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Campanhas de Construções Escolares_m007p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1955

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os estados do Piauí, Rio Grande do sul, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Pará, Espírito Santo, Paraíba, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Sergipe, Mato Grosso, Território Federal do Rio Branco (atual estado do Acre) e o Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro); Termos Aditivos; Recibos.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m020p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira,1953

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal; Termos entre os estados do Ceará, Maranhão, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Sergipe, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba e Goiás; Recibos; Estatuto do Instituto de Formação, Assistência e Cultura da cidade de Salvador.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m023p01 - Termos de Acordo relacionados a auxílio para aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1962

Termos de Acordo, Acordo Especial, Aditamento e Cancelamento entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal; Termos entre os estados: Amazonas, Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Santa Catarina, Guanabara, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo e Paraná; Correspondências.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m022p01 - Parte 1 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1961

Termos de Acordo, Acordo Especial, Aditamento e Cancelamento entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal; Termos entre os estados: Sergipe, Paraíba, Ceará, Santa Catarina , Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, estado da Guanabara, Bahia, Alagoas, Piauí, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte; Anotações.

Campanha de Construções Escolares

CEOSE-CROSE_m019p01 - Educação no Estado da Bahia, Problemas do Magistério Primário, Planejamento Educacional e Problemas na Educação Brasileira, 1965 - 1968

Correspondência enviada pelo professor Jacques Torfs ao Secretário de Educação da Bahia enviando cópias dos cálculos da Matrícula Provável das séries do ensino primário nas escolas do Estado da Bahia em 1965 e 1970;
Projeções Ensino Primário: plano educacional do estado da Bahia;
Ploblemas do magistério primário, por Jacques Torfs;
Os sistemas do SENAI de São Paulo;
Correspondência enviada ao senhor J. Bousquet do Departamento de Planejamento Educacional pelo professor Jacques Torfs enviando contribuições para o documento que você está preparando para a Conferência Internacional sobre Planejamento Educacional;
Observações sobre os problemas da educação brasileira feitas pelo professor Michel Debrun.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m051p02 - Correspondências Diversas sobre Organização dos CEOSE/CROSE, 1966 - 1968

Ofício enviado ao secretário Luiz Navarro de Brito, pelo professor Jacques Torfs, sobre a programação de um seminário de consulta para definição das diretrizes gerais do Plano Integral de Educação e solicita participação;
Correspondência enviada ao professor Jacques Torfs, pelo presidente Vespero Mendes, sobre elaboração dos Planos Estaduais de Educação;
Correspondência enviada pelo reitor Guilardo, ao professor Jacques Torfs, informando debate sobre a articulação entre o ensino médio e o ensino superior, convidando-o a participar. Anexo temário do seminário;
Correspondência enviada ao professor Jacques Torfs, pela coordenadora do Grupo de Trabalhos de Estatísticas da Fundepar, enviando informações sobre dados e solicitando visita do professor;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, enviando contribuição para organização do planejamento da Universidade;
Correspondência enviada ao secretário de Educação da Bahia, com a descrição do conteúdo de um possível estudo e lista de informações disponíveis para serem utilizadas na elaboração do planejamento;
Telegramas enviados pelo professor Jacques Torfs, agradecendo e solicitando informações ;
Correspondência enviada ao secretário de educação da Bahia, pelo coordenador dos CEOSE, sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Recomendações à secretaria de educação da Bahia, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao secretario de educação e cultura da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, enviando opinião sobre temas específicos descritos nos textos que foram solicitadas após a visita do professor a Salvador, pelo grupo de peritos da Secretaria e do Convênio MEC-USAID-SUDENE;
Correspondência enviada ao secretário da educação e cultura da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, comunicando a realização do 1º Ciclo de estudos de planejamento e administração educacionais;
Correspondência enviada ao secretário de educação da Bahia, pelo diretor Carlos Mascaro, sobre acordo com o professor Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pela Sra. Eulina Carvalho, membro da Comissão Coordenadora dos CROSE, sobre preparação dos CROSE nas cidades de Salvador, Aracaju e Maceió;
Lista com presidente e conselheiros do Conselho Estadual de Educação e Cultura;
Lista com professores do Conselho Estadual de Educação de Sergipe;
Lista com membros do Conselho Estadual de Educação de Alagoas;
Lista com diretores e coordenadores do Centro de Estudos Educacionais e Aperfeiçoamento do Professorado;
Lista com membros da Comissão Executora do Convênio SUDENE-MEC-USAID/BRASIL e Governo do Estado da Bahia;
Lista de endereços das instituições visitadas em Salvador, Alagoas, Sergipe e lista com a documentação;
Correspondência enviada ao secretário de educação, pelo professor Jacques Torfs, enviando análise feita da situação das escolas;
Correspondência enviada ao secretário de educação da Bahia, pelo coordenador dos CEOSE, informando as realizações dos CEOSE na Bahia;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre assistência técnica ao estado da Bahia;
Correspondência enviada ao professor Thales de Azevedo, pelo professor Michel Debrun, enviando comentários sobre alguns tópicos;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia, aos reitores de diversas universidades, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando reformulação do plano dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas e reflexões feitas pela comissão;
Correspondência enviada ao secretário de educação do estado da Bahia, aos reitores de universidades do Brasil e ao presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, pelo diretor do INEP, sobre realizações dos CROSE destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país;

