Desenvolvimento do Magistério

Taxonomy

Code

Scope note(s)

Source note(s)

Display note(s)

Equivalent terms

Desenvolvimento do Magistério

Associated terms

Desenvolvimento do Magistério

33 Archival description results for Desenvolvimento do Magistério

Campanhas de Construções Escolares_m005p01 - Termos de acordo relacionados a auxílio para aprimoramento da rede escolar brasileira, 1961

Termo de acordo especial celebrado entre o MEC, INEP e os governos dos Estados e Municípios do Maranhão, Piauí, Sergipe, Paraíba, Goiás, Guanabara, Amazonas, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco e Minas Gerais para concessão de auxílio destinado a equipamento escolar, treinamento de professores; Acordo de convênio entre INEP e o Serviço de Estatística da Educação - SEEC para a apuração de estatística do ensino primário relativo ao ano de 1961.

Untitled

CAPES_m005p01 - Relatório de atividades do 4º trimestre, 1957

Relatório das atividades da Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior durante o quarto trimestre de 1957: Descrição de projetos, eventos, concessão de bolsas e levantamento estatístico do Ensino Superior no Brasil no respectivo ano.

Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

CBPE_m014p01 - Curso de atualização para professores de matemática e ciências do 1º grau, 1973

Curso de atualização para professores de Matemática e Ciências do 1º grau. Recife.
Aspectos didáticos do problema da integração vertical. Extraído do livro: A escola secundária moderna do autor Lauro de Oliveira Lima;
O desenvolvimento mental da criança e do adolescente. Extraído do livro: Crianças e adolescentes; Uma experiências concernente ao ensino primário de matemática. Autor: Z. Krygowska e H. Moroz; Leitura ativa (Técnica do Questionamento). Referências: trabalho realizado pela equipe de professoras: Maria do Socorro Jordão Emerenciano, Elena Girarde Corrêa, Odete Pessoal Maciel e Gilka Ferreira de Azevedo. Brasília; Sugestões para exercício de leitura compreensiva; Exercícios práticos; A importância da estrutura na aprendizagem. Extraído do livro: O processo da educação.

CRPE-PE_m011p03 - Relatório do I Curso Intensivo de Atividades Artesanais, 1961

Relatório elaborado pela professora Anna Maria Lucena de Oliveira Cavalcanti, referido ao I Curso Intensivo de Atividades Artesanais para professoras primárias de Recife, realizado de 21 a 29 de março de 1961;
Apreciação dos trabalhos do I Curso Intensivo de Atividades Artísticas para Professoras, feita pela professora Noêmia Varella, diretora da Escolinha de Arte do Recife.

Untitled

CILEME_m006p04 - Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos História da Educação no Brasil, 1955

Relatório das Atividades do Inep, contendo:
Andamento dos trabalhos sobre a História da Educação no Brasil;
Cursos promovidos pelo Inep; Atividades da CILEME;
Informações sobre o ensino secundário, superior, emendativo, teatro, agrícola;
Atividades do Instituto Nacional do Livro (INL);
Nota sobre a posse do ministro Abgar Renault;
Criação do Departamento Nacional do Serviço Social;
Inauguração da Casa do Professor;
Congressos, reuniões, certames, cursos;
Plano de Colaboração entre o Instituto Nacional de Surdos-Mudos e a Secretaria Geral de Educação e Cultura da Prefeitura do DF;
Normas para organização e funcionamento das caixa escolares nos cursos de ensino supletivo;
Reforma do ensino elementar em Minas Gerais;
Criação da Secretaria de Cultura, em Minas Gerais;
Notas sobre realizações educacionais nos estados do Brasil e criação da Casa do Brasil na Universidade de Paris.

Untitled

COLTED_m003p05 - 37ª Reunião do Colegiado da COLTED, 1970

Correspondência enviada por Ary Leonardo Pereira - Diretor Executivo da COLTED - ao Diretor do INEP sobre o Planejamento do Programa da COLTED para 1970, que seria discutido na 37ª reunião;
Informações sobre a utilização das bibliotecas/COLTED conforme os resultados das apurações das CELTEDs;
Proposta de revisão do programa de treinamento - Plano Piloto;
Breve descrição dos resultados do curso de treinamento oferecido pela COLTED aos Diretores de Escola Primária dos estados registrados nos respectivos relatórios.

Untitled

CBPE_m085p01 - Correspondências CBPE, 1954 - 1974

Correspondência Nº 1295, do Dr. Hermes Rodrigues de Alcântara, Secretário de Educação Cultura e Saúde, ao Sr Joaquim Moreira de Souza, diretor executivo do CBPE, informando a inexistência de legislação referente aos currículos dos cursos de formação de professor primário e de regente de ensino no Estado de Mato Grosso;
Ofício Nº 138/62, do Pe. Ruy Rodrigues da Silva, Secretário da Educação e Cultura de Goiânia, para o Sr. Joaquim Moreira de Souza, diretor executivo do CBPE, informando as mudanças na legislação do Ensino Normal.
Oficio Nº 56, do Diretor do Instituto Oswaldo Cruz, ao Diretor Executivo Adjunto do CBPE, informando que não possui curso de férias, campos de trabalho e viagens para estrangeiros.
Oficio Nº 6/62, do diretor do CRPE de Minas Gerais, ao diretor executivo adjunto do CBPE, informando que tem conhecimento de cursos de férias, campos de trabalho e viagens de estudo para estrangeiros.
Correspondências internacionais em inglês, francês e espanhol, solicitando autorização para trabalhar por um ano com os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Brasil com o Programa da UNESCO.

Untitled

SAT_m007p01 - Informações sobre a EATEP e seus programas, 1966 - 1968

Correspondências informando sobre a extinção da Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário - EATEP;
Relação do material de consumo, limpeza e permanente de escritório existente em estoque na EATEP até a data de 25/03/1969;
Propostas de metas para EATEP;
Programa de atividades do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP no período de 1968 a 1971;
Informações sobre a segunda etapa do trabalho da EATEP.
Comunicado sobre a realização da V Semana de Estudos INEP/EATEP;
Ata da reunião de 2 de agosto de 1966 com Dr. Carlos Mascaro para uma visão geral do trabalho da Equipe do Ensino Primário;
Objetivos Nacionais da Educação Brasileira;
Comunicado sobre convênio de cooperação e assistência técnica assinado pelo MEC com a USAID;
Relatório das atividades da equipe de assistência técnica ao ensino primário no ano de 1968;
Informações sobre o programa de pesquisa da EATEP;
Programa para o desenvolvimento de uma "nova mentalidade" para com a educação primária no Brasil;
Programa de assistência técnica direta aos estados selecionados;
Relatório da viagem à São Paulo;
Guia para análise dos problemas de supervisão na escola primária;
Formação e aperfeiçoamento de professores;
Estudo sobre as características de professor eficiente;
Guia para análise da administração;
Para consideração da equipe: os custos da evasão e repetência na educação primária brasileira;
Relatório especial: instrução programada - uma nova modalidade de ensino;
Guia para análise de problemas no currículo escolar primário;
Para consideração da equipe: método proposto para o trabalho em Pernambuco e outros estados;
Descrição detalhada do modelo de material que mereceu prioridade absoluta (manual de trabalho em brochura, sobre "Estudo da Distribuição Eficiente das Verbas da Educação Primária") de acordo com a solicitação do Dr. Mascaro, na reunião de 21 de dezembro de 1966, para ser usado na reunião dos secretários de educação e diretores do MEC em 10/01/1967 em Brasília;
Seleção dos estados para o Estudo do Problema do Fluxo Estudantil na Educação Primária Brasileira, por H. R. White;
Implantação de um sistema de avaliação do ensino primário;

Untitled

Results 1 to 25 of 33