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CILEME_m008p01 - Campanha de Inquérito e Levantamento do Ensino Médio e Elementar, 1953

Relatório expositivo sobre a Campanha de Inquérito e Levantamento do Ensino Médio e Elementar (CILEME). O texto possui uma apresentação de motivos para o fomento da campanha, através de análise de educadores do período, o contexto político brasileiro e internacional e a situação das escolas de ensino médio e elementar do Brasil.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m006p05 - Programas de Trabalho e Atividades - Analises da Estrutura Organizacional

Portaria Nº 160, de 26 de março de 1956, sobre a criação do CILEME. Instruções Gerais do CILEME, estrutura, objetivos e obrigações da Campanha de Inquéritos e Levantamento do Ensino Médio e Ensino Elementar.

Campanha de Inquéritos e Levantamento do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m003p01 - Projeto CILEME 4/8 - Seleção de Candidatos ao Nível Superior; Aplicação de testes; Lista de aprovados; Exames vestibulares UFBA, 1953

Projeto 4/8 produzido pela CILEME, tratando da proposta de aplicação de testes da campanha a fim de selecionar candidatos ao nível superior;
Projeto 1/53, com instrução de aplicação destes testes e a relação de faculdades que não aplicaram no ano de 1953;
Há a relação de alunos que se submeteram ao teste;
Relatórios e correspondências;
Seleção de candidatos aos cursos superiores de experiência pedagógica, promovida pelo Ministério da Educação e Cultura; Prêmios concedidos aos alunos recém-aprovados nos vestibulares às escolas superiores.
Universidade de São Paulo - faculdade de filosofia, ciências e letras - candidatos aprovados no 1º E 2º concurso de habilitação de 1954.
Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo - Concurso de habilitação para matrícula no 1º ano do curso médico, 1954.
Classificação dos candidatos aprovados no Concurso de habilitação da Escola Paulista de Medicina da PUC/SP, da Faculdade Paulista de Direito

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m004p01 - Livro: A Educação Secundária no Brasil, 1954

Livro: "A educação secundária no Brasil - Ensaio de identificação de suas características principais". Contribuição para o Seminário Interamericano de Educação Secundária, pelo professor Jayme Abreu. Rio de Janeiro, novembro de 1954.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m006p04 - Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos História da Educação no Brasil, 1955

Relatório das Atividades do Inep, contendo:
Andamento dos trabalhos sobre a História da Educação no Brasil;
Cursos promovidos pelo Inep; Atividades da CILEME;
Informações sobre o ensino secundário, superior, emendativo, teatro, agrícola;
Atividades do Instituto Nacional do Livro (INL);
Nota sobre a posse do ministro Abgar Renault;
Criação do Departamento Nacional do Serviço Social;
Inauguração da Casa do Professor;
Congressos, reuniões, certames, cursos;
Plano de Colaboração entre o Instituto Nacional de Surdos-Mudos e a Secretaria Geral de Educação e Cultura da Prefeitura do DF;
Normas para organização e funcionamento das caixa escolares nos cursos de ensino supletivo;
Reforma do ensino elementar em Minas Gerais;
Criação da Secretaria de Cultura, em Minas Gerais;
Notas sobre realizações educacionais nos estados do Brasil e criação da Casa do Brasil na Universidade de Paris.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m006p02 - Correspondência sobre o Projeto Sistema Educacional Paulista, 1956

Correspondência sobre o projeto 4/1 - (CILEME) - Sistema Educacional Paulista; Relato da técnica Adélia Dranger, sobre seu trabalho de levantamento da situação do ensino primário fundamental em São Paulo; Prestação de contas de Francisco Montojos, por ocasião do encerramento das atividades da CILEME, continuadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE); indicação de Dr. Paulo de Almeida Campos, para participar da Conferência Regional Latino-Americana de Educação, em Lima no Peru, como representante do INEP.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m006p06 - Publicação de Estudos Realizados pela CILEME e CALDEME Balanço da Situação da Divisão, 1956

