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UNESCO Santa Catarina (SC)
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CEOSE-CROSE_m062p01 - Correspondências Informando Atividades de Jacques Torfs, Michel Debrun e Pierre Furter nos CEOSE/CROSE, 1966

Correspondência enviada ao coordenador do CROSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre organização dos CROSE no Estado de Santa Catarina;
Correspondências enviadas ao coordenador do CROSE, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando documentos recolhidos em sua viagem a Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a serviço dos CROSE;
Currículo do professor Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, solicitando autorização do programa de viagem aos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina;
Calendário geral das semanas dos CROSE;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, enviando especificações do seu cargo estabelecidas pela UNESCO, em nexo as especificações em francês;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, enviando projeto da utilização do seu tempo de serviço;
Correspondência enviada à professora Zélia Pavão, sobre sua viagem à Curitiba;
Reestruturação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao Conselho Federal da Educação, pelo professor Michel Debrun, sobre projeto do CROSE, dirigido ao professor Mascaro;
Memorando enviado à UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, sobre documento AP (provisório), sobre grandes objetivos educacionais;
Correspondência enviada ao chefe de missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, sobre o futuro da Faculdade de Educação de Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao diretor da Divisão de Planejamento da Administração Educacional, enviando notas sobre os CROSE;
Memorando enviado para a UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, enviando resumo de programa que abrange os temas da quarta semana, em anexo o "programa da quarta semana dos "CROSE" sobre planejamento", por Jacques Torfs;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua colaboração com a FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, enviando documento sobre receitas e despesas com o ensino;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Michel Debrun, enviando seu parecer sobre a Universidade de Brasília;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua visita a Curitiba e o projeto FUNDEPAR;
Correspondência enviada ao Sr. M. Welling, pelo professor Michel Debrun, enviando uma cópia do relatório que escreveu para os especialistas responsáveis ​​por examinar os problemas colocados pela reforma da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao Sr. Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando o documento: "Meios Recomendados para a Realização de um Plano Educacional";
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre aluguel de automóvel para locomoção dos peritos;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre participação ao Seminário Internacional de Desenvolvimento Político;
Correspondência enviada ao Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, descrevendo suas principais atividades;
Memorando enviado aos membros da missão de Planejamento de Educação da UNESCO, pelo professor Jacques Torfs, sobre assuntos tratados no encontro com o professor Abgar Renault, diretor do CRPE de Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao professor Abgar Renault, pelo professor Jacques Torfs, enviando indicações sobre estruturação possível do INEP;
Correspondência enviada para o Sr. John Howe, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia de carta recebida do Dr. Carlos Pasquale, qual o designa para fazer parte do Grupo Especial de Estudos da Reforma Administrativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo;
Correspondência enviada ao diretor do Instituto Internacional de Planificação da Educação, pelo professor Jacques Torfs, sobre conceder bolsa de estudos a candidatos brasileiros;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Pierre Furter, sobre a Semana da Educação em Belo Horizonte;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre viagem a Curitiba;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, solicitando dados sobre o número de representantes na matrícula geral de cada série do sistema de ensino;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, aceitando o convite para participar do projeto;
Correspondência enviada a professora Zélia Pavão, sobre colaboração com grupo de trabalho;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun, sobre confirmação da participação dos peritos da UNESCO à Semana da Educação;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, sobre problemas dos CROSE;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun, confirmando participação na Semana da Educação;
Nota enviada pelo professor Michel Debrun, informando comunicado da Universidade de Minas Gerais confirmando a participação dos peritos e de colegas brasileiros. Em anexo a programação da Semana da Educação na Universidade de Minas Gerais;
Entrevista com o professor Carlos Mascaro, novo diretor do INEP;
Correspondência enviada ao diretor do Escritório de Planificação de Educação, pelo professor Michel Debrun, comunicando relatório de uma entrevista com o professor Carlos Mascaro;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, pelo professor Michel Debrun, informando que fora encarregado de preparar o trabalho da missão consultiva, sobre o planejamento de desenvolvimento da Universidade da Bahia;
Correspondência enviada ao chefe da Seção do Departamento de Estatística Científica de Ciências Sociais, pelo professor Jacques Torfs, informando indisponibilidade de datas;
Correspondência enviada ao representante residente das Nações Unidas, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia da descrição de sua missão no Brasil;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre sua visita ao Centro de Pesquisas Educacionais de Belo Horizonte e petição para este Centro;
Telegramas enviados;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre programas dos CROSE;
Correspondência enviada ao professor Pierre Furter, pelo professor Jacques Torfs, sobre estudo de sistema de satélite educacional para televisão educativa;
Correspondência enviada ao chefe da missão da UNESCO no Brasil, pelo professor Jacques Torfs, sobre o ensino técnico e profissional.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m055p01 - Correspondencias Diversas sobre CEOSE e Relatórios Produzidos pelos Peritos da UNESCO, 1967

Recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacionais do Estado de Santa Catarina, por Jacques Torfs;
Aspectos sobre o ensino médio;
Princípios de reforma administrativa, propostos para a Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina, por Michel Debrun;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, enviando "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do estado de Santa Catarina" e "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do estado de Goiás";
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, sobre autorização de pagamento;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, enviando "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do Estado do Rio Grande do Sul";
Correspondência enviada ao secretário de educação da Paraíba, pelo professor Michel Debrun, enviando uma nova versão do anteprojeto de reorganização da Secretaria de Educação da Paraíba;
Correspondência enviada ao secretário geral do MEC, pelo coordenador dos CEOSE, submetendo o plano do seminário de administração e planejamento;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador dos CEOSE, sobre afastamento temporário de perito;
Correspondência enviada ao Dr. Nilo Tavares, pela secretária executiva dos CEOSE, sobre apresentação do documento: "recomendações sobre a reorganização do regulamento da secretaria de educação e cultura do Estado de Goiás";
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador da comissão dos CEOSE, sobre liberação de verbas;
Comunicado de licença para tratamento de saúde, da funcionária Tereza Maria da Costa;
Sugestões para o programa do curso de treinamento em planejamento educacional;
Seminário de administração e planejamento da educação;
Correspondência enviada ao gerente da VASP, pelo diretor do INEP, sobre devolução de bilhete;
Sugestões para nova redação da página 2, do projeto de lei sobre o planejamento;
Correspondência enviada ao chefe da UNESCO, em missão no Brasil, enviando documentos;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura, enviando sobre remuneração de professores do ensino primário;
Correspondência enviada ao professor Carlos Alberto Sampaio, pelo professor Michel Debrun, sobre colaboração;
Desenvolvimento de projeto;
Aspectos do ensino primário;
Informações sobre o Conselho Estadual de Educação do Paraná; sobre o ensino supletivo e a educação de adultos; sobre o professorado primário em exercício;
Esboço de projeto da organização do Departamento de Cultura;
Correspondência enviada ao professor José Medeiros Vieira, enviando princípios da filosofia da reforma; sugestões de modificações ao texto em conjunto;
Correspondências enviadas ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, sobre autorização de pagamento;
Correspondências enviadas aos gerentes da Aviação Aérea São Paulo (VASP), dos Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul e do Banco do Brasil S. A. agência Botafogo, pelo diretor do INEP, sobre mudança no nome de conta corrente;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre ressarcimento de despesas;
Correspondência enviada ao diretor do CBPE, pela professora Solage Maria Dias de Brito, sobre autorização para participar de pesquisas realizadas pelo CBPE;
Dados sobre a atuação do Governo Federal, no setor do ensino, do estado do Rio Grande do Sul;
Correspondência enviada ao coordenador geral dos CEOSE, pelo professor Michel Debrun, enviando sua contribuição ao relatório CEOSE do Paraná;
Correspondência enviada ao superintendente da Sudene, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando realização em Recife de um encontro regional, com autoridades e técnicos no campo da educação;
Plano de educação estadual, por Jacques Torfs;
Conteúdo de um plano educacional de emergência, com intenção de definir a execução de programas e despesas globais em 1967 e 1968;
Conteúdo de um plano estadual de educação, por Jacques Torfs;
Assistência técnica aos estados no campo da educação;

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m041p01 - Textos e Estudos para Mudanças Educacionais, 1966 - 1967

Projeto do Ministério da Educação e Cultura do Brasil: Condições e pressupostos da mudança na política educacional;
Os órgãos-fins das Secretarias de Educação e Cultura e a descentralização do ponto de vista pedagógico;
Sugestões sobre a natureza de um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;
Matemática do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais;
Soluções sugeridas para alguns dos problemas principais do ensino primário e da educação permanentes - Santa Catarina;
Alguns Comentários sobre o Plano de Metas da Educação Nacional;
Correspondências sobre a seleção de profissionais da educação para participação do I Ciclos de Estudos sobre Planejemento Educacional e Reforma Administrativa, a realizar-se no Rio de Janeiro;
Jacques Torfs encaminha recomendações a Secretaria de Educação da Bahia;
Textos expositivos sobre as Matemáticas do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais, por Jacques Torfs, de diversos estados brasileiros;
Autorização de pagamento a funcionários por serviços prestados para os CEOSE;
Texto expositivo de sugestões sobre a natureza de um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m040p01 - Textos e Estudos da Educação, 1966

