Mostrando 1 resultados

Descrição arquivística
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Visualizar impressão Visualizar:

1 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

Explicação sobre o Funcionamento do Posto Cultural e da Mobralteca

Informações sobre o funcionamento dos Postos Culturais e da Mobralteca.

Homem:
Dos postos culturais
O sucesso do posto cultural está muito ligado à programação de suas atividades e consequentemente ao seu animador que é o encarregado da área cultural ECULT. Mas é bom lembrar que o encarregado da área cultural não está sozinho para realizar o seu trabalho. Ele poderá ter auxiliares para dividir as suas tarefas. Para tanto, ele deve procurar:

Mulher:
Ter um bom relacionamento na comunidade;

Homem:
Ter disponibilidade de horário para dinamizar o posto;

Mulher:
Ser objetivo, buscando dentro da própria comunidade, sempre que possível, a solução para alguma dificuldade que surja;

Homem:
Ser criativo, adequando o programa às realidades e aos interesses locais;

Mulher:
Ser dinâmico e interessado, procurando cumprir as suas atribuições de acordo com os objetivos do Mobral Cultural;

Homem:
A preparação para o bom funcionamento do Posto Cultural se inicia com a escolha de sua localização e a determinação do seu horário de funcionamento.

Mulher:
O Posto Cultural deve ser instalado, de preferência, em local com poucas oportunidades de diversão, sempre visando favorecer a frequência do mobralense próximo à sua residência ou às classes do MOBRAL. É bem verdade que não se deve deixar de considerar as características da região e as condições locais existentes. Da mesma forma, o horário de funcionamento deve ser determinado conforme o interesse do público que vai frequentá-lo. Como a clientela mobralense geralmente trabalha durante o dia e estuda à noite, o Posto Cultural deve funcionar, de preferência, à noite e durante os fins de semana. Entretanto, como ele é aberto a toda a comunidade, deverá funcionar também algumas horas durante o dia. A partir daí, o Posto Cultural já tem os requisitos básicos para funcionar bem: um bom local, um encarregado dinâmico, horários adequados.

Homem:
Para que a comunidade, especialmente o mobralense, frequente o posto cultural, é preciso que saibam onde ele se localiza e o que oferece. Para isso, o encarregado da área cultural deve começar a divulgar o posto antes mesmo da sua instalação. O primeiro passo é informar a todos o endereço e a data de inauguração, convocando alunos, professores do MOBRAL, elementos da comissão municipal e da comunidade para participar das atividades da inauguração. Depois, durante o funcionamento do posto, suas promoções devem ser divulgadas permanentemente. É importante que o encarregado da área cultural mantenha-se informado sobre os interesses e recursos culturais dos frequentadores do posto para poder programar as atividades.

Mulher:
Torna-se necessário que o encarregado da área cultural esteja em contato constante com os demais encarregados na comissão municipal. Assim, ele poderá fazer um planejamento conjunto das atividades culturais de apoio aos demais programas do MOBRAL. Informando-se sobre os horários de aulas ou de trabalho dos mobralenses, ele poderá marcar atividades em horas que favoreçam a participação desses frequentadores. Conhecendo os interesses da comunidade e os recursos de que ela dispõe, o encarregado da área cultural será capaz, então, de planejar a programação do mês. Durante a divulgação, ele pedirá aos professores dos cursos do Mobral que procurem o posto para nele algumas vezes darem aulas ativas. Nessas aulas, eles utilizariam o material existente para o enriquecimento de suas lições.

Homem:
Em todas essas tarefas, o encarregado da área cultural precisará do apoio dos demais elementos da Comissão Municipal. Sempre que houver reuniões da comissão municipal, o encarregado da área cultural deverá participar para informar sobre o desenvolvimento do programa, saber dos interesses das demais áreas e planejar, em conjunto com os demais elementos, as atividades da área cultural. Quanto às atividades que possam ser desenvolvidas nos postos culturais e quanto à melhor maneira de dinamizá-las, o encarregado da área cultural encontrará orientação nas sugestões de atividades enviadas pelos diversos subprogramas aos postos culturais.
Para manter o posto cultural sempre ativo, ele poderá atuar também em colaboração com entidades ou grupos ligados à área cultural. Assim, as iniciativas locais no campo da cultura serão valorizadas. Por isso, o encarregado da área cultural deve participar dos treinamentos realizados pela Agência Cultural ou pelo Subsistema de Supervisão Global e manter a Agência Cultural, Coordenação Estadual ou Territorial informada quanto às ocorrências na sua área. Deve também solicitar esclarecimentos e fornecer sugestões através do fluxo do subsistema de supervisão global.

Mulher:
Para facilitar o intercâmbio dessas informações, o Mobral Central envia aos postos instrumentais de controle e avaliação fichas que devem ser preenchidas pelo encarregado da área cultural e devolvidas ao Mobral Central. O correto preenchimento e o envio sistemático dessas fichas facilitarão a supervisão do programa, a avaliação do trabalho de campo e a realimentação periódica dos postos culturais.

(Música)
A Mobralteca está chegando! Quem quer pode chegar! Mobralteca é a porta aberta! Venha participar!

Homem:
Todos já ouviram falar na Mobralteca. Alguns já conhecem, outros terão a oportunidade de conhecê-la à medida que ela for visitando os municípios do país. A Mobralteca é a unidade móvel destinada à execução das atividades do Programa Mobral Cultural. É, portanto, um posto cultural sobre rodas. A equipe que viaja com a Mobralteca é composta de três elementos: animador, operador e motorista. É pouca gente para muito trabalho. Por essa razão, a Mobralteca necessita, para o seu pleno funcionamento, do apoio das Coordenações Estaduais, Coordenações Territoriais, coordenações municipais e comunidade.

Mulher:
Por ocasião da visita da Mobralteca, esse apoio pode ser definido em três momentos: preparação, divulgação e funcionamento. Vamos ver como se dá esse apoio durante o primeiro momento.
A preparação:

Homem:
Ao Centro Cultural cabe trocar informações e sugestões com a Coordenação Estadual e Territorial para elaborar o roteiro de viagem da Mobralteca.

Mulher:
Cabe à Coordenação Estadual, principalmente ao agente cultural, coordenar e supervisionar a Mobralteca nos estados.

Homem:
À comissão municipal cabe preparar as comunidades para receber a Mobralteca.

Mulher:
O êxito da Mobralteca depende necessariamente do apoio que as comunidades oferecem antes e durante a sua passagem. Daí a importância da divulgação, que deve ser feita através de emissoras locais de rádio e TV, jornais, faixas colocadas nas principais ruas da cidade, serviço de alto-falante, cartazes da Mobralteca fornecidos pelo Mobral Cultural.
Você deve ter em mente que a mobilização dos mobralenses, ex-mobralenses, professores do Mobral e, enfim, da comunidade inteira é fundamental para o sucesso da Mobralteca no município. Por isso, o encarregado pedagógico, encarregado de mobilização e supervisor de área devem visitar as classes informando os professores e alunos do MOBRAL sobre a visita da Mobralteca e solicitando sua presença e participação nas atividades programadas. Se isso não for feito, o mobralense poderá não desfrutar das atividades da Mobralteca.

Homem:
Já o funcionamento é assim: quando a Mobralteca chega à cidade, a Comissão Municipal já deve ter designado os elementos que farão a montagem e desmontagem da unidade volante, auxiliando ainda no que for necessário. A Mobralteca funciona em geral das 17 às 22 horas. Em média, ela permanece em cada cidade quatro dias, dois na viagem de ida e dois na viagem de volta, podendo variar essa permanência de acordo com seu roteiro. A Coordenação Estadual sempre recebe um treinamento específico sobre o funcionamento da Mobralteca, por ocasião de sua visita a cada unidade da Federação. Lembre-se de que a Mobralteca é um grande veículo de mobilização que deve ser explorado em todo o seu potencial por isso a agência de mobilização deve utilizá-la para fazer recrutamento de alfabetizadores e analfabetos.

Mulher:
Agora que já sabemos o que é a Mobralteca, vamos ver como é a sua programação em campo. De maneira especial, vamos ver como são dinamizados os subprogramas do Mobral Cultural através de suas diversas atividades. No Subprograma Teatro, as atividades são: ginástica rítmica, com apresentação de grupos organizados de ginastas;

Homem:
Leitura dramatizada de textos selecionados;

Mulher:
Exibição de grupos amadores com repertório previamente selecionado e aprovado;

Homem:
Jogos dramáticos;

Mulher:
Teatro de Bonecos.
No Teatro de Bonecos são os três elementos da equipe da Mobralteca que se ocupam da movimentação dos bonecos, de acordo com as histórias apresentadas, cujo texto é gravado em fita.

Homem:
Para estimular a organização de conjuntos improvisados e grupos de batucada, a Mobralteca conta com instrumentos musicais, postos à disposição do público.

Mulher:
O subprograma rádio apresenta gravações de Domingo Mobral através dos alto-falantes da Mobralteca no mesmo horário em que o programa é transmitido pelas emissoras locais.

Homem:
O Subprograma Artes Plásticas se faz presente pela exposição das reproduções de telas de artistas nacionais e estrangeiros. O valor histórico e outras explicações a respeito dos quadros são levados ao público em legendas especiais colocadas nas próprias reproduções.

Mulher:
Nas sessões de cinema da Mobralteca, são apresentados filmes de curta ou longa-metragem com o objetivo de informar, mobilizar e divertir as populações.

Homem:
A Mobralteca desenvolve o Subprograma de Literatura emprestando livros e organizando o concurso de crônicas e outros tais como: ‘Quem é o autor da letra e da música?’, ‘Coro falado ou jogral?’. Enquanto isso, através de um circuito interno de TV a cores, a televisão transmite uma programação gravada previamente selecionada.
Mulher:
O Subprograma Arte Popular e Folclore funciona na Mobralteca. Com o Baú da Criatividade, que oferece ao público material para trabalhos em couro, madeira, tapeçaria, lã, pintura e desenho. O Baú da Criatividade é uma das mais ricas atividades desenvolvidas durante as viagens da Mobralteca. Com a apresentação de grupos folclóricos das localidades onde a Mobralteca se apresenta. Com exposição de arte popular, visando divulgar o trabalho dos artistas locais. Além disso, durante o funcionamento da Mobralteca, são distribuídas as publicações do Mobral, jornais e revistas.

Homem:
Os torneios e gincanas constituem um ponto forte na programação da Mobralteca pelo seu alto potencial mobilizador. Além dessas atividades, a Mobralteca ainda apresenta o show ao vivo. Esse show é comandado pelo animador da Mobralteca, que solicita a participação dos mobralenses, artistas locais e pessoas da comunidade para o desenvolvimento do espetáculo. Ao mesmo tempo que funciona como divertimento, o show é poderoso elemento para a divulgação dos demais programas do MOBRAL e de outras atividades que a Mobralteca e o Posto Cultural oferecem à comunidade.

Mulher:
O encarregado cultural deve aproveitar a visita da Mobralteca para reativar os elementos da comissão municipal, procurando realizar um trabalho entrosado com o encarregado pedagógico e encarregado de mobilização, visando o atingimento das metas do Mobral no município. Da mesma forma, deve ser feito o planejamento das atividades a serem realizadas na Mobralteca e no Posto Cultural, visando o melhor aproveitamento do aluno e reciclagem do professor.

Homem:
Recursos materiais dos Postos Culturais.
Basicamente, o Posto Cultural a ser implantado recebe do MOBRAL uma biblioteca com 124 livros, um rádio e instruções para sua dinamização instrumentais de controle e avaliação. Ao chegar ao posto, o material vem acompanhado de dois documentos: guia de transferência (GT) e termo de entrega e responsabilidade (TER).

Mulher:
Você como encarregado da área cultural, recebe duas vias da guia de transferência, onde está relacionado todo o material enviado. Depois de conferi-lo, remeta à segunda via, devidamente assinada, à Coordenação Estadual que tomará as providências necessárias. O Termo de Entrega e Responsabilidade é o documento que torna você o responsável pelo material entregue. Qualquer irregularidade em relação ao material recebido, desde que verificada no ato do recebimento, deverá ser imediatamente comunicada, por escrito, ao agente cultural na Coordenação Estadual ou Coordenação Territorial.

