Curso de atualização para professores de Matemática e Ciências do 1º grau. Recife. Aspectos didáticos do problema da integração vertical. Extraído do livro: A escola secundária moderna do autor Lauro de Oliveira Lima; O desenvolvimento mental da criança e do adolescente. Extraído do livro: Crianças e adolescentes; Uma experiências concernente ao ensino primário de matemática. Autor: Z. Krygowska e H. Moroz; Leitura ativa (Técnica do Questionamento). Referências: trabalho realizado pela equipe de professoras: Maria do Socorro Jordão Emerenciano, Elena Girarde Corrêa, Odete Pessoal Maciel e Gilka Ferreira de Azevedo. Brasília; Sugestões para exercício de leitura compreensiva; Exercícios práticos; A importância da estrutura na aprendizagem. Extraído do livro: O processo da educação.
Relatório de avaliação de estágio supervisionado na área de pesquisa educacional. Parceria entre a República Federativa do Brasil e a República Paraguaia; Estágio realizado no INEP.
Planejamento da operação do Curso de Reciclagem em Técnicas de Documentação e Informação na Fundação Getúlio Vargas e no IBED, e de estágios na Escola de Comunicação de São Paulo e na Câmara dos Deputados.
Correspondência sobe parcerias para distribuição de bolsas de estudo para Servidores da Administração Pública - ICA, Ponto IV; Correspondência do Ministerio de Educacion, Provincia de Buenos Aires; Documentação sore a revista Review of Educational Research, publicação de 1962; Correspondência tratando de frequência de servidora cedida, Ethel Bauzer Medeiros; Correspondência contendo questionário para conferência na Highlander Folk School e discutindo participação em dita conferência; Documentação tratando de plano de pesquisa do Instituto de Psicologia da PUC/Rio; Correspondência sobre o Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade da Bahia; Documentação sobre a organização do CRPE/RS.
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Solicitação de informações sobre convênio com o PREMEN; Atualização de nome de faculdade para Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais - Presidente Prudente.
Impressões de diversas personalidades sobre as normas para classificação de espetáculos para menores baixadas pelo juiz de menores da Guanabara, Dr. Alberto Augusto Cavalcanti de Gusmão; Portaria nº 509/1963, que aprova as “Normas para Classificação de Espetáculos para Menores”, propostas pelo serviço de censura de diversões públicas; Apresentação das Normas para Classificação de Espetáculos para Menores feita pelo Juizado de Menores de Guanabara; Modelo de parecer para apreciação de espetáculos teatrais, filmes e espetáculos de televisão e rádio.
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Ofícios recebidos de universidades estrangeiras sobre tradução de edições e publicação de textos sobre educação; Memorandos sobre construção e pagamento de painéis de arte; Proposta de estudos em administração escolar e construção do Instituto de Administração Escolar em São Paulo.
Estágio desempenhado no CBPE no âmbito de parceria entre Brasil e Paraguai para aperfeiçoamento de tecnologia educativa e planejamento educacional (Perfeccionamiento de Tecnologia Educativa y Planeamiento Educacional).
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Relatório de atividades do INEP nas diferentes áreas e setores de sua responsabilidade. Decreto nº 61.125 de 02 de agosto de 1967 provendo sobre a convocação e funcionamento da Conferência Nacional de Educação. Regimento das reuniões da Conferência Nacional de Educação. Atos referentes à educação no estado de São Paulo: Resolução nº 1.898 de 03 de agosto de 1967 constituindo Comissão Especial para preparação da IV Conferência Nacional da Educação; Decreto nº 48.345 de 03 de agosto de 1967 instituindo o Anuário Paulista da Educação; Decreto nº61.050 de 21 de julho de 1967 dando nova redação ao decreto nº 60.155 de 27 de janeiro de 1967 que criou o Grupo Nacional de Desenvolvimento das Construções Escolares do Ministério da Educação e Cultura. Grupo Nacional de Desenvolvimento das Construções Escolares. Assistência Técnica aos estados no Campo da Educação (Colóquios estaduais sobre a organização dos sistemas de educação - CEOSE).
