Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1972 (Produção)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Textual, 13 páginas.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
O Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia foi criado pelo Decreto nº 38.460, de 28 de dezembro de 1955, subordinado ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
De acordo com estatuto legal, os objetivos dos Centros de Pesquisas são: pesquisa das condições culturais e escolares e das tendências de desenvolvimento de cada região e da sociedade brasileira como um todo; treinamento e aperfeiçoamento de professores de escolas primárias, secundárias e normais e orientadores educacionais.
Integrado ao CRPE/BA estava o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, projeto de escola idealizado por Anísio Teixeira, e tinha como objetivo a educação integral dos alunos, promovendo o desenvolvimento de suas potencialidades, através de atividades cívicas, artísticas, recreativas e de estudo. As grades curriculares contavam com diversas atividades além das matérias básicas de ensino.
Em 16 de janeiro de 1973, por meio do Decreto nº 71.713, o Presidente Ernesto Geisel extingue o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Salvador, transferindo para a Universidade Federal da Bahia as atividades de ensino e pesquisas até então destinadas ao CRPE/BA. Em 23 de maio de 1975, a partir do Decreto nº 75.754, o Presidente extingue os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Nordeste, do Sudeste e do Sul.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Projeto preliminar apresentado pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia, intitulado "Programa Anísio Teixeira" com o objetivo de reunir estudos e pesquisas na área da educação.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Programa Anisio Teixeira (Assunto)
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
11 de janeiro de 2018; Arquivo Histórico.
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Objeto digital metadados
Nome do ficheiro
CRPE-BA_m8p1_ProjetoPreliminar_ProgramaAnisioTeixeira.PDF
Latitude
Longitude
Tipo de suporte
Texto
Mime-type
application/pdf