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Campanhas de Construções Escolares_m007p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1955

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os estados do Piauí, Rio Grande do sul, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Pará, Espírito Santo, Paraíba, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Sergipe, Mato Grosso, Território Federal do Rio Branco (atual estado do Acre) e o Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro); Termos Aditivos; Recibos.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m020p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira,1953

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal; Termos entre os estados do Ceará, Maranhão, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Sergipe, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba e Goiás; Recibos; Estatuto do Instituto de Formação, Assistência e Cultura da cidade de Salvador.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m023p01 - Termos de Acordo relacionados a auxílio para aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1962

Termos de Acordo, Acordo Especial, Aditamento e Cancelamento entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal; Termos entre os estados: Amazonas, Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Santa Catarina, Guanabara, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo e Paraná; Correspondências.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m022p01 - Parte 1 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1961

Termos de Acordo, Acordo Especial, Aditamento e Cancelamento entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal; Termos entre os estados: Sergipe, Paraíba, Ceará, Santa Catarina , Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, estado da Guanabara, Bahia, Alagoas, Piauí, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte; Anotações.

Campanha de Construções Escolares

CEOSE-CROSE_m019p01 - Educação no Estado da Bahia, Problemas do Magistério Primário, Planejamento Educacional e Problemas na Educação Brasileira, 1965 - 1968

Correspondência enviada pelo professor Jacques Torfs ao Secretário de Educação da Bahia enviando cópias dos cálculos da Matrícula Provável das séries do ensino primário nas escolas do Estado da Bahia em 1965 e 1970;
Projeções Ensino Primário: plano educacional do estado da Bahia;
Ploblemas do magistério primário, por Jacques Torfs;
Os sistemas do SENAI de São Paulo;
Correspondência enviada ao senhor J. Bousquet do Departamento de Planejamento Educacional pelo professor Jacques Torfs enviando contribuições para o documento que você está preparando para a Conferência Internacional sobre Planejamento Educacional;
Observações sobre os problemas da educação brasileira feitas pelo professor Michel Debrun.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m051p02 - Correspondências Diversas sobre Organização dos CEOSE/CROSE, 1966 - 1968

Ofício enviado ao secretário Luiz Navarro de Brito, pelo professor Jacques Torfs, sobre a programação de um seminário de consulta para definição das diretrizes gerais do Plano Integral de Educação e solicita participação;
Correspondência enviada ao professor Jacques Torfs, pelo presidente Vespero Mendes, sobre elaboração dos Planos Estaduais de Educação;
Correspondência enviada pelo reitor Guilardo, ao professor Jacques Torfs, informando debate sobre a articulação entre o ensino médio e o ensino superior, convidando-o a participar. Anexo temário do seminário;
Correspondência enviada ao professor Jacques Torfs, pela coordenadora do Grupo de Trabalhos de Estatísticas da Fundepar, enviando informações sobre dados e solicitando visita do professor;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, enviando contribuição para organização do planejamento da Universidade;
Correspondência enviada ao secretário de Educação da Bahia, com a descrição do conteúdo de um possível estudo e lista de informações disponíveis para serem utilizadas na elaboração do planejamento;
Telegramas enviados pelo professor Jacques Torfs, agradecendo e solicitando informações ;
Correspondência enviada ao secretário de educação da Bahia, pelo coordenador dos CEOSE, sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Recomendações à secretaria de educação da Bahia, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao secretario de educação e cultura da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, enviando opinião sobre temas específicos descritos nos textos que foram solicitadas após a visita do professor a Salvador, pelo grupo de peritos da Secretaria e do Convênio MEC-USAID-SUDENE;
Correspondência enviada ao secretário da educação e cultura da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, comunicando a realização do 1º Ciclo de estudos de planejamento e administração educacionais;
Correspondência enviada ao secretário de educação da Bahia, pelo diretor Carlos Mascaro, sobre acordo com o professor Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pela Sra. Eulina Carvalho, membro da Comissão Coordenadora dos CROSE, sobre preparação dos CROSE nas cidades de Salvador, Aracaju e Maceió;
Lista com presidente e conselheiros do Conselho Estadual de Educação e Cultura;
Lista com professores do Conselho Estadual de Educação de Sergipe;
Lista com membros do Conselho Estadual de Educação de Alagoas;
Lista com diretores e coordenadores do Centro de Estudos Educacionais e Aperfeiçoamento do Professorado;
Lista com membros da Comissão Executora do Convênio SUDENE-MEC-USAID/BRASIL e Governo do Estado da Bahia;
Lista de endereços das instituições visitadas em Salvador, Alagoas, Sergipe e lista com a documentação;
Correspondência enviada ao secretário de educação, pelo professor Jacques Torfs, enviando análise feita da situação das escolas;
Correspondência enviada ao secretário de educação da Bahia, pelo coordenador dos CEOSE, informando as realizações dos CEOSE na Bahia;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre assistência técnica ao estado da Bahia;
Correspondência enviada ao professor Thales de Azevedo, pelo professor Michel Debrun, enviando comentários sobre alguns tópicos;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia, aos reitores de diversas universidades, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando reformulação do plano dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas e reflexões feitas pela comissão;
Correspondência enviada ao secretário de educação do estado da Bahia, aos reitores de universidades do Brasil e ao presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, pelo diretor do INEP, sobre realizações dos CROSE destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país;

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CODI-SOEP_m050p01 - Cálculos Estatísticos do Concurso para Datilografo, 1943

Cálculos estatísticos do concurso para datilógrafo, realizado pelo Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, nos estados do Distrito Federal, Amazonas, Pará, Maranhão, Fortaleza, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo;
Histograma e modelo de prova de seleção para datilógrafo.

Campanhas de Construções Escolares_m022p01 - Parte 2 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira,1963

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal; Termos entre os estados do Amazonas, Guanabara, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Minas gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Bahia e Rio de Janeiro.

Campanha de Construções Escolares

CODI-SOEP_m112p01 - Provas de Seleção para Almoxarife

Documentos referentes ao concurso para almoxarife, promovido pelo Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, contendo o quadro da dificuldade das questões e seus valores relativos e a tabulação por partes da prova realizada nos estados de São Paulo, Paraíba, Maranhão, Bahia, Amazonas, Alagoas, Sergipe, Pará, Mato Grosso, Paraná e o Distrito Federal, finalizando tem o modelo da prova de Nível Mental e Aptidão do concurso.

CRPE-BA_m001p02 - Trabalho: “Aspectos Qualitativos do Ensino Primário”, 1966

Três fotografias, em preto e branco, da Escola de Aplicação;
Trabalho intitulado “Aspectos Qualitativos do Ensino Primário”, produzido por Regina Espinheira. O objetivo da pesquisa é compreender as razões dos altos índices de evasão e reprovação da escola primária no estado da Bahia e buscar soluções para os problemas;
Coleta de dados de agosto de 1965 a junho de 1966.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-BA_m004p01 - Relatórios de Atividades, 1955

Correspondência de encaminhamento do Relatório das Atividades da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais Relativas ao ano de 1966;
Relatório da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério;
Relatório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Relatório das atividades desenvolvidas pela Divisão de Documentação Relativas ao ano de 1966;
Relatório de atividades desenvolvidas pelo Centro Audiovisual da Bahia - CRPE, em 1966;
Relatório de atividades da Secretaria Executiva do CRPE, ano de 1966;
Correspondência enviada por Dirvan S. Lima Teixeira, Secretário Executivo, a Péricles Madureira de Pinho, Diretor Substituto do INEP, com encaminhamento do Relatório das atividades desenvolvidas pelo CRPE-BA no ano de 1963 no Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Relatório de atividades desenvolvidas pela Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais;
Relação com quantitativo de livros distribuídos entre janeiro e novembro de 1963, nos estados da Bahia e Sergipe;
Programa do Curso de Formação para Professores-Supervisores;
Esboço do plano de curso intensivo de treinamento de professores primários;
Correspondência enviada por Hildérico Pinheiro de Oliveira, Diretor do CRPE-BA, a Carlos Pasquale, Diretor do INEP, com relatório de atividades desenvolvidas no ano de 1964;
Teste de seleção para o Curso de Treinamento para Magistério Primário de Emergência, 1964;
Relatório das Atividades Desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia no 1° Trimestre de 1964;
Relatório das atividades desenvolvidas no Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia, 1962;
Relatório das atividades desenvolvidas no Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia, 1961 e 1° semestre de 1962;
Relatório de atividades desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia em 1962;
Demonstrativo da situação financeira do CRPE da Bahia;
Correspondência enviada a Anísio Teixeira, Diretor do Inep, por Hildérico de Oliveira sobre o Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Documento intitulado “Programa de construção e manutenção das escolas experimentais e de trabalhos a serem realizadas nessas escolas”;
Projetos da Divisão de Documentação e Informação Pedagógica – 1958, do CRPE-BA;
Relatório Anual 1958 – Divisão de Documentação e Informação;
Relatório de atividades da Divisão de Documentação e Informação referente ao ano de 1958;
Correspondência enviada a Anísio Teixeira, Diretor do INEP, por Luiz Ribeiro de Sena, Co-Diretor do CRPE, com encaminhamento do sumário das atividades desenvolvidas pelo CRPE no período de 1955 a 1960;
Documento sobre Escolas experimentais e de demonstração do Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia;
Resumo do relatório das atividades do Centro Regional da Bahia no período de 1956 a 1960;
Correspondência enviada a Anísio Teixeira com informações referentes a escolas de Salvador.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-BA_m004p02 - Textos sobre Ensino de Artes para Crianças

Texto intitulado “Aspects et Techniques de la Peinture d’Enfant - O mundo ‘plástico’ da criança” (Aspectos e Técnicas da Pintura da Criança), divulgado pela Escola Parque Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Texto sobre Educação Musical - Princípios e plano de trabalho para iniciação musical das crianças extraído da obra de Edgar Willems;
Artigo intitulado “Como iniciar e desenvolver um programa de arte infantil?”, produzido pela Professora Lúcia de Alencastro Valentim;
“Programa de Trabalhos Manuais”, texto traduzido do livro “Children and their art for the Elementary School”, de Charles D. Gaitskell. Tradução de Edith Motta;
Texto “Atividades artísticas: técnicas principais”.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-BA_m011p01 - Documentos Referentes à Educação Na Bahia, 1957 - 1959

Correspondência enviada a Jayme Abreu por Arary Sampaio Muricy sobre relatório de trabalho;
Trabalho sem título apresentando retrospecto do ensino escolar na Bahia desde o período colonial;
Correspondência enviada ao Coordenador da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais - DEPE por Eny Caldeira com sugestões de alterações no “Parecer ao Projeto de reorganização do ensino normal da Bahia”, de Paulo Campos;
Parecer ao Projeto de Reorganização do Ensino Normal da Bahia, de autoria de Paulo de Almeida Campos, Assistente da DEPE;
Correspondência enviada a Anísio Teixeira por Luís Henrique Dias Tavares, da Divisão de Documentação e Informação do CRPE-BA, com resultado do levantamento da organização didática do ensino médio, normal e industrial no estado da Bahia preparado pelo Serviço de Documentação e Informação Pedagógicas do CRPE-BA – contém cópias;
Documento intitulado: Observações ao trabalho “Situação Educacional Baiana”, do Professor Arary Sampaio Muricy, assinado por Luís Henrique Dias Tavares;
Documento intitulado “Professorado do Ensino Médio na Cidade do Salvador”, produzido pela Divisão de Documentação e Informação;
Correspondência enviada a Jayme Abreu por Arary Sampaio Muricy com relatório da situação educacional baiana – Projeto do Ministério da Educação e Cultura, por meio do INEP, para levantamento completo da situação da educação de base na Bahia;
Documento intitulado “Bases para um convênio entre a prefeitura de Salvador, o estado da Bahia e o Ministério da Educação e Cultura” em nome de Professor Diógenes M. de Almeida;
Correspondência enviada a Jayme Abreu por Luiz Ribeiro de Sena, Codiretor do CRPE, em que encaminha a publicação “O Ensino Primário Estadual na Cidade do Salvador” – relatório o levantamento feito pela Divisão de Documentação em 115 escolas estaduais da cidade;
Documento sem título que trata da educação na Bahia com base em “zonas ecológicas”.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-BA_m008p01 - Anteprojetos de Pesquisas, 1971 - 1972

