Unidad documental simple - CODI_m117p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas sobre Educação no Brasil Entre Julho E Dezembro, 1970

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Área de identidad

Código de referencia

Título

CODI_m117p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas sobre Educação no Brasil Entre Julho E Dezembro, 1970

Fecha(s)

  • 1970 (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Textual, 83 páginas.

Área de contexto

Nombre del productor

(1975)

Historia administrativa

Decreto Nº 75.625, de 17 de abril de 1975, determinou a Coordenadoria de Documentação e Informações como parte da estrutura básica do INEP.
A Coordenadoria de Documentação e Informações do INEP é composta pelos seguintes setores e seções: Seção de Controle e Avaliação (SECON), Seção de Pergunta-Resposta (SEPER), Biblioteca Núcleo (BNu), Seção de Publicações (SEP), Seção de Thesaurus e Setor de Audiovisual.

Historia archivística

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Correspondências diversas enviadas e recebidas pelo INEP, CBPE e Centro de Documentação e Informação solicitando informações sobre a educação no Brasil, a estrutura de ensino no Brasil, bolsas de estudos;
Correspondência enviada a Nise Maria Lessa B. Magalhães sobre as técnicas e métodos de ensino adotadas pelo IBEU;
Convite para participação no Colloque national “La recherche interdisciplinaire de l’enseignement”, oferecido pelo Institut de Sciences Pedagogiques;
Relatório da reunião de 29 de agosto de 1970 da Associação de Professores de Francês do Rio de Janeiro. Em francês;
Comunicado da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil sobre a abertura das inscrições de bolsas para professores primários e secundários do Ministério da Educação e Cultura e das Secretarias de Educação estaduais;
Correspondência da Unesco ao INEP;
Correspondência solicitando ajuda para pesquisa sobre crianças superdotadas. Em inglês;
Correspondência da Universidade de Harvard solicitando cópia dos Projetos Prioritários em Educação. Em inglês;
Correspondência sobre a “International Health Conference”, que ocorreria entre 21 e 25 de setembro de 1970, em Edimburgo, na Escócia;
Solicitação do SENAI ao INEP para o envio da publicação Programa de Administração Escolar Simpósio Interamericano de Administração Escolar, l Brasília, 1968;
Programa básico do curso de métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais realizado pela fundação Getúlio Vargas e ficha de inscrição;
Folheto sobre Pesquisa anual em relações intergrupais, modelo de questionário;
Correspondências para Centro Educacional de Niterói, ao Instituto de Cultura Brasil Alemanha, ao Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU), ao Colégio de Aplicação da UFRJ, Instituto Cultural Brasil Japão, Aliança Francesa, Serviço Cultural da Embaixada da França, Instituto de Cultura Italo Brasileiro solicitando informações sobre o ensino de línguas vivas no Brasil.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Acesso livre.

Condiciones

Digitalização. Cópia.

Idioma del material

  • español
  • francés
  • inglés
  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Abril de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

Objeto digital (Referencia), área de permisos

Objeto digital (Miniatura), área de permisos

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados

Unidad de almacenaje

  • Caja: CODI_m117p01