Item - CBPE_m219p01 - Relatório de Participação na Reunião Promovida pelo INEP para Estudo da Programação de Pesquisas, 1972 - 1974

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CBPE_m219p01 - Relatório de Participação na Reunião Promovida pelo INEP para Estudo da Programação de Pesquisas, 1972 - 1974

Date(s)

  • 1972 - 1974 (Creation)

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Extent and medium

Textual, 44 páginas.

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Name of creator

(1955 - 1977)

Administrative history

O Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais foi criado pelo Decreto 38.460 de dezembro de 1965. Junto ao CBPE foram inaugurados os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais. Estes eram subordinados ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).

Archival history

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

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Scope and content

Relatório da Assistente de Coordenação Nadia Franco da Cunha ao Dr. Jayme Abreu Coordenador da DEPE, sobre a participação na reunião promovida pelo INEP para estudo da programação de pesquisas em 1972 e 1973 na Escola de Comando do Estado Maior do Exército (ECEME) visando a implantação do Programa Anísio Teixeira (PAT) com os seguintes objetivos: conhecer a situação da educação nacional, identificar as fraquezas dos diversos sistemas de ensino e sugeris medidas para eliminá-las e por fim oferecer subsídios para orientar a formação profissional de nossa juventude; ofício circular n.º 449 do Diretor do INEP, Ayrton de Carvalho Mattos, agradecendo a Nadia Franco por ocasião dos trabalhos desenvolvidos; oficio circular n.º 447 do Diretor do INEP, Ayrton de Carvalho Mattos, enviando um questionário, no anexo n.º1, às Universidades, Faculdades, Secretarias de Educação e outras Entidades com o objetivo de elaboração da proposta orçamentária para o ano de 1973. No anexo n.º 2 contém relação de temas e áreas de estudos, levantamento, pesquisas e experimentações consideradas de interesse para a problemática da educação nacional; ofício circular n.º 342 de 22 de março de 1972 do Diretor do INEP para o CBPE sobre fixação do programa de pesquisas do INEP, para o biênio de 1972 a 1973 e implantação do Programa Anísio Teixeira — PAT; Projeto de subsídios para implantação da reforma de educação da DEPE/CBPE/INEP; Minuta do Plano Setorial de Educação e Cultura, de 1972 a 1974, e do Programa de Estudos e Pesquisa do INEP.

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  • Brazilian Portuguese

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Setembro de 2019; Arquivo Histórico; INEP.

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  • Brazilian Portuguese

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