Documento preliminar de Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia para o “Programa Anísio Teixeira”;
Documento do CRPE-BA com sugestões de estudos e pesquisas educacionais e instituições e/ou especialistas em condições;
Documento com tema para pesquisa no campo de educação: “Escola e métodos de alfabetização e ensino em grupos indígenas aculturados com perda da língua original” de Pedro Agostinho da Silva, do Departamento de Antropologia e Etnologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia;
Anteprojeto de pesquisa com o título: Grau de satisfação de concluintes de curso superior com o curso realizado e suas expectativas ocupacionais;
Anteprojeto de pesquisa com o tema: O ensino de ciências experimentais – objetivos e avaliação, pesquisador responsável: Luiz Felippe Perret Serpa;
Projeto de pesquisa com o título: Ensino de Ciências – objetivos e avaliação, pesquisador responsável: Luiz Felippe Perret Serpa;
“Esquema básico para um projeto integrado de pesquisa e ensino”, assinado por Vivaldo da Costa Lima, assistente da FFCH da UFBA;
Correspondência enviada por Lêda Jesuino dos Santos a Regina Espinheira com Projeto de Currículos de Ciências do 2° Grau.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-BA_m030p01 - Documentos sobre Organização do CRPE-BA, 1956

Portaria n° 18–A, de 22 de março de 1956, que trata da organização do Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia, com sede em Salvador. O documento é assinado por Anísio Spínola Teixeira, Diretor do INEP;
Documento 35-A, de 22 de março de 1956, em que Anísio Teixeira – Diretor do INEP – designa Carmen Spínola Teixeira para exercer as funções de diretora da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério do CRPE-BA;
Documento 35-B, de 22 de março de 1956, em que Anísio Teixeira – Diretor do INEP – designa Luiz Ribeiro de Sena para exercer as funções de diretor da Divisão de Documentação e Informação Pedagógica do CRPE-BA.

CRPE-BA_m003p01 - Relatórios de Projetos, 1970

Tabelas manuscritas com informações de Programa, Atividade, Utilização e Recursos Financeiros de unidades do CRPE;
Correspondência enviada por Georgina da Silva Oliveira, Diretora Substituta da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais, ao Diretor do CRPE-BA com informações relativas aos projetos da DEPE;
Relatório do projeto “Estudo das vantagens e desvantagens do método de avaliação por unidade de trabalho” realizado pela DEPE/CRPE-BA;
Relatório do projeto n° 17 intitulado “Levantamento descritivo da situação do Ensino de nível médio na Capital do Estado”;
Relatório do projeto: Centro Educacional Carneiro Ribeiro;
Relatório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escolas Classes 1, 2, 3 e 4, com quantidade de alunos matriculados em março de 1970;
Documento com o Convênio de colaboração e assistência técnica entre a Secretaria de Educação da Bahia e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, para aperfeiçoamento de magistério e realização de estudos e pesquisas educacionais;
Relatório do projeto: Curso de Treinamento para Professores de nível primários, secundário e superior;
Relatório e plano de curso do projeto: Curso de formação para o magistério primário do interior, com o programa de cada área de ensino;
Resolução n° 55, que estabelece normas para formação de regentes do ensino primário;
Ofício n° 95/70 enviado a Dirvan Silveira Lima Teixeira, Diretor do CRPE-BA, pela Chefe do Setor de Currículo e Supervisão. O documento esclarece as razões para a não realização do curso para atualização de professores primários do CECR;
Relatório do projeto: Produção de material projetável Recuperação e organização da Filmoteca;
Relatório do projeto: Instalação de 11 Núcleos Audiovisuais e Assistência aos 19 já existentes;
Relatório do projeto: Montagem de um laboratório de Auto Aprendizagem sobre Recursos Audiovisuais;
Relatório do projeto: Produção de material gráfico;
Relatório das atividades desenvolvidas pelo Centro Audiovisual da Bahia – CRPE – INEP, no período de julho a setembro de 1970, assinado por Vera Lucia Rocha Silveira, Diretora do CAVB/CRPE;
Relatório do projeto: Documentação e Informação Pedagógica.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

CRPE-PE_m015p02 - Relatórios de Visita à Escola Parque de Salvador e de Estágio na Escola Guatemala, 1967

Relatório da visita à Escola Parque em Salvador, nos dias 15 e 16 de maio de 1967, apresentado pela professora Maria do Socorro de Azevedo Moreira;
Relatório de estágio realizado na Escola Guatemala, no Rio de Janeiro, no período de 18 a 29 de 1967, apresentado pela professora Maria do Perpetuo Socorro de Azevedo Moreira.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE

CEOSE-CROSE_m054p01 - Documentos Diversos sobre a Organização dos CEOSE do Paraná, 1967 - 1968

Correspondência enviada ao Guido Ivan de Carvalho, pelo diretor-superintendente da Fundepar, perguntando sobre funcionário;
Quadro da Divisão do Ensino Primário do Departamento de Educação da Seção de Levantamento e Registro, com dados das escolas da zona urbana e da zona rural;
Correspondência enviando informações sobre remuneração de professores;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Paraná, pelo coordenador dos CEOSE, convidando para participar do Encontro Regional sobre Planejamento de Educação;
Correspondência enviada ao professor Luiz Sibut, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando formulário para coleta das estatísticas educacionais;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo Professor Jacques Torfs, encaminhando texto de um projeto de lei sobre reestruturação administrativa da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná. Anexo "Algumas sugestões sobre o ante-projeto de lei da nova organização da Secretaria da Educação e Cultura do Paraná", apresentado por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao governador do estado do Paraná, enviando os princípios fundamentais da reforma administrativa da Secretária de Educação e Cultura. Ante-projeto de lei que dá nova reorganização à Secretaria de Educação e Cultura;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, enviando em anexo o programa de trabalho do Grupo de Planejamento Educacional e relatório do Paraná;
Recomendações sobre a reforma administrativa da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, por Jacques Torfs. Estudo sobre o ensino primário do Paraná, sobre o professorado primário em exercício, ensino médio, ensino superior, o ensino supletivo e a educação de adultos.
Organização do departamento de cultura;
Organização do Conselho Estadual de Educação;
Recomendações sobre a organização administrativa do sistema de planejamento da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Paraná, pelo coordenador dos CEOSE, para tratar das atividades dos CEOSE no Paraná;
Correspondência enviada ao secretário da educação e cultura, solicitando indicação informal de pessoas para um seminário sobre planejamento educacional;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Paraná, pelo coordenador dos CEOSE, sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura do Paraná, pelo coordenador dos CEOSE, sobre representação do Paraná no seminário sobre planejamento educacional;
Organização e informações sobre Conselhos Estadual de Educação;
Informações sobre o ensino primário, o professorado primário em exercício, o ensino supletivo e a educação de adultos;
Projeto sobre departamento de cultura;
Planejamento de reorganização administrativa;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Michel Debrun, enviando sua contribuição para o relatório CEOSE do Paraná;
Plano de educação estadual, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, enviando sua contribuição para o relatório CEOSE do Paraná referente a reforma administrativa da Secretaria de Educação;
Dados sobre atuação do governo federal, no setor do ensino do estado do Paraná;
Correspondência enviada ao secretário de educação do estado do Paraná, pelo coordenador dos CEOSE, enviando programa dos trabalhos a serem desenvolvidos junto à secretaria de educação;
Correspondência enviada ao professor Luiz Sibut, da FUNDEPAR, pelo coordenador dos CEOSE, enviando programa de trabalho;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná, ao reitor da Universidade Federal do Paraná, ao professor Luiz Sibut, ao reitor da Universidade Católica do Paraná, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando reformulação do plano dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas e reflexões feitas pela Comissão;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre a organização dos CROSE no Paraná;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, ao secretário de educação do Estado do Paraná, ao reitor da Universidade Federal do Paraná, ao reitor da Universidade Católica do Paraná, pelo diretor do INEP, comunicando a realização dos CROSE destinados a administradores e técnicos, que estão a serviço da educação em todo o país;
Correspondências trocadas entre a professora Zelia Pavão e o professor Jacques Torfs, sobre a colaboração do professor e suas visitas à Curitiba;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, solicitando colaboração do professor Jacques Torfs;
Algumas sugestões sobre o "Ante-projeto de lei" da nova organização da Secretaria da Educação e Cultura do Paraná, por Jacques Torfs;
Modelo de seção de registro de professor. Modelo de certificado de registro de professor;
Projeto da regulamentação da Divisão Administrativa do Departamento de Educação, elaborada em 1963, na parte que compete à Secção de expediente;
Regulamento elaborado, referente aos órgãos da Divisão Administrativa do Departamento de Educação e sua organização;
Informação divulgada pela chefe da secção de registro de professores, sobre a secção de registro de professores;
Organograma do departamento de educação da Secretaria de Educação e Cultura;
Informações sobre a Divisão de Prédios e Aparelhamento Escolar da Secretaria de Educação e Cultura;
Organograma da Coordenação Geral das Inspetorias do Departamento de Educação da Secretaria de Educação e Cultura;
Finalidades da Coordenação Geral das Inspetorias Regionais de Ensino;
Organograma do Departamento de Educação;
Os serviços de saúde e higiene escolar;
Projeto para fundamentar uma diretriz geral que abrange a formação dos professores de artes industriais e economia doméstica;
Rascunho sobre a situação do centro áudio-visual;
Extrato do regulamento do centro áudio-visual da Secretaria de Educação e Cultura, a que se refere o artigo 14, do Decreto Nº 10.527, de 9 de janeiro de 1963;
Projeto de regulamento da Divisão Administrativa do Departamento de Educação;
Divisão de alimentação escolar, organização e funcionamento do serviço estadual de merenda escolar. Regimento Interno do serviço de merenda escolar, Portaria Nº 537, de 31 de janeiro de 1963;
Explicação da estrutura atual do serviço social escolar, explicação do organograma da estrutura projetada;
Informação sobre o serviço de educação de excepcionais;
Relação das Escolas para Excepcionais no Paraná;
Organograma da Divisão Administrativa do Departamento de Educação.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m056p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas pelos Peritos Da UNESCO, 1966

