo do atendimento; Entrega dos pedidos às editoras. Documento assinado por Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo.
Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED
Pauta da 30ª Reunião do Colegiado da COLTED com os itens: Devolução de questionários a respeito dos livros para os alunos destinados aos municípios prioritários; Apuração eletrônica dos questionários; Programa de Treinamento de Professores Primários. Documento assinado por Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo.
Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED
Encaminhamento de relatório elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, contendo apontamentos do ensino primário brasileiro e características para o trabalho para os menores de idade.
Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP/MEC
Ofícios enviados por Anísio Teixeira ao ministro da educação e cultura, Dr. Clóvis Salgado submetendo o plano de aplicação dos recursos consignados no atual orçamento do Ministério da Educação e Cultura em 1958. O ofício de 29 de janeiro trata do custeio para a documentação pedagógica do INEP para a aquisição, produção e distribuição de publicações na área de pesquisas pedagógicas e material didático para escolas. O ofício de 6 de fevereiro trata do custeio para custeio de fundos de desenvolvimento do ensino primário, aquisição e manutenção de equipamentos e pessoal da educação primária.
Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP/MEC