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Title
Date(s)
- 1965 - 1966 (Creation)
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Extent and medium
Textual, 168 páginas.
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Biographical history
Archival history
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Documentos diversos sobre o VIII Curso de Especialistas em Educação para América Latina.
- Declaração de atividades desenvolvidas pela estagiária Letícia Esperanza Burgos de Mendoza Tobar no curso;
- Correspondência a Eduardo Albertal, representante do Programa da ONU Para o Desenvolvimento, e outras correspondências relativas a despesas com os bolsistas;
- Correspondência encaminhando certificados expedidos pelo CRPE por realização dos cursos de Especialistas em Educação para a América Latina, Especialistas em Recursos Audiovisuais, Treinamento de Pessoal em Planejamento Educacional;
- Recibo de certificados enviado pelo Ministério da Educação Pública do Peru;
- Agradecimentos a diversos envolvidos na realização do curso;
- Relação de bolsistas hispanos desligados do curso;
- Avaliação participação de bolsistas;
- Relatório da Comissão encarregada de estudar o uso da verba proveniente da UNESCO;
- Correspondência ao Adido Cultural do Consulado Francês, Sr. Kuemeneur, registrando utilização de material didático oriundo da escola francesa nos cursos do CRPE;
- Pedido de acesso às informações de trabalho do Fundo de Construção Escolar à professora Maria Tereza de Faria;
- Pedidos de visita a diferentes instituições de ensino e temário para conduzir a visita;
- Solicitação distribuição de publicações aos bolsistas;
- Bolsistas dominicanos pedem para retornar ao seu país para proteger suas famílias da guerra civil deflagrada no país.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Acesso livre.
Conditions governing reproduction
Digitalização. Cópia.
Language of material
- Spanish
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
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Existence and location of originals
Existence and location of copies
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Status
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Dates of creation revision deletion
Agosto de 2022; Arquivo Histórico; INEP.
Language(s)
- Brazilian Portuguese
Script(s)
Sources
Digital object metadata
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CRPE-SP_m0172p01.pdf
Latitude
Longitude
Media type
Text
Mime-type
application/pdf