Balanço da situação da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais do CBPE e relação dos trabalhos desenvolvidos pela CILEME e CALDEME, elaborado por Jayme Abreu, coordenador da DEPE/CBPE, apresenta parecer do professor Roberto Moreira.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m001p01 - Setor de Testes e Medidas Educacionais - Relatórios e Correspondências, 1953 - 1956

Relatórios e correspondências entre Roberto Moreira, diretor de Programas do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), Anísio Teixeira, diretor geral do INEP e do CBPE, e Riva Bauzer, Técnica de Educação do INEP, em relação a atividades do "Setor de Testes e Mediadas Educacionais" da Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar (CILEME). É incluso uma bibliografia sobre Psicologia Educacional.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m007p01 - Sistema Educacional Paulista e Baiano, 1955 - 1956

Documentação referente ao Projeto CBPE - 45 - DEPE - 2- 3/57 - CBPE/CAPES. Contém correspondências e despesas com o referido projeto entre o coordenador do Setor de Ensino Médio (CILME), Jayme Abreu, o professor convidado ao projeto, Arary Muricy, e também ao diretor do INEP, Anísio Teixeira. Projeto a cargo do professor Jayme Abreu.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m010p01 - O Ensino de Geografia nas Escolas Secundárias do Distrito Federal, 1956

Breve relatório de projetos fomentados pela CILEME, em conjunto com a CBPE, sobre o ensino de geografia nas escolas secundárias, estas que contém parte do ensino médio. O documento é assinado por Jayme Abreu.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CEOSE-CROSE_m056p02 - Entrevista com o Diretor do Inep, Projeto CROSE e Informações das Atividades dos Centros Regionais, 1966

Entrevista feita com o professor Carlos Mascaro, novo diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun;
Correspondência enviada ao diretor do Escritório da Planificação da Educação, pelo professor Michel Debrun, enviando um relatório de uma entrevista com o professor Carlos Mascaro;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, sobre a reforma da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao assistente especial da Casa Civil do Estado da Guanabara, enviando informações sobre os planos do Governo do Estado da Guanabara, em vista do desenvolvimento racional de planejado da região do Rio de Janeiro;
Programação das semanas do projeto do CROSE;
Correspondência enviada ao Dr. Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, solicitando instruções necessárias para obter passagens correspondentes às viagens;
Informações prestadas pela diretoria executiva do CBPE, a respeito das atividades do Centro Brasileiro e dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais em 1962, com breves notas históricas sobre os objetivos dos mesmos centros.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m038p03 - A Juventude e o Espírito da Época: Novas Tarefas Pedagógicas, Pierre Furter, 1966

Texto expositivo: A Juventude e o Espírito da Época: Novas Tarefas Pedagógicas, apresentado no II Seminário de Ensino Normal. Departamento de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná;
Texto expositivo: Para uma política da Juventude, Maria René Maheu (UNESCO).

CEOSE-CROSE_m056p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas pelos Peritos Da UNESCO, 1966

