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Ensino Primário Brazilian Portuguese
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CBPE_m014p01 - Curso de Atualização para Professores de Matemática e Ciências do 1º grau, 1973

Curso de atualização para professores de Matemática e Ciências do 1º grau. Recife. Aspectos didáticos do problema da integração vertical. Extraído do livro: "A Escola Secundária Moderna", do autor Lauro de Oliveira Lima; O desenvolvimento mental da criança e do adolescente. Extraído do livro: "Crianças e adolescentes"; Uma experiências concernente ao ensino primário de matemática. Autor: Z. Krygowska e H. Moroz; Leitura ativa (Técnica do Questionamento). Referências: trabalho realizado pela equipe de professoras: Maria do Socorro Jordão Emerenciano, Elena Girarde Corrêa, Odete Pessoal Maciel e Gilka Ferreira de Azevedo. Brasília; Sugestões para exercício de leitura compreensiva; Exercícios práticos; A importância da estrutura na aprendizagem. Extraído do livro: "O processo da educação".

SAT_m003p01 - Documentos diversos sobre a UNESCO, 1966 - 1972

Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), assinado em Londres em 16 de novembro de 1945;
Nota, em francês, resumo à atenção do Dr. Guido Ivan de Carvalho diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP sobre análise rápida do problema das estatísticas educacionais no Brasil;
Tabela com projetos da UNESCO nos período de 1969 a 1972;
Ofícios informando sobre a saúde da Srta. Isabelle Deblé, visita do representante da UNESCO Sr. Ralph Von Gersdorff, bolsas de estudos;
Sugestões para o financiamento de programas e projetos educacionais no Brasil, por Ralph Von Gersdorff;
Breve roteiro para a preparação de projetos educacionais a submeter ao Banco Mundial;
Memorandum sobre o trabalho cooperativo entre o Banco Mundial e a Associação Internacional de Desenvolvimento (International Development Assotiation - IDA), com emendas.
Projeto, em espanhol, de programa e pressuposto para 1969 e 1970 apresentado na Conferência Geral na primeira reunião em Paris, sobre financiamento da educação;
Relatório sobre a participação do INEP/MEC no primeiro Congresso Brasileiro de Bancos de Desenvolvimento, por Ralph von Gersdorff;
Ofício apresentando René Ochs, chefe da divisão de estudos pedagógicos da UNESCO, em visita a vários países da América Latina com objetivo de examinar problemas relativos à documentação pedagógica;
Ofício, em francês, solicitando ajuda para coletar informações para o texto "Estudos no Exterior";
Questionários de pesquisa do curso internacional;
Currículo e sumário, em inglês, sobre as qualificações do Sr. R. C. J. Von Gersdorff;
Programa de cooperação de perito da UNESCO;
Projeto da UNESCO "Missão para Faculdades de Educação";
Missão da UNESCO em Minas em São Paulo;
Descrições de tarefas, em francês, para o posto de assistência técnica;
Organograma da alfabetização funcional
Descrições de tarefas, em francês, para o posto de chefe da seção;
Pedido para projeto de treinamento do magistério em educação primária;
Descrições de tarefas para posto de consultor em treinamento do ensino primário;
Descrições de tarefas para posto de consultor em planejamento educacional;
Currículo José Maria Plana Sala;
Descrições de tarefas, em inglês, para o cargo de especialista em métodos e equipamentos para administração educacional;
Problemas do magistério primário;
A cooperação técnica estrangeira nos planos educacionais do Brasil;
Informações sobre as pesquisas e estudos de Jacques Torfs;
Diretrizes para o funcionamento da Comissão INEP-UNESCO e da sua coordenação;
Normas propostas pela operação dos sistemas educacionais no estado de São Paulo, exposição de motivos e projetos de regulamentação;
Projeto de regulamento sobre a organização do ensino no estado;
Aspectos pedagógicos da formação do professor, por Pierre Furter perito da UNESCO;

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SAT_m042p01 - Projeto de Implantação de um Sistema Cadastral das Redes de Ensino Primário e Médio no Nordeste do Brasil, 1971

A Região Educacional do Agreste Sul de Pernambuco, com sede em Garanhuns, foi escolhida para experimentação do "Projeto para Implantação de um Sistema Cadastral das Redes de Ensino Primário e Médio no Nordeste" com o fim de explicitar a metodologia mais adequada a implantação do mesmo. Tal decisão foi tomada de acordo com as conclusões do Primeiro Encontro das Assessorias de Planejamento Educacional do Nordeste, expressas no Relatório do referido Encontro, de 26 de janeiro de 1970.

