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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Escola Primária Brasil
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CEOSE-CROSE_m035p01 - Projeto Evasão e Repetência nas Comunidades Pesqueiras de Santa Catarina, 1967

Projeto de pesquisa de evasão e repetências nas comunidades pesqueiras de Santa Catarina. Tem como objetivo central, examinar o sistema de ensino primário, dentro do contexto socioeconômico e cultural das comunidades pesqueiras do litoral catarinense, destacando os fatores de evasão e repetência na escola primária.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m014p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas sobre CEOSE e Documentos Elaborados Para Estudos, 1967 - 1968

Correspondência enviada pelo coordenador do CEOSE convidando o secretário de educação do Rio Grande do Sul para o Encontro Regional sobre Planejamento de Educação;
Correspondência enviada para o Dr. Roberto Fachin pelo professor Jacques Torfs enviando fichas sobre os municípios para que sejam preenchidas e 5 cópias de questionário Paraná;
Correspondência enviada para o Dr. Luiz Leseigneur de Faria pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência enviada para o Pe. José Carlos Nunes enviando anexo documento sobre matemáticas educacionais;
Estudo da matrícula da primeira série da escola primária: análise das estimativas do CEE para 1960 a 1964;
Correspondência enviada pelo professor Jacques Torfs informando a realização do I Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais;
Recomendações sobre a reforma administrativa da secretaria de educação do estado do Rio Grande do Sul, por Jacques Torfs;
Dados sobre atuação do governo federal no setor de ensino do estado do Rio Grande do Sul ;
Correspondência enviada pelo coordenador dos CEOSE ao: reitor da Universidade Católica de Porto Alegre, da Universidade Rural do Sul; ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul; ao reitor da Universidade Católica de Pelotas, diretor do centro regional de pesquisas educacionais; ao reitor da Universidade de Santa Maria, comunicando a reformulação do plano dos Colóquios Regionais sobre a Organização de Sistemas de Ensino (CROSE), agora transformados em Colóquios Estaduais (CEOSE);
Correspondência enviada pelo professor Paulo de Almeida Campos ao professor Dumerval Trigueiro enviando relatório de viagem a Porto Alegre como membro da Comissão dos CROSE;
Correspondência enviada pelo professor Paulo de Almeida Campos ao professor Alvaro Magalhães agradecendo e solicitando informações quanto ao programa dos CROSE;
Correspondências enviadas pelo professor Alvaro Magalhães sobre assuntos ligados aos colóquios;
Correspondência enviada pela Zilah Mattos Totta ao professor Paulo de Almeida Campos prestando disponibilidade para colaboração;
Correspondências enviadas pelo Dr. Carlos Correa Mascaro ao Sr. José Mariano da Rocha Filho, reitor da Universidade de Santa Maria; ao Sr. Carlos Rodrigues Peixoto, reitor da Universidade Rural Do Sul; ao Sr. Antonio Zattera, reitor da Universidade Católica de Pelotas; ao Sr. José Carlos Fonseca Milano, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; ao Sr. secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Sul; ao Sr. Alvaro Magalhães, diretor do CRPE; ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul sobre realização dos CROSE.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m044p01 - Correspondências Diversas sobre Programas e Organizações do CEOSE/CROSE, 1966 - 1967