Correspondência enviada ao chefe da missão UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre cópia de carta dirigida ao Dr. H. Diez-Hoehleither;
Relação da despesa referente ao mês de agosto;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, pelo professor Jacques Torfs, sobre visitas para colaboração com grupo de trabalho de Brasília;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre convite para colaboração a pesquisa da FUNDEPAR, sobre conhecimento da realidade educacional paranaense;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, solicitando dado para estudo quantitativo da situação educacional no Brasil;
Receitas e despesas com o ensino, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, enviando documentos sobre receitas e despesas com ensino;
Correspondência enviada ao diretor adjunto do CBPE, pelo professor Jacques Torfs, solicitando máquina de escrever;
Correspondência enviada ao representante residente das Nações Unidas, pelo professor Jacques Torfs, enviando lista de objetos pessoais esperados provenientes de vários países;
Correspondência enviada ao chefe da missão UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, sobre parecer sobre sua missão na Bahia e Belo Horizonte, e visita à Universidade de Brasília;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, sobre o projeto FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre automóvel para locomoção dos peritos;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo perito Pierre Furter, sobre participação ao Seminário Internacional de Desenvolvimento Político;
Correspondência enviada para Divisão de Pessoal, pelo professor Jacques Torfs, enviando recibo de viagem;
Correspondência enviada ao chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre assuntos tratados com o professor Abgar Renault;
Correspondência enviada ao professor Abgar Renault, pelo professor Jacques Torfs, enviando indicações sobre estrutura possível do Instituto Brasileiro de Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao professor Jacques Torfs, pelo secretário da educação, comunicando sua designação para compor grupo especial de estudos da reforma administrativa da Secretaria da Educação;
Correspondência enviada o chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, com cópia de carta recebida pelo Carlos Pasquale, na qual designou o professor Jacques para o grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre participação no grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do Departamento Educacional do EPEA, pelo professor Jacques Torfs, comunicando que a Conferência de Estudos Regionais sobre as Inversões no Campo da Educação na América Latina, será realizada em dezembro;
Correspondência enviada ao diretor do Instituto Internacional de Planificação da Educação, pelo professor Jacques Torfs, sobre conceder bolsas a candidatos brasileiros particularmente merecedores.
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre a Semana da Educação em Belo Horizonte, em agosto de 1966;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre viagem a Curitiba e solicitação de instrução para aquisição dos bilhetes de passagem;
Correspondência enviada ao Dr. Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando o documento: "Meios recomendados para a realização de um plano educacional";
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, enviando relatório;
Meios recomendados para a realização de um plano educacional;
Correspondência enviada ao diretor executivo do CBPE, pelo professor Michel Debrun, solicitando pagamento;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre atividades em junho e julho de 1966;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun, enviando cópia de carta confirmando a participação dos peritos da UNESCO na Semana da Educação;
Programação da Semana da Educação da Universidade de Minas Gerais;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, pelo professor Michel Debrun, confirmando sua participação;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furer, informando sua estadia em Curitiba;
Correspondência enviada ao professor Angel Marqués, do CRPE de São Paulo, pelo professor Michel Debrun, relatando os problemas educacionais da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre programas dos CROSEs;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, informando suas atividades em Brasília e em São Paulo;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre ensino técnico e profissional e sobre pesquisas educacionais em Belo Horizonte;
Pré-plano de pesquisa: Influência de interesses profissionais na escolha de carreiras liberais; Níveis de aspiração profissional em adolescentes;
Correspondência enviada ao secretário da educação do estado de São Paulo, pelo professor Jacques Torfs, enviando uma nota sobre o diagnóstico da situação educacional elaborado pelo EPEA.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m062p01 - Correspondências Informando Atividades de Jacques Torfs, Michel Debrun e Pierre Furter nos CEOSE/CROSE, 1966

