Unidad documental simple - CRPE-BA_m004p01 - Relatórios de Atividades, 1955

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Código de referencia

Título

CRPE-BA_m004p01 - Relatórios de Atividades, 1955

Fecha(s)

  • 1955 (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Textual, 167 páginas.

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

O Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia foi criado pelo Decreto nº 38.460, de 28 de dezembro de 1955, subordinado ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
De acordo com estatuto legal, os objetivos dos Centros de Pesquisas são: pesquisa das condições culturais e escolares e das tendências de desenvolvimento de cada região e da sociedade brasileira como um todo; treinamento e aperfeiçoamento de professores de escolas primárias, secundárias e normais e orientadores educacionais.
Integrado ao CRPE/BA estava o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, projeto de escola idealizado por Anísio Teixeira, e tinha como objetivo a educação integral dos alunos, promovendo o desenvolvimento de suas potencialidades, através de atividades cívicas, artísticas, recreativas e de estudo. As grades curriculares contavam com diversas atividades além das matérias básicas de ensino.
Em 16 de janeiro de 1973, por meio do Decreto nº 71.713, o Presidente Ernesto Geisel extingue o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Salvador, transferindo para a Universidade Federal da Bahia as atividades de ensino e pesquisas até então destinadas ao CRPE/BA. Em 23 de maio de 1975, a partir do Decreto nº 75.754, o Presidente extingue os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Nordeste, do Sudeste e do Sul.

Historia archivística

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Correspondência de encaminhamento do Relatório das Atividades da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais Relativas ao ano de 1966;
Relatório da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério;
Relatório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Relatório das atividades desenvolvidas pela Divisão de Documentação Relativas ao ano de 1966;
Relatório de atividades desenvolvidas pelo Centro Audiovisual da Bahia - CRPE, em 1966;
Relatório de atividades da Secretaria Executiva do CRPE, ano de 1966;
Correspondência enviada por Dirvan S. Lima Teixeira, Secretário Executivo, a Péricles Madureira de Pinho, Diretor Substituto do INEP, com encaminhamento do Relatório das atividades desenvolvidas pelo CRPE-BA no ano de 1963 no Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Relatório de atividades desenvolvidas pela Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais;
Relação com quantitativo de livros distribuídos entre janeiro e novembro de 1963, nos estados da Bahia e Sergipe;
Programa do Curso de Formação para Professores-Supervisores;
Esboço do plano de curso intensivo de treinamento de professores primários;
Correspondência enviada por Hildérico Pinheiro de Oliveira, Diretor do CRPE-BA, a Carlos Pasquale, Diretor do INEP, com relatório de atividades desenvolvidas no ano de 1964;
Teste de seleção para o Curso de Treinamento para Magistério Primário de Emergência, 1964;
Relatório das Atividades Desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia no 1° Trimestre de 1964;
Relatório das atividades desenvolvidas no Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia, 1962;
Relatório das atividades desenvolvidas no Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia, 1961 e 1° semestre de 1962;
Relatório de atividades desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia em 1962;
Demonstrativo da situação financeira do CRPE da Bahia;
Correspondência enviada a Anísio Teixeira, Diretor do Inep, por Hildérico de Oliveira sobre o Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Documento intitulado “Programa de construção e manutenção das escolas experimentais e de trabalhos a serem realizadas nessas escolas”;
Projetos da Divisão de Documentação e Informação Pedagógica – 1958, do CRPE-BA;
Relatório Anual 1958 – Divisão de Documentação e Informação;
Relatório de atividades da Divisão de Documentação e Informação referente ao ano de 1958;
Correspondência enviada a Anísio Teixeira, Diretor do INEP, por Luiz Ribeiro de Sena, Co-Diretor do CRPE, com encaminhamento do sumário das atividades desenvolvidas pelo CRPE no período de 1955 a 1960;
Documento sobre Escolas experimentais e de demonstração do Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia;
Resumo do relatório das atividades do Centro Regional da Bahia no período de 1956 a 1960;
Correspondência enviada a Anísio Teixeira com informações referentes a escolas de Salvador.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Acesso livre.

Condiciones

Digitalização. Cópia.

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

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Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

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Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

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Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Janeiro de 2022; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

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