Curso de atualização para professores de Matemática e Ciências do 1º grau. Recife. Aspectos didáticos do problema da integração vertical. Extraído do livro: "A Escola Secundária Moderna", do autor Lauro de Oliveira Lima; O desenvolvimento mental da criança e do adolescente. Extraído do livro: "Crianças e adolescentes"; Uma experiências concernente ao ensino primário de matemática. Autor: Z. Krygowska e H. Moroz; Leitura ativa (Técnica do Questionamento). Referências: trabalho realizado pela equipe de professoras: Maria do Socorro Jordão Emerenciano, Elena Girarde Corrêa, Odete Pessoal Maciel e Gilka Ferreira de Azevedo. Brasília; Sugestões para exercício de leitura compreensiva; Exercícios práticos; A importância da estrutura na aprendizagem. Extraído do livro: "O processo da educação".
Planejamento da operação do Curso de Reciclagem em Técnicas de Documentação e Informação na Fundação Getúlio Vargas e no IBED, estágios na Escola de Comunicação de São Paulo e na Câmara dos Deputados.
Trabalho sobre treinamento, formação e aperfeiçoamento de professores primários e o plano nacional da educação, para a II Conferência Nacional de Educação que aconteceu em Porto Alegre em 1966.
Plano de curso para capacitação de professores primários, organizado por Cynira de Vito Lucas; Ignês de Vasconcellos Dias e Lydia Maria Canário Gomes, objetivando formar professores para atuarem no interior do estado; Curso para formação e aperfeiçoamento de diretoras de escola primária, pelo grupo de trabalho: Natália Ursulina Batista; Amarilia Serra Franco e Maria Luiza Larqué; Modelo de ficha de avaliação final do bolsista.
Correspondência da Sra. Leonor Lezan, solicitando ao INEP, concessão ao segundo Curso para Formação de Professores Supervisores, sob sua coordenação, o mesmo material de consumo enviado pela UNICEF, para o segundo Plano de Operações para o Desenvolvimento de um Projeto de Educação Primária e Normal no Brasil, através do programa - conjunto MEC/INEP/UNICEF/UNESCO. Parecer da Sra. Elza Nascimento Alves, chefe da EAP/SAT, indeferindo o pedido.
Correspondências do CRPE/RS, recebida pelo SAT, referente ao encaminhamento de certificados de conclusão de curso dos alunos bolsistas do curso de formação de professores supervisores, para assinatura do Diretor do INEP Walter de Toledo Piza.
Relatório final do segundo Plano de Operações, no período de 1967 a 1969. Projeto conjunto MEC/INEP/UNICEF/UNESCO referente à criação de centros de formação de professores primários, em novos moldes, bem como os projetos de planejamento educacional, nas esferas Federal e Estadual, e de ampliação e melhoria do ensino elementar.
Levantamento de pessoal treinado pelo MEC-INEP, no período de 1963 - 1970, segundo o local de realização dos cursos - elaboração da equipe do subprojeto de habilitação e treinamento de pessoal docente para o ensino primário e normal e equipes técnicas para as Secretarias de Educação; Adendo ao levantamento de pessoal pelo MEC-INEP, no Brasil, no período de 1963-1970.
Apresentação do SAT - INFORMATIVO que tem como objetivo ser um instrumento a mais na comunicação e entrosamento entre os vários setores do SAT do INEP e ao mesmo tempo dar maior divulgação em outros órgãos da administração pública; Organograma da Coordenação Geral; Atos do SAT: portaria nº 40 de 21 de março de 1969; Notícias das equipes: Equipe de Aperfeiçoamento de Pessoal - EAP, Equipe de Levantamento de Diagnóstico - ELD, Equipe de Ensino Primário e Médio - EEPM; Informações sobre a inauguração, reuniões e convites do SAT; Quadro de pessoal do SAT; Atos da administração pública de interesse do SAT: portaria nº 393 de 12 de agosto de 1969, decreto nº 65.049 de 22 de agosto de 1969; Educação no mundo e nos estudos; Notícias das equipes; Cursos no Brasil, por estados; Informações sobre a Equipe de Aperfeiçoamento do Pessoal - EAP, Equipe de Levantamento e Diagnóstico - ELD; Atas da administração pública de interesse do SAT; Informações sobre a educação nos estados e no mundo.
Estrutura do sistema de atividades básicas e formação dos órgãos culturais e regionais e organogramas; Informações sobre assistência técnica prestada pelo INEP; Informações sobre equipe de levantamento e diagnósticos; Atividades desenvolvidas até setembro de 1970 pela equipe de ensino primário e médio; Relatório das atividades desenvolvidas pela Equipe de Aperfeiçoamento Técnica do INEP no período de outubro de 1969 a abril de 1970; Relatório das atividades desenvolvidas no período de outubro de 1969 a abril de 1970; Programação para 1970, cursos de formação de supervisores; Programação para 1970, cursos de especialização em administração de sistemas escolares; Programação para 1970, cursos de aperfeiçoamento para diretores e professores de escolas normais e centros de treinamento; Programação para 1970, cursos de especialização em currículo e avaliação; Quadro com número de bolsistas aperfeiçoados, por curso, no período de 1958 a 1969.