Correspondência enviada ao chefe da missão UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre cópia de carta dirigida ao Dr. H. Diez-Hoehleither;
Relação da despesa referente ao mês de agosto;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, pelo professor Jacques Torfs, sobre visitas para colaboração com grupo de trabalho de Brasília;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre convite para colaboração a pesquisa da FUNDEPAR, sobre conhecimento da realidade educacional paranaense;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, solicitando dado para estudo quantitativo da situação educacional no Brasil;
Receitas e despesas com o ensino, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, enviando documentos sobre receitas e despesas com ensino;
Correspondência enviada ao diretor adjunto do CBPE, pelo professor Jacques Torfs, solicitando máquina de escrever;
Correspondência enviada ao representante residente das Nações Unidas, pelo professor Jacques Torfs, enviando lista de objetos pessoais esperados provenientes de vários países;
Correspondência enviada ao chefe da missão UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, sobre parecer sobre sua missão na Bahia e Belo Horizonte, e visita à Universidade de Brasília;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, sobre o projeto FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre automóvel para locomoção dos peritos;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo perito Pierre Furter, sobre participação ao Seminário Internacional de Desenvolvimento Político;
Correspondência enviada para Divisão de Pessoal, pelo professor Jacques Torfs, enviando recibo de viagem;
Correspondência enviada ao chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre assuntos tratados com o professor Abgar Renault;
Correspondência enviada ao professor Abgar Renault, pelo professor Jacques Torfs, enviando indicações sobre estrutura possível do Instituto Brasileiro de Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao professor Jacques Torfs, pelo secretário da educação, comunicando sua designação para compor grupo especial de estudos da reforma administrativa da Secretaria da Educação;
Correspondência enviada o chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, com cópia de carta recebida pelo Carlos Pasquale, na qual designou o professor Jacques para o grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre participação no grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do Departamento Educacional do EPEA, pelo professor Jacques Torfs, comunicando que a Conferência de Estudos Regionais sobre as Inversões no Campo da Educação na América Latina, será realizada em dezembro;
Correspondência enviada ao diretor do Instituto Internacional de Planificação da Educação, pelo professor Jacques Torfs, sobre conceder bolsas a candidatos brasileiros particularmente merecedores.
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre a Semana da Educação em Belo Horizonte, em agosto de 1966;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre viagem a Curitiba e solicitação de instrução para aquisição dos bilhetes de passagem;
Correspondência enviada ao Dr. Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando o documento: "Meios recomendados para a realização de um plano educacional";
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, enviando relatório;
Meios recomendados para a realização de um plano educacional;
Correspondência enviada ao diretor executivo do CBPE, pelo professor Michel Debrun, solicitando pagamento;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre atividades em junho e julho de 1966;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun, enviando cópia de carta confirmando a participação dos peritos da UNESCO na Semana da Educação;
Programação da Semana da Educação da Universidade de Minas Gerais;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, pelo professor Michel Debrun, confirmando sua participação;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furer, informando sua estadia em Curitiba;
Correspondência enviada ao professor Angel Marqués, do CRPE de São Paulo, pelo professor Michel Debrun, relatando os problemas educacionais da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre programas dos CROSEs;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, informando suas atividades em Brasília e em São Paulo;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre ensino técnico e profissional e sobre pesquisas educacionais em Belo Horizonte;
Pré-plano de pesquisa: Influência de interesses profissionais na escolha de carreiras liberais; Níveis de aspiração profissional em adolescentes;
Correspondência enviada ao secretário da educação do estado de São Paulo, pelo professor Jacques Torfs, enviando uma nota sobre o diagnóstico da situação educacional elaborado pelo EPEA.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m028p01 - Documentos do Jacques Torfs, com Sugestões sobre uma Reforma Administrativa nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, 1967

Documento do perito da UNESCO, Jacques Torfs, com sugestões sobre uma reforma administrativa nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, São Paulo e Minas Gerais;
Documento do Jacques Torfs, com recomendações sobre a organização administrativa do Sistema de Planejamento da Secretaria de Educação do Paraná;
Documento do Jacques Torfs, sobre a definição geral dos planos;
Documento provisório do Jacques Torfs, sobre as normas propostas pela operação dos sistemas educacionais no Estado de São Paulo;
Documentos do perito da UNESCO, sobre o plano de educação estadual, receitas e despesas com o ensino, Sistema de Satélite Educacional (SSE), meios recomendados para a realização de um plano educacional, metodologia do cálculo da repetência e da deserção do Estado de Minas Gerais, calculo e projeção da matricula e dos principais parâmetros educacionais do Estado de Minas Gerais.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m029p01 - Estudos Diversos, 1966 - 1970

Sugestões, por Ralph von Geradorff da UNESCO, para o financiamento de programas e projetos educacionais no Brasil, do Primeiro Congresso Brasileiro dos Bancos de Desenvolvimento;
Trabalho sobre o impacto político da tecnologia, do Michel Debrun;
Relatório do Coordenador Durmeval Mendes, sobre a expansão do Ensino Superior no Brasil, abordando a questão da qualidade, quantidade e do método;
Documentos do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre cálculo e projeção da matrícula e dos principais parâmetros educacionais de 1966 a 1970, do Estado de Minas Gerais;
Inventário e cálculo das necessidades em mão de obra e profissionais do Estado da Bahia e Projeções do Ensino Primário e Plano Educacional da Bahia;
Trecho da Constituição do Brasil de 1966, do artigo IV da Família, da Educação e da Cultura;
Estudo Especial apresentado por Anísio Teixeira ao Conselho Federal de Educação, sobre o Problema de Formação do Magistério.

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