Item - CRPE-SP_m0173p01 - Documentos diversos sobre VIII Curso de Especialistas em Educação para América Latina, 1965 - 1966

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CRPE-SP_m0173p01 - Documentos diversos sobre VIII Curso de Especialistas em Educação para América Latina, 1965 - 1966

Date(s)

  • 1965 - 1966 (Creation)

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Textual, 167 páginas.

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Archival history

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

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Scope and content

Documentos diversos sobre o VIII Curso de Especialistas em Educação para América Latina.

  • Relatório enviado a Carlos Correa Mascaro, Diretor Substituto do CRPE, sobre a viagem de Heládio C. G. Antunha, Coordenador da Divisão de Aperfeiçoamento de Magistério, a Santiago, no Chile, para tratar de problemas relacionados às atividades principais do Projeto UNESCO e observar as atividades do Centro Latino-Americano de Formação de Especialistas em Educação (CLAFEE);
  • Verificação de viabilidade junto ao Coordenador do Serviço de Recursos Audiovisuais (SRAV), Professor Chicralla Raidar, para fornecimento de seus materiais, mediante pagamento, Centro Latino Americano de Formação de Especialistas em Educação, no Chile;
  • Correspondências trocadas com a UNESCO sobre pagamentos aos bolsistas;
  • Coordenador da DAM e do CEEAL sinaliza que a Professora Maria Nilda Jordão Cann substituirá o Professor Angel Oliveros como encarregada da área de Problemas de Formação de Professores do VIII Curso de Especialistas em Educação para a América Latina;
  • Sugestões dos professores do Conselho Técnico do VIII Curso de Especialistas em Educação para a América Latina de modificações a serem introduzidas no oferecimento das bolsas Brasil-UNESCO do ano seguinte;
  • Parecer do Diretor Carlos Correa Mascaro sobre plano de traduções de artigos sobre assuntos de Educação Comparada, como atividade complementar da Área de Organização, Administração e Planejamento do CEEAL e do Curso de Planejamento Educacional;
  • Solicitação de autorização para envio de Maria Aparecida Tamaso Garcia para o Rio de Janeiro, a fim de dar andamento aos preparativos para a excursão de estudos para formação de bolsistas;
  • Solicitação de aproveitamento de professores como conferencistas;
  • Currículo do Professor Hernández Nuiz;
  • Correspondência do Coordenador da DAM e do VIII CEEAL ao Diretor do Centro Regional de Construções Escolares para a América Latina, Gonzalo Abad Grijalva, expondo as dificuldades para a realização de outro curso semelhante ao VIII CEEAL no corrente exercício;
  • Plano de distribuição de aulas entre os professores do curso;
  • Relatório sobre reunião com Pierre Hanquet, Chefe da Missão UNESCO no Brasil, e com os técnicos da UNESCO em serviço neste centro;
  • Projeto de pesquisa "O Ensino da Filosofia no Ensino Médio e Normal, em particular da Filosofia da Educação", de Pierre Furter;
  • "Projeto Principal sobre Extensão e Melhoramento da Educação Primária na América Latina", envolvendo convênio da UNESCO com Argentina, Brasil e Chile;
  • Correspondência do Diretor do INEP para o Secretário de Educação do estado do Amazonas para que envie professores para participar dos cursos oferecidos pela instituição.

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  • Brazilian Portuguese

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Agosto de 2022; Arquivo Histórico; INEP.

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  • Brazilian Portuguese

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