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Descripción archivística
Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP/MEC
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Campanhas de Construções Escolares_m005p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1961

Termo de acordo especial celebrado entre o MEC, INEP e os governos dos Estados e Municípios do Maranhão, Piauí, Sergipe, Paraíba, Goiás, Guanabara, Amazonas, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco e Minas Gerais para concessão de auxílio destinado a equipamento escolar, treinamento de professores; Acordo de convênio entre INEP e o Serviço de Estatística da Educação - SEEC para a apuração de estatística do ensino primário relativo ao ano de 1961.

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Campanhas de Construções Escolares_m008p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1955

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os estados do Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, Alagoas e Piauí; Recibos.

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Campanhas de Construções Escolares_m006p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1955

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os estados do Piauí, Paraíba, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Maranhão, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, e Distrito Federal (região administrativa da antiga capital do Rio de Janeiro); Notas de empenho; Recibos; Relatórios; Termos Aditivos.

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Campanhas de Construções Escolares_m032p01 - Contribuição do INEP para o encontro sobre a ocupação do território, 1967

Contribuição do INEP para o encontro sobre ocupação do território, estabelecendo fórmulas práticas de ação para os problemas nacionais, restringindo-se as principais iniciativas do órgão e os projetos de trabalho para os próximos anos, especialmente em educação no ensino primário.

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CODI-SOEP_m003p01 - Correspondência Enviada ao Diretor do INEP Solicitando Informações sobre Ensino no Brasil, 1949 - 1950

Correspondência enviada ao Diretor do INEP, pelo professor L. Coetsier, solicitando informações sobre aspectos do ensino no Brasil.
Anexo: informações dadas pela Seção de Orientação Educacional e Profissional do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP.

SAT_m014p06 - Correspondência da Comissão Nacional de Assistência Técnica do Ministério das Relações Exteriores orientando o INEP, 1968

Correspondência enviada pela Comissão Nacional de Assistência Técnica do Ministério das Relações Exteriores cumprimentando o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP e comunicando que, de acordo com recomendação do Administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, Sr. Paul Hoffman, os Estados-Membros daquele Programa deverão apresentar os pedidos de assistência técnica relativos aos projetos que foram executados no biénio 1967-1968 e que deveriam ter continuidade após 31 de dezembro de 1968;
Formulação dos pedidos do Setor de Assistência Técnica do PNUD.

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SAT_m017p01 - Pareceres elaborados pela Equipe de Ensino Primário e Médio do SAT, 1968 - 1970

Relação dos trabalhos a serem enviados para a Revista Educación;
Parecer nº 68 de 1968 CN da Comissão Mista, oferecendo a redação final do projeto de lei nº 27 de 1968;
Parecer da chefe da Equipe de Ensino Primário e Médio - EEPM ao projeto que visa a "Elaboração e padronização de escalas de escolaridade";
Parecer da chefe da Equipe de Levantamento e Diagnóstico - ELD;
Parecer da chefe da EEPM ao projeto enviado pelo Diretor do CRPE "João Pinheiro" propondo a criação de um colégio normal, integrado ao conjunto do mesmo Centro;
Parecer da chefe da EEPM ao projeto Colaboração INEP-PREMAR;
Parecer da chefe da EEPM sobre a Criação do Grupo de Trabalho no MEC, para estudar, planejar e propor medidas para atualização e expansão do Ensino Fundamental e do Colegial;
Parecer e opiniões da chefe e membros da EEPM sobre a Revista "Escola Viva";
Parecer da chefe da EEPM;
Algumas notas apreciativas sobre o currículo do ensino primário do Estado do Espírito Santo e da Guanabara;
Parecer da professora Maria Saide ao processo do INEP;
Parecer da EEPM-SAT-INEP sobre projeto de lei nº 1272/68 da Câmara do Deputados
Pareceres de processos INEP-SAT.

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SAT_m021p01 - Reforma do Ensino Médio e Primário, 1969

Relatório final do grupo de trabalho da Equipe de Levantamento e Diagnóstico- ELD/SAT/INEP), constituído pelo decreto nº 65.189 de 18 de setembro de 1969 pelo ministro da educação, para estudar a reforma do ensino fundamental no país.
Relatores: Nise Pires; Alfredina de Paiva e Souza; Roberto Hermeto Côrrea da Costa; Jayme Abreu; Lúcia Marques Pinheiro; Letícia Maria Santos de Faria; Carlos Pasquale; E. M. de Souza; Carlos Ribeiro Mosso.

