Correspondência enviada pela Comissão Nacional de Assistência Técnica do Ministério das Relações Exteriores cumprimentando o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP e comunicando que, de acordo com recomendação do Administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, Sr. Paul Hoffman, os Estados-Membros daquele Programa deverão apresentar os pedidos de assistência técnica relativos aos projetos que foram executados no biénio 1967-1968 e que deveriam ter continuidade após 31 de dezembro de 1968; Formulação dos pedidos do Setor de Assistência Técnica do PNUD.
A operação-escola e a melhoria do ensino primário brasileiro. Trabalho desenvolvido sobre a Operação-Escola em face à situação atual do ensino; Sugestões para expansão da matrícula. Repercussão sobre a qualidade do ensino; Trabalho sobre operação-produtividade, a melhoria dos critérios de promoção; Trabalho sobre elevação do nível de atendimento do ensino primário brasileiro, com a expansão quantitativa dos sistemas escolares e o aumento de produtividade do ensino primário; Atribuições de funções dos elementos envolvidos no trabalho; Entrosamento entre o setor federal e o estadual; Sugestões relativas ao trabalho de colaboração da SUDENE ao INEP no desenvolvimento da Operação-Escola; Notícia sobre "MEC deflagra a Operação-Produtividade da Educação Primária"; Trabalho sobre reformulação da educação primária, por Lúcia Marques Pinheiro; Levantamento da situação do primeiro ano nas capitais dos estados e territórios; Trabalho sobre graduação escolar, matrícula, organização de turmas e sua distribuição; Carga horária e aproveitamento do espaço escolar; Taxas médias típicas de progressão da matrícula ou fluxo; Técnica estatística a ser empregada na pesquisa sobre fatores que influem no rendimento do primeiro ano do primário.
Relatório de atividades desenvolvidas de outubro de 1969 a fevereiro de 1970 pela equipe de ensino primário e médio. O objetivo era prestar assistência técnica ao ensino primário e médio, utilizando-se dos estudos e pesquisas realizadas pelo INEP e entrosando-se com os demais órgãos da administração incumbidos de prestar a referida assistência. Relatório de atividades até setembro de 1970; Relatório das atividades desenvolvidas pela Equipe de Aperfeiçoamento do Pessoal - EAP do Serviço de Assistência Técnica - SAT do INEP no período de outubro de 1969 a abril de 1970; Programação para 1970 do curso de especialização em administração de sistemas escolares; Programação para 1970 do curso de aperfeiçoamento para diretores e professores de escolas normais e centros de treinamento; Programação para 1970 do curso de especialização em currículos e avaliação; Projeto de prestação de assistência técnica ao Nordeste, ao Espírito Santo e ao Rio Grande do Sul para melhoria do ensino primário e normal e aperfeiçoamento do magistério.
Acordo MEC/INEP/SUBIN firmado dia 7 de setembro de 1970 objetivando melhoria do Ensino Elementar e Normal. Plano de aplicação do saldo de seiscentos mil cruzeiros de Acordos anteriormente firmados com a USAID. Programa de atividades do 2º semestre de 1969 desenvolvidas no Programa de Ensino Elementar, apresentado pela coordenadora Diva de Moura Diniz Costa; Acordo do projeto para utilização, pelo INEP/SAT, do saldo de seiscentos mil cruzeiros, destinados pela Subsecretaria de Cooperação Econômica e Técnica Internacional - SUBIN a projetos de assistência técnica aos sistemas estaduais de ensino; Relatório do trabalho realizado pela Coordenadora das Atividades do Programa de Ensino Elementar, acordo MEC/INEP/SUBIN; Anexo 1: Projeto I - experimentação de mudanças que reduzem as causas da evasão e repetência; Anexo 2: quadro de atividades durante os meses de 1971 e janeiro de 1972; Anexo 3: Plano de trabalho e de aplicação financeira; Anexo 4: quadro comparativo do orçamento-programa; Anexo 5: verba empregada em programa não previsto no orçamento-programa inicial; Anexo 6: sugestões para aplicação do saldo de cento e seis mil seiscentos e oitenta e oito e sessenta cruzeiros; Anexo 7: programa de ensino elementar; Anexo 8A: plano de aplicação financeira do programa de ensino elementar; Anexo 8B: plano de aplicação financeira da primeira parcela do acordo do programa de ensino elementar.
Evasão e repetência na educação brasileira; Relatório do sétimo Encontro da Comissão de Técnicos em Avaliação e Testes, instituída em 1968 pela Equipe de Assistência Técnica ao Ensino Primário; Texto sugerindo a professora Nelma de Abreu e Lima Peres para realizar o trabalho com a mesma seriedade nos critérios adotados; Teste-diagnósticos forma A e B; Material de estudo do teste-diagnóstico.
Relato sucinto das atividades desenvolvidas no encontro MED e SUDESUL, desenvolvido pela Chefe da Equipe de Ensino Primário e Médio SAT-INEP Nise Pires.
