Unidad documental simple - CBPE_m260p01 - Correspondências e Relatórios entre a DDIP/CBPE e outras Instituições, 1962-1963

Open original Objeto digital

Área de identidad

Código de referencia

Título

CBPE_m260p01 - Correspondências e Relatórios entre a DDIP/CBPE e outras Instituições, 1962-1963

Fecha(s)

  • 1962 - 1963 (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Textual, 222 páginas.

Área de contexto

Nombre del productor

(1955 - 1977)

Historia administrativa

O Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais foi criado pelo Decreto 38.460 de dezembro de 1955. Junto ao CBPE foram inaugurados os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais. Estes eram subordinados ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).

Historia archivística

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Relatório de atividades do 2º semestre do serviço de bibliografia;
Correspondência informando interesse da UNESCO na integração do diretor executivo no grupo de leitores constituído de educadores encarregados de opinar sobre o valor e a utilidade dos referidos "abstracts", enviada pela Chefe do Serviço de Bibliografia do CBPE;
Correspondência enviada pelo R. Van der Haegen ao Dr. Jayme Abreu sobre observações feitas sobre o método ativo de francês prático 1;
Correspondência enviada ao Diretor do INEP, solicitando envio de artigo de revista e outras publicações com tema pertinente à área de estudo "Psicologia do Desenvolvimento do Infantil e do Adolescente";
Correspondência enviada ao Diretor do Serviço de Secretaria da II Reunião da CIES apresentando a Sra. Regina Helena Tavares para recolher a documentação da II Reunião da CIES e apresentando-a para acompanhar os trabalhos da 1ª Conferencia Interamericana sobre Ensino da Física;
Correspondência enviada pela Sra. Regina Helena Tavares enviando informações sobre o Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação;
Recibo de pagamento de revisão de páginas da Bibliografia Brasileira de Educação feito pelo CBPE;
Lista de relação de bibliotecas brasileiras;
Relatório que apresentam Cândida Cerne de Carvalho e Regina Helena Tavares ao Diretor Executivo Adjunto, sobre o VIII Congresso de Educadores Americanos;
Manifesto em apoio ao VIII Congresso Americano de Educadores;
Algumas observações sobre o livro "Método Ativo de Francês Prático";
Relação das publicações da UNESCO recebidas pelo CBPE de novembro de 1962 a janeiro de 1963; relação das publicações da UNESCO recebidas pelo CBPE de janeiro a outubro de 1962;
Relatório das atividades do Serviço de Bibliografia durante a gestão do Ex. Sr. Ministro Oliveira Brito;
Atividades culturais do País previstas para 1962;
Publicação do Boletim da Bibliografia Brasileira de Educação em 1962, referente ao ano de 1961;
Instituições brasileiras interessadas na luta contra o analfabetismo;
Seleção de revistas pedagógicas brasileiras para a Liste Internationale de Revues Pedagogiques.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Acesso livre.

Condiciones

Digitalização. Cópia.

Idioma del material

  • portugués de Brasil
  • inglés
  • francés
  • español

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Outubro de 2019; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

Objeto digital (Referencia), área de permisos

Objeto digital (Miniatura), área de permisos

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados

Unidad de almacenaje

  • Caja: CBPE_m260p01