Lista de seminários de administração e planejamento da educação;
Correspondência enviada à secretária executiva da Comissão de Organização do Primeiro Ciclo de Estudos, sobre Planejamento e Administração Educacional, pelos professores Jacques Torfs e Michel Debrun, enviando informações sobre exemplares de documentos para serem distribuídos durante o 1º Ciclo de Estudos, sobre Planejamento e Administração; envia também a lista de candidatos estaduais do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração, programa de treinamento em planejamento educacional;
Seminários de administração e planejamento da educação: objetivos dos seminários;
Lista de seminários de administração e planejamento da educação;
Correspondência enviada aos senhores Dumerval, Michel Debrun e Jacques Torfs, pelo Dr. Carlos Maciel para tratar do curso do CEOSE;
Estudo da matrícula da primeira série da escola primária do estado do Rio Grande do Sul, análise das estimativas do CEE para 1960 a 1964;
Programação do Ciclo de estudos de planejamento e administração educacional;
Correspondência enviada ao Sr. J. Bousquet, pelo professor Jacques Torfs, enviando comentários sobre certos aspectos do Planejamento Educacional no Brasil;
Mecanização estatística do estado do Paraná;
Planejamento educacional no âmbito de um sistema federal;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, comunicando realização do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais e solicita sugestões;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura do Rio Grande do Sul, pelo professor Jacques Torfs, comunicando colaboração dos CEOSE com a Secretaria Geral do Ministério da Educação e Cultura e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, para a realização do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais;
Correspondência enviada aos senhores Michel Debrun, Marquez, Jacques Torfs e Wijenberg, pelo chefe John M. Howe, sobre novos formulários do PNUD para pedidos de viagem diários;
Publicação Painel de membros representando os funcionários que serão escolhidos pelo presidente do conselho de apelação, para sentarem à mesa durante o período de 28 de fevereiro de 1971;
Folha de presença dos senhores conselheiros do Conselho Estadual de Educação do governo do estado de São Paulo, da sessão do Conselho Pleno, de 23 de janeiro de 1967;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Mendes, pelo professor Jacques Torfs, sobre: organização dos CROSE no estado de São Paulo; a reorganização dos CROSE; a lista dos participantes dos CROSE de Santa Catarina; a preparação dos CROSE em visita a João Pessoa na Paraíba e a Organização dos CROSE no Rio Grande do Norte;
Em anexo quadro dos diretores dos serviços na Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Relação da equipe técnica do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais da secretaria de estado de educação e cultura do Rio Grande do Norte. Composição das câmaras;
Correspondência enviada aos professores Roque Spencer Maciel de Barros e Luiz Pereira, pelo professor Michel Debrun, informando a realização dos Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas Educacionais (CROSE), convidando-o para apresentar palestras;
Correspondência enviada ao professor Wilson Rodrigues, pelo professor Michel Debrun, comunicando sobre a realização da 4ª semana dos CROSE em Cuiabá;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Trigueiro Mendes, pelo professor Jacques Torfs, enviando anexo documentos recolhidos em viagem ao Ceará e São Paulo, a serviço dos CROSE. E documentação sobre organização dos CROSE no Estado do Ceará;
Relação dos membros do conselho estadual de educação do Ceará, participantes dos CROSE;
Relação da equipe técnica do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais;
Quadro dos diretores dos serviços;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Mendes, pelo professor Jacques Torfs, enviando material recolhido durante sua viagem ao Rio Grande do Norte e ao Ceará, a serviço do CROSE; sobre a organização dos CROSE no Estado do Paraná; sobre a organização dos CROSE no Estado do Paraná; passando documentos que foram enviados a ele de Santa Catarina pelo dr. Oswaldo Ferreira Melo;
Correspondência enviada aos membros da Comissão de Coordenação dos CROSE, pelo professor Michel Debrun, sobre organização dos CROSE no Estado do Acre, Rondônia e Mato Grosso;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, sobre a realização das missões que haviam sido do INEP e da UNESCO, durante dezembro de 1966;
Ofício enviado pelo diretor Osvaldo Ferreira de Melo, ao professor Jacques Torfs, enviando documentação referente ao estado de Santa Catarina para o programa de atividades da Comissão dos CROSE;
Reforma universitária em andamento na Bahia;
Circular enviada para todos os funcionários internacionais do PNUD e agentes especiais no Brasil, sobre acomodações e reservas de hotel e sobre ajustes no Brasil;
Correspondência enviada aos especialistas em missão, no âmbito dos programas regulares e de participação e do setor de assistência técnica do PNUD, pelo chefe de divisão de relatórios, W. J. Ellis, sobre resumo de relatórios;
Guia para escrever resumos de relatórios;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando relatório sobre suas atividades não relacionadas com a preparação dos CROSE;
Documentação de planejamento educacional;
Departamento de planejamento e financiamento da educação, documentação relacionada ao planejamento educacional.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

COLTED_m014p01 - Relatório de Atividades de 1968 e Planejamento de 1969

Relatório das atividades desenvolvidas pela COLTED em 1968. Contém o histórico da criação da comissão, o planejamento para o ano de 1968, relação detalhada das atividades realizadas referentes à inserção de novos títulos, complementação de bibliotecas, distribuição dos livros-texto aos alunos das escolas primárias, treinamento de docentes, seminários e reuniões, contratos, convênios, Centro Demonstrativo de Material Pedagógico, publicações, lista da distribuição das bibliotecas pelos estados e territórios do Brasil, discriminação de todo o movimento financeiro do referido ano, planejamento para o ano de 1969, com o Plano Piloto para treinamento de professores. O relatório é encerrado com apanhado de orientações para o trabalho da comissão para os anos seguintes;
Pauta da reunião do colegiado da COLTED realizada no dia 28 de maio de 1969. A seleção dos temas do encontro contemplou o plano para distribuição dos livros nas escolas primárias nos municípios prioritários, curso de treinamento de professores nas capitais e o anteprojeto do Manual de Serviços da COLTED;
Correspondência do Diretor Executivo da COLTED, Ary Leonardo Pereira, aos membros do colegiado, apresentando a situação dos trabalhos e alertando para a necessidade de revisão do anteprojeto de organização da comissão;
Sumário do anteprojeto de Manual de Serviços da COLTED.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m006p02 - Texto de Manifestação da Câmara Brasileira do Livro sobre a Execução do Programa COLTED, 1968

Correspondência enviada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, com texto de manifestação da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, sobre a execução do programa COLTED, a distribuição de livros às escolas primárias das capitais dos Estados e Territórios bem como a criação de um Fundo Rotativo para as editoras e outros aspectos do Plano de Aplicação.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m010p01 - Relatórios e Informações sobre Atividades Relacionadas à COLTED, 1967 - 1968

Correspondência enviada ao Presidente do Colegiado da COLTED por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, com relatório da Direção Executiva;
Correspondência enviada por Cândido Guinle de Paula Machado, Presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros - SNEL, à Diretoria da COLTED com o ponto de vista do Sindicato a respeito da criação de um Fundo Rotativo para as editoras de livros técnicos e livros didáticos;
Correspondência enviada à Diretoria Executiva da COLTED contendo sugestão de pautas para a reunião do colegiado enviada pelo secretário geral, Édson Franco;
Resposta de Ruy Baldaque, Diretor Executivo, sobre os apontamentos feitos por Édson Franco a respeito das atividades da COLTED;
Plano de execução do Curso de Treinamento da COLTED;
Plano orçamentário da COLTED;
Tabela com número de estabelecimentos de ensino primário existentes no município;
Tabela com esquema do pessoal dos cursos de treinamento;
Tabelas com número de professores e número de alunos;
Relação da situação dos questionários por unidade federativa em 1968;
Descrição dos quadros a serem obtidos;
Relatório do Grupo de Trabalho para avaliar livros indicados pelos professores dos municípios das capitais;
Considerações sobre integração imediata da rede comercial de livrarias na execução do plano de atendimento às Escolas Primárias das Capitais dos Estados e Territórios;
Considerações sobre a meta de entrega de bibliotecas aos estabelecimentos de ensino de todo o país;
Relatório de viagem do técnico Ary Leonardo Pereira que tem como finalidade apresentar as medidas tomadas na execução da distribuição dos questionários em São Paulo, para a execução do Plano Piloto/Livros para o aluno;
Recorte do Diário Popular de 12 de setembro de 1968, com anúncio do questionário para escolas primárias;
Ofício Circular n°5655 enviado do Diretor Executivo da COLTED, Ary Leonardo Pereira, ao Secretário de Educação e Cultura com convite para comparecimento de um Técnico de Ensino Primário;
Apresentação da COLTED ao Secretário de Educação e Cultura do estado de São Paulo e aviso da demanda por integração do seu trabalho com comissões estaduais de análise dos livros didáticos;
Reforma administrativa do Diário Oficial;
Informações sobre os questionários do Plano Piloto atribuídos ao estado de São Paulo;
Esclarecimentos ao Ministro da Educação a respeito do uso dos recursos destinados à COLTED e pedido de apoio para elaboração de convênio com as editoras;
Decretos que deram estrutura à COLTED;
Decreto Lei nº 200 de 25 de fevereiro de 1967 – Reforma Administrativa do Diário Oficial;
Contrato particular de abertura de crédito para financiamento à indústria cinematográfica firmado pela Comissão de Auxílio à Indústria Cinematográfica (CAIC).

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

CILEME_m006p03 - Objetivos e Realizações na Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar do INEP

Plano de Organização da CILEME contendo seus objetivos, organização, designação de pessoal e atribuição dos setores de ensino primário, normal e ensino médio e Plano Geral de Trabalho.
Apresentação de trabalhos realizados pelo CILEME, tratando de sistemas de educação, escola primária e secundária dos estados da Região Sul, Nordeste e do estado de São Paulo. É concluído que novos estudos serão feitos em 1956 e subordinados pelo novo órgão instituído do INEP, o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE).

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CRPE-PE_m046p04 - Acordo de Treinamento e/ou Aperfeiçoamento de Pessoal Docente e Administrativo, 1968

“Treinamento e/ou aperfeiçoamento de pessoal docente e administrativo” – acordo firmado entre Ministério da Educação e Cultura, representado por INEP e CRPE/PE, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, Agência para o Desenvolvimento Internacional - USAID/Brasil e Conselho de Cooperação Técnica da Aliança para o Progresso - CONTAP. O acordo tinha como finalidade vincular recursos ao programa visando proporcionar treinamento e/ou aperfeiçoamento de pessoal docente e administrativo do ensino normal, diretores e administradores de escolas primárias no Centro de Treinamento Educacional.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE

CEOSE-CROSE_m012p01 - Plano de Operações para Projeto de Educação Primária e Normal, 1963 – 1967

Programação dos Colóquios Regionais sobre a organização dos sistemas de ensino que ocorreram de 9 a 15 de março de 1967;
Acordo de adesão ao plano mestre de operações para um projeto de educação primária e normal no Brasil;
Programa del seminario sobre problemas educativos de America Latina, por Angel Oliveros;
Plano mestre de operações para um projeto de educação primária e normal no Brasil;
Acordo de adesão ao plano mestre de operações para um projeto de educação primária e normal no Brasil, Estado de Mato Grosso;
Gráfico de alunos matriculados no período de 1950 a 1966 e previsão para 1967; Organograma da Escola Industrial Federal da Paraíba;
Estabelecimento particulares de ensino que optaram pelo sistema estadual de ensino;
Matricula dos estabelecimentos oficiais de ensino secundário no período de 1965 a 1966;
Expansão de matrículas na rede de estabelecimento oficiais de ensino secundário, pelo governo da Paraíba - Secretaria de Educação e Cultura; Acordo de adesão ao segundo plano mestre de operações para um projeto de educação primaria e normal no Brasil;
Serviço de Escolas Primárias Integradas (SEPI) de João Pessoa e Santa Rita: questionário respondido; quadro de pessoal das escolas primárias integradas; quadro de pessoal da escola primária integrada de Santa Rita (Setor Extra Classe); Currículo para serviço de escolas primárias integradas; boletins de frequência do mês de fevereiro de 1967 de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande.
Plano Nacional de Educação: plano de aplicação de 1965;
Plano Nacional de Educação, globalização dos planos de aplicação dos recursos atribuídos ao estado da Paraíba;
Plano Trienal de educação do Ministério da Educação e Cultura;
Escolas primárias integradas da Paraíba: programa a ser desenvolvido durante o ano de 1967: sugestão de atividades.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CRPE-BA_m001p02 - Trabalho: “Aspectos Qualitativos do Ensino Primário”, 1966

Três fotografias, em preto e branco, da Escola de Aplicação;
Trabalho intitulado “Aspectos Qualitativos do Ensino Primário”, produzido por Regina Espinheira. O objetivo da pesquisa é compreender as razões dos altos índices de evasão e reprovação da escola primária no estado da Bahia e buscar soluções para os problemas;
Coleta de dados de agosto de 1965 a junho de 1966.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-PE_m007p04 - Proposta para Estudos de Crianças nas Escolas, 1957

Proposta para estudos de crianças nas escolas, desenvolvido por Robert J. Havighurst, para uma série estudos com objetivos como: estabelecer uma base para estudos mais extensos e definitivos no futuro, obter informações sobre as condições de sucesso e falha nas escolas primárias e treinar alunos com métodos de pesquisas;
Sugestões de campos de pesquisas a serem desenvolvidas pelo CRPE/PE, discutidos e avaliados por um grupo de planejamento quanto ao progresso da crianças nas escolas primárias e o processo de avaliação e promoção;
Sugestões para estudo do progresso de crianças nas escolas primárias, por Robert J. Havighurst.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE