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Date(s)
- 1969 - 1971 (Creation)
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Extent and medium
Textual, 17 páginas.
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Archival history
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Immediate source of acquisition or transfer
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Scope and content
Correspondências trocadas entre Raimundo Hélio Leite, Coordenador de Pesquisas e Serviços Educacionais, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e Martha Albuquerque, Chefe da Seção de Documentação e Intercâmbio do CBPE, sobre o envio de pesquisas sobre a educação no Brasil;
Ofício Circular assinado pelo Assessor Geral da Coordenação Nacional, Ney Fabiano de Castro, solicitando o envio de monografias, bibliografias do ensino, cultura técnica e zootécnica, na área agrícola para a implantação do Departamento do Ensino Médio do Ministério da Educação e Cultura. Correspondência de Martha Albuquerque, Chefe Eventual da Seção de Documentação e Intercâmbio, em resposta, enviando as publicações solicitadas;
Correspondências trocadas entre Therezinha de Alencar Selem, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Campo Grande (MS), e a Seção de Documentação e Intercâmbio do CBPE, solicitando o acesso e envio de informações e periódicos das publicações do INEP. Consta a correspondência de Martha Albuquerque, Chefe Eventual da Seção de Documentação e Intercâmbio, enviando os materiais solicitados;
Correspondências da Diretora do CBPE Elza Rodrigues Martins, solicitando os planos e programas de escolas experimentais de nível médio e superior existentes para os Secretários de Educação dos seguintes estados: Guanabara, São Paulo, Minas Gerias e Paraná;
Correspondência de Harry Baum, Diretor da World Meetings Information Center, enviada ao CBPE solicitando o preenchimento de um questionário com informações sobre a educação no Brasil para compor o primeiro número do jornal de Encontros Mundiais: Ciências Sociais e Comportamentais, Educação e Administração.
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Acesso livre.
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- English
- Brazilian Portuguese
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Dates of creation revision deletion
Fevereiro de 2022; Arquivo Histórico; INEP.
Language(s)
- Brazilian Portuguese
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CODI-UNIPERm1234p03.pdf
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Text
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application/pdf