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SAT_m025p02 - Correspondências referentes a estágio de duas professoras no Projeto MEC-INEP/UNICEF/UNESCO, 1970

Correspondência enviada pela diretora do Departamento do Ensino Fundamental - DEF referente ao estágio das professoras Joanna Mader Elozari Coaracy e Elody Ferreira Cordeiro, integrantes do grupo INEP/DEF, para elaboração do projeto MEC/INEP/UNICEF/UNESCO;
Correspondência enviada pela Coordenadora Federal do Projeto MEC-INEP/UNICEF/UNESCO reiterando a disposição em receber as professoras Joanna Mader Elozari Coaracy e Elody Ferreira Cordeiro para estagiar no projeto.

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SAT_m031p01- Programa de Ensino Elementar, 1969 - 1974

Acordo MEC/INEP/SUBIN firmado dia 7 de setembro de 1970 objetivando melhoria do Ensino Elementar e Normal. Plano de aplicação do saldo de seiscentos mil cruzeiros de Acordos anteriormente firmados com a USAID.
Programa de atividades do 2º semestre de 1969 desenvolvidas no Programa de Ensino Elementar, apresentado pela coordenadora Diva de Moura Diniz Costa;
Acordo do projeto para utilização, pelo INEP/SAT, do saldo de seiscentos mil cruzeiros, destinados pela Subsecretaria de Cooperação Econômica e Técnica Internacional - SUBIN a projetos de assistência técnica aos sistemas estaduais de ensino;
Relatório do trabalho realizado pela Coordenadora das Atividades do Programa de Ensino Elementar, acordo MEC/INEP/SUBIN;
Anexo 1: Projeto I - experimentação de mudanças que reduzem as causas da evasão e repetência;
Anexo 2: quadro de atividades durante os meses de 1971 e janeiro de 1972;
Anexo 3: Plano de trabalho e de aplicação financeira;
Anexo 4: quadro comparativo do orçamento-programa;
Anexo 5: verba empregada em programa não previsto no orçamento-programa inicial;
Anexo 6: sugestões para aplicação do saldo de cento e seis mil seiscentos e oitenta e oito e sessenta cruzeiros;
Anexo 7: programa de ensino elementar;
Anexo 8A: plano de aplicação financeira do programa de ensino elementar;
Anexo 8B: plano de aplicação financeira da primeira parcela do acordo do programa de ensino elementar.

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SAT_m036p02 - Projeto Operação-Escola, 1968

A operação-escola e a melhoria do ensino primário brasileiro. Trabalho desenvolvido sobre a Operação-Escola em face à situação atual do ensino;
Sugestões para expansão da matrícula. Repercussão sobre a qualidade do ensino;
Trabalho sobre operação-produtividade, a melhoria dos critérios de promoção;
Trabalho sobre elevação do nível de atendimento do ensino primário brasileiro, com a expansão quantitativa dos sistemas escolares e o aumento de produtividade do ensino primário;
Atribuições de funções dos elementos envolvidos no trabalho;
Entrosamento entre o setor federal e o estadual;
Sugestões relativas ao trabalho de colaboração da SUDENE ao INEP no desenvolvimento da Operação-Escola;
Notícia sobre "MEC deflagra a Operação-Produtividade da Educação Primária";
Trabalho sobre reformulação da educação primária, por Lúcia Marques Pinheiro;
Levantamento da situação do primeiro ano nas capitais dos estados e territórios;
Trabalho sobre graduação escolar, matrícula, organização de turmas e sua distribuição;
Carga horária e aproveitamento do espaço escolar;
Taxas médias típicas de progressão da matrícula ou fluxo;
Técnica estatística a ser empregada na pesquisa sobre fatores que influem no rendimento do primeiro ano do primário.

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DDI_m004p01 - Documentação diversa da Seção de Pergunta-Resposta e informações sobre Estágio Supervisionado, 1972 - 1976

Parecer sobre as atividades da competência da Seção de Pergunta-Resposta, de acordo com o regimento interno do INEP, produzido pela chefe da seção Silvia Maria Galliac Saavedra; Parecer sobre as atribuições da Seção de Pergunta-Resposta, solicitando ao diretor do INEP apoio e definição de uma política de trabalho;
Ficha de avaliação de estágio da aluna Maria das Graças Bernardes Machado Villela e Maria Helena Cordova Klein do curso de Pedagogia; Objetivos do Estágio Supervisionado de administração escolar; Material para acompanhamento e avaliação do estágio contendo ficha de avaliação e objetivos do estágio; Relatório de avaliação de estágio;
Quadro de atividades e resultados do INEP;
Relatório sucinto do INEP em 1976 de dois projetos prioritários dentro do II PND.
Projeto: Melhoria da Tecnologia Educacional e Planejamento Educacional (Perfeccionamiento de Tecnologia Educativa y Planeamiento Educacional) feito nos termos do Acordo de Cooperação Técnica entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai, concluiu o estágio de Aperfeiçoamento de Tecnologia Educacional e Planejamento Educacional na área de Documentação e Informação no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP dependente do Ministério da Educação e Cultura.
Roteiro para elaboração do relatório;
Relatório das atividades do grupo-tarefa de documentação e informação.

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SAT_m048p02 - III Plano de Operações, 1968

Projeto Conjunto MEC-INEP/UNICEF/UNESNO. Roteiro para o relatório final dos cursos;
Correspondência enviada pela Coordenadora do Grupo Especial da Operação-Escola para o Secretário de Educação do Estado solicitando informações sobre a Operação-Escola;
Relatório das atividades desenvolvidas na reunião realizada com a finalidade de apreciar o documento suplementar do "Programa Estratégico - Operação-Escola".

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CRPE-RS_m003p01 - Relatório das Atividades do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul e Concessão de Bolsas, 1959 - 1962

Informações enviadas a Anísio Teixeira, diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, sobre aperfeiçoamento de professores;
Relatório das atividades desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - CRPE/RS durante o ano de 1962;
Relatórios das atividades desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - CRPE/RS durante 1961;
Relatório das atividades desenvolvidas pela professora Hilda durante os meses de março e abril de 1962;
Plano de trabalho para o ano de 1962;
Informações sobre bolsas de estudos do Fundo Nacional do Ensino Médio;
Instruções para concessão de bolsas de estudos para curso normal à conta do Fundo Nacional do Ensino Médio;
Disposições sobre portaria que regulamenta a bolsa de compensação;
Concessão de bolsas de estudo para curso normal - justificativas dos objetivos;
Relatório do Dr. Henry Clay Lindgren;
Plano de trabalho para o ano de 1961;
Plano de trabalho no setor da educação do Centro Regional de Pesquisas Educacionais para o exercício de 1959;
Fotografia de construção com identificação do CRPE-RS.

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COLTED_m019p01 - Conjunto Documental Referente a Solicitação de Livros em Língua Portuguesa

Conjunto documental referente à solicitação de livros em língua portuguesa por uma aluna dos Estados Unidos contendo os seguintes itens:
Carta manuscrita, em inglês, enviada pela aluna que solicita os livros;
Correspondência enviada por Albaneza Bello, Representante do Instituto Nacional do Livro, em Brasília, ao INL no Rio de Janeiro, encaminhando a solicitação da estudante estadunidense;
Encaminhamento da solicitação ao Serviço Nacional de Biblioteca, assinado por Helena Lamenha Lins, responsável pela Secretaria do Gabinete do Ministério de Educação e Cultura;
Encaminhamento da solicitação ao Ministro da Educação e Cultura para exame e providências, enviado por José Jerônimo Moscardo de Souza, Secretário Particular do Presidente da República;
Encaminhamento da solicitação à COLTED e resposta em que a Comissão afirma que a solicitação não se enquadra no Programa COLTED;
Encaminhamento da solicitação para consideração do INEP;
Relação de transportadoras utilizadas pelo CBPE no envio de livros e publicações para todo o Brasil.

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CRPE-PE_m039p01 - Análise de Minuta de Convênio de Treinamento e Aperfeiçoamento de Pessoal Docente, 1969

Correspondência solicitando a manutenção de entendimentos com o INEP a respeito de Convênio SUDENE/USAID/MEC-INEP-CRPE-PE/CONTAP executado pelo CRPE-PE;
Minuta com proposta “Treinamento e/ou Aperfeiçoamento de Pessoal Docente”;
Análise da minuta com observações.

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