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Ensino Primário Text
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CEOSE-CROSE_m035p01 - Projeto Evasão e Repetência nas Comunidades Pesqueiras de Santa Catarina, 1967

Projeto de pesquisa de evasão e repetências nas comunidades pesqueiras de Santa Catarina. Tem como objetivo central, examinar o sistema de ensino primário, dentro do contexto socioeconômico e cultural das comunidades pesqueiras do litoral catarinense, destacando os fatores de evasão e repetência na escola primária.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m005p01 - Relatórios de Pesquisas, Dados Estatísticos e Obras sobre Realidade Educacional de Santa Catarina, 1967 - 1969

Maço documental contendo documentos sobre o setor de ensino em Santa Catarina, o Primeiro Encontro Regional referente Planejamento da Educação (ERPLED);
Atividades dos CEOSE em Santa Catarina;
Relatórios de pesquisas produzidor por peritos da UNESCO (Michel Debrun e Jacques Torfs);
Correspondências enviadas e recebidas pelo coordenador dos CEOSE, Dumerval Trigueiro Mendes, sobre adiamento do I Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Encerramento do Colóquio Estadual sobre os Sistemas de Ensino realizado em Florianópolis;
Correspondência solicitando publicações para organização de uma seção de documentação com intuito de reunir todos os dados dos CEOSE;
Correspondência sobre reformulação do plano dos CROSE transformados em CEOSE;
Princípios de reforma administrativa propostos para a secretaria de educação e cultura do Estado de Santa Catarina;
Soluções sugeridas para alguns problemas principais do ensino primário e da educação permanente, por Jacques Torfs;
A divisão (ou seção) de formação e aperfeiçoamento do magistério primário, por Michel Debrun;
Recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional estado de Santa Catarina, por Jacques Torfs;
Dados sobre atuação do governo federal no setor do ensino.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m039p01 - Planejamento Administrativo dos CEOSE, 1966 - 1967

Listagem de correspondências recebidas e enviadas em função dos CEOSE;
Definição de parâmetros para contratação de pessoal para o curso de Planejamento e Administração Educacional do CEOSE;
Texto expositivo: A Divisão (ou seção) de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério Primário, por Michel Debrun;
Texto expositivo: O Ensino Primário de Santa Catarina;
Pagamento por trabalho prestado aos CEOSE;
Solicitação de afastamento por licença médica.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

Campanhas de Construções Escolares_m005p01 - Termos de acordo relacionados a auxílio para aprimoramento da rede escolar brasileira, 1961

Termo de acordo especial celebrado entre o MEC, INEP e os governos dos Estados e Municípios do Maranhão, Piauí, Sergipe, Paraíba, Goiás, Guanabara, Amazonas, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco e Minas Gerais para concessão de auxílio destinado a equipamento escolar, treinamento de professores; Acordo de convênio entre INEP e o Serviço de Estatística da Educação - SEEC para a apuração de estatística do ensino primário relativo ao ano de 1961.

Campanha de Construções Escolares

CRPE-MG_m008p02 - Informações sobre as Atividades Desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas

Informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas referente aos cursos destinados ao aperfeiçoamento de professores primários, professores de escolas normais e ginásios e também um curso para inspetores regionais de ensino.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais - Minas Gerais

CRPE-RS_m005p02 - Cadernos de Instruções para Plano de Expansão Descentralizada do Ensino Primário e Lei, 1959 - 1960

Decreto nº 10.993 de 07 de dezembro de 1959 que dá nova redação ao regulamento para o ensino primário particular, baixado com o decreto nº 10.031 de 20 de dezembro de 1959;
Cadernos de instruções nº 1 a 3 para o Plano de expansão descentralizada do ensino primário, produzidos pela Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul, nos anos de 1959 e 1960.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - CRPE/RS

CEOSE-CROSE_m057p01 - Correspondências Enviadas pelos Peritos da UNESCO sobre Ensino e Despesas com Ensino, 1968

Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando relatório das atividades durante os anos de 1966 a 1968, a serviço dos CEOSE, envia também, trabalho para os meses de março a maio;
Recomendações sobre a organização administrativa do sistema de planejamento da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, pelo professor Jacques Torfs;
Cálculo e projeção da matrícula e dos principais parâmetros educacionais, de 1966 a 1970, do ensino primário de Minas Gerais, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao professor Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando tabelas de comentários sobre a evolução provável da matrícula e das despesas com o ensino, entre 1964 e 1970;
Memorando sobre a organização do planejamento educacional na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao professor Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando estudo sobre "Matemáticas Educacionais";
Correspondência enviada ao professor Medeiros Vieira, pelo professor Michel Debrun, informando sobre o estatístico Marco Antonio Pimentel;
Recomendações sobre sistema de fichas e computadores para o SENAI - São Paulo, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao diretor do SENAI, pelo professor Jacques Torfs, enviando descrição das principais operações a serem realizadas por um computador eletrônico, na análise da situação e condições educacionais, financeiras e sociais da mão de obra no Estado de São Paulo, na projeção da evolução provável dessas situações e condições no futuro e no cálculo dos custos do treinamento dos operários;
Correspondência enviada ao secretário de educação da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia dos cálculos da Matrícula Provável das séries do ensino primário, nas escolas do Estado da Bahia, em 1965 e 1970.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m041p01 - Textos e Estudos para Mudanças Educacionais, 1966 - 1967

Projeto do Ministério da Educação e Cultura do Brasil: Condições e pressupostos da mudança na política educacional;
Os órgãos-fins das Secretarias de Educação e Cultura e a descentralização do ponto de vista pedagógico;
Sugestões sobre a natureza de um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;
Matemática do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais;
Soluções sugeridas para alguns dos problemas principais do ensino primário e da educação permanentes - Santa Catarina;
Alguns Comentários sobre o Plano de Metas da Educação Nacional;
Correspondências sobre a seleção de profissionais da educação para participação do I Ciclos de Estudos sobre Planejemento Educacional e Reforma Administrativa, a realizar-se no Rio de Janeiro;
Jacques Torfs encaminha recomendações a Secretaria de Educação da Bahia;
Textos expositivos sobre as Matemáticas do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais, por Jacques Torfs, de diversos estados brasileiros;
Autorização de pagamento a funcionários por serviços prestados para os CEOSE;
Texto expositivo de sugestões sobre a natureza de um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

COLTED_m020p02 - Diversos Documentos contendo Informações sobre as Atividades Desempenhadas pela COLTED, 1966 - 1968