Correspondência enviada ao coordenador do CROSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre organização dos CROSE no Estado de Santa Catarina;
Correspondências enviadas ao coordenador do CROSE, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando documentos recolhidos em sua viagem a Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a serviço dos CROSE;
Currículo do professor Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, solicitando autorização do programa de viagem aos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina;
Calendário geral das semanas dos CROSE;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, enviando especificações do seu cargo estabelecidas pela UNESCO, em nexo as especificações em francês;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, enviando projeto da utilização do seu tempo de serviço;
Correspondência enviada à professora Zélia Pavão, sobre sua viagem à Curitiba;
Reestruturação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao Conselho Federal da Educação, pelo professor Michel Debrun, sobre projeto do CROSE, dirigido ao professor Mascaro;
Memorando enviado à UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, sobre documento AP (provisório), sobre grandes objetivos educacionais;
Correspondência enviada ao chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, sobre o futuro da Faculdade de Educação de Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao diretor da Divisão de Planejamento da Administração Educacional, enviando notas sobre os CROSE;
Memorando enviado para a UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, enviando resumo de programa que abrange os temas da quarta semana, em anexo o "programa da quarta semana dos "CROSE" sobre planejamento", por Jacques Torfs;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua colaboração com a FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, enviando documento sobre receitas e despesas com o ensino;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, enviando seu parecer sobre a Universidade de Brasília;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua visita a Curitiba e o projeto FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao Sr. M. Welling, pelo professor Michel Debrun, enviando uma cópia do relatório que escreveu para os especialistas responsáveis ​​por examinar os problemas colocados pela reforma da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao Sr. Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando o documento: "Meios Recomendados para a Realização de um Plano Educacional";
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre aluguel de automóvel para locomoção dos peritos;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre participação ao Seminário Internacional de Desenvolvimento Político;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, descrevendo suas principais atividades;
Memorando enviado aos membros da missão de Planejamento de Educação da UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, sobre assuntos tratados no encontro com o professor Abgar Renault, diretor do CRPE de Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao professor Abgar Renault, pelo professor Jacques Torfs, enviando indicações sobre estruturação possível do INEP;
Correspondência enviada para o Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia de carta recebida do Dr. Carlos Pasquale, qual o designa para fazer parte do Grupo Especial de Estudos da Reforma Administrativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo;
Correspondência enviada ao diretor do Instituto Internacional de Planificação da Educação, pelo professor Jacques Torfs, sobre conceder bolsa de estudos a candidatos brasileiros;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre a Semana da Educação em Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre viagem a Curitiba;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, solicitando dados sobre o número de representantes na matrícula geral de cada série do sistema de ensino;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, aceitando o convite para participar do projeto;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, sobre colaboração com grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun, sobre confirmação da participação dos peritos da UNESCO à Semana da Educação;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, sobre problemas dos CROSE;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, confirmando participação na Semana da Educação;
Nota enviada pelo professor Michel Debrun, informando comunicado da Universidade de Minas Gerais confirmando a participação dos peritos e de colegas brasileiros. Em anexo a programação da Semana da Educação na Universidade de Minas Gerais;
Entrevista com o professor Carlos Mascaro, novo diretor do INEP;
Correspondência enviada ao diretor do Escritório de Planificação de Educação, pelo professor Michel Debrun, comunicando relatório de uma entrevista com o professor Carlos Mascaro;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, pelo professor Michel Debrun, informando que fora encarregado de preparar o trabalho da missão consultiva, sobre o planejamento de desenvolvimento da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao chefe da Seção do Departamento de Estatística Científica de Ciências Sociais, pelo professor Jacques Torfs, informando indisponibilidade de datas;
Correspondência enviada ao representante residente das Nações Unidas, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia da descrição de sua missão no Brasil;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua visita ao Centro de Pesquisas Educacionais de Belo Horizonte e petição para este Centro;
Telegramas enviados;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre programas dos CROSE;
Correspondência enviada ao professor Pierre Furter, pelo professor Jacques Torfs, sobre estudo de sistema de satélite educacional para televisão educativa;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre o ensino técnico e profissional.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m040p01 - Textos e Estudos da Educação, 1966

Projeto do Ministério da Educação e Cultura do Brasil: condições e pressupostos da mudança na política educacional;
Os órgãos-fins das Secretarias de Educação e Cultura e a descentralização do ponto de vista pedagógico;
Sugestões sobre um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;
Matemática do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais;
Soluções sugeridas para alguns dos problemas principais do ensino primário e da educação permanente - Santa Catarina;
Projeto de organização do Departamento de Cultura do Estado da Paraíba;
Alguns comentários sobre o Plano de Metas da Educação Nacional;
Problemas do Magistério Primário.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m006p01 - Correspondências sobre o 1º Ciclo de Estudos sobre Planejamento Educacional por CEOSE e INEP, 1966 - 1967