Publicações do Centro Nacional de Recursos Humanos - CNRH do Instituto de Planejamento Econômico e Social - IPEA intituladas: "Aspectos da discriminação da mulher no mercado de trabalho", referente à mão-de-obra; e "Plano dourado" referente à construção e instalação de áreas para recreio e esporte na demanda.
Correspondência contendo informações solicitadas pelo grupo especial do projeto Operação-Escola à Coordenação da Área de Educação do Centro Nacional de Recursos Humanos - CNRH, referentes aos estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Santa Catarina.
Projeto Conjunto MEC-INEP/UNICEF/UNESNO. Roteiro para o relatório final dos cursos; Correspondência enviada pela Coordenadora do Grupo Especial da Operação-Escola para o Secretário de Educação do Estado solicitando informações sobre a Operação-Escola; Relatório das atividades desenvolvidas na reunião realizada com a finalidade de apreciar o documento suplementar do "Programa Estratégico - Operação-Escola".
Quadros contendo dados fornecidos aos Centros Regionais de Recursos Humanos pelos estados de Mato Grosso, Goiás, Maranhão e Acre. Taxas de progressão da matrícula no Brasil do ensino primário comum.
Decreto nº 63.258 de 19 de setembro de 1968 que dispõe sobre o projeto especial prioritário do Programa Estratégico para o Desenvolvimento, denominado "Operação-Escola"; Objetivos gerais e justificativa para o projeto especial prioritário do programa estratégico "Operação-Escola"; Necessidades financeiras do INEP vinculadas à "Operação-Escola"; Reunião dos diretores dos Centros de Pesquisas do INEP.
Primeiro trabalho, de uma série de publicações, elaborado por Hindenburg da Silva Pires com propósito de subsidiar análises e trabalhos de elaboração mais refinada. Contém quadros estatísticos destinados à análise sucinta da despesa federal realizada em educação em 1968 tendo em vista o disposto no Plano Nacional de Estatísticas Básicas, Decreto nº 63.010 de 1968.
Exemplar do relatório final das atividades desenvolvidas pelo Projeto MEC-INEP/UNICEF/UNESCO durante o II Plano de Operações (1967-1969) realizado pela Equipe de Aperfeiçoamento de Pessoal - EAP do SAT.
Secretário de Educação e Cultura encaminha, para a coordenadora do Grupo de Trabalho Especial da Operação-Escola, os documentos: cumprimento da obrigatoriedade escolar; cópia da portaria designando o Grupo de Trabalho Operação-Escola; e edital de chamada da população escolar para matrícula em 1969. Relatórios e documentação, contendo dados estatísticos e questionários, referentes ao projeto "Operação-Escola", dos estados de Alagoas; Amazonas; Brasília-DF; Espírito Santo; Minas Gerais; Pará; Paraná; Pernambuco; e Piauí elaborados pela comissão executiva do projeto.
Comunicado enviado pelo diretor substituto da Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED solicitando o preenchimento do questionário em anexo visando a distribuição de livros aos alunos de todas as escolar primárias das capitais; Instruções gerais para aplicação de testes de diagnóstico da condição dos alunos de primeiro ano.
Dados relativos ao projeto Operação-Escola, do estado do Pará, Niterói, Distrito Federal; Correspondência contendo informações sobre a liberação de recursos para o referido projeto
Plano de aplicação de recursos, no valor de dezessete milhões novecentos e quarenta mil cruzeiros, destinados ao Serviço de Assistência Técnica do INEP para o desenvolvimento do projeto Operação-Escola.
Andamento do projeto "Realidade e Perspectivas em Orientação Profissional"; Relatório de atividades e notícias da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério no mês de dezembro; Relatório anual do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Recife - CRPE/RE do ano de 1962, com os anexos:
Plano geral para a experiência de orientação profissional;
Pesquisa sobre os recursos econômicos para a educação em Pernambuco;
Trabalho sobre hipóteses para experimentação do método não diretivo;
Andamento da pesquisa "recursos econômicos e financeiros para educação em Pernambuco;
"O Recife e seus problemas sociais e educacionais”, seminário visando uma aproximação entre homens de estudo e homens de ação;
Seminário sobre o ensino médio: temas e problemas;
Introdução à crítica do ensino secundário: significado social dos tipos de ensino, por Geraldo Bastos Silva;
A nova organização do ensino na França, por J. Ranke; Textos em francês para o seminário sobre ensino médio:
Uma nova era em educação, por I. L. Kandel;
A universidade na época do seu campanário, por Pierre Prégniard;
Especialização em escolas secundárias na Inglaterra e País de Gales, por C. H. Dobinson;
Problemas do ensino social, por R. P. do Dainvillo; Sondagem de opinião do professorado sobre o curso do INEP-PABAEE-CRPE; Folha de inscrição do Curso Intensivo de Aperfeiçoamento para Professoras Primárias; Resultado parcial da avaliação do Curso de Iniciação à Criatividade Artística; Programação da I Semana de Estudos sobre o Livro Didático para o Curso Primário; Folha de avaliação para líderes de discussão em grupo; Relatório da visita de Janise Pinto Peres, assistente da DAM, a escolas do interior; Relatório da viagem da assistente da DAM, professora Janise Peres, pelo Nordeste; Anteprojeto da Escola de Demonstração do CRPE de Recife; Textos para a I Semana de Recursos Audiovisuais:
"Os recursos audiovisuais e a aprendizagem";
"O quadro-negro";
"Quadros de aviso"; e
"O ensino através do filme"; Trabalho "O ensino das ciências físicas e naturais na escola primária", por Janise Pinto Peres; Trabalho "Os estudos sociais na escola elementar", por Janise Pinto Peres; Relatório da visita à construção do auditório e da Escola de Demonstração do CRPE no dia 27 de novembro de 1962; Ficha para levantamento de informação sobre recursos didáticos dos Institutos de Educação do Nordeste.
Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE
Colaboradores: Lúcia Marques Pinheiro, Lyra Paixão, Zenaide Cardoso Schultz, Norma Cunha Osório, Alayde Eyer Pimenta da Cunha, Daurea Castel de Andrade e Linda Ganej Andrade. Resumo da primeira reunião do grupo responsável pela assistência técnica do INEP para discutir a programação da Assistência Técnica do INEP para o ano de 1969; Resumo da segunda reunião do grupo responsável pela assistência técnica do INEP para elaborar a programação conjunta da Assistência Técnica para 1969; Resumo da terceira, quarta e quinta reunião da Coordenação do Programa de Assistência Técnica para discutir o documento "Situação atual dos trabalhos relativos às notas previstas para o plano de trabalho do INEP para 1969 no que respeita à assistência técnica"; Resumo da sexta reunião do grupo responsável pela assistência técnica do INEP para discutir sobre os seguintes documentos: "Um Sistema de Assistência Técnica", elaborado pelo Dr. Dumerval Trigueiro Mendes; "Organização do Programa de Assistência Técnica do INEP, elaborado pela Professora Lúcia Pinheiro; e "Operação-Escola" elaborado pela professora Norma Cunha Osório; Resumo da sétima e oitava reunião da Coordenação do Programa de Assistência Técnica para discutir sobre os programas: "Programa de Assistência Técnica do INEP para 1969", elaborado pela professora Lúcia Pinheiro; "Programa de Assistência Técnica do INEP (sugestões), elaborado pela professora Lyra Paixão"; e "Assistência Técnica do INEP - organização para o ano de 1969", elaborado pela professora Lúcia Pinheiro; Resumo da nona reunião da Coordenação do Programa de Assistência Técnica sobre a forma de atuação do INEO dentro das responsabilidades que lhe cabe pelo decreto 63.258 de 19 de setembro de 1968; Resumo da décima segunda reunião da Coordenação da Assistência Técnica sobre a necessidade de apressar os conhecimentos para a unificação da Assistência Técnica do INEP para não perder forças e prestígio.
Relatório da Comissão Especial do Magistério Primário instituída pelo Ministro da Educação e Cultura, incumbida de diagnosticar a situação socioeconômica do magistério primário, tanto na esfera pública e nos estados e municípios bem como, apontar medidas visando a melhoria de vida do professor primário; Anexo: tabela contendo o salário mensal inicial dos professores primários dos municípios, em confronto com o salário mínimo regional.
Pela lei nº 2.335 de 12 de dezembro de 1963, compete a Assessoria Técnica, com base na análise das propostas parciais dos diversos setores, realizar estudos e pesquisas, para elaboração dos planos e programas gerais de atividades da Secretaria, cabendo-lhe propor ao secretário, o critério de distribuição geral dos recursos disponíveis, humanos e materiais.
Projeto para prestar assistência às unidades federadas visando a reformulação do ensino primário; Plano de operações do projeto Operação-Escola, com objetivo de proporcionar ao país uma educação para o desenvolvimento, tornando efetivo o cumprimento da obrigatoriedade escolar na faixa etária dos 7 aos 14 anos; Plano de aplicação de recursos destinados ao Serviço de Assistência Técnica - SAT do INEP; Soluções para a expansão quantitativa da escola primária sem prejuízo de qualidade; Avaliação da melhoria qualitativa; Estimativas das necessidades financeiras do INEP vinculadas à Operação-Escola; Relatório do primeiro dia da Operação-Escola, por Icles Magalhães;
Projeto especial prioritário do programa estratégico contendo: legislação; cronograma de atividades; relatório do grupo tarefa; dimensionamento do problema e quantificação da expansão (colaboração do setor de educação e mão-de-obra - IPEA-MINIPLAN).
Correspondência da Coordenadoria da Área de Educação do Centro Nacional de Recursos Humanos - CNRH, referente ao projeto Operação-Escola nos estados do Piauí e Paraíba, contendo plano de aplicação de matrícula nos estabelecimentos de ensino primário.