Projeto do Ministério da Educação e Cultura do Brasil: condições e pressupostos da mudança na política educacional;
Os órgãos-fins das Secretarias de Educação e Cultura e a descentralização do ponto de vista pedagógico;
Sugestões sobre um programa para a Assistência Técnica da UNESCO ao Brasil;
Matemática do Planejamento Educacional: Modelos Sócio-Culturais;
Soluções sugeridas para alguns dos problemas principais do ensino primário e da educação permanente - Santa Catarina;
Projeto de organização do Departamento de Cultura do Estado da Paraíba;
Alguns comentários sobre o Plano de Metas da Educação Nacional;
Problemas do Magistério Primário.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m038p01 - Apresentação dos CEOSE e CROSE a Diversos Estados Brasileiros, 1966 - 1968

Michel Debrun, representante da UNESCO, encaminha ao diretor do INEP, Carlos Correa Mascaro, o projeto do CROSE, com informações para funcionamento do mesmo;
Durval Trigueiro, encaminha informativo referente à comissão que administra o CEOSE, mudança para membros brasileiros;
Texto de Jacques Torfs de informações sobre a constituição do CROSE;
Texto expositivo de Durval Trigueiro Mendes, sobre os Colóquios Regionais e sobre a organização do ensino educacional, a colocação do CROSE no sistema educacional do país;
Jacques Torfs, encaminha a Durval Trigueiro, informe sobre a substituição de bilhetes/passagens trocados conforme necessidade;
Relatório das atividades realizadas por Michel Debrun, entre 1966 e 1967, a serviço da CEOSE;
Correspondências sobre o encerramento das atividades de Jacques Torfs, para os CEOSE;
Texto expositivo de Durval Trigueiro, sobre a organização dos CROSE;
Michel Debrun, encaminha convite a diversos professores solicitando suas participações nos CROSE;
Diversos relatórios de Michel Debrun e Jacques Torfs, sobre viagens a trabalho para os estados: Sergipe, Paraíba, Piauí, Maranhão, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio Grande do Norte. Coletando informações sobre o sistema educacional de cada estado e divulgando a iniciativa dos CROSE.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m026p01 - Documentos do Professor Jacques Torfs, Perito da UNESCO, 1967

Documentos do professor Jacques Torfs, perito da UNESCO, contendo sugestões sobre um programa para assistência técnica da UNESCO ao Brasil, no período entre 1967 e 1971;
Recomendações sobre a organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
Colóquios estaduais sobre a organização dos sistemas de educação das CEOSES;
Documento do professor Jacques Torfs de 1966, com a definição geral dos planos;
Relatório dos projetos de trabalho do CEOSE para o primeiro semestre de 1969, encaminhado ao diretor do INEP Carlos Correira Mascaro, do coordenador do CEOSE Durmeval Trigueiro Mendes;
Correspondência do perito da UNESCO, Jacques Torfs, ao diretor do INEP, sobre a assistência técnica ao Estado da Bahia;
Dados sobre a atuação do Governo Federal no ensino dos Estados do Paraná, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Sul;
Documento provisório do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre as normas propostas pela operação dos sistemas educacionais no Estado de São Paulo e exposição de motivos e projetos de regulamento;
Documento do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre as receitas e despesas com o Ensino no Brasil.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m002p01 - Recomendações sobre Organização Administrativa dos Sistemas de Planejamento Educacional de Santa Catarina, 1967 - 1969

Recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional Estado de Santa Catarina, elaborado por Jacques Torfs - UNESCO;
1º Ciclo de estudos de planejamento e administração educacionais;
Súmula das atividades do CEOSE;
Correspondência enviada pelo professor Dumerval Mendes, Coordenador do CEOSE, para o Carlos Mascaro, Diretor do INEP sobre projetos de trabalho do CEOSE para o primeiro semestre de 1969.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m005p01 - Relatórios de Pesquisas, Dados Estatísticos e Obras sobre Realidade Educacional de Santa Catarina, 1967 - 1969

Maço documental contendo documentos sobre o setor de ensino em Santa Catarina, o Primeiro Encontro Regional referente Planejamento da Educação (ERPLED);
Atividades dos CEOSE em Santa Catarina;
Relatórios de pesquisas produzidor por peritos da UNESCO (Michel Debrun e Jacques Torfs);
Correspondências enviadas e recebidas pelo coordenador dos CEOSE, Dumerval Trigueiro Mendes, sobre adiamento do I Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Encerramento do Colóquio Estadual sobre os Sistemas de Ensino realizado em Florianópolis;
Correspondência solicitando publicações para organização de uma seção de documentação com intuito de reunir todos os dados dos CEOSE;
Correspondência sobre reformulação do plano dos CROSE transformados em CEOSE;
Princípios de reforma administrativa propostos para a secretaria de educação e cultura do Estado de Santa Catarina;
Soluções sugeridas para alguns problemas principais do ensino primário e da educação permanente, por Jacques Torfs;
A divisão (ou seção) de formação e aperfeiçoamento do magistério primário, por Michel Debrun;
Recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional estado de Santa Catarina, por Jacques Torfs;
Dados sobre atuação do governo federal no setor do ensino.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE