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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
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A Alfabetização e seus Efeitos: O "follow-up" dos Alunos do Programa de Alfabetização Funcional, 1978

Relatório tem por objetivo a apresentação dos resultados da pesquisa "A alfabetização e seus efeitos – o "follow-up dos alunos do PAF", cuja primeira etapa constitui no relatório "Caracterização dos Alunos do Programa de Alfabetização Funcional".

Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL

A Avaliação do Programa Cultural, Encontro sobre o Programa Cultural, 1983

Documento com objetivo de informar às COORD e o MOBRAL Central sobre os aspectos significativos que foram levantados pelos participantes dos diferentes polos do Encontro, em relação ao diagnostico do Programa Cultural e as propostas de linhas de ação esboçadas para 1984.

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A Pré-Escola nas Camadas Populares: Rito ou Mito de Passagem?, 1984

Esse documento visa examinar alguns aspectos da socialização pré-escolar nas camadas populares urbanas, sob a ética da Antropologia. Trata-se, especificamente, de confrontar alguns conceitos antropológicos sobre o rito de passagem, gerados em sociedades tribais Como objeto de trabalho nesta ótica a pré-escola que, hoje, estende-se por todo o Brasil, como proposta do Programa Nacional do Educação Pré-Escolar do MEC e viabilizado, em 1981, pelo MOBRAL.

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A Questão da Ação Comunitária do MOBRAL, 1983

O estudo objetiva contribuir como uma parcela de responsabilidade e de resposta as preocupações de muitos profissionais participantes do "Curso de Educação não Formal", promovido pela Fundação MOBRAL e Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, de abril a setembro.

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Alfabetização de Adultos - Um Estudo de Caso sobre o Processo Ensino e Aprendizagem, 1987

Estudo que trata do relato sobre o esforço de compreensão acerca das relações, estabelecidas no contexto da sala de aula, entre os componentes do processo de alfabetização, o aluno, o objeto da aprendizagem, o professor. Produzido por Regina de Figueiredo Avelar e Ana Margarida de Mello Barreto Campello.

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Atividades de Educação de Adultos e de Educação Pré-escolar no Senegal, 1981

Correspondências encaminhando relatório apresentado pelas técnicas Isabel de Orleans e Bragança e Carmen Perrota, relativo aos contatos que tiveram com autoridades senegalesas envolvidas em atividades de educação de adultos e de educação pré-escolar no Senegal;
Encontro produção de artesanato popular e identidade cultural;
Mapeamento do artesanato brasileiro;
Encontro sobre produção de artesanato popular e identidade cultural.

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Avaliação de Impacto da Implantação do Projeto de Educação Básica para a Baixada Fluminense (Periferia da Cidade do Rio de Janeiro), 1998

Estudo que faz parte do Projeto Exploratório (PRG 4.32/1982) do Instituto de Educação da UNESCO (IEU) - Hamburgo, cuja continuação (PRG 4.38/1985) implica no desenvolvimento de métodos, técnicas de autoavaliação em um contexto de educação permanente.

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Avaliação do Material Didático do PAF, Relatório Parcial (1ª e 2 ª Fase), 1984

Documento consiste em um conjunto básico para o aluno (formado de 3 livros) e de um conjunto para uso do alfabetizador (constituído de cartazes, cartões e um manual do alfabetizador), além de material complementar que objetivava reforçar a leitura.

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Avaliação do Projeto de Alfabetização Funcional proposta Transitória de Educação Supletiva

O presente relatório tem como objetivo apresentar os resultados relativos ao primeiro momento de avaliação do Projeto de Alfabetização Funcional - Proposta Transitória de Educação Supletiva. Este momento corresponde a capacitação dos recursos humanos envolvidos no Programa de Educação Supletiva, até o nível de Coordenação.

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Avaliação Emergencial do Programa Pré-Escolar de 1982, 1983

Estudo que ajuda a construir a compreensão da característica "emergencial” da avaliação, como também o tempo que se passou na sua elaboração. A primeira versão do Projeto de Avaliação do Programa de Educação Pré-escolar foi realizada em abril de 1982.

