Item - CODI_m106p01 - Documentos Diversos que Dispõem sobre a Criação da Comissão de Análise de Documentos, 1972 - 1973

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Title

CODI_m106p01 - Documentos Diversos que Dispõem sobre a Criação da Comissão de Análise de Documentos, 1972 - 1973

Date(s)

  • 1972 - 1973 (Creation)

Level of description

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Extent and medium

Textual, 76 páginas.

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Name of creator

(1975)

Administrative history

Decreto Nº 75.625, de 17 de abril de 1975, determinou a Coordenadoria de Documentação e Informações como parte da estrutura básica do INEP.
A Coordenadoria de Documentação e Informações do INEP é composta pelos seguintes setores e seções: Seção de Controle e Avaliação (SECON), Seção de Pergunta-Resposta (SEPER), Biblioteca Núcleo (BNu), Seção de Publicações (SEP), Seção de Thesaurus e Setor de Audiovisual.

Archival history

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

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Scope and content

Listas de presença das reuniões dos membros da Comissão de Análise de Documentos (CAD);
Relatório da visita de 22 de fevereiro de 1973 das funcionárias do CBPE, Fidelina dos Santos e Daura Castel Drummond da Silva à secretaria do INEP e à Biblioteca do Escritório do Governo do Estado de São Paulo - EGESP;
Correspondência enviada ao diretor do INEP pela coordenadora da CAD sobre preparação de ficha de pessoal para microfilmagem;
Ata da 3ª reunião da Comissão de Análise de Documentos, do CBPE. do INEP e do MEC;
Notas sobre termo de abertura de registro das atas das reuniões da CAD;
Correspondências enviadas ao diretor do INEP pela diretora executiva do CBPE sobre proposta de inclusão de membros na CAD; sobre inventário do acervo da SDI; sobre indicação de elementos da CAD para as funções de Coordenador e de Secretário da Comissão;
Portaria nº 178 de 03 de outubro de 1972 que cria a Comissão de Análise de Documentos do CBPE e define suas atribuições e dá outras providências;
Correspondência enviada a diretora executiva pela coordenadora da DDIP sobre comissão para tratar da microfilmagem;
Correspondências enviadas convidando para as reuniões;
Solicitação de desligamento de Geralda de Lacerda Rodrigues da CAD;
Correspondência de José Guilherme Cardoso da Silva sobre sua permanência na CAD ao Chefe da Contabilidade do INEP;
Relatório do Curso de Indexação Coordenada (UNITERMO);
Sugestões e informações para a 2° Reunião do CAD em 31/01/1973;
Ata da 1ª reunião da Comissão de Análise de Documentos;
Portaria nº 09 de 17 de janeiro de 1973 resolve incluir na CAD mais três servidores.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

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Acesso livre.

Conditions governing reproduction

Digitalização Cópia.

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  • Brazilian Portuguese

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Abril de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

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