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Somente resultados diretamente relacionados

Treinamento e Capacitação de Recursos Humanos a Nível de Área e Projeto MOBRAL-ACISO, 1978 - 1980

Treinamento e capacitação de recursos humanos a nível de área;
Pressupostos básicos da educação de adultos, através da Ação Comunitária;
Solicitação de presença do Presidente Arlindo Lopes Corrêa em Porto Alegre para assinar um termo de acordo com o Comando do III Exército, visando a integração das duas instituições à Operação Cívico Social - ACISO;
Termo de convênio celebrado entre o III Exército, a Fundação Projeto PONDON e a Fundação MOBRAL, visando o estabelecimento de bases de cooperação técnico administrativas operacionais para o desenvolvimento da operação ACISO nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina;
Calendário de implantação do Projeto MOBRAL-ACISO;
Recortes de jornais de matérias sobre o convênio ACISO;
Explicações do Projeto MOBRAL-ACISO;
Modelo de convite para a integração do Projeto RONDON e MOBRAL na ACISO;
Filosofia e objetivos da Fundação Projeto RONDON;
Informações gerias sobre o projeto;
Propostas de projetos;
Explicações sobre os programas:
⦁ programa de saúde, educação e ação sanitária;
⦁ primeiros socorros;
⦁ orientação para o lar;
⦁ profilaxia da raiva;
⦁ incentivo a olericultura;
⦁ implantação e/ou dinamização de associações comunitárias;
⦁ projeto de comunicação social;
⦁ incentivo à documentação civil.
Normas para a realização da ACISO;
Direção e coordenação da 1ª ACISO.

Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL

SESQUIBRAL - Exposição do Sesquicentenário da Imigração Alemã, 1974

Relatório da participação do MOBRAL na SESQUIBRAL - Exposição em comemoração aos 150 anos da imigração alemã, realizada em Novo Hamburgo – RS, no período de 25 de julho a 11 de agosto de 1974. O documento está dividido em: Introdução; Antecedentes; Atos inaugurais da SESQUIBRAL; O stand do MOBRAL; Conclusão.

Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL

SAT_m045p01 - Relatório de Atividades desenvolvido pela Equipe de Ensino Primário e Médio, 1969 - 1970

Relatório de atividades desenvolvidas de outubro de 1969 a fevereiro de 1970 pela equipe de ensino primário e médio. O objetivo era prestar assistência técnica ao ensino primário e médio, utilizando-se dos estudos e pesquisas realizadas pelo INEP e entrosando-se com os demais órgãos da administração incumbidos de prestar a referida assistência.
Relatório de atividades até setembro de 1970;
Relatório das atividades desenvolvidas pela Equipe de Aperfeiçoamento do Pessoal - EAP do Serviço de Assistência Técnica - SAT do INEP no período de outubro de 1969 a abril de 1970;
Programação para 1970 do curso de especialização em administração de sistemas escolares;
Programação para 1970 do curso de aperfeiçoamento para diretores e professores de escolas normais e centros de treinamento;
Programação para 1970 do curso de especialização em currículos e avaliação;
Projeto de prestação de assistência técnica ao Nordeste, ao Espírito Santo e ao Rio Grande do Sul para melhoria do ensino primário e normal e aperfeiçoamento do magistério.

Serviços de Assistência Técnica - SAT

Relatório de implantação do Programa Diversificado de Ação Comunitária no Rio Grande do Sul, 1977

Relatório de implantação do Programa Diversificado de Ação Comunitária - PRODAC no Estado do Rio Grande do Sul e primeiro relatório trimestral de grupos de ação comunitária no PRODAC;
Ação conjunta ACISO e MOBRAL.

Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL

Postos Culturais - Cariús, Bagé e Duas Barras

O Centro Cultural do MOBRAL promoveu um Concurso de nível nacional visando a

identificar hábitos e costumes dos brasileiros. Analisados os trabalhos enviados, foram selecionados os três concorrentes que mais se destacaram dentro do objetivo pretendido. O documento contém produções de Bagé, Cariús e Duas Barras. Obedece à linha mestra de seus autores, estando a publicação sendo feita, conforme foi apresentada. Dois Postos Culturais (Bagé e Cariús) enviaram as receitas pela designação popular das ervas e o outro (Duas Barras), fez a relação das opções, indicando as ervas que servem à sua terapêutica.

Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL

PESQUISA_m1207p01 - Execução e encerramento do projeto intitulado “Classes Secundárias Experimentais”, 1959 - 1960

O dossiê reúne documentos relativos à execução e encerramento do Projeto CBPE-80/DEPE-14/59, intitulado “Classes Secundárias Experimentais”, coordenado por Jayme Abreu no âmbito do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), órgão do Ministério da Educação e Cultura. Contém termo de encerramento assinado por Anísio Teixeira e Péricles Madureira de Pinho, demonstrativos de despesas, faturas, autorizações de pagamento, solicitações de adiantamento e correspondências internas.

Inclui registros detalhados das visitas técnicas realizadas em diversas instituições de ensino com classes experimentais no país, como o Colégio Nova Friburgo (Fundação Getúlio Vargas, Nova Friburgo/RJ), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), e instituições da cidade de São Paulo, como o Colégio Santa Cruz (Alto de Pinheiros/SP), o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), entre outras. Há também comunicação com professores envolvidos, como Álvaro Roberto Diniz Corrêa, Carlos Corrêa Mascaro e Amaury Pereira Muniz. As viagens de observação envolveram deslocamentos a Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Nova Friburgo (RJ), Uberlândia (MG) e Socorro (SP), e buscavam avaliar a estrutura, funcionamento, currículo e práticas pedagógicas das classes secundárias experimentais.

A documentação evidencia o acompanhamento técnico e financeiro do projeto, além de aspectos administrativos e pedagógicos das experiências piloto no ensino secundário brasileiro entre 1959 e 1960.

Pesquisa

PESQUISA_m1094p01 - Projeto de Organização e Implantação de Classes Experimentais, 1956 - 1959

O dossiê reúne documentos relacionados ao projeto de organização e implantação de classes experimentais no curso ginasial (ensino secundário), desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em cooperação com instituições de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Porto Alegre. Inclui programas de curso por disciplina, relações de escolas e professores envolvidos, questionários de entrevista aplicados a diretores e alunos, correspondência institucional, propostas pedagógicas, relatórios de observação, registros administrativos e recortes de jornal.

Entre os locais visitados e analisados estão o Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo, o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), o Colégio Santa Cruz (São Paulo/SP), o Colégio Anchieta (Porto Alegre/RS) e o Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (Nova Friburgo/RJ). As visitas técnicas e entrevistas foram conduzidas por representantes do CBPE e da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE), com o objetivo de avaliar a eficácia pedagógica, estrutura curricular e aspectos organizacionais das classes experimentais.

O material reflete os esforços de renovação do ensino secundário no Brasil a partir da experimentação metodológica, da integração entre teoria e prática pedagógica e da articulação entre universidades, colégios de aplicação e órgãos de pesquisa educacional.

Pesquisa

Pesquisa Exploratória do Programa de Alfabetização Funcional via Rádio, 1978

O Programa de Alfabetização Funcional via Rádio foi desenvolvido levando em consideração a permeabilidade dos meios de comunicação em massa, principalmente o rádio. Este projeto de pesquisa experimental foi elaborado com o objetivo de verificar até que ponto a introdução do rádio possibilitaria alcançar eficientemente as metas propostas pelo Programa de Alfabetização Funcional. O relatório tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória realizada nos estados do Rio Grande do Sul e do Pará.
Relatório produzido por Helena Severiano Ponce Maranhão, com colaboração de Sérgio Albuquerque de Araújo, Hugo Rodolfo Lovisolo, José Ubaldo Baião e Tania Dauster Magalhães e Silva. Participaram da elaboração e aplicação do projeto: Antonio Roberto Neiva Blundi, Helena Alves, Maria de Nazareth Fendt.

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Participação do MOBRAL no Projeto SPG (Suplência do Primeiro Grau) e Programa Tecnologia da Escassez, 1979 - 1981

Participação do MOBRAL, em ação conjunta com a SES/DSU, no Projeto SPG - Suplência do Primeiro Grau, que tem como objetivo proporcionar ensino correspondente ás quatro ultimas séries do 1º grau, através de recursos didáticos da televisão e de material gráfico;
Projeto "Encontro de APEDE - Treinamento Projeto SPG";
Projeto de Coparticipação MEC/SES/MOBRAL Fundação Roberto Marinho.

Orientações gerais para implantação do Programa Tecnologia da Escassez;
Diversos telex informando sobre a implantação do Programa Tecnologia da Escassez;
Programação de treinamento para implantação do Programa Tecnologia da Escassez;
Cronograma de implantação;
Municípios da COEST Minas Gerais para implantação do Programa Tecnologia da Escassez.

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MOBRAL no Rio Grande do Sul, 1978 - 1981

Projeto capacitação de recursos humanos em alfabetização;
Projeto encontro estadual de ENSUG - 2ª fase
Projeto MOBRAL-ACISO/RS: Diagnóstico individualizado das comunidades envolvidas no Projeto MOBRAL-ACISO, divididos por área de atuação;
Estratégia de ação para o ano de 1980, Coordenação Estadual do MOBRAL;
Estratégia para convênio do Programa de Alfabetização Funcional em 1980.

Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL

MOBRAL Infanto Juvenil, 1972 - 1973

MOBRAL Infanto Juvenil, alfabetização de alunos de 9 a 14 anos pelo processo de aceleração da alfabetização funcional do MOBRAL. Trabalho idealizado pela Comissão Municipal do MOBRAL de Porto Alegre com assessoria da Coordenação Estadual do MOBRAL;
Reintegração de alunos alfabetizados pelo processo de aceleração da alfabetização funcional do MOBRAL no sistema regular - 2ª fase;
Instruções para avaliação do 3º bloco do currículo;
Reintegração de alunos alfabetizados pelo processo de aceleração da alfabetização funcional do MOBRAL no sistema regular - 3ª fase;
Projeto MOBRAL Infanto Juvenil: resultados e considerações finais.

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Línguas em Contato Interferência na Aprendizagem da Escrita

Dissertação intitulada " Línguas em Contato Interferência na Aprendizagem da Escrita”. A pesquisa procura caracterizar a população analfabeta de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, município da fronteira entre Rio Grande do Sul e Uruguai, com vistas a detectar as possíveis interferências da língua espanhola na aprendizagem da escrita do português.

Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL

Identificação Programas e Formas de Avaliação, 1972 - 1986

Compilação de dados sobre programas educativos, objetivos, metodologias e práticas avaliativas adotadas por diversas instituições públicas e privadas atuantes nas áreas de educação popular, rural, sanitária e supletiva. O documento sistematiza informações sobre a execução e avaliação de programas por instituições como EMATER, SESI, Universidade Federal da Paraíba, Secretaria da Saúde do RS, entre outras, com foco em educação comunitária, capacitação profissional e programas supletivos voltados a adolescentes, adultos e populações rurais.

Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL

CRPE-RS_m026p01 - Relação de Diafilmes e Diapositivos

Relação do acervo de diafilmes e diapositivos do Serviço de Recursos Audiovisuais do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - CRPE/RS, organizada nos temas: Ciências Sociais, Linguística, Ciências Aplicadas, Artes e História.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - CRPE/RS

CRPE-RS_m024p01 - Relatório de Atividades do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul, 1965

Relatório de atividades do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul, referente ao ano de 1965;
Folheto sobre o Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul, com objetivos, organização e atividades.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - CRPE/RS

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