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CODI-SOEP_m050p01 - Cálculos Estatísticos do Concurso para Datilografo, 1943

Cálculos estatísticos do concurso para datilógrafo, realizado pelo Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, nos estados do Distrito Federal, Amazonas, Pará, Maranhão, Fortaleza, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo;
Histograma e modelo de prova de seleção para datilógrafo.

Campanhas de Construções Escolares_m022p01 - Parte 2 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira,1963

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal; Termos entre os estados do Amazonas, Guanabara, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Minas gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Bahia e Rio de Janeiro.

Campanha de Construções Escolares

CODI-SOEP_m112p01 - Provas de Seleção para Almoxarife

Documentos referentes ao concurso para almoxarife, promovido pelo Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, contendo o quadro da dificuldade das questões e seus valores relativos e a tabulação por partes da prova realizada nos estados de São Paulo, Paraíba, Maranhão, Bahia, Amazonas, Alagoas, Sergipe, Pará, Mato Grosso, Paraná e o Distrito Federal, finalizando tem o modelo da prova de Nível Mental e Aptidão do concurso.

CRPE-BA_m001p02 - Trabalho: “Aspectos Qualitativos do Ensino Primário”, 1966

Três fotografias, em preto e branco, da Escola de Aplicação;
Trabalho intitulado “Aspectos Qualitativos do Ensino Primário”, produzido por Regina Espinheira. O objetivo da pesquisa é compreender as razões dos altos índices de evasão e reprovação da escola primária no estado da Bahia e buscar soluções para os problemas;
Coleta de dados de agosto de 1965 a junho de 1966.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-BA_m004p01 - Relatórios de Atividades, 1955

Correspondência de encaminhamento do Relatório das Atividades da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais Relativas ao ano de 1966;
Relatório da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério;
Relatório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Relatório das atividades desenvolvidas pela Divisão de Documentação Relativas ao ano de 1966;
Relatório de atividades desenvolvidas pelo Centro Audiovisual da Bahia - CRPE, em 1966;
Relatório de atividades da Secretaria Executiva do CRPE, ano de 1966;
Correspondência enviada por Dirvan S. Lima Teixeira, Secretário Executivo, a Péricles Madureira de Pinho, Diretor Substituto do INEP, com encaminhamento do Relatório das atividades desenvolvidas pelo CRPE-BA no ano de 1963 no Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Relatório de atividades desenvolvidas pela Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais;
Relação com quantitativo de livros distribuídos entre janeiro e novembro de 1963, nos estados da Bahia e Sergipe;
Programa do Curso de Formação para Professores-Supervisores;
Esboço do plano de curso intensivo de treinamento de professores primários;
Correspondência enviada por Hildérico Pinheiro de Oliveira, Diretor do CRPE-BA, a Carlos Pasquale, Diretor do INEP, com relatório de atividades desenvolvidas no ano de 1964;
Teste de seleção para o Curso de Treinamento para Magistério Primário de Emergência, 1964;
Relatório das Atividades Desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia no 1° Trimestre de 1964;
Relatório das atividades desenvolvidas no Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia, 1962;
Relatório das atividades desenvolvidas no Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia, 1961 e 1° semestre de 1962;
Relatório de atividades desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia em 1962;
Demonstrativo da situação financeira do CRPE da Bahia;
Correspondência enviada a Anísio Teixeira, Diretor do Inep, por Hildérico de Oliveira sobre o Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Documento intitulado “Programa de construção e manutenção das escolas experimentais e de trabalhos a serem realizadas nessas escolas”;
Projetos da Divisão de Documentação e Informação Pedagógica – 1958, do CRPE-BA;
Relatório Anual 1958 – Divisão de Documentação e Informação;
Relatório de atividades da Divisão de Documentação e Informação referente ao ano de 1958;
Correspondência enviada a Anísio Teixeira, Diretor do INEP, por Luiz Ribeiro de Sena, Co-Diretor do CRPE, com encaminhamento do sumário das atividades desenvolvidas pelo CRPE no período de 1955 a 1960;
Documento sobre Escolas experimentais e de demonstração do Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia;
Resumo do relatório das atividades do Centro Regional da Bahia no período de 1956 a 1960;
Correspondência enviada a Anísio Teixeira com informações referentes a escolas de Salvador.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-BA_m004p02 - Textos sobre Ensino de Artes para Crianças

Texto intitulado “Aspects et Techniques de la Peinture d’Enfant - O mundo ‘plástico’ da criança” (Aspectos e Técnicas da Pintura da Criança), divulgado pela Escola Parque Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Texto sobre Educação Musical - Princípios e plano de trabalho para iniciação musical das crianças extraído da obra de Edgar Willems;
Artigo intitulado “Como iniciar e desenvolver um programa de arte infantil?”, produzido pela Professora Lúcia de Alencastro Valentim;
“Programa de Trabalhos Manuais”, texto traduzido do livro “Children and their art for the Elementary School”, de Charles D. Gaitskell. Tradução de Edith Motta;
Texto “Atividades artísticas: técnicas principais”.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-BA_m011p01 - Documentos Referentes à Educação Na Bahia, 1957 - 1959

Correspondência enviada a Jayme Abreu por Arary Sampaio Muricy sobre relatório de trabalho;
Trabalho sem título apresentando retrospecto do ensino escolar na Bahia desde o período colonial;
Correspondência enviada ao Coordenador da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais - DEPE por Eny Caldeira com sugestões de alterações no “Parecer ao Projeto de reorganização do ensino normal da Bahia”, de Paulo Campos;
Parecer ao Projeto de Reorganização do Ensino Normal da Bahia, de autoria de Paulo de Almeida Campos, Assistente da DEPE;
Correspondência enviada a Anísio Teixeira por Luís Henrique Dias Tavares, da Divisão de Documentação e Informação do CRPE-BA, com resultado do levantamento da organização didática do ensino médio, normal e industrial no estado da Bahia preparado pelo Serviço de Documentação e Informação Pedagógicas do CRPE-BA – contém cópias;
Documento intitulado: Observações ao trabalho “Situação Educacional Baiana”, do Professor Arary Sampaio Muricy, assinado por Luís Henrique Dias Tavares;
Documento intitulado “Professorado do Ensino Médio na Cidade do Salvador”, produzido pela Divisão de Documentação e Informação;
Correspondência enviada a Jayme Abreu por Arary Sampaio Muricy com relatório da situação educacional baiana – Projeto do Ministério da Educação e Cultura, por meio do INEP, para levantamento completo da situação da educação de base na Bahia;
Documento intitulado “Bases para um convênio entre a prefeitura de Salvador, o estado da Bahia e o Ministério da Educação e Cultura” em nome de Professor Diógenes M. de Almeida;
Correspondência enviada a Jayme Abreu por Luiz Ribeiro de Sena, Codiretor do CRPE, em que encaminha a publicação “O Ensino Primário Estadual na Cidade do Salvador” – relatório o levantamento feito pela Divisão de Documentação em 115 escolas estaduais da cidade;
Documento sem título que trata da educação na Bahia com base em “zonas ecológicas”.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-BA_m008p01 - Anteprojetos de Pesquisas, 1971 - 1972

Documento preliminar de Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia para o “Programa Anísio Teixeira”;
Documento do CRPE-BA com sugestões de estudos e pesquisas educacionais e instituições e/ou especialistas em condições;
Documento com tema para pesquisa no campo de educação: “Escola e métodos de alfabetização e ensino em grupos indígenas aculturados com perda da língua original” de Pedro Agostinho da Silva, do Departamento de Antropologia e Etnologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia;
Anteprojeto de pesquisa com o título: Grau de satisfação de concluintes de curso superior com o curso realizado e suas expectativas ocupacionais;
Anteprojeto de pesquisa com o tema: O ensino de ciências experimentais – objetivos e avaliação, pesquisador responsável: Luiz Felippe Perret Serpa;
Projeto de pesquisa com o título: Ensino de Ciências – objetivos e avaliação, pesquisador responsável: Luiz Felippe Perret Serpa;
“Esquema básico para um projeto integrado de pesquisa e ensino”, assinado por Vivaldo da Costa Lima, assistente da FFCH da UFBA;
Correspondência enviada por Lêda Jesuino dos Santos a Regina Espinheira com Projeto de Currículos de Ciências do 2° Grau.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-BA_m030p01 - Documentos sobre Organização do CRPE-BA, 1956

Portaria n° 18–A, de 22 de março de 1956, que trata da organização do Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia, com sede em Salvador. O documento é assinado por Anísio Spínola Teixeira, Diretor do INEP;
Documento 35-A, de 22 de março de 1956, em que Anísio Teixeira – Diretor do INEP – designa Carmen Spínola Teixeira para exercer as funções de diretora da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério do CRPE-BA;
Documento 35-B, de 22 de março de 1956, em que Anísio Teixeira – Diretor do INEP – designa Luiz Ribeiro de Sena para exercer as funções de diretor da Divisão de Documentação e Informação Pedagógica do CRPE-BA.

CRPE-BA_m003p01 - Relatórios de Projetos, 1970

Tabelas manuscritas com informações de Programa, Atividade, Utilização e Recursos Financeiros de unidades do CRPE;
Correspondência enviada por Georgina da Silva Oliveira, Diretora Substituta da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais, ao Diretor do CRPE-BA com informações relativas aos projetos da DEPE;
Relatório do projeto “Estudo das vantagens e desvantagens do método de avaliação por unidade de trabalho” realizado pela DEPE/CRPE-BA;
Relatório do projeto n° 17 intitulado “Levantamento descritivo da situação do Ensino de nível médio na Capital do Estado”;
Relatório do projeto: Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Relatório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escolas Classes 1, 2, 3 e 4, com quantidade de alunos matriculados em março de 1970;
Documento com o Convênio de colaboração e assistência técnica entre a Secretaria de Educação da Bahia e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, para aperfeiçoamento de magistério e realização de estudos e pesquisas educacionais;
Relatório do projeto: Curso de Treinamento para Professores de nível primários, secundário e superior;
Relatório e plano de curso do projeto: Curso de formação para o magistério primário do interior, com o programa de cada área de ensino;
Resolução n° 55, que estabelece normas para formação de regentes do ensino primário;
Ofício n° 95/70 enviado a Dirvan Silveira Lima Teixeira, Diretor do CRPE-BA, pela Chefe do Setor de Currículo e Supervisão. O documento esclarece as razões para a não realização do curso para atualização de professores primários do CECR;
Relatório do projeto: Produção de material projetável Recuperação e organização da Filmoteca;
Relatório do projeto: Instalação de 11 Núcleos Audiovisuais e Assistência aos 19 já existentes;
Relatório do projeto: Montagem de um laboratório de Auto Aprendizagem sobre Recursos Audiovisuais;
Relatório do projeto: Produção de material gráfico;
Relatório das atividades desenvolvidas pelo Centro Audiovisual da Bahia – CRPE – INEP, no período de julho a setembro de 1970, assinado por Vera Lucia Rocha Silveira, Diretora do CAVB/CRPE;
Relatório do projeto: Documentação e Informação Pedagógica.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-PE_m015p02 - Relatórios de Visita à Escola Parque de Salvador e de Estágio na Escola Guatemala, 1967

Relatório da visita à Escola Parque em Salvador, nos dias 15 e 16 de maio de 1967, apresentado pela professora Maria do Socorro de Azevedo Moreira;
Relatório de estágio realizado na Escola Guatemala, no Rio de Janeiro, no período de 18 a 29 de 1967, apresentado pela professora Maria do Perpetuo Socorro de Azevedo Moreira.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE

CEOSE-CROSE_m026p01 - Documentos do Professor Jacques Torfs, Perito da UNESCO, 1967

Documentos do professor Jacques Torfs, perito da UNESCO, contendo sugestões sobre um programa para assistência técnica da UNESCO ao Brasil, no período entre 1967 e 1971;
Recomendações sobre a organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
Colóquios estaduais sobre a organização dos sistemas de educação das CEOSES;
Documento do professor Jacques Torfs de 1966, com a definição geral dos planos;
Relatório dos projetos de trabalho do CEOSE para o primeiro semestre de 1969, encaminhado ao diretor do INEP Carlos Correira Mascaro, do coordenador do CEOSE Durmeval Trigueiro Mendes;
Correspondência do perito da UNESCO, Jacques Torfs, ao diretor do INEP, sobre a assistência técnica ao Estado da Bahia;
Dados sobre a atuação do Governo Federal no ensino dos Estados do Paraná, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Sul;
Documento provisório do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre as normas propostas pela operação dos sistemas educacionais no Estado de São Paulo e exposição de motivos e projetos de regulamento;
Documento do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre as receitas e despesas com o Ensino no Brasil.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m022p01 - Documentos Diversos sobre CEOSE e Relatórios dos Professores Jacques Torfs e Isabelle Deblè, 1968

Lista de documentos;
Projetos de trabalho do CEOSE para o primeiro semestre;
Correspondência enviada ao diretor do INEP pelo coordenados dos CEOSE solicitando autorização para a contabilidade efetuas pagamento;
Correspondência enviada pela Isabelle Deblé ao secretário geral da divisão de difusão cultural solicitando complementação dos dados referentes aos institutos;
Correspondência enviada pelo coordenador do CEOSE ao diretor substituto do INEP submetendo o programa do CEOSE e verba para ser aprovado;
Primeiro cilo de planejamento e administração educacionais (março de 1969);
Correspondência enviada pela Iabelle Deblé ao reitor da Universidade de São Paulo solicitando preenchimento de dados sobre números de estudantes;
Correspondência enviada ao Sr. Nassim Gabriel Mehedff pela Isabelle Deblè solicitando que ele seja seu interprete e enviando anotações da lista de indicadores que o Grupo de Planejamento liderado por Fachim deve usar para determinar as orientações a serem adotadas no estabelecimento de "ginásios orientados pelo trabalho";
Propostas para a coleta de dados estatísticos da Educação no Brasil;
Simpósio interamericano de administração escolar OEA - INEP - ANPAE;
Para atenção do Professor Mascaro, diretor do INEP, relatório de trabalho feito pela Isabelle Deblé;
Lista das requisições de passagens extraídas pelos CEOSE no ano de 1968;
Correspondências solicitando autorização da contabilidade, compra de passagens, compra de folhas de papel, efetuar pagamento, compra de material de escritório;
Correspondência enviada pela Isabelle Deblé ao diretor enviando tabela para ser preenchida com dados estatísticos referentes ao ano de 1966 sobre despesas realizadas pelo Ministério da Educação e Cultura;
Despedida entre o diretor do INEP e o professor Michel Debrun após término de sua missão no Brasil;
Recomendações formuladas pelo 1º Encontro Regional de Planejamento Educacional organizado pela SUDESUL;
Inventário e cálculo das necessidades em mão de obra e profissionais do estado da Bahia, por Jacques Torfs;
Inventário e cálculo das necessidades em mão de obra e profissionais da região do sul do país.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m041p01 - Textos e Estudos para Mudanças Educacionais, 1966 - 1967

Projeto do Ministério da Educação e Cultura do Brasil: Condições e pressupostos da mudança na política educacional;
Os órgãos-fins das Secretarias de Educação e Cultura e a descentralização do ponto de vista pedagógico;
Sugestões sobre a natureza de um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;
Matemática do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais;
Soluções sugeridas para alguns dos problemas principais do ensino primário e da educação permanentes - Santa Catarina;
Alguns Comentários sobre o Plano de Metas da Educação Nacional;
Correspondências sobre a seleção de profissionais da educação para participação do I Ciclos de Estudos sobre Planejemento Educacional e Reforma Administrativa, a realizar-se no Rio de Janeiro;
Jacques Torfs encaminha recomendações a Secretaria de Educação da Bahia;
Textos expositivos sobre as Matemáticas do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais, por Jacques Torfs, de diversos estados brasileiros;
Autorização de pagamento a funcionários por serviços prestados para os CEOSE;
Texto expositivo de sugestões sobre a natureza de um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m044p01 - Correspondências Diversas sobre Programas e Organizações do CEOSE/CROSE, 1966 - 1967

Lista de seminários de administração e planejamento da educação;
Correspondência enviada à secretária executiva da Comissão de Organização do Primeiro Ciclo de Estudos, sobre Planejamento e Administração Educacional, pelos professores Jacques Torfs e Michel Debrun, enviando informações sobre exemplares de documentos para serem distribuídos durante o 1º Ciclo de Estudos, sobre Planejamento e Administração; envia também a lista de candidatos estaduais do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração, programa de treinamento em planejamento educacional;
Seminários de administração e planejamento da educação: objetivos dos seminários;
Lista de seminários de administração e planejamento da educação;
Correspondência enviada aos senhores Dumerval, Michel Debrun e Jacques Torfs, pelo Dr. Carlos Maciel para tratar do curso do CEOSE;
Estudo da matrícula da primeira série da escola primária do estado do Rio Grande do Sul, análise das estimativas do CEE para 1960 a 1964;
Programação do Ciclo de estudos de planejamento e administração educacional;
Correspondência enviada ao Sr. J. Bousquet, pelo professor Jacques Torfs, enviando comentários sobre certos aspectos do Planejamento Educacional no Brasil;
Mecanização estatística do estado do Paraná;
Planejamento educacional no âmbito de um sistema federal;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, comunicando realização do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais e solicita sugestões;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura do Rio Grande do Sul, pelo professor Jacques Torfs, comunicando colaboração dos CEOSE com a Secretaria Geral do Ministério da Educação e Cultura e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, para a realização do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais;
Correspondência enviada aos senhores Michel Debrun, Marquez, Jacques Torfs e Wijenberg, pelo chefe John M. Howe, sobre novos formulários do PNUD para pedidos de viagem diários;
Publicação Painel de membros representando os funcionários que serão escolhidos pelo presidente do conselho de apelação, para sentarem à mesa durante o período de 28 de fevereiro de 1971;
Folha de presença dos senhores conselheiros do Conselho Estadual de Educação do governo do estado de São Paulo, da sessão do Conselho Pleno, de 23 de janeiro de 1967;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Mendes, pelo professor Jacques Torfs, sobre: organização dos CROSE no estado de São Paulo; a reorganização dos CROSE; a lista dos participantes dos CROSE de Santa Catarina; a preparação dos CROSE em visita a João Pessoa na Paraíba e a Organização dos CROSE no Rio Grande do Norte;
Em anexo quadro dos diretores dos serviços na Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Relação da equipe técnica do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais da secretaria de estado de educação e cultura do Rio Grande do Norte. Composição das câmaras;
Correspondência enviada aos professores Roque Spencer Maciel de Barros e Luiz Pereira, pelo professor Michel Debrun, informando a realização dos Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas Educacionais (CROSE), convidando-o para apresentar palestras;
Correspondência enviada ao professor Wilson Rodrigues, pelo professor Michel Debrun, comunicando sobre a realização da 4ª semana dos CROSE em Cuiabá;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Trigueiro Mendes, pelo professor Jacques Torfs, enviando anexo documentos recolhidos em viagem ao Ceará e São Paulo, a serviço dos CROSE. E documentação sobre organização dos CROSE no Estado do Ceará;
Relação dos membros do conselho estadual de educação do Ceará, participantes dos CROSE;
Relação da equipe técnica do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais;
Quadro dos diretores dos serviços;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Mendes, pelo professor Jacques Torfs, enviando material recolhido durante sua viagem ao Rio Grande do Norte e ao Ceará, a serviço do CROSE; sobre a organização dos CROSE no Estado do Paraná; sobre a organização dos CROSE no Estado do Paraná; passando documentos que foram enviados a ele de Santa Catarina pelo dr. Oswaldo Ferreira Melo;
Correspondência enviada aos membros da Comissão de Coordenação dos CROSE, pelo professor Michel Debrun, sobre organização dos CROSE no Estado do Acre, Rondônia e Mato Grosso;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, sobre a realização das missões que haviam sido do INEP e da UNESCO, durante dezembro de 1966;
Ofício enviado pelo diretor Osvaldo Ferreira de Melo, ao professor Jacques Torfs, enviando documentação referente ao estado de Santa Catarina para o programa de atividades da Comissão dos CROSE;
Reforma universitária em andamento na Bahia;
Circular enviada para todos os funcionários internacionais do PNUD e agentes especiais no Brasil, sobre acomodações e reservas de hotel e sobre ajustes no Brasil;
Correspondência enviada aos especialistas em missão, no âmbito dos programas regulares e de participação e do setor de assistência técnica do PNUD, pelo chefe de divisão de relatórios, W. J. Ellis, sobre resumo de relatórios;
Guia para escrever resumos de relatórios;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando relatório sobre suas atividades não relacionadas com a preparação dos CROSE;
Documentação de planejamento educacional;
Departamento de planejamento e financiamento da educação, documentação relacionada ao planejamento educacional.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

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