Lista com conteúdo do arquivo de número 32, do INEP/CBPE/Centro;
Correspondência enviada a Raymundo Moniz de Aragão, Ministro da Educação e Cultura, por Carlos Correa Mascaro, diretor do INEP, com o Decreto n° 58653, que instituiu o Conselho do Livro Técnico e Didático. Apresenta também as atribuições do Colegiado da COLTED;
Página do Diário Oficial de 20 de junho de 1966 com Atos do Poder Executivo;
Regimento das Comissões Estaduais do Livro Técnico e do Livro Didático (CELTEDs);
Recomendações finais da II Semana de Estudos – COLTED;
Correspondência enviada pela COLTED com informações sobre aplicação do programa da Comissão com os anexos: Plano de Contas da COLTED; Comparativo da receita orçada com a arrecadada; Balanço patrimonial; Balanço orçamentário; Balanço financeiro; Comparativo da despesa estimada com a realizada; Comparativo de livros; Demonstrativo por natureza de despesa;
Descrição de objetivos para cada etapa do Programa com os anexos: Legislação; Organograma; Bibliotecas já distribuídas; Plano de Aplicação 1967; Programação das atividades; Bibliotecas – Recursos empenhados; Balancete financeiro; Relação de pessoal em exercício; Plano trienal da educação – Plano prioritário; Relatório enviado à COCAP;
Correspondência enviada por Elza Nascimento Alves a Guido Ivan de Carvalho, diretor do INEP, em que encaminha documento referente aos conceitos filosóficos contidos em “O livro didático: sua utilização em classe”;
Texto com o título “Base socialista-radical de publicação da Comissão do Livro Técnico e Didático”;
Correspondência em resposta a Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo da COLTED, sobre “O Livro Didático: sua utilização em classe”;
Texto, em inglês e versão traduzida, com o título “Objectives of Primary Education” – Objetivos da Educação Primária, por Charles Turner;
Trecho extraído do livro “O valor econômico da educação”, de Theodore W. Schultz;
Correspondência enviada a Ivan Guido de Albuquerque, diretor do INEP, por Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo da COLTED, com convite para participar da reunião de Colegiado da COLTED, com a seguinte pauta: Relatório periódico das atividades da COLTED; Apreciação do Manual de Serviços da COLTED;
Material produzido pela Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério – CBPE para o ensino de Linguagem e Matemática;
Correspondência enviada por Ary Leonardo Pereira, Diretor Substituto da COLTED, a diretores de escolas primárias com questionário a ser preenchido a respeito da escolha de livros e da Biblioteca COLTED e questionário e testes de diagnóstico a serem preenchidos por professores do 1° ano a fim de auxiliar na elevação do rendimento do ensino primário;
Correspondência enviada pela diretoria da COLTED aos diretores de escolas questionários destinados aos professores de 1º ano com as listas de resultados dos testes diagnósticos do INEP. Os questionários verificam a avaliação dos professores da aplicação da Biblioteca COLTED em suas escolas, a caracterização das turmas;
Instruções, provas e modelos de resultados para serem aplicados pelos professores aos alunos do ensino primário, conforme política proposta pelo INEP;
Correspondência enviada por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, a respeito da participação de membros da COLTED no Encontro de Coordenadores e Diretores de Cursos do Programa MEC/INEP/ UNICEP/UNESCO;
Correspondência enviada por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, solicitando a participação de técnicas do INEP e do CRPE-MG em seminário sobre o ensino primário;
Correspondência enviada por Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, a Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, autorizando a participação de funcionárias no Seminário da COLTED;
Correspondência enviada a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, por Edson Franco, Presidente do Colegiado da COLTED, convidando para a Reunião do Colegiado;
Relatório da COLTED a respeito do processo de seleção de títulos para distribuição às escolas de nível primário;
Correspondência enviada a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, convidando para a Reunião do Colegiado;
Registro de resposta aos questionamentos do Professor Teobaldo Miranda dos Santos a respeito da exclusão de seus livros da lista de obras selecionadas pela Comissão INEP/DNE para distribuição a bibliotecas de escolas primárias pela COLTED;
Correspondência enviada por Elza Nascimento Alves, coordenadora da Comissão de Seleção, com lista de profissionais credenciados a participar da seleção de livros para a composição de mil bibliotecas-amostra para escolas normais;
Correspondência enviada por Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, à Professora Heloísa Feital dos Reis em que agradece a colaboração com a Comissão de Seleção;
Correspondência enviada a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, com relação de professores convidados para participarem do Seminário COLTED, em São Paulo, em 1968;
Correspondência enviada por Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, a Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, em que autoriza a participação de professoras no Seminário COLTED.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

CEOSE-CROSE_m029p01 - Estudos Diversos, 1966 - 1970

Sugestões, por Ralph von Geradorff da UNESCO, para o financiamento de programas e projetos educacionais no Brasil, do Primeiro Congresso Brasileiro dos Bancos de Desenvolvimento;
Trabalho sobre o impacto político da tecnologia, do Michel Debrun;
Relatório do Coordenador Durmeval Mendes, sobre a expansão do Ensino Superior no Brasil, abordando a questão da qualidade, quantidade e do método;
Documentos do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre cálculo e projeção da matrícula e dos principais parâmetros educacionais de 1966 a 1970, do Estado de Minas Gerais;
Inventário e cálculo das necessidades em mão de obra e profissionais do Estado da Bahia e Projeções do Ensino Primário e Plano Educacional da Bahia;
Trecho da Constituição do Brasil de 1966, do artigo IV da Família, da Educação e da Cultura;
Estudo Especial apresentado por Anísio Teixeira ao Conselho Federal de Educação, sobre o Problema de Formação do Magistério.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

