Item - CODI_m040p01 - Correspondências de Solicitação de Informações Educacionais, 1960 - 1961

Open original Digital object

Identity area

Reference code

Title

CODI_m040p01 - Correspondências de Solicitação de Informações Educacionais, 1960 - 1961

Date(s)

  • 1960 - 1961 (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

Textual, 77 páginas.

Context area

Name of creator

(1975)

Administrative history

Decreto Nº 75.625, de 17 de abril de 1975, determinou a Coordenadoria de Documentação e Informações como parte da estrutura básica do INEP.
A Coordenadoria de Documentação e Informações do INEP é composta pelos seguintes setores e seções: Seção de Controle e Avaliação (SECON), Seção de Pergunta-Resposta (SEPER), Biblioteca Núcleo (BNu), Seção de Publicações (SEP), Seção de Thesaurus e Setor de Audiovisual.

Archival history

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AToM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Arturo Villalobos solicita documentação sobre a educação primária brasileira, para composição de sua tese profissional cujo tema é "La Musica en la Escuela Primaria". Solicita os programas de música na educação primária e o Manual de Ensino elaborado pela professora Eter Bauzer, intitulado "Juegos y Recreaciones en la Escuela Primária". Solicitação encaminhada a diretoria do INEP;
Dolores A. Reis solicita ao MEC/INEP, envio de selos para uma exibição de selos de diversos países em uma escola nas Filipinas. Elza N. Alves solicita o atendimento a solicitação e distribuição destes selos;
Alicia M. Bonilla e Thelma Fernández solicitam ao MEC/INEP, relatórios das atividades do Sr. Lorenzo Filho;
Correspondências trocadas entre Péricles Madureira Pinho e Guilhermo Francovich, sobre documentos contendo informações da educação brasileira, em nexo a listagem do matéria disponibilizado pelo INEP;
Correspondência trocada entre Jean Baffet e o INEP, sobre informações a respeito das condições oferecidas aos candidatos desejosos de ensinar no Congo Belga;
Centro de Documentação Pedagógica do Ministério da Educação de Cuba, solicita ao INEP lista de publicações brasileira que fazem parte do Programa de Extensão da Educação Primária na América Latina, programa unificado pela UNESCO;
Confederação Mundial de Educação Profissional solicita ao INEP informações contidas em sua biblioteca sobre a evolução da educação em nível mundial;
Solicitações de envio de exemplares de publicações brasileiras sobre a educação no Brasil, de diversas instituições educacionais estrangeiras, Guiana Britânica, Argentina, Califórnia, Israel, Austrália, Estados Unidos da América, Bolívia, Espanha, Canadá, Dinamarca e México.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Acesso livre.

Conditions governing reproduction

Digitalização. Cópia.

Language of material

  • Spanish
  • French
  • English
  • Brazilian Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Abril de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Sources

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places

Physical storage

  • Box: CODI_m040p01