Correspondência enviada pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes, coordenador dos CEOSE ao Dr. Jarbas Ferreira Bezerra, secretário de educação do Rio Grande do Norte sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondências enviadas pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes, coordenador dos CEOSE ao Sr. Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte e ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre sobre a reformulação do plano dos Colóquios Regionais sobre a Organização de Sistemas de Ensino (CROSE), agora transformados em Colóquios Estaduais (CEOSE);
Correspondências enviadas pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes, coordenador dos CEOSE ao professor Jacques Torfs enviando lista de materiais recolhidos durante sua viagem ao Rio Grande do Norte a serviço dos CROSE;
Correspondências enviadas pelo Diretor do INEP, Carlos Correa Mascaro ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Onofre Lopes da Silva, ao secretário de educação do Rio Grande do Norte e ao Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte apresentando o professor Jacques Torfs para passar informações ao reitor.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m039p01 - Planejamento Administrativo dos CEOSE, 1966 - 1967

Listagem de correspondências recebidas e enviadas em função dos CEOSE;
Definição de parâmetros para contratação de pessoal para o curso de Planejamento e Administração Educacional do CEOSE;
Texto expositivo: A Divisão (ou seção) de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério Primário, por Michel Debrun;
Texto expositivo: O Ensino Primário de Santa Catarina;
Pagamento por trabalho prestado aos CEOSE;
Solicitação de afastamento por licença médica.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m042p01 - Correspondências Diversas sobre Educação e CEOSE, 1967

Correspondências enviadas ao chefe do serviço de publicações do IBGE e ao secretário da Divisão Brasileira do Ponto IV, pela secretária executiva dos CEOSE, solicitando exemplar de trabalho;
Recomendações sobre a reforma administrativa da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, por Jacques Torfs;
Carta enviada pelo professor Michel Debrun, comentando sobre as notas de um artigo feitas pelo professor Thales de Azevedo;
Correspondência enviada ao gerente da Viação Aérea Rio Grandense (VARIG), pelo diretor do INEP, solicitando anulação de passagens não utilizadas;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Trigueiro Mendes. pelo professor Jacques Torfs, sobre ressarcimento de despesas;
Encaminhamento de relatório sobre Sergipe;
Correspondência enviada ao professor Carlos Ovídio Lopes de Mendonça, pelo professor Michel Debrun, agradecendo remessa de documentos relativos a URN;
Correspondências enviadas ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, solicitando autorização para contabilidade efetuar pagamento;
Correspondência enviada ao secretário do Conselho Estadual de Educação, pela secretária executiva dos CEOSE, solicitando publicações para organização de uma seção de documentação, que reuni todos os trabalhos dos CEOSE;
Dados sobre a atuação do governo federal no setor do ensino do estado do Paraná;
Planejamento - reorganização administrativa;
Ceose Paraná - programação do evento;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Estado do Paraná, ao coordenador do CEOSE, enviando programa dos trabalhos a serem desenvolvidos junto à Secretaria de Educação;
Correspondência enviada ao professor Luiz Carlos Sibut, pelo coordenador dos CEOSE, sobre realização dos Colóquios de Curitiba;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Estado de Sergipe, pelo professor Jacques Torfs, devolvendo documentos;
Correspondência enviada ao secretário de educação e aos presidentes dos Conselhos Estaduais do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, de Guanabara, do Gioás e de Minas Gerais, pelo diretor do INEP, sobre instalação junto ao INEP de uma comissão constituída de educadores, encarregada de promover programa de cooperação técnica;
Correspondências enviadas ao secretário de educação e presidentes dos Conselhos Estaduais de Educação dos Estados: Pará; Maranhão; Piauí; Ceará; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; do Paraná; Espirito Santo; Bahia; Alagoas; Pernambuco; São Paulo; Acre; Goiás; Amazonas e Pará, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondências enviadas aos professores Nerval Jurema, Itamar de Soua Brito, Inês Vasconcelos, Luiz Carlos Sibut, Jonathas Athias, Oswaldo Ferreira de Melo e José Mário Pires Azanha, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondências enviadas aos reitores de diversas universidades de vários estados do Brasil, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondência enviada aos diretores dos CRPE e secretários de educação, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre devolução de passagens e ressarcimento de despesas;
Correspondência enviada aos gerentes dos estabelecimentos: Gráficos Unidos LTDA; da J. C. Andrade; Empresa Gráfica Ouvidos S.A.; pela secretária executiva dos CEOSE, sobre a carta convite "Coleta de preços";
Estudo sobre o ensino médio do estado da Paraíba;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura do Sergipe, pelo coordenador dos CEOSE, dando explicações sobre sua ausência na etapa inicias do Colóquio de Sergipe;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre contabilidade e reembolso;
Correspondências enviadas pela secretária executiva, solicitando material e fatura da compra para as empresas escolhidas pelos CEOSE;
Dados sobre a atuação do governo federal no setor de ensino, do Estado de Sergipe;
Informações e história dos CEOSE;
Correspondência enviada ao secretário do escritório de pesquisa econômica aplicada (EPEA), pela secretária executiva, solicitando envio de publicações do EPEA;
Correspondência enviada ao diretor do Departamento Nacional de Educação, pelo coordenador dos CROSE, informando possibilidade de cooperação mútua devido a vontade do diretor de acompanhar a semana de trabalhos que os CROSE realizada na Paraíba;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador dos CROSE, enviado dados e informações sobre os CROSE;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Paulo de Almeida Campos, membro da comissão dos CROSE, devolvendo passagem aérea;
Correspondência enviada ao professor Alvaro Magalhães, pelo professor Paulo de Almeida Campos, enviado agradecimentos;
Correspondência enviada ao coordenador dos CROSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre lista dos participantes dos CROSE de Santa Cantarina e sobre preparação dos CROSE, uma visita a João Pessoa na Paraíba;
Correspondência enviada ao professor Wilsen Rodrigues, pelo professor Michel Debrun, comunicando a escolha da cidade de Cuiabá para evento dos CROSE;
Correspondência enviada ao professor Roque Spencer Maciel de Barros e ao professor Luiz Pereira, pelo professor Michel Debrun, informando sobre a realização dos CROSE;
Correspondências enviadas ao professor Dumerval Trigueiro Mendes, pelo professor Jacques Torfs, apresentando trabalhos;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, pelo diretor do INEP, comunicando a realização dos CROSE destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m034p01 - Estudos de Reformas Administrativas dos Sistemas Educacionais Brasileiros, 1966 - 1967

Subsídios para uma apresentação do INEP, breve histórico da instituição para realização de reforma organizacional;
Recomendações da CEOSE para reforma administrativa da Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, da Bahia, do Goiás, São Paulo e Santa Catarina;
Documentos de planejamento de reformas administrativas dos sistemas de educação.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m035p01 - Projeto Evasão e Repetência nas Comunidades Pesqueiras de Santa Catarina, 1967

Projeto de pesquisa de evasão e repetências nas comunidades pesqueiras de Santa Catarina. Tem como objetivo central, examinar o sistema de ensino primário, dentro do contexto socioeconômico e cultural das comunidades pesqueiras do litoral catarinense, destacando os fatores de evasão e repetência na escola primária.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m051p01 - Plano de Emergência da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, 1967

Plano de emergência da Secretaria de Educação do Governo do Estado da Bahia, no período de julho a dezembro de 1967. O plano contém um diagnóstico do sistema educacional da Bahia, medidas de emergência para o melhoramento do ensino e reformas legislativas.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m046p01 - Rascunhos sobre Planejamento das Semanas dos CROSE, 1966 - 1967

Rascunho de temas a serem abordados;
Calendário geral dos CROSE, informando o local de acontecimento do evento e horário de cada semana;
Rascunho da programação, de temas para debates e painéis da primeira a terceira semana, com anotações feitas à mão.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

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