Campanhas de Construções Escolares_m033p01 - Relatório do Decênio da Campanha de Construções e Equipamentos Escolares, 1956

Relatório contendo histórico da Campanha de Construções Escolares promovidas durante a década de 1940 e 1950 diante dos decretos que fomentaram a Campanha e o financiamento para promover as melhorias da estrutura escolar do ensino primário. Inclui-se nessa legislação de fomento o primeiro decreto focado na área, o Decreto-Lei 6.785 de 11/04/1944 e o último focado na Campanha, o Decreto-Lei 37.082 de 24/03/1955. Inclui-se no maço anotações sobre o Programa de cooperação financeira às Unidades Federativas para dar cumprimento à Campanha de Construções e Equipamentos Escolares.

Campanha de Construções Escolares

COLTED_m003p02 - 30ª Reunião do Colegiado da COLTED

Pauta da 30ª Reunião do Colegiado da COLTED com os itens: Devolução de questionários a respeito dos livros para os alunos destinados aos municípios prioritários; Apuração eletrônica dos questionários; Programa de Treinamento de Professores Primários. Documento assinado por Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m010p01 - Relatórios e Informações sobre Atividades Relacionadas à COLTED, 1967 - 1968

Correspondência enviada ao Presidente do Colegiado da COLTED por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, com relatório da Direção Executiva;
Correspondência enviada por Cândido Guinle de Paula Machado, Presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros - SNEL, à Diretoria da COLTED com o ponto de vista do Sindicato a respeito da criação de um Fundo Rotativo para as editoras de livros técnicos e livros didáticos;
Correspondência enviada à Diretoria Executiva da COLTED contendo sugestão de pautas para a reunião do colegiado enviada pelo secretário geral, Édson Franco;
Resposta de Ruy Baldaque, Diretor Executivo, sobre os apontamentos feitos por Édson Franco a respeito das atividades da COLTED;
Plano de execução do Curso de Treinamento da COLTED;
Plano orçamentário da COLTED;
Tabela com número de estabelecimentos de ensino primário existentes no município;
Tabela com esquema do pessoal dos cursos de treinamento;
Tabelas com número de professores e número de alunos;
Relação da situação dos questionários por unidade federativa em 1968;
Descrição dos quadros a serem obtidos;
Relatório do Grupo de Trabalho para avaliar livros indicados pelos professores dos municípios das capitais;
Considerações sobre integração imediata da rede comercial de livrarias na execução do plano de atendimento às Escolas Primárias das Capitais dos Estados e Territórios;
Considerações sobre a meta de entrega de bibliotecas aos estabelecimentos de ensino de todo o país;
Relatório de viagem do técnico Ary Leonardo Pereira que tem como finalidade apresentar as medidas tomadas na execução da distribuição dos questionários em São Paulo, para a execução do Plano Piloto/Livros para o aluno;
Recorte do Diário Popular de 12 de setembro de 1968, com anúncio do questionário para escolas primárias;
Ofício Circular n°5655 enviado do Diretor Executivo da COLTED, Ary Leonardo Pereira, ao Secretário de Educação e Cultura com convite para comparecimento de um Técnico de Ensino Primário;
Apresentação da COLTED ao Secretário de Educação e Cultura do estado de São Paulo e aviso da demanda por integração do seu trabalho com comissões estaduais de análise dos livros didáticos;
Reforma administrativa do Diário Oficial;
Informações sobre os questionários do Plano Piloto atribuídos ao estado de São Paulo;
Esclarecimentos ao Ministro da Educação a respeito do uso dos recursos destinados à COLTED e pedido de apoio para elaboração de convênio com as editoras;
Decretos que deram estrutura à COLTED;
Decreto Lei nº 200 de 25 de fevereiro de 1967 – Reforma Administrativa do Diário Oficial;
Contrato particular de abertura de crédito para financiamento à indústria cinematográfica firmado pela Comissão de Auxílio à Indústria Cinematográfica (CAIC).

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

CRPE-PE_m005p04 - Justificativa da Pesquisa sobre o Aluno Secundário do 2º Ciclo na Cidade de Recife, 1962 - 1964

Texto apresentando a justificativa da pesquisa sobre aluno secundário do 2º ciclo em Recife com base nos esforços para solucionar o problema do analfabetismo e do ensino primário brasileiro;
Modelo do questionário usado no estudo.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE

SOE_m001p01 - Projeto de Adaptação do Ensino Primário e Normal do Pará às Leis Orgânicas Federais, 1946 - 1948

Reorganização do Ensino Normal do Estado;
Aprova regulamento do Ensino Primário;
Regulamento do Ensino Primário;
Regulamento do Ensino Normal no estado do Pará;
Apreciação sobre projetos de adaptação do ensino primário e normal do estado do Pará às leis orgânicas respectivas;
Parecer sobre os projetos de adaptação do ensino primário por Zenaide Cardoso Schultz e Milton de Andrade Silva;
Contém mapas demonstrativos dos resultados obtidos nas escolas de ensino primário do estado - 1946-48 - pelo serviço de orientação de ensino primário.

Seção de Organização Escolar - SOE

SOE_m005p01 - Correspondências sobre Questionários enviados aos Professores Primários, 1946 - 1948

Correspondência recebida pelo INEP/SOE referentes aos questionários enviados aos professores primários das localidades constantes da relação em anexo, contendo informações sobre o sistema de ensino, como subsídios para elaboração do programa mínimo para o ensino primário, a ser distribuído nas unidades federadas.

Seção de Organização Escolar - SOE

CALDEME_m007p01 - Correspondências: Guia para o ensino de Ciências Naturais, 1952

Correspondências sobre as providências e informações para publicação e traduções voltadas ao ensino de ciências naturais no ensino primário; revisão da tradução "An introduction to science" do professor João Baptista Pecegueiro do Amaral; observações sobre a revisão pelo professor José Reis; Análise do Guia para o Ensino de Ciências Naturais do professor Marques Lisboa.

Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino - CALDEME

COLTED_m002p01 - Documentos Diversos sobre Organização e Programas da COLTED, 1967

Emendas apresentadas pelas subcomissões à Minuta de Convênio MEC/SNEL/USAID;
Alterações da minuta de convênio MEC/SNEL/USAID;
Estudo básico sobre o Programa Nacional de Livros Técnicos e Didáticos;
Objetivos do Programa Nacional de Livros e Texto, que teve como participantes Ministério da Educação e Cultura, Ministério do Planejamento, Sindicato Nacional dos Editores de Livros e USAID;
Programa de publicações didáticas do convênio MEC/SNEL/USAID;
Regimento da Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático;
Decreto nº 59.355 de 04 de outubro de 1966 que institui no Ministério da Educação e Cultura a Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático (COLTED);
Minuta bilíngue de Convênio MEC/SNEL/USAID;
Correspondência enviada pelo diretor da COLTED ao Dr. Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, com convite para o seminário "II Semana de Estudos COLTED";
Ofício encaminhando parecer do Conselho Federal de Cultura referente à adesão do Governo brasileiro ao protocolo de Estocolmo que modificou a Convenção de Berna sobre direitos do autor;
Ofício enviado por Édson Franco, Secretário Geral do Ministério da Educação e Cultura, ao Diretor do INEP encaminhando relatório de viagem e expediente do Secretário Geral;
Ofício enviado por Édson Franco, Secretário Geral do Ministério da Educação e Cultura, ao Diretor do INEP com expediente sobre o Protocolo de Estocolmo;
Correspondência enviada ao presidente da COLTED com o ponto de vista do Sindicato Nacional dos Editores de Livros a respeito da conveniência da adesão do Brasil à Convenção de Berna;
Relatório da SNEL destinado ao Embaixador Donatello Grieco a respeito da adesão do Brasil à ratificação do novo texto da Convenção de Berna;
Correspondência da Chefe da Biblioteca do INEP, Elza Alves, em resposta à solicitação de livros de Escola Normal de Santa Catarina;
Correspondência enviada pela Assessoria de Avaliação do Ensino Médio ao Diretor Executivo da COLTED em que solicita que o Diretor mobilize recursos para manutenção de coleção de livros selecionados pelo INEP para distribuição às escolas normais;
Correspondência enviada por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, com convite para o ato de entrega das primeiras bibliotecas primárias às escolas da Guanabara – atual estado Rio de Janeiro;
Ata da reunião do colegiado da COLTED, realizada em 11 de julho de 1967;
Correspondência solicitando a colaboração do presidente do INEP para cumprir as metas de distribuição de livros para as bibliotecas;
Convite direcionado ao diretor do INEP, Carlos Corrêa Mascaro, para participação de reunião do dolegiado da COLTED no dia 15 de setembro de 1967;
Planejamento dos serviços bibliotecários, desenvolvido pela Biblioteca do CBPE;
Comunicação enviada ao Diretor da COLTED sobre solicitação de recursos para o projeto desenvolvido pelo Padre Eugênio Oastes;
Trabalho com considerações a respeito de seminário da COLTED e anexos com dados do Censo Escolar de 1964;
Relatório do Diretor Executivo da COLTED, enviado ao Diretor do INEP;
Programa de cursos e seminários da COLTED, 1967;
Decreto nº 60.833 de 08 de junho de 1967 que altera e suprime dispositivos do decreto nº 59.355;
Contrato para execução de serviços de distribuição das bibliotecas COLTED;
Correspondência enviada ao Diretor do INEP pelo Diretor Executivo da COLTED em que solicita informações para a organização de manual de orientação para utilização dos livros selecionados;
Programa da COLTED enviado por ofício circular;
Relatório da Comissão encarregada da seleção de títulos de obras destinadas a bibliotecas de estabelecimentos de ensino primário, dentro do plano de distribuição imediata em que se acha empenhada a COLTED;
Formulário para seleção de livros que deverão ser utilizados na relação dos livros selecionados pela diretoria para as bibliotecas do programa COLTED;
Correspondência comunicando ao diretor do INPE onde está alocada a nova sede da COLTED;
Pautas de reuniões da COLTED;
Comentários baseados nos diversos itens do convênio MEC/USAID/SNEL;
Comentários sobre o programa de publicações da COLTED;
Estudo Básico das Subcomissões de Planejamento e Execução da COLTED;
Esquema de aplicação da verba inicial de 15 bilhões de cruzeiro para compra de livros;
Lista de obras de referência para compra imediata de nível elementar, médio e superior;
Emendas apresentadas pelas Sub-Comissões à Minuta de Convênio MEC/SNEL/USAID;
Correspondência enviada a Stuart H. Van Dyke, Diretor da USAID, dando esclarecimentos a respeito da alocação dos recursos adquiridos pelo convênio MEC/SNEL/USAID;
Regimento da Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático – COLTED;
Decreto n° 59.355 de 4 de outubro de 1966 que institui a COLTED;
Ofício enviado ao diretor do INEP com cópia da minuta, em português e inglês, de convênio que a ser estudado e debatido em reunião da COLTED.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m006p03 - Relação Complementar de Livros para Nível Primário, 1968

Relação complementar de livros à relação de livros para nível primário. Material produzido pela COLTED e o Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas - INEP, que contém orientações para as escolas, públicas ou particulares, escolherem e receberem gratuitamente livros para os seus alunos;
Correspondência enviada pelo presidente da Câmara Brasileira do Livro ao presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL com queixas a respeito de distorções na aplicação do Plano Piloto da COLTED;
Correspondência enviada ao IBEP com representação do posicionamento da indústria livreira do Brasil sobre o lançamento da relação complementar de livros à relação de livros que já havia sido lançada anteriormente. É comunicado que a instituição desaprovou tal documento;
Correspondência enviada à COLTED para averiguar se ela autorizara o lançamento da relação complementar de livros feito pelo IBEP;
Trecho do Diário Oficial de novembro de 1963 com decretos emitidos pelo então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

CRPE-RS_m005p01 - Plano para implantação de Centros Regionais de Treinamento de Professores e expansão da Rede Escolar Municipal, 1964

Plano para Implantação de Centros Regionais de Treinamento de Professores e Expansão da Rede Escolar Municipal realizado pela Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e Cultura – Serviço de expansão descentralizada do ensino primário, em 1964;
Estatuto do Magistério Público do Rio Grande do Sul:
Lei nº 2.338 de 25 de janeiro de 1954 que regula as condições de provimento e de vacância dos cargos de magistério público, os direitos e as vantagens, os deveres e as responsabilidades dos professores a serviço do Estado;
Lei nº 1.994 de 29 de dezembro de 1952 que dispõe sobre a criação do quadro único do Magistério Público do Estado e dá outras providências;
Plano para implantação de quinze centros de treinamento de professores municipais;
Percentagem de participação dos agentes no ensino primário do Rio Grande do Sul, 1962;
Localização dos centros de treinamento de professores municipais no Rio Grande do Sul;
Plantas dos centros de treinamento de professores municipais;
Dados estatísticos sobre número de professores primários estaduais;
Modelos de exames de seleção, organizados pelo Grupo de Supervisão do S.E.D.E.P.;
Edital para concurso de títulos para provimento de cargo de professor do ensino primário;
Portaria nº 01 de 02 de janeiro de 1963 que regula a contratação de novos professores primários para o ano de 1963;
Lei nº 913 de 27 de dezembro de 1949 que cria, na Secretaria de Educação e Cultura, quadros especiais de unidades escolares e de professores primários contratados e dá outras providências;
Lei n° 4164 de 21 de outubro de 1964 que dispõe sobre a validade de concursos públicos;
Ficha modelo do concurso de títulos para ingresso no magistério primário;
Modelos de exame de matemática e linguagem;
Levantamento de dados sobre a formação do professor primário no Rio Grande do Sul, pesquisa realizada pelos professores Norma Zerwes e Adriano Mathias Schmitz.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - CRPE/RS

CEOSE-CROSE_m013p01 - Relatório Geral da Educação e Administração da Secretaria de Educação do Paraná, 1967

Relatório sobre os problemas do sistema de educação (ensino primário, professorado primário em exercício, ensino médio e ensino superior, educação permanente) do Paraná;
Recomendações sobre a reforma administrativa da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, por Jacques Torfs;
Projeto de organização do departamento de cultura;
Informações sobre o Conselho Estadual de Educação;
Recomendações sobre a organização administrativa do sistema de planejamento da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, por Jacques Torfs;
Conteúdo de um plano estadual de educação, por Jacques Torfs.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m019p01 - Educação no Estado da Bahia, Problemas do Magistério Primário, Planejamento Educacional e Problemas na Educação Brasileira, 1965 - 1968

Correspondência enviada pelo professor Jacques Torfs ao Secretário de Educação da Bahia enviando cópias dos cálculos da Matrícula Provável das séries do ensino primário nas escolas do Estado da Bahia em 1965 e 1970;
Projeções Ensino Primário: plano educacional do estado da Bahia;
Ploblemas do magistério primário, por Jacques Torfs;
Os sistemas do SENAI de São Paulo;
Correspondência enviada ao senhor J. Bousquet do Departamento de Planejamento Educacional pelo professor Jacques Torfs enviando contribuições para o documento que você está preparando para a Conferência Internacional sobre Planejamento Educacional;
Observações sobre os problemas da educação brasileira feitas pelo professor Michel Debrun.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m040p01 - Textos e Estudos da Educação, 1966

Projeto do Ministério da Educação e Cultura do Brasil: condições e pressupostos da mudança na política educacional;
Os órgãos-fins das Secretarias de Educação e Cultura e a descentralização do ponto de vista pedagógico;
Sugestões sobre um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;
Matemática do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais;
Soluções sugeridas para alguns dos problemas principais do ensino primário e da educação permanente - Santa Catarina;
Projeto de organização do Departamento de Cultura do Estado da Paraíba;
Alguns comentários sobre o Plano de Metas da Educação Nacional;
Problemas do Magistério Primário.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m055p01 - Correspondencias Diversas sobre CEOSE e Relatórios Produzidos pelos Peritos da UNESCO, 1967

Recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacionais do Estado de Santa Catarina, por Jacques Torfs;
Aspectos sobre o ensino médio;
Princípios de reforma administrativa, propostos para a Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina, por Michel Debrun;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, enviando "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do estado de Santa Catarina" e "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do estado de Goiás";
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, sobre autorização de pagamento;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, enviando "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do Estado do Rio Grande do Sul";
Correspondência enviada ao secretário de educação da Paraíba, pelo professor Michel Debrun, enviando uma nova versão do anteprojeto de reorganização da Secretaria de Educação da Paraíba;
Correspondência enviada ao secretário geral do MEC, pelo coordenador dos CEOSE, submetendo o plano do seminário de administração e planejamento;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador dos CEOSE, sobre afastamento temporário de perito;
Correspondência enviada ao Dr. Nilo Tavares, pela secretária executiva dos CEOSE, sobre apresentação do documento: "recomendações sobre a reorganização do regulamento da secretaria de educação e cultura do Estado de Goiás";
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador da comissão dos CEOSE, sobre liberação de verbas;
Comunicado de licença para tratamento de saúde, da funcionária Tereza Maria da Costa;
Sugestões para o programa do curso de treinamento em planejamento educacional;
Seminário de administração e planejamento da educação;
Correspondência enviada ao gerente da VASP, pelo diretor do INEP, sobre devolução de bilhete;
Sugestões para nova redação da página 2, do projeto de lei sobre o planejamento;
Correspondência enviada ao chefe da UNESCO, em missão no Brasil, enviando documentos;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura, enviando sobre remuneração de professores do ensino primário;
Correspondência enviada ao professor Carlos Alberto Sampaio, pelo professor Michel Debrun, sobre colaboração;
Desenvolvimento de projeto;
Aspectos do ensino primário;
Informações sobre o Conselho Estadual de Educação do Paraná; sobre o ensino supletivo e a educação de adultos; sobre o professorado primário em exercício;
Esboço de projeto da organização do Departamento de Cultura;
Correspondência enviada ao professor José Medeiros Vieira, enviando princípios da filosofia da reforma; sugestões de modificações ao texto em conjunto;
Correspondências enviadas ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, sobre autorização de pagamento;
Correspondências enviadas aos gerentes da Aviação Aérea São Paulo (VASP), dos Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul e do Banco do Brasil S. A. agência Botafogo, pelo diretor do INEP, sobre mudança no nome de conta corrente;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre ressarcimento de despesas;
Correspondência enviada ao diretor do CBPE, pela professora Solage Maria Dias de Brito, sobre autorização para participar de pesquisas realizadas pelo CBPE;
Dados sobre a atuação do Governo Federal, no setor do ensino, do estado do Rio Grande do Sul;
Correspondência enviada ao coordenador geral dos CEOSE, pelo professor Michel Debrun, enviando sua contribuição ao relatório CEOSE do Paraná;
Correspondência enviada ao superintendente da Sudene, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando realização em Recife de um encontro regional, com autoridades e técnicos no campo da educação;
Plano de educação estadual, por Jacques Torfs;
Conteúdo de um plano educacional de emergência, com intenção de definir a execução de programas e despesas globais em 1967 e 1968;
Conteúdo de um plano estadual de educação, por Jacques Torfs;
Assistência técnica aos estados no campo da educação;

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

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