Subsídios para uma reformulação do ensino primário brasileiro, elaborado pelo grupo de trabalho composto por Lúcia Marques Pinheiro, Nise Pires e Normal Cunha Osório.
Projeto para prestar assistência às unidades federadas visando a reformulação do ensino primário; Plano de operações do projeto Operação-Escola, com objetivo de proporcionar ao país uma educação para o desenvolvimento, tornando efetivo o cumprimento da obrigatoriedade escolar na faixa etária dos 7 aos 14 anos; Plano de aplicação de recursos destinados ao Serviço de Assistência Técnica - SAT do INEP; Soluções para a expansão quantitativa da escola primária sem prejuízo de qualidade; Avaliação da melhoria qualitativa; Estimativas das necessidades financeiras do INEP vinculadas à Operação-Escola; Relatório do primeiro dia da Operação-Escola, por Icles Magalhães;
Plano de trabalho a ser desenvolvido nos estados e territórios, através do Programa de Reformulação do Ensino Primário e Normal, atendendo ao projeto Operação-Escola através do acordo USAID-BRASIL. Autora: Nise Pires.
Sugestões para uma reforma do Ensino Brasileiro; Decreto nº 63.258 de 19 de setembro de 1968 que aprova o projeto especial prioritário denominado Operação-Escola, objetivando a tornar efetivo a obrigatoriedade escolar dos 7 aos 14 anos de idade; Lista de participantes da reunião de diretores de educação primária e assessores; Reunião de estudos para discutir liberação das verbas, escolha das capitais e cidade e melhorias no ensino; Reunião de diretores de educação primária e assessores para apresentar o relatório das atividades do dia 12 e 13 de novembro de 1968; Reunião de diretores de educação primária e assessores para estabelecer o controle de execução da Operação-Escola por métodos estatísticos; Subsídios para uma reformulação do ensino primário brasileiro; Cumprimento da obrigatoriedade escolar nas capitais dos estados e cidades de maior desenvolvimento socioeconômico; Relatório da Comissão Especial do Magistério Primário, criado a fim de diagnosticar a situação socioeconômica do magistério primário da esfera pública e propor medidas visando a sua melhoria; Decreto nº 63.340 de 1 de outubro de 1968 que dispõe sobre a assistência financeira da União aos estados, Distrito Federal e municípios para desenvolvimento dos respectivos sistemas de ensino primário e médio; Documento de trabalho elaborado pela Divisão do Aperfeiçoamento do Magistério - DAM do Centro Brasileiro do Pesquisas Educacionais - CBPE, levantamento sobre a situação do primeiro ano primário.
Subsídios para uma reformulação do ensino primário brasileiro. Trabalho elaborado pelo grupo de trabalho: Lúcia Marques Pinheiro, Nise Pires e Norma Cunha Osório. Quadros demonstrativos contendo as áreas escolhidas para o e desenvolvimento do programa do projeto especial prioritário.
Relatório final do grupo de trabalho para propor a reforma do ensino médio e primário. Criado pelo Decreto n° 65.189/69, de 18 de setembro de 1969, e instalado pelo Ministro Tarso Dutra em 14 de outubro, o Grupo de Trabalho "para propor a reforma do ensino fundamental" iniciou no mesmo dia suas atividades dividindo-se em três subgrupos para estudo do ensino fundamental, do ensino médio, e dos recursos para a educação.
Correspondências relacionadas ao processo INEP/MEC sobre reforma do ensino primário; Correspondências relacionadas a reforma do ensino primário e médio; Correspondência, em espanhol, sobre alfabetização funcional. Folder sobre a campanha; Correspondência sobre o Diretor do "Centro Regional de Alfabetizacion Funcional en las Zonas Rurales de America Latina" de Patzcuaro, México, ao Senhor Ministro da Educação e Cultura oferecendo bolsas para o Curso sobre Alfabetização Funcional realizado, na sede do CREFAL, de 1º de junho a 27 de novembro.
Correspondência encaminhando ao Coordenador Geral do Serviço de Assistência Técnica - SAT, a apreciação do anteprojeto de lei da reforma da ensino primário e médio; Anexo: Apreciação do Anteprojeto de lei da Reforma do Ensino Primário e Médio Correspondência encaminhando material sobre a reforma organizado pelas professoras Saide Bianchini e Terezinha Éboli, sintetizando os documentos apresentados pelo grupo de técnicos do INEP encarregados da análise da reformulação do ensino; Anexo: Análise crítica de anteprojeto de lei da reforma do ensino primário e médio, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP.
Relatório final do grupo de trabalho da Equipe de Levantamento e Diagnóstico- ELD/SAT/INEP), constituído pelo decreto nº 65.189 de 18 de setembro de 1969 pelo ministro da educação, para estudar a reforma do ensino fundamental no país. Relatores: Nise Pires; Alfredina de Paiva e Souza; Roberto Hermeto Côrrea da Costa; Jayme Abreu; Lúcia Marques Pinheiro; Letícia Maria Santos de Faria; Carlos Pasquale; E. M. de Souza; Carlos Ribeiro Mosso.
Trabalho sobre a reforma do ensino primário, atividades desenvolvidas; Trabalho "Análise crítica do anteprojeto de reforma do ensino primário e médio"; Apreciação do substitutivo ao anteprojeto de lei elaborado pelo grupo de trabalho da reforma do ensino primário e médio, por Lúcia Marques Pinheiro (Guanabara), Francisca Alba Teixeira (Minas Gerais), Carlos Frederico Maciel (Pernambuco) e João Gualberto de C. Menezes (São Paulo), solicitada pelo INEP/MEC.
Relatório final do estudo do ensino fundamental, do ensino médio e dos recursos para a educação feito pelo grupo de trabalho para proposição de reforma.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Trabalho elaborado por Grupo-Tarefa para análise da situação atual do INEP e proposta de reformulação de sua estrutura e objetivos. O trabalho tem caráter meramente preliminar e deixa de constar alguns anexos e estudos que não tinham sido concluídos.