Item - CBPE_m256p01 - Diretrizes da Política de Pesquisa Educacional e Subsídios para a Comissão Especial

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CBPE_m256p01 - Diretrizes da Política de Pesquisa Educacional e Subsídios para a Comissão Especial

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Textual, 122 páginas.

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(1955 - 1977)

Administrative history

O Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais foi criado pelo Decreto 38.460 de dezembro de 1965. Junto ao CBPE foram inaugurados os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais. Estes eram subordinados ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).

Archival history

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

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Scope and content

Diretrizes da política de pesquisa educacional;
Sugestões de assuntos para pesquisas;
Subsídios para a Comissão Especial designada pela Portaria Ministerial nº 274 de 26/04/1976;
Temas prioritários de pesquisa na área do ensino de 2º grau;
Portaria Ministerial nº 274 de 26/04/1976;
Ata da primeira reunião da comissão especial que trata a Portaria Ministerial nº 274 de 26/04/1976;
Trabalho da Comissão Especial de que trata a Portaria Ministerial nº 274 de 26/04/1976;
Subsídios para o trabalho da Comissão Especial encarregada de determinar "Temas prioritários de pesquisa no Brasil", Programa Nacional de Teleducação - PRONTEL, Rio de Janeiro, junho de 1976;
Projetos a serem financiados no período de vigência do II PSEC;
Subsídios para o estabelecimento de temas prioritários de Pesquisa Educacional e fixação de critérios e indicadores destinados à seleção dos projetos respectivos;
O PRONTEL e as tecnologias educacionais.

Appraisal, destruction and scheduling

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Acesso livre.

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  • Brazilian Portuguese

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Note

Os relatórios descritos no maço arqivístico que tratam de subsídios para a pesquisa educacional estão por base na portaria ministerial do MEC n°274 de 26 de abril de 1976 que designa comissão especial composta por professores e funcionários do INEP, CBPE e PRONTEL (Programa Nacional de Teleducação), para estabeleceram temas prioritários para pesquisa educacional. Por base na Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971 que fixa diretrizes de base da educação básica e ensino supletivo. Baseado nesta lei foram promulgados três (3) planos setoriais de educação. O II Plano Setorial de Educação e Cultura (1975/1979) - II PSEC - é instrumento basilar nestes relatórios para produção de subsídios e temas de pesquisa para a educação básica, 1° e 2° graus, ensino supletivo, ensino superior e educação especial. O II PSEC foi complementado com Política Nacional de Educação Integrada, de 1975, que também foi diretriz na proposta de pesquisas e temas dos relatórios descritos neste maço arquivístico. A portaria ministerial descrita encontra-se no maço CBPE_m256p03.

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Outubro de 2019; Arquivo Histórico; INEP.

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  • Brazilian Portuguese

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