Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1971 (Production)
Niveau de description
Pièce
Étendue matérielle et support
Textual, 25 páginas.
Zone du contexte
Histoire archivistique
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Correspondência do Institut Maïeutique para a diretoria do CBPE, agradecendo as informações dadas sobre as reformas escolares e solicitando o envio de material sobre o assunto, e também informando sobre o projeto do Instituto em colaboração com o Brasil e sobre a inscrição de participantes no evento;
Correspondência enviada por Dymas Joseph, Orientador do Departamento Educacional do Jornal do Brasil explicando a história do Jornal e, por fim, solicitando a confirmação do interesse em continuar recebendo as publicações. Martha Albuquerque, Chefe Eventual da Seção de Documentação, confirma o interesse em receber as publicações;
Correspondência do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores solicitando ao INEP informações sobre os métodos de ensino no Brasil, especialmente no que concerne à língua francesa, para a pesquisa pedagógica do Centro Internacional de Estudos Pedagógicos de Sèvres, na França. Consta o ofício nº 05/71, enviado por Dóris de Mello Brito, coordenadora da Divisão de Documentação e Informação Pedagógica, para José Renato Vieira Braga, chefe do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, informando sobre os métodos de ensino das línguas vivas, especialmente do francês, no Brasil;
Ofício nº 355/71, de Confúcio Pamplona, secretário geral do Ministério da Educação e Cultura, para Walter de Toledo Pizza, diretor do INEP, solicitando o envio publicações de estudos e pesquisa relacionadas à organização do ensino no país, programas de ensino e métodos pedagógicos, ensino audiovisual, formação de professores secundários e universitários e projetos de desenvolvimento da educação; Correspondência da Associação de Professores de Francês de Niterói enviada a Martha Albuquerque, Chefe Eventual da Seção de Documentação, convidando-a para participar de um encontro com a Professora Colette Stourdzé, no dia 23 de abril de 1971 no Centro Educacional de Niterói. Correspondência acusando o recebimento do convite;
Além das correspondências citadas, consta no maço correspondências solicitando o envio e acesso a publicações sobre o ensino do Brasil, trocadas entre Martha Albuquerque, Chefe Eventual da Seção de Documentação, e as seguintes instituições e pesquisadores: Magda Louzán, Presidente de la Sociedad de Dislexia del Uruguay; Afonso Pereira, Presidente da Fundação Padre Ibiapina; Professora Eny Caldeira, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Paraná; Eurides Brito da Silva, diretora do Departamento de Ensino Fundamental do MEC; Antonio Chicrala Haidar, Diretor do Centro Regional de Pesquisas Educacionais Professor Queiroz Filho; Fernando Moreira, responsável pelo SDI-CEPE; Antônio Janyr Dall'Agnol. diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; José Zaragozá Especialista da UNESCO; Agostinho Olavo Rodrigues, secretário executivo do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC).
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Acesso livre.
Conditions de reproduction
Digitalização. Cópia.
Langue des documents
- français
- portugais brésilien
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
Fevereiro de 2022; Arquivo Histórico; INEP.
Langue(s)
- portugais brésilien
Écriture(s)
Sources
Document numérique - métadonnées
Nom du fichier
CODI-UNIPERm1234p06.pdf
Latitude
Longitude
Type de support
Texte
Type MIME
application/pdf