Correspondência tratando da elaboração de um documento crítico sobre a educação no Brasil; Correspondência sobre servidores lotados na DEPE; Solicitação de reunião entre os coordenadores das divisões de pesquisas do CBPE; Solicitação de estudo sobre as anuidades escolares nos estabelecimentos de ensino particular; Relatório de viagem ao CRPE de Salvador; Convite a inauguração do Instituto Benjamin Constant; Análises de produtos publicados pelo INEP; Solicitação de alteração de critérios de remuneração de cargos de chefia; Solicitação de alteração no Regimento da Conferência Nacional de Educação; Análise de anteprojeto de lei sobre o Plano Nacional de Educação.
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Realização da Secretaria de Educação e Cultura do estado de Sergipe em atendimento ao programa Operação-Escola; Expansão e aperfeiçoamento físico da rede e melhoria da qualidade de ensino; Aperfeiçoamento de pessoal "manutenção da rede";
Correspondência contendo informações solicitadas pelo grupo especial do projeto Operação-Escola à Coordenação da Área de Educação do Centro Nacional de Recursos Humanos - CNRH, referentes aos estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Santa Catarina.
Dados relativos ao projeto Operação-Escola, do estado do Pará, Niterói, Distrito Federal; Correspondência contendo informações sobre a liberação de recursos para o referido projeto
Correspondência da Coordenadoria da Área de Educação do Centro Nacional de Recursos Humanos - CNRH, referente ao projeto Operação-Escola nos estados do Piauí e Paraíba, contendo plano de aplicação de matrícula nos estabelecimentos de ensino primário.
Quadros contendo dados fornecidos aos Centros Regionais de Recursos Humanos pelos estados de Mato Grosso, Goiás, Maranhão e Acre. Taxas de progressão da matrícula no Brasil do ensino primário comum.
Secretário de Educação e Cultura encaminha, para a coordenadora do Grupo de Trabalho Especial da Operação-Escola, os documentos: cumprimento da obrigatoriedade escolar; cópia da portaria designando o Grupo de Trabalho Operação-Escola; e edital de chamada da população escolar para matrícula em 1969. Relatórios e documentação, contendo dados estatísticos e questionários, referentes ao projeto "Operação-Escola", dos estados de Alagoas; Amazonas; Brasília-DF; Espírito Santo; Minas Gerais; Pará; Paraná; Pernambuco; e Piauí elaborados pela comissão executiva do projeto.
Relatório de atividades desenvolvidas de outubro de 1969 a fevereiro de 1970 pela equipe de ensino primário e médio. O objetivo era prestar assistência técnica ao ensino primário e médio, utilizando-se dos estudos e pesquisas realizadas pelo INEP e entrosando-se com os demais órgãos da administração incumbidos de prestar a referida assistência. Relatório de atividades até setembro de 1970; Relatório das atividades desenvolvidas pela Equipe de Aperfeiçoamento do Pessoal - EAP do Serviço de Assistência Técnica - SAT do INEP no período de outubro de 1969 a abril de 1970; Programação para 1970 do curso de especialização em administração de sistemas escolares; Programação para 1970 do curso de aperfeiçoamento para diretores e professores de escolas normais e centros de treinamento; Programação para 1970 do curso de especialização em currículos e avaliação; Projeto de prestação de assistência técnica ao Nordeste, ao Espírito Santo e ao Rio Grande do Sul para melhoria do ensino primário e normal e aperfeiçoamento do magistério.
A Região Educacional do Agreste Sul de Pernambuco, com sede em Garanhuns, foi escolhida para experimentação do "Projeto para Implantação de um Sistema Cadastral das Redes de Ensino Primário e Médio no Nordeste" com o fim de explicitar a metodologia mais adequada a implantação do mesmo. Tal decisão foi tomada de acordo com as conclusões do Primeiro Encontro das Assessorias de Planejamento Educacional do Nordeste, expressas no Relatório do referido Encontro, de 26 de janeiro de 1970.
Lista dos alunos submetidos a testes diagnósticos da educação primária e suas classificações, referente ao estado de Pernambuco; Avaliações realizadas durante o período de 1968 a 1970; Modelos de provas aplicadas nas escolas nas áreas de: linguagem, matemática, estudos sociais, ciências físicas e naturais.