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São Paulo (SP) Portugués de Brasil
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CALDEME_m009p02 - Aula Inaugural do professor Paulo Sawaya e livro "História Natural (Zoologia)", 1936

Maço contém produções científicas do Professor Paulo Sawaya: Transcrição de aula inaugural, sem data registrada, na instalação dos cursos de férias patrocinados pela Secretaria da Educação e pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo; Livro "História Natural (Zoologia) - Possibilidades do seu estudo em São Paulo"; "Concurso para a Cadeira de História Natural no Magistério Secundário".

Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino - CALDEME

CALDEME_m018p03 - Reuniões do ITA - São José dos Campos - para elaboração de Manuais de Ciências Físicas e Naturais para professores do Ensino Secundário, 1952

Reuniões realizadas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - São José dos Campos; Texto "O que deve ser o Manual de Física para o Curso Colegial" - redação do Dr. Paulo Sá; Relatório de reuniões com professores de Química, Física, Botânica, Ciências Físicas e Natuarais, Biologia Geral e Zoologia para elaboração de manuais para professores do Ensino Secundário; Lista de materiais a serem adquiridos para aulas de Física; Lista de experimentos a serem praticados em sala de aula; Correspondências.

Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino - CALDEME

CALDEME_m018p04 - Reuniões realizadas no ITA - São Jose dos Campos - para análise de programas do Ensino Secundário, 1953

Relatórios das reuniões realizadas no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos para analisar os programas de Ensino de Física, Química, Matemática e História Natural no Curso Secundário.

Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino - CALDEME

Campanhas de Construções Escolares_m001p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1953

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Município e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os estados do Piauí, Paraíba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Maranhão, Pará, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraná, Alagoas, Amazonas, Rio de Janeiro e Distrito Federal (região administrativa da antiga capital do Rio de Janeiro).

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m004p01 - Parte 2 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1952 - 1961

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os estados do Rio de Janeiro, Piauí, Santa Catarina, Minas Gerais, Guanabara, Sergipe, Ceará, Paraná, Alagoas, Maranhão, Pernambucano, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande no Norte, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e o governo do estado do Mato Grosso referente ao município de Campo Grande (atual capital do estado do Mato Grosso do Sul); Recibos; Correspondências; Termos Aditivos e de Acordo Especial do período de 1952.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m006p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1955

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os estados do Piauí, Paraíba, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Maranhão, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, e Distrito Federal (região administrativa da antiga capital do Rio de Janeiro); Notas de empenho; Recibos; Relatórios; Termos Aditivos.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m007p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1955

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os estados do Piauí, Rio Grande do sul, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Pará, Espírito Santo, Paraíba, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Sergipe, Mato Grosso, Território Federal do Rio Branco (atual estado do Acre) e o Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro); Termos Aditivos; Recibos.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m013p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1954

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os Estados do: Paraná, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso, Território Federal do Rio Branco, Território Federal do Acre, Piauí, Paraíba, Ministério da Guerra e Fundação Darcy Vargas; Recibos; Correspondências.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m021p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1956

Termos de Acordo para concessão de auxílio para compra/construção de equipamentos de oficinas de artes industriais e centros de educação complementar, entre o MEC/INEP e os governos dos estados: Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí, Santa Catarina, Goiás, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, Sergipe, Maranhão, Bahia, e Pernambuco.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m023p01 - Termos de Acordo relacionados a auxílio para aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1962

Termos de Acordo, Acordo Especial, Aditamento e Cancelamento entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal; Termos entre os estados: Amazonas, Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Santa Catarina, Guanabara, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo e Paraná; Correspondências.

Campanha de Construções Escolares

CEOSE-CROSE_m026p01 - Documentos do Professor Jacques Torfs, Perito da UNESCO, 1967

Documentos do professor Jacques Torfs, perito da UNESCO, contendo sugestões sobre um programa para assistência técnica da UNESCO ao Brasil, no período entre 1967 e 1971;
Recomendações sobre a organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
Colóquios estaduais sobre a organização dos sistemas de educação das CEOSES;
Documento do professor Jacques Torfs de 1966, com a definição geral dos planos;
Relatório dos projetos de trabalho do CEOSE para o primeiro semestre de 1969, encaminhado ao diretor do INEP Carlos Correira Mascaro, do coordenador do CEOSE Durmeval Trigueiro Mendes;
Correspondência do perito da UNESCO, Jacques Torfs, ao diretor do INEP, sobre a assistência técnica ao Estado da Bahia;
Dados sobre a atuação do Governo Federal no ensino dos Estados do Paraná, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Sul;
Documento provisório do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre as normas propostas pela operação dos sistemas educacionais no Estado de São Paulo e exposição de motivos e projetos de regulamento;
Documento do perito da UNESCO, Jacques Torfs, sobre as receitas e despesas com o Ensino no Brasil.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m028p01 - Documentos do Jacques Torfs, com Sugestões sobre uma Reforma Administrativa nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, 1967

Documento do perito da UNESCO, Jacques Torfs, com sugestões sobre uma reforma administrativa nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, São Paulo e Minas Gerais;
Documento do Jacques Torfs, com recomendações sobre a organização administrativa do Sistema de Planejamento da Secretaria de Educação do Paraná;
Documento do Jacques Torfs, sobre a definição geral dos planos;
Documento provisório do Jacques Torfs, sobre as normas propostas pela operação dos sistemas educacionais no Estado de São Paulo;
Documentos do perito da UNESCO, sobre o plano de educação estadual, receitas e despesas com o ensino, Sistema de Satélite Educacional (SSE), meios recomendados para a realização de um plano educacional, metodologia do cálculo da repetência e da deserção do Estado de Minas Gerais, calculo e projeção da matricula e dos principais parâmetros educacionais do Estado de Minas Gerais.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CILEME_m006p02 - Correspondência sobre o Projeto Sistema Educacional Paulista, 1956

Correspondência sobre o projeto 4/1 - (CILEME) - Sistema Educacional Paulista; Relato da técnica Adélia Dranger, sobre seu trabalho de levantamento da situação do ensino primário fundamental em São Paulo; Prestação de contas de Francisco Montojos, por ocasião do encerramento das atividades da CILEME, continuadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE); indicação de Dr. Paulo de Almeida Campos, para participar da Conferência Regional Latino-Americana de Educação, em Lima no Peru, como representante do INEP.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m006p03 - Objetivos e Realizações na Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar do INEP

Plano de Organização da CILEME contendo seus objetivos, organização, designação de pessoal e atribuição dos setores de ensino primário, normal e ensino médio e Plano Geral de Trabalho.
Apresentação de trabalhos realizados pelo CILEME, tratando de sistemas de educação, escola primária e secundária dos estados da Região Sul, Nordeste e do estado de São Paulo. É concluído que novos estudos serão feitos em 1956 e subordinados pelo novo órgão instituído do INEP, o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE).

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

COLTED_m003p01 - Reunião do Colegiado da COLTED, 1969

Pauta da reunião do Colegiado da COLTED com os itens: Convênio com a Secretaria de Educação do estado de São Paulo; Livros para alunos do Curso Primário dos Municípios Prioritários; Cronograma dos demais programas da COLTED para 1969; Documento assinado por Ary Leonardo Pereira, Diretor Executivo.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m006p02 - Texto de Manifestação da Câmara Brasileira do Livro sobre a Execução do Programa COLTED, 1968

Correspondência enviada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL a Carlos Corrêa Mascaro, Diretor do INEP, com texto de manifestação da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, sobre a execução do programa COLTED, a distribuição de livros às escolas primárias das capitais dos Estados e Territórios bem como a criação de um Fundo Rotativo para as editoras e outros aspectos do Plano de Aplicação.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

COLTED_m010p01 - Relatórios e Informações sobre Atividades Relacionadas à COLTED, 1967 - 1968

Correspondência enviada ao Presidente do Colegiado da COLTED por Ruy Baldaque, Diretor Executivo da COLTED, com relatório da Direção Executiva;
Correspondência enviada por Cândido Guinle de Paula Machado, Presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros - SNEL, à Diretoria da COLTED com o ponto de vista do Sindicato a respeito da criação de um Fundo Rotativo para as editoras de livros técnicos e livros didáticos;
Correspondência enviada à Diretoria Executiva da COLTED contendo sugestão de pautas para a reunião do colegiado enviada pelo secretário geral, Édson Franco;
Resposta de Ruy Baldaque, Diretor Executivo, sobre os apontamentos feitos por Édson Franco a respeito das atividades da COLTED;
Plano de execução do Curso de Treinamento da COLTED;
Plano orçamentário da COLTED;
Tabela com número de estabelecimentos de ensino primário existentes no município;
Tabela com esquema do pessoal dos cursos de treinamento;
Tabelas com número de professores e número de alunos;
Relação da situação dos questionários por unidade federativa em 1968;
Descrição dos quadros a serem obtidos;
Relatório do Grupo de Trabalho para avaliar livros indicados pelos professores dos municípios das capitais;
Considerações sobre integração imediata da rede comercial de livrarias na execução do plano de atendimento às Escolas Primárias das Capitais dos Estados e Territórios;
Considerações sobre a meta de entrega de bibliotecas aos estabelecimentos de ensino de todo o país;
Relatório de viagem do técnico Ary Leonardo Pereira que tem como finalidade apresentar as medidas tomadas na execução da distribuição dos questionários em São Paulo, para a execução do Plano Piloto/Livros para o aluno;
Recorte do Diário Popular de 12 de setembro de 1968, com anúncio do questionário para escolas primárias;
Ofício Circular n°5655 enviado do Diretor Executivo da COLTED, Ary Leonardo Pereira, ao Secretário de Educação e Cultura com convite para comparecimento de um Técnico de Ensino Primário;
Apresentação da COLTED ao Secretário de Educação e Cultura do estado de São Paulo e aviso da demanda por integração do seu trabalho com comissões estaduais de análise dos livros didáticos;
Reforma administrativa do Diário Oficial;
Informações sobre os questionários do Plano Piloto atribuídos ao estado de São Paulo;
Esclarecimentos ao Ministro da Educação a respeito do uso dos recursos destinados à COLTED e pedido de apoio para elaboração de convênio com as editoras;
Decretos que deram estrutura à COLTED;
Decreto Lei nº 200 de 25 de fevereiro de 1967 – Reforma Administrativa do Diário Oficial;
Contrato particular de abertura de crédito para financiamento à indústria cinematográfica firmado pela Comissão de Auxílio à Indústria Cinematográfica (CAIC).

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

CEOSE-CROSE_m042p01 - Correspondências Diversas sobre Educação e CEOSE, 1967

Correspondências enviadas ao chefe do serviço de publicações do IBGE e ao secretário da Divisão Brasileira do Ponto IV, pela secretária executiva dos CEOSE, solicitando exemplar de trabalho;
Recomendações sobre a reforma administrativa da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, por Jacques Torfs;
Carta enviada pelo professor Michel Debrun, comentando sobre as notas de um artigo feitas pelo professor Thales de Azevedo;
Correspondência enviada ao gerente da Viação Aérea Rio Grandense (VARIG), pelo diretor do INEP, solicitando anulação de passagens não utilizadas;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Trigueiro Mendes. pelo professor Jacques Torfs, sobre ressarcimento de despesas;
Encaminhamento de relatório sobre Sergipe;
Correspondência enviada ao professor Carlos Ovídio Lopes de Mendonça, pelo professor Michel Debrun, agradecendo remessa de documentos relativos a URN;
Correspondências enviadas ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, solicitando autorização para contabilidade efetuar pagamento;
Correspondência enviada ao secretário do Conselho Estadual de Educação, pela secretária executiva dos CEOSE, solicitando publicações para organização de uma seção de documentação, que reuni todos os trabalhos dos CEOSE;
Dados sobre a atuação do governo federal no setor do ensino do estado do Paraná;
Planejamento - reorganização administrativa;
Ceose Paraná - programação do evento;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Estado do Paraná, ao coordenador do CEOSE, enviando programa dos trabalhos a serem desenvolvidos junto à Secretaria de Educação;
Correspondência enviada ao professor Luiz Carlos Sibut, pelo coordenador dos CEOSE, sobre realização dos Colóquios de Curitiba;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Estado de Sergipe, pelo professor Jacques Torfs, devolvendo documentos;
Correspondência enviada ao secretário de educação e aos presidentes dos Conselhos Estaduais do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, de Guanabara, do Gioás e de Minas Gerais, pelo diretor do INEP, sobre instalação junto ao INEP de uma comissão constituída de educadores, encarregada de promover programa de cooperação técnica;
Correspondências enviadas ao secretário de educação e presidentes dos Conselhos Estaduais de Educação dos Estados: Pará; Maranhão; Piauí; Ceará; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; do Paraná; Espirito Santo; Bahia; Alagoas; Pernambuco; São Paulo; Acre; Goiás; Amazonas e Pará, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondências enviadas aos professores Nerval Jurema, Itamar de Soua Brito, Inês Vasconcelos, Luiz Carlos Sibut, Jonathas Athias, Oswaldo Ferreira de Melo e José Mário Pires Azanha, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondências enviadas aos reitores de diversas universidades de vários estados do Brasil, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondência enviada aos diretores dos CRPE e secretários de educação, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre devolução de passagens e ressarcimento de despesas;
Correspondência enviada aos gerentes dos estabelecimentos: Gráficos Unidos LTDA; da J. C. Andrade; Empresa Gráfica Ouvidos S.A.; pela secretária executiva dos CEOSE, sobre a carta convite "Coleta de preços";
Estudo sobre o ensino médio do estado da Paraíba;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura do Sergipe, pelo coordenador dos CEOSE, dando explicações sobre sua ausência na etapa inicias do Colóquio de Sergipe;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre contabilidade e reembolso;
Correspondências enviadas pela secretária executiva, solicitando material e fatura da compra para as empresas escolhidas pelos CEOSE;
Dados sobre a atuação do governo federal no setor de ensino, do Estado de Sergipe;
Informações e história dos CEOSE;
Correspondência enviada ao secretário do escritório de pesquisa econômica aplicada (EPEA), pela secretária executiva, solicitando envio de publicações do EPEA;
Correspondência enviada ao diretor do Departamento Nacional de Educação, pelo coordenador dos CROSE, informando possibilidade de cooperação mútua devido a vontade do diretor de acompanhar a semana de trabalhos que os CROSE realizada na Paraíba;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador dos CROSE, enviado dados e informações sobre os CROSE;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Paulo de Almeida Campos, membro da comissão dos CROSE, devolvendo passagem aérea;
Correspondência enviada ao professor Alvaro Magalhães, pelo professor Paulo de Almeida Campos, enviado agradecimentos;
Correspondência enviada ao coordenador dos CROSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre lista dos participantes dos CROSE de Santa Cantarina e sobre preparação dos CROSE, uma visita a João Pessoa na Paraíba;
Correspondência enviada ao professor Wilsen Rodrigues, pelo professor Michel Debrun, comunicando a escolha da cidade de Cuiabá para evento dos CROSE;
Correspondência enviada ao professor Roque Spencer Maciel de Barros e ao professor Luiz Pereira, pelo professor Michel Debrun, informando sobre a realização dos CROSE;
Correspondências enviadas ao professor Dumerval Trigueiro Mendes, pelo professor Jacques Torfs, apresentando trabalhos;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, pelo diretor do INEP, comunicando a realização dos CROSE destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m034p01 - Estudos de Reformas Administrativas dos Sistemas Educacionais Brasileiros, 1966 - 1967

Subsídios para uma apresentação do INEP, breve histórico da instituição para realização de reforma organizacional;
Recomendações da CEOSE para reforma administrativa da Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, da Bahia, do Goiás, São Paulo e Santa Catarina;
Documentos de planejamento de reformas administrativas dos sistemas de educação.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m038p01 - Apresentação dos CEOSE e CROSE a Diversos Estados Brasileiros, 1966 - 1968

Michel Debrun, representante da UNESCO, encaminha ao diretor do INEP, Carlos Correa Mascaro, o projeto do CROSE, com informações para funcionamento do mesmo;
Durval Trigueiro, encaminha informativo referente à comissão que administra o CEOSE, mudança para membros brasileiros;
Texto de Jacques Torfs de informações sobre a constituição do CROSE;
Texto expositivo de Durval Trigueiro Mendes, sobre os Colóquios Regionais e sobre a organização do ensino educacional, a colocação do CROSE no sistema educacional do país;
Jacques Torfs, encaminha a Durval Trigueiro, informe sobre a substituição de bilhetes/passagens trocados conforme necessidade;
Relatório das atividades realizadas por Michel Debrun, entre 1966 e 1967, a serviço da CEOSE;
Correspondências sobre o encerramento das atividades de Jacques Torfs, para os CEOSE;
Texto expositivo de Durval Trigueiro, sobre a organização dos CROSE;
Michel Debrun, encaminha convite a diversos professores solicitando suas participações nos CROSE;
Diversos relatórios de Michel Debrun e Jacques Torfs, sobre viagens a trabalho para os estados: Sergipe, Paraíba, Piauí, Maranhão, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio Grande do Norte. Coletando informações sobre o sistema educacional de cada estado e divulgando a iniciativa dos CROSE.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m057p01 - Correspondências Enviadas pelos Peritos da UNESCO sobre Ensino e Despesas com Ensino, 1968

Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando relatório das atividades durante os anos de 1966 a 1968, a serviço dos CEOSE, envia também, trabalho para os meses de março a maio;
Recomendações sobre a organização administrativa do sistema de planejamento da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, pelo professor Jacques Torfs;
Cálculo e projeção da matrícula e dos principais parâmetros educacionais, de 1966 a 1970, do ensino primário de Minas Gerais, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao professor Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando tabelas de comentários sobre a evolução provável da matrícula e das despesas com o ensino, entre 1964 e 1970;
Memorando sobre a organização do planejamento educacional na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao professor Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando estudo sobre "Matemáticas Educacionais";
Correspondência enviada ao professor Medeiros Vieira, pelo professor Michel Debrun, informando sobre o estatístico Marco Antonio Pimentel;
Recomendações sobre sistema de fichas e computadores para o SENAI - São Paulo, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao diretor do SENAI, pelo professor Jacques Torfs, enviando descrição das principais operações a serem realizadas por um computador eletrônico, na análise da situação e condições educacionais, financeiras e sociais da mão de obra no Estado de São Paulo, na projeção da evolução provável dessas situações e condições no futuro e no cálculo dos custos do treinamento dos operários;
Correspondência enviada ao secretário de educação da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia dos cálculos da Matrícula Provável das séries do ensino primário, nas escolas do Estado da Bahia, em 1965 e 1970.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m033p01 - Relatórios Diversos Produzidos por Jacques Torfs da UNESCO, 1966 - 1967

Ofício de apresentação dos CEOSE aos Secretário de Educação do Piauí e Maranhão, para a UFF;
Jacque Torfs encaminha para o INEP, relatório das atividades realizadas não relacionadas com a preparação dos CROSE;
Texto expositivo de Jacques Torfs, sobre planejamento e planos voltados para área administrativa e educacional;
Pierre Furter, encaminha ao INEP, respostas sobre materiais para preparação da Conferência Nacional de Educação;
Estudo de Jacques Torfs: Novos modelos propostos para a projeção das cifras da população e para cálculo da distribuição da população por cargos etários, 2ª versão;
Jacques Torfs, encaminha memorando ao INEP, especificando seu cargo de acordo com normas da UNESCO;
Texto expositivo de Jacques Torfs: Aspectos Econômicos do Professorado, pronunciado na Semana da Educação na UFMG;
Texto expositivo de Jacques Torfs: Reestruturação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

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