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Boletim Bibliográfico, V. 1, Nº 7. do SEDOC, 1974

Lista de livros adquiridos, produzida pelo Setor de Documentação (SEDOC) e o C entro de Treinamento, Pesquisa e Documentação (CETEP). Tratando de levar o maior número de informações possível sobre o que de melhor exista a respeito da Educação de Adultos e áreas afins. Procura divulgar, em âmbito internacional, o que se faz no Brasil, neste campo de atividades, por meio de extensa Rede Mundial de Intercâmbio de Informações de que fazemos parte.
No livro:
SEÇÃO I: Listagens - a) livros recém adquiridos no ano de 1974;
SEÇÃO I: Listagens - b) Periódicos constituídos por resumos, artigos, notícias e estatísticas, cujos sumários não constam da Seção III;
SEÇÃO II: Resumos de artigos e notícias de interesse, listados na Seção I ou
sumariados na Seção III;
SEÇÃO III: Coletânea de sumários referentes a periódicos constituídos por
artigos.

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Casamento Marcolino e Guilhermina

(SIC)
(homem) Olha, o casamento é uma união. O casamento faz parte de uma união que eu... As veis, as veis, o chefe dono da casa sai pra i trabalhá, então trabalha seis dias da semana, ganha 120 cruzeiros, o que é 20 cruzeiros por dia. Dai é 120. Então recebe no sábado pagamento, 120. Então com aquele dinheiro quando vem se dirigir a casa, aí se encontra com outra mulher, aquela mulher forasteira, diz: "ô você é meu bem certo?". Aí dá o controle, aqui ele gasta os 120 cruzeiro que ganhou. Quando chega em casa a mulher diz: “eu preciso de um vestidinho pá meu filho”, ai ele diz "num tenho", "mai pq vc n tem? você num ganhou algum dinheiro? que foi o dinheiro que vc ganhou?" ai ele responde mal para a esposa, ele responde mal para a esposa. Isso que está acontecendo com o casal, e casal é união.
Um momento, um momento...
(homem) o senhor Marcolino leva gosto a casar com a senhora Guilhermina?
(Marcolino) ... levando seu padre... to levando senhor, desde o dia que comecemo a se oiá.
(homem)a senhora Guilhermina leva gosto a casar com senhor Marcolino.
(Guilhermina) to levando senhor padre, desde o dia que comecemo a se oiá.
(homem) senhor Marcolino diga comigo:
(homem) eu
(Marcolino) eu
(homem) Marcolino
(Marcolino) Marcolino
(homem) recebo a vós
(Marcolino) recebo a vós
(homem) da senhora
(Marcolino) da senhora
(homem) Guilhermina
(Marcolino) Guilhermina
(homem) como a minha
(Marcolino) como a minha
(homem) legitima
(Marcolino) legitima
(homem) esposa
(Marcolino) esposa
(homem) assim
(Marcolino) assim
(homem) como manda
(Marcolino) como manda
(homem) a santa
(Marcolino) a santa
(homem) amada
(Marcolino) amada
(homem) igreja
(Marcolino) igreja
(homem) católica
(Marcolino) católica
(homem) postólica
(Marcolino) postóca
(homem) romana
(Marcolino) romana

(homem) senhora Guilhermina diga comigo
(homem) eu
(Guilhermina) eu
(homem) Guilhermina
(Guilhermina) Guilhermina
(homem) recebo a vós
(Guilhermina) recebo a vós
(homem) do senhor
(Guilhermina) do senhor
(homem) marcolino
(Guilhermina) Marcolino
(homem) assim
(Guilhermina) assim
(homem) como manda
(Guilhermina) como manda
(homem) a santa
(Guilhermina) a santa
(homem) igreja
(Guilhermina) igreja
(homem) católica
(Guilhermina) catóca
(homem) postólica
(Guilhermina) potóca
(homem) romana
(Guilhermina) romana
(inaudível) (conversas no fundo)
(homem) seu Marcolino, bota a aliança no dedo da sua esposa.
(homem) a senhora Guilhermina, bota a aliança no dedo do seu esposo Marcolino.
(homem) estão casado, meus parabéns seja feliz.
(Marcolino) obrigado.
(homem) meus parabéns seja feliz.
(Guilhermina) obrigada.

(conversas paralelas no fundo do áudio sobre casamento, felicitações, comentários, congratulações, solicitam festa após o casamento, pedem benção aos mais velhos, tiram fotos)

(mulher) ... parabenizar as professoras e os alunos do MOBRAL que tanto tem feito para a integração de toda comunidade (incompreensível) de todas as pessoas desse povoado (incompreensível) cada um de vocês (incompreensível) nós vimos agora por meio desse (incompreensível) que foi muito bem representado (incompreensível) folclore, o que é o folclore, que que a gente tira por folclore? Folclore é a vida do povo. Justamente vocês transmitiram aquilo que vocês tem de bom, tudo aquilo que vocês tem de positivo. E nós percebemos que os professores daqui do município, professores aqui do MOBRAL, eles se preocupam não apenas em ensinar a ler e escrever, mas faz com que o homem se integre na sociedade, sei que é muito importante. Parabéns a todos vocês, espero que continuem assim fazendo alguma coisa de bom para seus alunos e para todos da comunidade. Muito Obrigada.

(salva de palmas)

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Convênio PIPMO/MOBRAL - Plano Operativo, 1973

Plano operacional de 1973 do convênio Programa Intensivo de Preparação de Mão de Obra - PIPMO/MOBRAL no Maranhão, visando qualificação profissional para jovens e adultos recém-alfabetizados, com cursos nos setores primário, secundário e terciário, distribuídos em vários municípios. Inclui objetivos, cronograma, orçamento e detalhes das entidades executoras.

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Correspondências com Assuntos Diversos enviadas e recebidas pelo Subsistema de Supervisão Global, 1978 - 1979

Projeto de correspondência direta aos supervisores com programas do MOBRAL; Encontros de ENSUG; acerca de bom relacionamento que precisa existir entre aluno e o seu supervisor; melhoria constante da ação do MOBRAL; o comportamento humano; reflexão sobre as riquezas e limitações, como ponto de partida para um esforço de melhoria pessoal do supervisor; o trabalho na comunidade; crescimento profissional do supervisor; o significado do supervisor; avaliação e etc.

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Correspondências com Assuntos Diversos enviadas e recebidas pelo Subsistema de Supervisão Global, 1979 - 1981

Projeto de correspondência direta aos supervisores com temas: o trabalho com grupos; problemas relacionados a ética profissional; agradecimentos; explicitamos alguns princípios norteadores da dinâmica que se estabelece e se expressa na vida desses grupos; a tomada de decisão; buscando novas formas de abordagem que propiciem o engajamento das pessoas e grupos numa ação que pretenda obter um bem maior para todos; características de um grupo eficiente; explicação sobre a figura do supervisor; subsídios teóricos sobre temas úteis ao desenvolvimento profissional do supervisor; aprendizagem tanto por parte do supervisor quanto do supervisionado; sobre o adolescente, etc.

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Documentos relacionados a Estruturação, Plano de Trabalho e Projetos do SUSUG, 1977 - 1980

Estrutura e funcionamento do SUSUG – 1978
Proposta da ASSOP/SUSUG para viabilizar o trabalho de coordenação do subsistema de supervisão global – 1978;
Considerações sobre o "turn over" do Subsistema de Supervisão Global em 1978;
Proposta de reestruturação do SUSUG;
Plano de trabalho do SUSUG – 1978;
O Subsistema de Supervisão Global – 1978;
Projeto de assistência técnica – 1978;
Projeto estímulo/reconhecimento aos supervisores do MOBRAL;
Projeto de divulgação do SUSUG – 1978 - 1979;
Montagem do SUSUG – 1980;
Relatório de trabalho do subsistema de supervisão global ano de 1979;
Projeto de capacitação de supervisores – 1979 - subprojeto de autoinstrução.

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Documentos relacionados a Plano de trabalho, Projetos, Reformulações e Estudos do SUSUG 1976 - 1978

Pontos básicos que nortearão as linhas gerais para elaboração do plano de trabalho do SUSUG – 1978;
Estratégia para revitalização do SUSUG – 1977;
Linhas de ação do SUSUG para 1977;
Projeto de capacitação do Subsistema de Supervisão Global (SUSUG) – 1977;
Orientações para uso dos módulos complementares - GIS/1976;
Reformulação da remuneração dos S.A;
Reformulação da forma de pagamento aos S.A;
Estudo: o subsistema de supervisão global - objetivos e características, estrutura e funcionamento;
Considerações visando a elaboração do anteprojeto, estímulo, reconhecimento aos supervisores;
Projeto de assistência técnica ao SUSUG.

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