
Showing 78 results
Archival description78 results with digital objects Show results with digital objects
Untitled
Untitled
Na organização do Inep, o Decreto-lei nº 580 prevê, dentre outras instâncias, uma seção técnica de documentação e intercâmbio – uma Biblioteca Pedagógica.
Untitled
2 - Centro de Documentação Pedagógica
Houve a ampliação dos trabalhos da biblioteca, do serviço de recortes de jornais, da Bibliografia Brasileira de Educação (BBE), das publicações, do serviço de audiovisuais e da elaboração de respostas a solicitações sobre os mais diferentes assuntos.
Untitled
4 - Centro de Informações Bibliográficas em Educação do MEC (Cibec)
No início da década de 80, foi criado e regulamentado o Centro de Informações Bibliográficas em Educação do MEC (Cibec), sendo oriundo da fusão de bibliotecas existentes na sede do MEC e vinculado técnico-administrativamente ao Inep.
Untitled
Untitled
1.1 O Estudo do Folclore no Acervo Histórico
- Item
- 2022
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Em comemoração ao Dia do Folclore (22 de agosto, celebrado desde 1965), a equipe do Arquivo Histórico do CIBEC convida os funcionários do INEP e o grande público a uma viagem pelo folclore brasileiro por meio dos materiais educacionais históricos encontrados em nosso acervo. O conteúdo da exposição virtual "O Estudo do Folclore no Acervo Histórico" será inserido na plataforma AtoM (Access to Memory) e poderá ser acessado via leitura do QR code.
Um importante destaque do material coletado é a documentação acerca de manifestações em defesa do folclore próximas à década de 50, quando houve a formação de uma comissão, em 1948, para discutir a relevância do ensino do folclore nas escolas. O fomento do debate acerca do folclore na ciência está presente nos artigos apresentados no Congresso Internacional de Folclore e produzidos para a Comissão Nacional de Folclore do Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura (IBECC).
Nosso acervo sobre educação folclórica conta com documentos da série MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) de 1948 a 1979, havendo também dentre eles: fotografias históricas de manifestações folclóricas e interações em ambiente escolar para ensino dos costumes e crenças populares, conteúdo didático sobre cantigas e danças folclóricas, registros de performances e textos voltados para o aprendizado retratando lendas do folclore brasileiro e muito mais.
Venha mergulhar conosco no conhecimento popular transmitido através da história em instituições educacionais de todo o Brasil!
Untitled
Bumba-meu-boi na comemoração do Dia do Folclore
Fig. 1- Bumba-meu-boi na comemoração do Dia do Folclore no Posto Cultural do MOBRAL, em Picos/PI.
Fig. 2 - Encenação do conto popular sobre o Bumba-meu-boi na comemoração do Dia do Folclore no Posto Cultural do MOBRAL, em Picos/PI.
Fig. 3 - Encenação do conto popular sobre o Bumba-meu-boi na comemoração do Dia do Folclore no Posto Cultural do MOBRAL, em Picos/PI.
Fig. 4 - Quadrilha apresentada pelos alunos do Posto Cultural do MOBRAL na comemoração do Dia do Folclore, Picos/PI.
Untitled
Dança típica “De chapéu na Cabeça e Lenço na Mão”
Dança típica “De chapéu na Cabeça e Lenço na Mão” apresentada durante a festa junina promovida pelo Posto Cultural de Pedras Grades/SC.
Untitled
Apresentação teatral da Lenda da Iara Mãe D’agua
Apresentação teatral da Lenda da Iara Mãe D’agua pela aluna do MOBRAL, Manaus/AM.
Nas lendas, a Iara é retratada como uma linda mulher, que atraía os homens com sua beleza e com sua voz. Diz-se que quem ouvia o seu canto acabava enfeitiçado.
Em muitas histórias, ela aparece para os jovens, bravos e fortes guerreiros, encantando-os e levando-os para o fundo do rio.
Untitled
Lago com Vitória Régia, Tefé/AM. 1978.
Conta a lenda que uma bela índia chamada Naiá apaixonou-se por Jaci (a Lua), que brilhava no céu a iluminar as noites. Nos contos dos pajés e caciques, Jaci de quando em quando descia à Terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu para lhe fazer companhia. Naiá, ouvindo aquilo, quis também virar estrela para brilhar ao lado de Jaci.
E mal podia esperar a noite chegar, quando saía para admirar Jaci, que parecia ignorar a pobre Naiá. Mas ela esperava sua subida e sua descida no horizonte e, já quase de manhãzinha, saía correndo em sentido
sentido oposto ao Sol para tentar alcançar a Lua. Corria e corria até cair de cansaço no meio da mata. Noite após noite, a tentativa de Naiá se repetia. Até que ela adoeceu. De tanto ser ignorada por Jaci, a moça começou a definhar.
Mesmo doente, não havia uma noite que não fugisse para ir em busca da Lua. Numa dessas vezes, a índia caiu cansada à beira de um igarapé. Quando acordou, teve um susto e quase não acreditou: o reflexo da Lua nas águas claras do igarapé a fizeram exultar de felicidade! Finalmente ela estava ali, bem próxima de suas mãos. Naiá não teve dúvidas: mergulhou nas águas profundas e acabou se afogando. Jaci, vendo o sacrifício da índia, resolveu transformá-la numa estrela incomum. O destino de Naiá não estava no céu, mas nas águas, a refletir o clarão do luar. Naiá virou a Vitória Régia, a grande flor amazônica das águas calmas, a estrela das águas, tão linda quanto as estrelas e com um perfume inconfundível. E que só abre suas pétalas ao luar.
Untitled
Crendices – comunicação feita a CNFL por Terezinha Calda, da Comissão Pernambucana de Folclore, 1950.
Untitled
- Item
- 1958
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Contos populares recolhidos por Aluísio de Almeida, trabalho feito à Comissão Nacional de Folclore.
É uma série de contos recolhidos por Aluísio de Almeida, pseudônimo do ilustre folclorista brasileiro, Cônego Luís Castanho de Almeida, de Sorocaba, e membro da Comissão Paulista de Folclore.
Untitled
Untitled
5 - Renomeado para Centro de Informações e Biblioteca em Educação
Na década de 90, o Cibec é renomeado para Centro de Informações e Biblioteca em Educação. O objetivo foi fazer com que o conjunto de informações produzidas pelo Inep estivesse acessível não apenas para os gestores educacionais, mas também para pesquisadores, estudiosos e demais profissionais da área da educação.
Untitled
A partir de 2010, o Cibec foi transferido do térreo do MEC para a sede atual do Inep, respondendo por competências relacionadas aos seus quatro setores: Arquivo Histórico, Biblioteca, Gestão Terminológica e Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap).
Untitled