Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1966 - 1968 (Creación)
Nivel de descripción
Unidad documental simple
Volumen y soporte
Textual, 65 páginas.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Os Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CROSE, foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro. Em 1967 a instituição foi renomeada de acordo com sua abrangência no país, para Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE).
Institución archivística
Historia archivística
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Ofício enviado ao secretário Luiz Navarro de Brito, pelo professor Jacques Torfs, sobre a programação de um seminário de consulta para definição das diretrizes gerais do Plano Integral de Educação e solicita participação;
Correspondência enviada ao professor Jacques Torfs, pelo presidente Vespero Mendes, sobre elaboração dos Planos Estaduais de Educação;
Correspondência enviada pelo reitor Guilardo, ao professor Jacques Torfs, informando debate sobre a articulação entre o ensino médio e o ensino superior, convidando-o a participar. Anexo temário do seminário;
Correspondência enviada ao professor Jacques Torfs, pela coordenadora do Grupo de Trabalhos de Estatísticas da Fundepar, enviando informações sobre dados e solicitando visita do professor;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, enviando contribuição para organização do planejamento da Universidade;
Correspondência enviada ao secretário de Educação da Bahia, com a descrição do conteúdo de um possível estudo e lista de informações disponíveis para serem utilizadas na elaboração do planejamento;
Telegramas enviados pelo professor Jacques Torfs, agradecendo e solicitando informações ;
Correspondência enviada ao secretário de educação da Bahia, pelo coordenador dos CEOSE, sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Recomendações à secretaria de educação da Bahia, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao secretario de educação e cultura da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, enviando opinião sobre temas específicos descritos nos textos que foram solicitadas após a visita do professor a Salvador, pelo grupo de peritos da Secretaria e do Convênio MEC-USAID-SUDENE;
Correspondência enviada ao secretário da educação e cultura da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, comunicando a realização do 1º Ciclo de estudos de planejamento e administração educacionais;
Correspondência enviada ao secretário de educação da Bahia, pelo diretor Carlos Mascaro, sobre acordo com o professor Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pela Sra. Eulina Carvalho, membro da Comissão Coordenadora dos CROSE, sobre preparação dos CROSE nas cidades de Salvador, Aracaju e Maceió;
Lista com presidente e conselheiros do Conselho Estadual de Educação e Cultura;
Lista com professores do Conselho Estadual de Educação de Sergipe;
Lista com membros do Conselho Estadual de Educação de Alagoas;
Lista com diretores e coordenadores do Centro de Estudos Educacionais e Aperfeiçoamento do Professorado;
Lista com membros da Comissão Executora do Convênio SUDENE-MEC-USAID/BRASIL e Governo do Estado da Bahia;
Lista de endereços das instituições visitadas em Salvador, Alagoas, Sergipe e lista com a documentação;
Correspondência enviada ao secretário de educação, pelo professor Jacques Torfs, enviando análise feita da situação das escolas;
Correspondência enviada ao secretário de educação da Bahia, pelo coordenador dos CEOSE, informando as realizações dos CEOSE na Bahia;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre assistência técnica ao estado da Bahia;
Correspondência enviada ao professor Thales de Azevedo, pelo professor Michel Debrun, enviando comentários sobre alguns tópicos;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia, aos reitores de diversas universidades, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando reformulação do plano dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas e reflexões feitas pela comissão;
Correspondência enviada ao secretário de educação do estado da Bahia, aos reitores de universidades do Brasil e ao presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, pelo diretor do INEP, sobre realizações dos CROSE destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país;
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Acesso livre.
Condiciones
Digitalização. Cópia.
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Jacques Torfs (Materia)
- Correspondências (Materia)
- Plano Educacional (Materia)
- Ensino Médio (Materia)
- Ensino Superior (Materia)
- Levantamento de Informações (Materia)
- Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE (Materia)
- Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE (Materia)
- Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE (Materia)
- Universidade Federal da Bahia (Materia)
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.
Idioma(s)
- portugués de Brasil
Escritura(s)
Fuentes
Objeto digital metadatos
Nombre del archivo
CEOSE-CROSE_m051p02.pdf
Latitude
Longitude
Tipo de soporte
Texto
Tipo de documento MIME
application/pdf