Curso de atualização para professores de Matemática e Ciências do 1º grau. Recife. Aspectos didáticos do problema da integração vertical. Extraído do livro: A escola secundária moderna do autor Lauro de Oliveira Lima; O desenvolvimento mental da criança e do adolescente. Extraído do livro: Crianças e adolescentes; Uma experiências concernente ao ensino primário de matemática. Autor: Z. Krygowska e H. Moroz; Leitura ativa (Técnica do Questionamento). Referências: trabalho realizado pela equipe de professoras: Maria do Socorro Jordão Emerenciano, Elena Girarde Corrêa, Odete Pessoal Maciel e Gilka Ferreira de Azevedo. Brasília; Sugestões para exercício de leitura compreensiva; Exercícios práticos; A importância da estrutura na aprendizagem. Extraído do livro: O processo da educação.
Planejamento da operação do Curso de Reciclagem em Técnicas de Documentação e Informação na Fundação Getúlio Vargas e no IBED, e de estágios na Escola de Comunicação de São Paulo e na Câmara dos Deputados.
Considerações sobre a reestruturação institucional do INEP; Correspondência tratando da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Estudo socioeconômico a ser aplicado a estudantes universitários; I Conferência Nacional de Educação - a ser realizada em 1965; Agradecimento pelo Prêmio Moinho Santista de Matemática, por Leopoldo Nechbin; Análise do 1º volume das obras de Anísio Teixeira, por Jayme Abreu; Relatório de atividades da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais.
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Correspondência sobe parcerias para distribuição de bolsas de estudo para Servidores da Administração Pública - ICA, Ponto IV; Correspondência do Ministerio de Educacion, Provincia de Buenos Aires; Documentação sore a revista Review of Educational Research, publicação de 1962; Correspondência tratando de frequência de servidora cedida, Ethel Bauzer Medeiros; Correspondência contendo questionário para conferência na Highlander Folk School e discutindo participação em dita conferência; Documentação tratando de plano de pesquisa do Instituto de Psicologia da PUC/Rio; Correspondência sobre o Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade da Bahia; Documentação sobre a organização do CRPE/RS.
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Solicitação de informações sobre convênio com o PREMEN; Atualização de nome de faculdade para Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais - Presidente Prudente.
Impressões de diversas personalidades sobre as normas para classificação de espetáculos para menores baixadas pelo juiz de menores da Guanabara, Dr. Alberto Augusto Cavalcanti de Gusmão; Portaria nº 509/1963, que aprova as “Normas para Classificação de Espetáculos para Menores”, propostas pelo serviço de censura de diversões públicas; Apresentação das Normas para Classificação de Espetáculos para Menores feita pelo Juizado de Menores de Guanabara; Modelo de parecer para apreciação de espetáculos teatrais, filmes e espetáculos de televisão e rádio.
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Ofícios recebidos de universidades estrangeiras sobre tradução de edições e publicação de textos sobre educação; Memorandos sobre construção e pagamento de painéis de arte; Proposta de estudos em administração escolar e construção do Instituto de Administração Escolar em São Paulo.
Relatório da participação da equipe do MEC no projeto para implantação de um sistema cadastral das redes de ensino primário e médio no Nordeste, proposto pela SUDENE. Documento de 26 de janeiro de 1970 redigido por Torres Jatobá, do Grupo Nacional de Desenvolvimento das Construções Escolares.
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Estágio desempenhado no CBPE no âmbito de parceria entre Brasil e Paraguai para aperfeiçoamento de tecnologia educativa e planejamento educacional (Perfeccionamiento de Tecnologia Educativa y Planeamiento Educacional).
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Relatório de atividades da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE) no período de janeiro a março de 1961; Relatório da Divisão de Estudos e Pesquisas Sociais de 1957 e 1960; Relatório da Divisão de Documentação e Informação Pedagógica (DDIP) de 1957 e 1960; Plano de trabalho da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério (DAM) de 1957 e 1960; Relatório do CBPE de 1959, descrevendo as atividades dos seus setores; Relação das reuniões internacionais das quais o diretor do CBPE, Anísio Teixeira, e coordenadores participaram; Relatório, esboço do orçamento e plano de trabalho da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE) de 1957 a 1961.
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Correspondência tratando da elaboração de um documento crítico sobre a educação no Brasil; Correspondência sobre servidores lotados na DEPE; Solicitação de reunião entre os coordenadores das divisões de pesquisas do CBPE; Solicitação de estudo sobre as anuidades escolares nos estabelecimentos de ensino particular; Relatório de viagem ao CRPE de Salvador; Convite a inauguração do Instituto Benjamin Constant; Análises de produtos publicados pelo INEP; Solicitação de alteração de critérios de remuneração de cargos de chefia; Solicitação de alteração no Regimento da Conferência Nacional de Educação; Análise de anteprojeto de lei sobre o Plano Nacional de Educação.
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Sugestões para uma reforma do Ensino Brasileiro; Decreto nº 63.258 de 19 de setembro de 1968 que aprova o projeto especial prioritário denominado Operação-Escola, objetivando a tornar efetivo a obrigatoriedade escolar dos 7 aos 14 anos de idade; Lista de participantes da reunião de diretores de educação primária e assessores; Reunião de estudos para discutir liberação das verbas, escolha das capitais e cidade e melhorias no ensino; Reunião de diretores de educação primária e assessores para apresentar o relatório das atividades do dia 12 e 13 de novembro de 1968; Reunião de diretores de educação primária e assessores para estabelecer o controle de execução da Operação-Escola por métodos estatísticos; Subsídios para uma reformulação do ensino primário brasileiro; Cumprimento da obrigatoriedade escolar nas capitais dos estados e cidades de maior desenvolvimento socioeconômico; Relatório da Comissão Especial do Magistério Primário, criado a fim de diagnosticar a situação socioeconômica do magistério primário da esfera pública e propor medidas visando a sua melhoria; Decreto nº 63.340 de 1 de outubro de 1968 que dispõe sobre a assistência financeira da União aos estados, Distrito Federal e municípios para desenvolvimento dos respectivos sistemas de ensino primário e médio; Documento de trabalho elaborado pela Divisão do Aperfeiçoamento do Magistério - DAM do Centro Brasileiro do Pesquisas Educacionais - CBPE, levantamento sobre a situação do primeiro ano primário.
Agenda da reunião de estudos de diretores de educação primária e assessores: Objetivos e órgãos envolvidos e papel de cada um; Situação atual da educação primária brasileira, causas de sua baixa produtividade; Boletim Informativo do CBPE nº 135, com o decreto nº 63.258 de 19 de setembro de 1968 que dispõe sobre o Projeto Especial Prioritário do Programa Estratégico para o Desenvolvimento, denominado "Operação-Escola".
Relação de pesquisas do INEP, Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE e Centros Regionais de Pesquisas Educacionais - CRPE da Bahia, Guanabara, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Relatório da Comissão para o Inventário da Biblioteca do CBPE, contendo relação de livros em processo de classificação e catalogação; relação de livros da biblioteca núcleo do INEP ainda não registrados.