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SAT_m020p01 - Reforma do Ensino Primário e Médio, 1971

Trabalho sobre a reforma do ensino primário, atividades desenvolvidas;
Trabalho "Análise crítica do anteprojeto de reforma do ensino primário e médio";
Apreciação do substitutivo ao anteprojeto de lei elaborado pelo grupo de trabalho da reforma do ensino primário e médio, por Lúcia Marques Pinheiro (Guanabara), Francisca Alba Teixeira (Minas Gerais), Carlos Frederico Maciel (Pernambuco) e João Gualberto de C. Menezes (São Paulo), solicitada pelo INEP/MEC.

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SAT_m023p01 - Projeto de Treinamento de Pessoal, 1971

Levantamento de pessoal treinado pelo MEC-INEP, no período de 1963 - 1970, segundo o local de realização dos cursos - elaboração da equipe do subprojeto de habilitação e treinamento de pessoal docente para o ensino primário e normal e equipes técnicas para as Secretarias de Educação;
Adendo ao levantamento de pessoal pelo MEC-INEP, no Brasil, no período de 1963-1970.

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SAT_m022p01 - Anteprojeto de Lei da Reforma do Ensino Primário e Médio, 1970 - 1971

Correspondência encaminhando ao Coordenador Geral do Serviço de Assistência Técnica - SAT, a apreciação do anteprojeto de lei da reforma da ensino primário e médio;
Anexo: Apreciação do Anteprojeto de lei da Reforma do Ensino Primário e Médio
Correspondência encaminhando material sobre a reforma organizado pelas professoras Saide Bianchini e Terezinha Éboli, sintetizando os documentos apresentados pelo grupo de técnicos do INEP encarregados da análise da reformulação do ensino;
Anexo: Análise crítica de anteprojeto de lei da reforma do ensino primário e médio, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP.

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SAT_m042p01 - Cadastro de Prédios Escolares no Nordeste, 1971

Instruções para o preenchimento do questionário SUDENE/ED, destinados ao treinamento dos aplicadores do questionário que vão coletar informações para o cadastro de prédios escolares do Nordeste, de acordo com o Projeto de Implantação de um Sistema Cadastral das Redes de Ensino Primário e Médio no Nordeste do Brasil, em execução pelas secretarias estaduais de educação do Nordeste.

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SAT_m017p01 - Pareceres elaborados pela Equipe de Ensino Primário e Médio do SAT, 1968 - 1970

Relação dos trabalhos a serem enviados para a Revista Educación;
Parecer nº 68 de 1968 CN da Comissão Mista, oferecendo a redação final do projeto de lei nº 27 de 1968;
Parecer da chefe da Equipe de Ensino Primário e Médio - EEPM ao projeto que visa a "Elaboração e padronização de escalas de escolaridade";
Parecer da chefe da Equipe de Levantamento e Diagnóstico - ELD;
Parecer da chefe da EEPM ao projeto enviado pelo Diretor do CRPE "João Pinheiro" propondo a criação de um colégio normal, integrado ao conjunto do mesmo Centro;
Parecer da chefe da EEPM ao projeto Colaboração INEP-PREMAR;
Parecer da chefe da EEPM sobre a Criação do Grupo de Trabalho no MEC, para estudar, planejar e propor medidas para atualização e expansão do Ensino Fundamental e do Colegial;
Parecer e opiniões da chefe e membros da EEPM sobre a Revista "Escola Viva";
Parecer da chefe da EEPM;
Algumas notas apreciativas sobre o currículo do ensino primário do Estado do Espírito Santo e da Guanabara;
Parecer da professora Maria Saide ao processo do INEP;
Parecer da EEPM-SAT-INEP sobre projeto de lei nº 1272/68 da Câmara do Deputados
Pareceres de processos INEP-SAT.

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SAT_m027p01 - Formação de Professores Primários, 1970

Plano de curso para capacitação de professores primários, organizado por Cynira de Vito Lucas; Ignês de Vasconcellos Dias e Lydia Maria Canário Gomes, objetivando formar professores para atuarem no interior do estado;
Curso para formação e aperfeiçoamento de diretoras de escola primária, pelo grupo de trabalho: Natália Ursulina Batista; Amarilia Serra Franco e Maria Luiza Larqué;
Modelo de ficha de avaliação final do bolsista.

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SAT_m045p01 - Relatório de Atividades desenvolvido pela Equipe de Ensino Primário e Médio, 1969 - 1970

Relatório de atividades desenvolvidas de outubro de 1969 a fevereiro de 1970 pela equipe de ensino primário e médio. O objetivo era prestar assistência técnica ao ensino primário e médio, utilizando-se dos estudos e pesquisas realizadas pelo INEP e entrosando-se com os demais órgãos da administração incumbidos de prestar a referida assistência.
Relatório de atividades até setembro de 1970;
Relatório das atividades desenvolvidas pela Equipe de Aperfeiçoamento do Pessoal - EAP do Serviço de Assistência Técnica - SAT do INEP no período de outubro de 1969 a abril de 1970;
Programação para 1970 do curso de especialização em administração de sistemas escolares;
Programação para 1970 do curso de aperfeiçoamento para diretores e professores de escolas normais e centros de treinamento;
Programação para 1970 do curso de especialização em currículos e avaliação;
Projeto de prestação de assistência técnica ao Nordeste, ao Espírito Santo e ao Rio Grande do Sul para melhoria do ensino primário e normal e aperfeiçoamento do magistério.

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SAT_m025p11 - Correspondências sobre Alfabetização Funcional, 1970

Correspondências relacionadas ao processo INEP/MEC sobre reforma do ensino primário;
Correspondências relacionadas a reforma do ensino primário e médio;
Correspondência, em espanhol, sobre alfabetização funcional. Folder sobre a campanha;
Correspondência sobre o Diretor do "Centro Regional de Alfabetizacion Funcional en las Zonas Rurales de America Latina" de
Patzcuaro, México, ao Senhor Ministro da Educação e Cultura oferecendo bolsas para o Curso sobre Alfabetização Funcional realizado, na sede do CREFAL, de 1º de junho a 27 de novembro.

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SAT_m025p03 - Correspondências enviadas e recebidas pelo Coordenador Geral do SAT, 1970

Correspondência enviada pela Chefe de Equipe de Ensino Primário e Médio SAT/INEP propondo designação da professora Maria Terezina de Mello Eboli para prestar colaboração eventual da equipe; solicitando indicação da professora Idarina Marinho de Figueiredo para exercer função no projeto MEC-INEP/UNICEF/UNESCO;
Correspondências, enviadas pelo Diretor do INEP e Coordenador Geral do SAT Walter de Toledo Piza, enviando exemplar do relatório final das atividades desenvolvidas pelo projeto MEC-INEP/UNICEF/UNESCO, no decorrer do segundo Plano de Operações 1967-1969;
Correspondências, enviadas pelo Diretor do INEP e Coordenador Geral do SAT Walter de Toledo Piza, atendendo à solicitação de encaminhamento de programação desenvolvida no INEP na área de atuação da SUDAM.

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SAT_m044p01 - Projeto Operação-Escola, 1970

Projeto para prestar assistência às unidades federadas visando a reformulação do ensino primário;
Plano de operações do projeto Operação-Escola, com objetivo de proporcionar ao país uma educação para o desenvolvimento, tornando efetivo o cumprimento da obrigatoriedade escolar na faixa etária dos 7 aos 14 anos;
Plano de aplicação de recursos destinados ao Serviço de Assistência Técnica - SAT do INEP;
Soluções para a expansão quantitativa da escola primária sem prejuízo de qualidade;
Avaliação da melhoria qualitativa;
Estimativas das necessidades financeiras do INEP vinculadas à Operação-Escola;
Relatório do primeiro dia da Operação-Escola, por Icles Magalhães;

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CEOSE-CROSE_m029p01 - Estudos Diversos, 1966 - 1970

Sugestões, por Ralph von Geradorff da UNESCO, para o financiamento de programas e projetos educacionais no Brasil, do Primeiro Congresso Brasileiro dos Bancos de Desenvolvimento;
Trabalho sobre o impacto político da tecnologia, do Michel Debrun;
Relatório do Coordenador Durmeval Mendes, sobre a expansão do Ensino Superior no Brasil, abordando a questão da qualidade, quantidade e do método;
Documentos do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre cálculo e projeção da matrícula e dos principais parâmetros educacionais de 1966 a 1970, do Estado de Minas Gerais;
Inventário e cálculo das necessidades em mão de obra e profissionais do Estado da Bahia e Projeções do Ensino Primário e Plano Educacional da Bahia;
Trecho da Constituição do Brasil de 1966, do artigo IV da Família, da Educação e da Cultura;
Estudo Especial apresentado por Anísio Teixeira ao Conselho Federal de Educação, sobre o Problema de Formação do Magistério.

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CRPE-BA_m003p01 - Relatórios de Projetos, 1970

Tabelas manuscritas com informações de Programa, Atividade, Utilização e Recursos Financeiros de unidades do CRPE;
Correspondência enviada por Georgina da Silva Oliveira, Diretora Substituta da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais, ao Diretor do CRPE-BA com informações relativas aos projetos da DEPE;
Relatório do projeto “Estudo das vantagens e desvantagens do método de avaliação por unidade de trabalho” realizado pela DEPE/CRPE-BA;
Relatório do projeto n° 17 intitulado “Levantamento descritivo da situação do Ensino de nível médio na Capital do Estado”;
Relatório do projeto: Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Relatório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escolas Classes 1, 2, 3 e 4, com quantidade de alunos matriculados em março de 1970;
Documento com o Convênio de colaboração e assistência técnica entre a Secretaria de Educação da Bahia e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, para aperfeiçoamento de magistério e realização de estudos e pesquisas educacionais;
Relatório do projeto: Curso de Treinamento para Professores de nível primários, secundário e superior;
Relatório e plano de curso do projeto: Curso de formação para o magistério primário do interior, com o programa de cada área de ensino;
Resolução n° 55, que estabelece normas para formação de regentes do ensino primário;
Ofício n° 95/70 enviado a Dirvan Silveira Lima Teixeira, Diretor do CRPE-BA, pela Chefe do Setor de Currículo e Supervisão. O documento esclarece as razões para a não realização do curso para atualização de professores primários do CECR;
Relatório do projeto: Produção de material projetável Recuperação e organização da Filmoteca;
Relatório do projeto: Instalação de 11 Núcleos Audiovisuais e Assistência aos 19 já existentes;
Relatório do projeto: Montagem de um laboratório de Auto Aprendizagem sobre Recursos Audiovisuais;
Relatório do projeto: Produção de material gráfico;
Relatório das atividades desenvolvidas pelo Centro Audiovisual da Bahia – CRPE – INEP, no período de julho a setembro de 1970, assinado por Vera Lucia Rocha Silveira, Diretora do CAVB/CRPE;
Relatório do projeto: Documentação e Informação Pedagógica.

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SAT_m008p01 - Um Sistema de Assistência Técnica, 1970

Estrutura do sistema de atividades básicas e formação dos órgãos culturais e regionais e organogramas;
Informações sobre assistência técnica prestada pelo INEP;
Informações sobre equipe de levantamento e diagnósticos;
Atividades desenvolvidas até setembro de 1970 pela equipe de ensino primário e médio;
Relatório das atividades desenvolvidas pela Equipe de Aperfeiçoamento Técnica do INEP no período de outubro de 1969 a abril de 1970;
Relatório das atividades desenvolvidas no período de outubro de 1969 a abril de 1970;
Programação para 1970, cursos de formação de supervisores;
Programação para 1970, cursos de especialização em administração de sistemas escolares;
Programação para 1970, cursos de aperfeiçoamento para diretores e professores de escolas normais e centros de treinamento;
Programação para 1970, cursos de especialização em currículo e avaliação;
Quadro com número de bolsistas aperfeiçoados, por curso, no período de 1958 a 1969.

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SAT_m013p01 - Documentos diversos da Equipe do SAT informando sobre Estudos e Projetos, 1970

Sugestões para reformulação do trabalho da EDIT;
Levantamento dos programas que deixaram de ser executados pelo INEP, em face da nova organização departamental do MEC;
Roteiro para entrevista com o Dr. Dumerval Trigueiro Mendes, ex-coordenador dos CEOSE;
Sumário dos estudos dos CEOSE;
Algumas considerações subsidiárias para a dinâmica do trabalho do SAT;
Projeto nº 1: Operação-Escola: com finalidade de atender integralmente à população escolar entre 7 e 14 anos;
Projeto nº 3: Aperfeiçoamento e Treinamento de Professores para o Ensino Primário: com finalidade de melhoria do padrão do ensino primário;
Subsídios para o trabalho de organização do SAT;
Considerações sobre o trabalho realizado no SAT, enviadas ao Dr. Walter de Toledo Piza, Diretor do INEP, por Newton de Araujo Queiroz;
Estudos preliminares para projeto de reconstrução histórica de serviços de assistência técnica em âmbito nacional.

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