A Fundação MOBRAL: Seu significado nacional e a sua importância no Estado de São Paulo; Dados quantitativos do curso de alfabetização funcional; Relatório de atividades apresentado pela Comissão Municipal de São Bernardo do Campo da Fundação MOBRAL; Texto sobre a área pedagógica no serviço de educação de adultos e adolescentes e MOBRAL; Relatório sobre área pedagógica da Comissão Municipal de São Bernardo do Campo da Fundação MOBRAL.
Dados estatísticos e financeiros sobre a coordenação do estado da Paraíba; Os numéricos das atividades da biblioteca realizadas em 1981; Proposta de criação da Central de Documentação e Informações Administrativas; Explicações para criação de um Setor de Comunicações.
Compilado de Artigos Apresentados em Seminários. Contém artigos sobre escola para o povo, plano de teleducação, experiência do MOBRAL, avaliação dos programas do MOBRAL, educação e trabalho, e outros assuntos relacionados à educação.
Compilado de textos sobre a educação. Textos: "O ribeirinho: uma experiência em alfabetização inserida em uma prática na educação popular"; "Projeto de alfabetização da Iputinga: o processo de formação dos monitores"; "Programa sistemático de capacitação para educadores populares"; "Os resquícios sociais de um programa venezuelano de formação de educadores de adultos em nível universitário"; "Linguagem verbal e alfabetização - representações e suas relações com a prática"; "Algumas questões sobre a formação do educador de adultos no brasil" Promoção de educadores populares; "Projeto de alfabetização de Iputinga - o processo de formação de monitores".
Material do Congresso da Organização Interamericana para a Educação Superior, realizada em Salvador em abril de 1983. O maço possui formulário de adesão, informações logísticas, discurso de abertura, discurso do presidente, trabalhos apresentados e outros documentos referentes ao congresso.
Informações sobre o congresso: Educação e Saúde da criança e meios de comunicação em massa que ocorreu nos dias 8 a 13 de maio de 1983 no Rio de Janeiro; Textos apresentados no congresso: "aleitamento materno e os meios de comunicação de massa; "A estimulação precoce no pré-escolar: aspectos psicomotores, maturidade global e educação não formal"; "viabilidade da utilização de tecnologias educacionais em programas de educação e saúde.
Seminário sobre a Pedagogia Freinet, promovido pelo Centro Educacional de Niterói em colaboração com o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, que ocorreu de 3 a 6 de novembro de 1981; Seminário Regional sobre Promoção Popular e Alfabetização na América Latina e Caribe, que ocorreu em Quito, Equador de 30 de maio a 03 de junho de 1983; Seminário Regional sobre Alfabetização e Promoção Popular; Relatório final do estágio realizado no MOBRAL através do acordo Brasil-Costa do Marfim; Relatório de viagem da Missão do MOBRAL no Senegal; Relatório do Seminário Regional de Estratégias Nacionais de Alfabetização; Ação comunitária: lugar privilegiado da prática educativa não formal, extra escolar; A experiência do MOBRAL em alfabetização e educação extra-escolar; MOBRAL a estratégia brasileira de alfabetização de adultos
Estratégia para a COEST do Acre com objetivo de demonstrar os programas e projetos que serão lançados no Acre; Documento para o Encontro Regional de Coordenadores realizado em Maceió; Avaliação da Assistência Técnica; Estratégia global da COEST - Acre para o segundo semestre de 1980 e 1981; Estratégia do Subsistema de Supervisão Global (SUSUG); Coleta de dados do perfil dos adjuntos, supervisores estaduais e supervisores de área; Relatório do II Encontro Regional de Coordenadores; Relatório síntese das atividades desenvolvidas pelo MOBRAL no Acre desde a sua implementação.
Plano de Educação Comunitária do Maranhão; Relato de experiência de ação comunitária de municípios do Maranhão; Diagnóstico da situação do Subsistema de Supervisão Global - SUSUG da Coordenação Estadual do Maranhão; Avaliações da assistência técnica; Estratégia da Coordenação Estadual do Maranhão para o segundo semestre de 1980; Sugestão de atividades que nortearão o trabalho comunitário nos vários programas; Informações sobre os municípios; Relato de uma experiência de ação comunitária; Coleta de dados do perfil dos adjuntos, supervisores estaduais e supervisores de área; Procedimentos adotados para minimizar as dificuldades; Projeto experimental de continuidade - PROECON; Propaganda do Concurso Cívico Cultural do quinto aniversário do MOBRAL.
Lista de rimas em literatura de cordel, sobre o MOBRAL, colhidas do Amazonas; Plano estadual de educação de adultos elaborado pela equipe técnica da Coordenação Estadual do MOBRAL para traçar linhas de ações para o período de 1984 a 1987 do Estado do Amazonas; Obra de literatura em cordel do autor José Zilmar Soares de Souza, natural do Rio Grande do Norte.
Material do Seminário de Educação Popular realizado em Piracicaba em maio de 1983. Textos, em espanhol, sobre assuntos diversos: "A cruzada nacional de alfabetização e a insurreição cultural"; "Objetivo geral do Conselho de Saúde Popular"; "Apresentação da Associação Nacional de Educadores dos Andes Salvadorenhos, 21 de junho, El Salvador"; "Da “angragogia” à “runagogia”: reflexões sobre uma experiência em educação rural"; "Autonomia, Co-governo e educação na universidade"; "Autonomia, Co-governo universitário na Bolívia".
MOBRAL Infanto Juvenil, alfabetização de alunos de 9 a 14 anos pelo processo de aceleração da alfabetização funcional do MOBRAL. Trabalho idealizado pela Comissão Municipal do MOBRAL de Porto Alegre com assessoria da Coordenação Estadual do MOBRAL; Reintegração de alunos alfabetizados pelo processo de aceleração da alfabetização funcional do MOBRAL no sistema regular - 2ª fase; Instruções para avaliação do 3º bloco do currículo; Reintegração de alunos alfabetizados pelo processo de aceleração da alfabetização funcional do MOBRAL no sistema regular - 3ª fase; Projeto MOBRAL Infanto Juvenil: resultados e considerações finais.
Proposta de ação educativa, 1984 Relatório do I Encontro Estadual do ENSUG, 1978 I Encontro de Encarregados de Supervisão Global do MOBRAL do Estado da Paraíba; Plano de curso "o trabalho e a humanização"; Relatório do Seminário de Relações Humanas; Plano de ação da ANPAC Paraíba; Relatório de experiência de trabalho comunitário no município de Santa Luzia, na Paraíba; Informações sobre as comissões municipais; Informações sobre o Subsistema de Supervisão Global - SUSUG; Diagnóstico do SUSUG; Programação da Coordenadoria Estadual da Paraíba; Estratégia da COEST Paraíba; Projeto Implantação de Programas para Assistência Comunitária Organizada Relatório PRODAC; Cópias de matérias de jornal sobre "MOBRAL lança projeto impacto em cidades da Várzea e Tavares" Justificativa para reformulação do orçamento básico; Encontro regional de coordenadores em Niterói; Projeto integração e continuidade das atividades desenvolvidas pela COEST-PB na área de educação de adultos; Projeto de treinamento das atividades desenvolvidas pela COEST-PB na área de educação de adultos; Projeto de capacitação do SUSUG; O MOBRAL e o projeto de organização comunitária nas áreas críticas da seca; Implantação de programas para assistência comunitária organizada - saúde;
Projeto capacitação de recursos humanos em alfabetização; Projeto encontro estadual de ENSUG - 2ª fase Projeto MOBRAL-ACISO/RS: Diagnóstico individualizado das comunidades envolvidas no Projeto MOBRAL-ACISO, divididos por área de atuação; Estratégia de ação para o ano de 1980, Coordenação Estadual do MOBRAL; Estratégia para convênio do Programa de Alfabetização Funcional em 1980.
Relatório de implantação do Programa Diversificado de Ação Comunitária - PRODAC no Estado do Rio Grande do Sul e primeiro relatório trimestral de grupos de ação comunitária no PRODAC; Ação conjunta ACISO e MOBRAL.
Compilado de textos apresentados no Seminário-Oficina Regional para a Formação de Pessoal Educativo em Zonas Rurais, apresentado em Aracajú - Sergipe em outubro de 1984. Os textos tem como assunto em comum a educação rural.
Folder do Seminário Latino-Americano Avaliação de Programas de Educação de Adultos; Textos: Elaboração de um sistema de avaliação e monitoria de programas de alfabetização e pós-alfabetização; Associação Africana de Educação de Adultos: desenvolvimento e avaliação de programas de educação básica extraescolar e de formação para o desenvolvimento; Discurso do Sr. José Rivero representando a UNESCO na cerimônia de abertura do Seminário Latino-Americano Avaliação de Programas de Educação de Adultos; Considerações sobre a participação do MOBRAL no seminário; Projeto de pesquisa: A situação da avaliação dos programas - projetos de educação de adultos no brasil de 1960 a 1982; Informações sobre o seminário; Discurso de abertura do presidente do MOBRAL, Cláudio Moreira; Discurso do secretário geral do MEC, Sérgio Pasquali; Texto "tendências e problemas da educação de adultos na América Latina; A experiência de monitoramento, avaliação e controle no programa de educação de adultos; Modelos e padrões de avaliação na educação de adultos; Abordagem para um instrumento de avaliação de incidentes; Regulamentação, avaliação e redefinição de um projeto técnico-social de promoção camponesa no norte do Peru de 1972 a 1983.
Textos para o Seminário Latino-Americano Avaliação de Programas de Educação de Adultos. Textos: "Avaliação do participante: avaliação da educação de adultos"; "Algumas considerações de natureza teórica, ideopolítica e metodológica"; "Avaliação da educação de adultos: uma experiência de organização camponesa no México"; "Sobre a avaliação em educação: do quantitativismo à participação"; "Apresentação da avaliação da ação cultural: estudo avaliativo do programa pais e filhos"; "Informações sobre o Centro de Investigación y Desarrollo de la Educación (CIDE)"; "Reflexões críticas sobre o laboratório de ação comunitária"; "A experiência do laboratório de ação comunitária"; "A nova conjuntura do Seminário Latino-Americano Avaliação de Programas de Educação de Adultos".
Treinamento e capacitação de recursos humanos a nível de área; Pressupostos básicos da educação de adultos, através da Ação Comunitária; Solicitação de presença do Presidente Arlindo Lopes Corrêa em Porto Alegre para assinar um termo de acordo com o Comando do III Exército, visando a integração das duas instituições à Operação Cívico Social - ACISO; Termo de convênio celebrado entre o III Exército, a Fundação Projeto PONDON e a Fundação MOBRAL, visando o estabelecimento de bases de cooperação técnico administrativas operacionais para o desenvolvimento da operação ACISO nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina; Calendário de implantação do Projeto MOBRAL-ACISO; Recortes de jornais de matérias sobre o convênio ACISO; Explicações do Projeto MOBRAL-ACISO; Modelo de convite para a integração do Projeto RONDON e MOBRAL na ACISO; Filosofia e objetivos da Fundação Projeto RONDON; Informações gerias sobre o projeto; Propostas de projetos; Explicações sobre os programas: ⦁ programa de saúde, educação e ação sanitária; ⦁ primeiros socorros; ⦁ orientação para o lar; ⦁ profilaxia da raiva; ⦁ incentivo a olericultura; ⦁ implantação e/ou dinamização de associações comunitárias; ⦁ projeto de comunicação social; ⦁ incentivo à documentação civil. Normas para a realização da ACISO; Direção e coordenação da 1ª ACISO.
Informações sobre o XII Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional que ocorreu nos dias 27 de setembro a 02 outubro de 1981 no Rio de Janeiro, com o tema "Educação à distância: planejamento e avaliação.