Homem:
Quanto ao material elétrico, seja ele rádio, gravadora ou qualquer outro aparelho, leia com atenção os folhetos explicativos que os acompanham. Após a implantação e a partir da dinamização das atividades nos postos culturais, a intenção do MOBRAL é fazer uma realimentação do material específico dos diversos subprogramas. Texto de teatro, publicações, fitas, slides, filmes, livros, quadros, etc. Todo esse material para os subprogramas será constantemente renovado, mas só esse. Lembramos que o Mobral Cultural não faz realimentação de material de apoio. O encarregado da área cultural deve manter o posto sempre abastecido com o material suficiente para a realização das atividades recorrendo quando necessário à comunidade.

Mulher:
Além de seu material básico, o posto poderá receber doações tanto para a parte cultural como para a parte de apoio. As doações de material cultural constituem-se de livros, discos, fitas, tapes, filmes, publicações e impressos, cartazes, diapositivos, diafilmes, peças teatrais, scripts e textos diversos. As doações de material de apoio são as que se referem a fichas, papel, canetas, clipes, móveis, utensílios e equipamentos. Quando receber qualquer doação, o encarregado da área cultural deve preencher a ficha de Comunicação Interna de Doação, procurando certificar-se quanto à origem e propriedade do material.

Homem:
Registrar dados pessoais do doador, seu nome, identidade e endereço;

Mulher:
Solicitar ao doador que diga o valor do bem doado, bem como o tempo de uso no caso de material usado.

Homem:
Listar o material doado, especificando cada um, ou seja, se é material cultural ou material de apoio.

Mulher:
Enviar ao agente cultural a ficha de comunicação interna de doação para aprovação.
Homem:
Lembramos que qualquer doação só poderá entrar em uso no Posto Cultural após a aprovação do agente cultural, que estará na Coordenação Estadual ou Coordenação Territorial à disposição do encarregado da área cultural para esclarecer quaisquer dúvidas. A nível municipal, a comissão municipal pode contar com o auxílio de um técnico em assunto de material ou encarregado da área de apoio e informação.

Mulher:
Subprogramas:
Os subprogramas são o cérebro, os nervos e o sangue dos postos fixos e da Mobralteca. São eles: música, patrimônio histórico, artístico e de reservas naturais, artes plásticas, arte popular e folclore e artesanato, rádio, literatura, cinema, publicações, teatro. Há ainda um setor de apoio a todos os subprogramas: pesquisa, avaliação e documentação. Os subprogramas, além de ampliar o horizonte do aluno, do Mobral e da comunidade, pretendem valorizar sempre as manifestações da cultura local. Vamos ver agora como se desenvolvem esses subprogramas nos postos culturais:

Homem:
O Subprograma Música destina-se, não apenas a preencher as horas de lazer dos frequentadores dos nossos postos culturais, mas também divulgar as obras populares e clássicas dos compositores brasileiros e estrangeiros. Através das suas diferentes atividades, o Subprograma Música poderá provocar o aparecimento de vocações artísticas inéditas, ocasionando ainda a aquisição de novos conhecimentos ou a ampliação daqueles que já foram adquiridos.
Existem também outros objetivos do Subprograma Música que são bastante específicos. Além de despertar na clientela o gosto por todas as formas musicais, ele se propõe a fixar o hábito da audição de peças clássicas e de música popular. Isso será feito através de fitas gravadas ou de programas radiofônicos especializados. Ativando as manifestações musicais das diversas regiões do país e procurando preservar as formas mais autênticas do nosso cancioneiro regional típico. Ele age como fator de mobilização, recrutando alunos para nossas classes. Existem vários modos de atingir os objetivos do subprograma música. O homem é a meta do Mobral. Vamos valorizá-lo, incentivando a sua criatividade. Você pode aproveitar esse lado positivo que todas as pessoas têm, utilizando as sugestões de atividades que irá receber. Vamos ver algumas:

Mulher:
Encontro de compositores do município;

Homem:
Formação de bandas de música, conjuntos regionais e corais;

Mulher:
Apresentações de seresteiros, repentistas, violeiros, sanfoneiros e outros músicos.

Homem:
Show de calouros;

Mulher:
Pesquisas sobre vida e obra de compositores e intérpretes populares. História dos grandes compositores da música clássica universal;

Homem:
Jogos musicais.

Mulher:
Além de divertidas, essas atividades são também educativas, porque acrescentam novos conhecimentos.
Nunca deixe a divulgação num segundo plano. Todas as atividades precisam ser conhecidas e comentadas. Use todos os meios de divulgação ao seu alcance, a imprensa local, o rádio e a televisão, se for possível. Convoque outro grupo para esta finalidade. As pessoas interessadas em artesanato e pintura poderiam fazer cartazes e espalhá-los pela cidade em lugares como cinemas, restaurantes, bares, rodoviárias e estações de trem.

Homem:
Subprograma de Patrimônio Histórico e de Artes Plásticas.
O Subprograma de Patrimônio Histórico tem por objetivo mostrar às comunidades a importância de valorizar e preservar seus bens históricos e naturais. Através desse subprograma, o Mobral Cultural pretende alcançar a conservação e o estudo dos monumentos arquitetônicos, obras de arte e recursos naturais. a valorização dos locais antigos e sua região, integrando-os à vida cultural da comunidade. Como poderemos alcançar os objetivos propostos anteriormente, ou seja, estudar, conservar, dinamizar e divulgar o patrimônio histórico e os recursos naturais do seu município? Daremos algumas ideias que talvez vocês já conheçam, mas que é sempre bom lembrar. Com o objetivo de estudar e conservar o patrimônio histórico do seu município, poderão ser organizadas excursões ou mesmo piqueniques aos locais de maior importância histórica ou natural.
Mulher:
Com a finalidade de divulgar o patrimônio do seu município, poderão ser organizados espetáculos de teatro, música, projeção de filmes, etc nos locais antigos e históricos.

Homem:
Antes de tudo, faça um levantamento dos monumentos, locais históricos e naturais do seu município. A atuação do encarregado da área cultural ECULT é essencial para que essas atividades sejam realizadas e que o envolvimento da comunidade na programação seja efetivo.

Mulher:
O Subprograma de Artes Plásticas pretende valorizar e estimular a criatividade do homem, fazendo expressar-se através de cores e formas. O Subprograma de Artes Plásticas pretende alcançar os seguintes objetivos: estimular a nossa clientela a conhecer as artes plásticas em geral e contribuir para apurar o gosto estético do mobralense e da comunidade em geral;

Homem:
Incentivar a pesquisa sobre os artistas que fazem parte da pinacoteca do posto cultural;

Mulher;
Utilizar os textos explicativos enviados aos postos culturais para melhor conhecimento das diversas fases das artes plásticas;

Homem:
Incentivar a valorização dos artistas locais;

Homem:
Divulgar os artistas locais promovendo exposições e concursos;

Mulher:
Organizar e dinamizar a Pinacoteca do posto de acordo com as instruções já recebidas;

Homem:
Promover palestras, debates convidando artistas locais e a comunidade em geral.

Mulher:
Em relação ao Subprograma Teatro, os municípios terão dois tipos de atividades diferentes. Vamos falar primeiro dos espetáculos teatrais, que são realizados por um grupo de teatro amador contratado pelo MOBRAL para excursionar pelo Estado apresentando peças. É grande o poder de mobilização do teatro. Querem um exemplo? No Ceará, em Quixadá, só depois da passagem do grupo de teatro é que foi atingida a meta para recrutar alunos e levá-los às classes do MOBRAL. Quando o seu município receber o grupo de teatro, procure, dentro de suas possibilidades. Primeiro: atender às solicitações de colaboração feitas pela Coordenação Estadual. Segundo: seguir as instruções para melhor explorar os benefícios do espetáculo. Sendo gratuito, o aluno do MOBRAL talvez vá, pela primeira vez na vida, assistir a uma peça teatral. E não esqueça que o espetáculo é gratuito também para toda a comunidade. A coordenação estadual indicará no município o responsável pela ficha de avaliação que será enviada na ocasião oportuna. É muito importante que essa ficha seja cuidadosamente preenchida. Só através das informações vindas de campo, o Mobral Cultural poderá avaliar se os objetivos estão sendo atingidos.

Homem:
O segundo tipo de atividade deste subprograma é o que chamamos de Laboratório de Teatro. São atividades realizadas dentro ou fora do posto cultural, com a participação de seus frequentadores. Pequenas dramatizações, leituras dramatizadas, teatro de bonecos, jogos dramáticos, folguedos populares ou danças típicas da região. No próprio posto cultural, há livros e apostilas, contexto de peças teatrais. Procure saber qual o texto mais fácil e que trará maior interesse à sua comunidade.

Mulher:
Subprograma de Arte Popular e Folclore: Artesanato: Você já realizou no Posto Cultural diversas atividades do Subprograma Arte Popular e Folclore. Dos projetos deste subprograma, o que tem despertado o maior interesse é o do artesanato. É dele que iremos falar primeiro. Todos sabemos que a produção artesanal no Brasil é grande e muito rica. Muitas vezes, o artesanato é a única fonte de renda de um chefe de família. Por isso, o projeto pretende desenvolver, ampliar e registrar a produção do artesanato autêntico dos municípios.

Homem:
Distribuir e comercializar essa produção;

Mulher:
Fixar o artesão em seu ambiente.
Homem:
Melhorar a situação social e econômica do artesão;

Mulher:
Fazer do posto cultural um ponto de encontro de artesãos;

Homem:
Utilizar a atividade artesanal no posto como elemento ativo para mobilizar novos frequentadores e também alunos para os novos cursos de Alfabetização Funcional e Educação Integrada.

Mulher:
Para que você possa conseguir realizar os objetivos propostos, o MOBRAL dividiu o Projeto Artesanato em duas fases. A primeira fase refere-se ao cadastramento dos artesãos e ao levantamento das diversas modalidades de artesanato local. A segunda fase, ainda em implantação, refere-se à comercialização do produto artesanal. Para fazer o cadastramento do artesão e o levantamento do artesanato, você receberá material específico. Cartazes chamando o artesão para o posto cultural. Textos para divulgação nos jornais, emissoras de rádio e televisão, serviços de alto-falantes e outros meios de comunicação de massa. Fichas para o registro do artesão, arquivo em metal para você guardar estas fichas servindo inclusive como material permanente de consulta. Livro de registro dos trabalhos expostos no Posto Cultural para divulgação e possível venda do produto local. Você já sabe que a comercialização do artesanato também será feita no Posto Cultural. Na época oportuna, o Mobral Central enviará as instruções necessárias.

Homem:
O Subprograma Arte Popular e Folclore não se prende exclusivamente ao artesanato. É necessário valorizar o folclore com suas danças, roupas coloridas, músicas, ritmos e instrumentos incentivando sua divulgação e apresentação no posto cultural. Vai depender muito de você. O seu entusiasmo e a sua atividade é que dinamizarão as atividades folclóricas no posto cultural.

Musica:
Domingo Mobral, Domingo Mobral

Mulher:
O Subprograma Rádio vem desenvolvendo o programa Domingo Mobral através de uma rede de emissoras que se propõe a cobrir todo o território nacional. O programa Domingo Mobral é basicamente o veículo dos demais subprogramas do Mobral Cultural. Desta maneira, transmite informações ligadas a teatro, patrimônio, folclore, música popular e clássica, artes plásticas, literatura, higiene e saúde e ainda esporte. Procure despertar nos alunos e ex-alunos do MOBRAL o interesse em escrever cartas, solicitando músicas e outros assuntos ao programa. Eles serão estimulados, assim, a praticar uma das coisas que aprenderam nas classes do MOBRAL: escrever.
Você deve reunir grupos para ouvir o programa no próprio Posto Cultural. Cada posto receberá um rádio. Você deve explorá-lo. Procure, depois da transmissão, comentar e analisar o programa, estimulando o ouvinte a dar sua opinião. Entre em contato com as emissoras locais, no sentido de obter divulgação para o posto e suas atividades, trazendo, assim, mais frequentadores ao posto. Dê preferência à emissora que transmite o programa Domingo Mobral.

(música)
Senhor Capitão tirar esse peso do meu coração...

Homem:
Subprograma Literatura pretende preservar a literatura oral, estimular e criar o hábito da Leitura. É necessário que você desenvolva algumas atividades, recolha e documente a literatura oral de sua comunidade. Procure casos pitorescos, lendas, histórias que foram passando de boca em boca, de geração para geração, sem que fossem registradas. Tudo isso forma literatura oral e tende a se perder no tempo caso não seja documentado por escrito ou talvez até gravado. Com essa atividade, você estará colaborando para que a cultura de sua comunidade seja mais divulgada. Envie o material à coordenação do MOBRAL de seu estado que tomará as devidas providências.

Mulher:
Dependerá muito ou quase inteiramente de você a execução efetiva das sugestões de atividades. Para a dinamização da biblioteca, documento enviado pelo MOBRAL Cultural a todos os postos. Procure, com sua criatividade, enriquecer as sugestões enviadas. É importante que a literatura não venha a se tornar apenas uma atividade ligada ao empréstimo de livros. Precisamos levar o livro aos frequentadores do posto e o frequentador do posto ao livro. Tudo o que você puder fazer neste sentido será válido. Você encontrará nestas sugestões ideias que irão tornar variada a programação referente à literatura no posto cultural.

Homem:
Como todos os outros subprogramas do Mobral cultural o subprograma cinema depende de você para dinamizar as atividades e para mobilizar a comunidade na participação do programa cultural levado a campo.

Mulher:
Subprograma Publicações. Você sabe que os jornais, as revistas e mesmo os almanaques despertam a curiosidade de qualquer pessoa com suas notícias, fotografias e desenhos. Esse material impresso é um dos recursos mais eficientes para a divulgação e expressão da nossa cultura. As revistas, por exemplo, as histórias em quadrinhos, as fotonovelas e as diversas sessões que elas contêm, trazem sempre novos conhecimentos à clientela do posto cultural. É através de jornais, revistas e almanaques que estimulamos o hábito da leitura. Quem lê uma dessas publicações, por certo, vai ficar sabendo de muitas coisas sobre o teatro, cinema e televisão. Tomará conhecimento sobre o folclore, a música, a pintura, o patrimônio e o artesanato. E também aprenderá a fazer um mundo de coisas novas, coisas que jamais imaginou.
Os três periódicos básicos do Mobral poderão ser associados da seguinte maneira: Jornal do Mobral para os alunos de Alfabetização Funcional; Jornal Integração para os alunos das classes de Educação Integrada; Jornal Mural do Mobral com informações e espaço em branco. As bibliotecas dos nossos postos culturais podem favorecer o acesso às publicações que contêm alguma coisa de interesse dos subprogramas. Além disso, elas somam novos conhecimentos àqueles que já foram adquiridos nas salas de aula. Para atingir essa finalidade, você deverá indicar aos frequentadores dos postos quais os jornais e revistas que trazem fatos interessantes sobre música, teatro, cinema, rádio, televisão, artesanato e artes plásticas ou ainda sobre o patrimônio. Esses jornais são, no Mobral, uma fonte de estudo ao lado de nossas cartilhas e livros-texto. Você, é claro, conhece bem essas publicações. Procure colocá-las sempre em local de fácil acesso. Mantenha-as à vista de todos. Assim, ninguém deixará de tomar conhecimento delas.

Homem:
A pesquisa, avaliação e documentação foi criada com o objetivo de documentar, isto é, registrar e classificar o material e os dados enviados de campo. Todo esse material é importante para os subprogramas, servindo de apoio para o desenvolvimento de seus trabalhos. Todo o material enviado para a instalação do posto cultural, tal como os livros, deverá ser registrado de acordo com o manual de instruções, facilitando a consulta. Muitas vezes o posto receberá doações da comunidade, como fitas, discos, slides, etc. Para a rápida localização desse material, ele também deverá ser documentado de acordo com as instruções do manual.

Mulher:
Para ajudá-lo numa pesquisa dos interesses do frequentador e avaliar se o posto está atendendo a estes interesses é que o Mobral Central está enviando a ficha do frequentador. Esta ficha é para uso exclusivo do posto e nela você documentará as preferências dos frequentadores. Isso permite que a programação de atividades obedeça aos interesses da maioria. Para que esta ficha possa ser usada da melhor maneira possível, ela deverá ser preenchida conforme as instruções. Além desta ficha, vocês receberão também a ficha do posto, o mapa mensal de atividades e o registro de empréstimos. Eles também têm suas instruções de preenchimento no manual. É bom lembrar que as cópias que serão enviadas ao MOBRAL Central COEST COTER serão utilizadas para nossa avaliação e por isso é importantíssimo que sejam enviadas no tempo previsto.

Homem:
Esperamos ter colaborado para que você execute ainda melhor o seu trabalho. É em campo que o Mobral realmente existe. Nós damos sugestões, vocês aproveitando as manifestações da cultura local e a criatividade do povo brasileiro é que atingirão os objetivos pretendidos pelo Mobral Cultural.

Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL