Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1968 (Production)
Niveau de description
Pièce
Étendue matérielle et support
Textual, 122 páginas.
Zone du contexte
Nom du producteur
Notice biographique
Os Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CROSE, foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro. Em 1967 a instituição foi renomeada de acordo com sua abrangência no país, para Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE).
Histoire archivistique
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Lista de documentos;
Projetos de trabalho do CEOSE para o primeiro semestre;
Correspondência enviada ao diretor do INEP pelo coordenados dos CEOSE solicitando autorização para a contabilidade efetuas pagamento;
Correspondência enviada pela Isabelle Deblé ao secretário geral da divisão de difusão cultural solicitando complementação dos dados referentes aos institutos;
Correspondência enviada pelo coordenador do CEOSE ao diretor substituto do INEP submetendo o programa do CEOSE e verba para ser aprovado;
Primeiro cilo de planejamento e administração educacionais (março de 1969);
Correspondência enviada pela Iabelle Deblé ao reitor da Universidade de São Paulo solicitando preenchimento de dados sobre números de estudantes;
Correspondência enviada ao Sr. Nassim Gabriel Mehedff pela Isabelle Deblè solicitando que ele seja seu interprete e enviando anotações da lista de indicadores que o Grupo de Planejamento liderado por Fachim deve usar para determinar as orientações a serem adotadas no estabelecimento de "ginásios orientados pelo trabalho";
Propostas para a coleta de dados estatísticos da Educação no Brasil;
Simpósio interamericano de administração escolar OEA - INEP - ANPAE;
Para atenção do Professor Mascaro, diretor do INEP, relatório de trabalho feito pela Isabelle Deblé;
Lista das requisições de passagens extraídas pelos CEOSE no ano de 1968;
Correspondências solicitando autorização da contabilidade, compra de passagens, compra de folhas de papel, efetuar pagamento, compra de material de escritório;
Correspondência enviada pela Isabelle Deblé ao diretor enviando tabela para ser preenchida com dados estatísticos referentes ao ano de 1966 sobre despesas realizadas pelo Ministério da Educação e Cultura;
Despedida entre o diretor do INEP e o professor Michel Debrun após término de sua missão no Brasil;
Recomendações formuladas pelo 1º Encontro Regional de Planejamento Educacional organizado pela SUDESUL;
Inventário e cálculo das necessidades em mão de obra e profissionais do estado da Bahia, por Jacques Torfs;
Inventário e cálculo das necessidades em mão de obra e profissionais da região do sul do país.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Acesso livre.
Conditions de reproduction
Digitalização. Cópia.
Langue des documents
- français
- portugais brésilien
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.
Langue(s)
- portugais brésilien
Écriture(s)
Sources
Document numérique - métadonnées
Nom du fichier
CEOSE-CROSE_m022p01_DocumentosDiversosSobreCEOSEeRelat__riosJacquesTorfsEIsabelleDeble_1968.pdf
Latitude
Longitude
Type de support
Texte
Type MIME
application/pdf