Correspondências informando sobre a extinção da Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário - EATEP; Relação do material de consumo, limpeza e permanente de escritório existente em estoque na EATEP até a data de 25/03/1969; Propostas de metas para EATEP; Programa de atividades do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP no período de 1968 a 1971; Informações sobre a segunda etapa do trabalho da EATEP. Comunicado sobre a realização da V Semana de Estudos INEP/EATEP; Ata da reunião de 2 de agosto de 1966 com Dr. Carlos Mascaro para uma visão geral do trabalho da Equipe do Ensino Primário; Objetivos Nacionais da Educação Brasileira; Comunicado sobre convênio de cooperação e assistência técnica assinado pelo MEC com a USAID; Relatório das atividades da equipe de assistência técnica ao ensino primário no ano de 1968; Informações sobre o programa de pesquisa da EATEP; Programa para o desenvolvimento de uma "nova mentalidade" para com a educação primária no Brasil; Programa de assistência técnica direta aos estados selecionados; Relatório da viagem à São Paulo; Guia para análise dos problemas de supervisão na escola primária; Formação e aperfeiçoamento de professores; Estudo sobre as características de professor eficiente; Guia para análise da administração; Para consideração da equipe: os custos da evasão e repetência na educação primária brasileira; Relatório especial: instrução programada - uma nova modalidade de ensino; Guia para análise de problemas no currículo escolar primário; Para consideração da equipe: método proposto para o trabalho em Pernambuco e outros estados; Descrição detalhada do modelo de material que mereceu prioridade absoluta (manual de trabalho em brochura, sobre "Estudo da Distribuição Eficiente das Verbas da Educação Primária") de acordo com a solicitação do Dr. Mascaro, na reunião de 21 de dezembro de 1966, para ser usado na reunião dos secretários de educação e diretores do MEC em 10/01/1967 em Brasília; Seleção dos estados para o Estudo do Problema do Fluxo Estudantil na Educação Primária Brasileira, por H. R. White; Implantação de um sistema de avaliação do ensino primário;
Minuta do anteprojeto de regulamento do Centro de Treinamento de Professores - CTP pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura, pelo Departamento de Ensino Primário e pelo Governo do Estado do Pará.
Trabalho sobre estudos sociais intitulado "Preparando a criança para a leitura inteligente de mapas", destinado aos professores bolsistas do cursos de formação de professores supervisores do CRPE/RS.
Trabalho "Os fundamentos psicopedagógicos da aprendizagem das matemáticas" é uma adaptação do capítulo nº II do trabalho "Didática das matemáticas elementares" de Angel Diegues Marques. Para ser apresentado no curso de especialização em currículo e avaliação da DAM.
Trabalho da professora Dulce Jucá Novaes, sobre as novas técnicas no ensino da matemática elementar e a importância da atuação do professor para o bom desenvolvimento psicológico, sociológico e biológico do educando.
Relatório de atividades da Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Nível Superior, do primeiro e segundo trimestre de 1957. São abordados os projetos da CAPES apresentadas e aprovadas contribuindo na concessão de bolsas a pesquisadores em território nacional.
Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Provas de nível mental e aptidão, para segundo concurso de escrituário II, realizado em 1940, no estado de São Paulo. Cálculos estatísticos com base no resultado das provas.
Apostila para o Curso sobre utilização do livro didático ao nível elementar na área de estudos sociais elaborado pela professora Leny Werneck Dornelles.
Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED
Guido Ivan de Carvalho, Diretor do INEP, encaminha para o Diretor do Departamento de Recursos Humanos da SUDENE a minuta do Acordo para Treinamento e Aperfeiçoamento de Pessoal Docente a ser celebrado entre SUDENE, USAID/Brasil, MEC, INEP-SAT-CRPE-Pernambuco.
Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE
Correspondência enviada por Ary Leonardo Pereira - Diretor Executivo da COLTED - ao Diretor do INEP sobre o Planejamento do Programa da COLTED para 1970, que seria discutido na 37ª reunião; Informações sobre a utilização das bibliotecas/COLTED conforme os resultados das apurações das CELTEDs; Proposta de revisão do programa de treinamento - Plano Piloto; Breve descrição dos resultados do curso de treinamento oferecido pela COLTED aos Diretores de Escola Primária dos estados registrados nos respectivos relatórios.
Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED