O documento descreve o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização de Adultos), criado em 1967 para combater o analfabetismo no Brasil. Destaca sua estrutura descentralizada, métodos pedagógicos inovadores e expansão nacional, incluindo projetos culturais e profissionalizantes.
O documento analisa as características socioeconômicas dos alunos do programa de alfabetização do MOBRAL nos municípios de Niterói e Nova Iguaçu em 1972. Apresenta dados sobre perfil demográfico, escolaridade anterior, condições de vida, aspirações profissionais e educacionais, destacando a predominância de jovens, migração rural urbana e o desejo de continuar os estudos. Inclui tabelas estatísticas e recomendações para políticas públicas.
O documento descreve os dez anos de atuação do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), destacando seus programas, metodologias, estrutura organizacional, resultados na redução do analfabetismo e sua evolução como uma iniciativa de educação permanente e comunitária no Brasil.
Manual do alfabetizador do MOBRAL, com orientações sobre métodos de ensino, materiais didáticos, técnicas de avaliação e lições para alfabetização de adultos, incluindo leitura, escrita e matemática básica.
Guia para alfabetizadores do MOBRAL, com orientações metodológicas para ensino de leitura, escrita e matemática, incluindo sugestões de atividades, debates e exercícios práticos.
Roteiro de orientações para alfabetizadores do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), publicado em 1980. Ele aborda métodos de ensino de leitura, escrita e matemática, além de atividades práticas, planejamento de aulas e avaliação de alunos adultos. O material enfatiza a importância da integração social e do uso de recursos didáticos para alfabetização funcional.
O documento descreve as atividades do MOBRAL entre 1970 e 1976, destacando a redução do analfabetismo de 33,6% para 17,3% da população adulta. O programa alfabetizou 9,4 milhões de pessoas, ofereceu educação integrada, profissionalização, atividades culturais e educação sanitária, além de parcerias com entidades nacionais e internacionais. O MOBRAL foi reconhecido pela UNESCO como modelo de educação de adultos.
Relatório Anual de 1979 do MOBRAL, destacando programas de alfabetização, educação integrada, profissionalização e ações comunitárias, com resultados, desafios financeiros e perspectivas para 1980-1985.
O relatório descreve as atividades do MOBRAL em 1983, destacando programas de alfabetização, educação pré-escolar, supletiva, ações culturais e projetos especiais, além de desafios financeiros e administrativos enfrentados pela instituição.
Folheto de exposição sobre os "8 Anos MOBRAL", destacando os programas e conquistas do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) entre 1970 e 1978. O encarte apresenta uma visão global da instituição e de alguns setores, como: Programa de Profissionalização; Centro de Pesquisa, Documentação e Meios Audiovisuais; Centro Cultural do MOBRAL; Assessoria de Comunicação Aplicada; Gerência Pedagógica; Gerência do Programa de Educação Comunitária para a Saúde; Gerência de Programas de Ação Comunitária; Grupo Executivo da Campanha de Esporte para Todos.
Publicação para colaboradores do MOBRAL, com estrutura, objetivos e funcionamento do Movimento Brasileiro de Alfabetização, destacando sua atuação descentralizada em três níveis (central, estadual e municipal) e seu foco na erradicação do analfabetismo e educação continuada.
Encarte de divulgação da Feira de Profissionalização do MOBRAL. O documento destaca as ações do MOBRAL além da alfabetização, focando no Programa de Profissionalização, que inclui orientação profissional, treinamentos e feiras para inserção no mercado de trabalho.
O documento descreve a origem, evolução e estrutura do MOBRAL, criado em 1967 para erradicar o analfabetismo no Brasil. Detalha sua organização, métodos pedagógicos, financiamento via loteria e impostos, e a descentralização das ações em comissões municipais. Inclui estatutos, decretos e relatórios de atividades até 1973.
Material de treinamento do MOBRAL, abordando métodos de alfabetização funcional para adultos, integração comunitária, técnicas pedagógicas, avaliação e atividades culturais, com foco na participação ativa dos alunos.
O documento descreve a trajetória e metodologia do MOBRAL, criado em 1967 para erradicar o analfabetismo no Brasil. Destaca sua evolução desde a alfabetização funcional até programas de educação permanente, ação comunitária e profissionalização, enfatizando o envolvimento comunitário e a inovação pedagógica. O texto também aborda a estrutura organizacional, os desafios enfrentados e os impactos sociais do MOBRAL, reforçando seu papel como instrumento de integração nacional e promoção humana.
Ficha Catalográfica da Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização e Educação de Adultos, de 1984. O documento descreve o MOBRAL, criado em 1967 para promover alfabetização funcional e educação continuada de adultos no Brasil. Detalha seus programas (alfabetização, educação pré-escolar, saúde, cultura), estrutura organizacional e bases legais. Inclui ações comunitárias, parcerias e diretrizes para reduzir o analfabetismo até 1984.
A ficha catalográfica celebra os 10 anos do MOBRAL (1970-1980), destacando conquistas como a alfabetização de 14 milhões de adultos, educação supletiva para 4 milhões, e projetos culturais, de saúde comunitária e profissionalização. Ressalta a atuação comunitária e a transformação social, incluindo programas como MOBRAL Cultural e PRODAC, com foco em participação popular e democratização. Conclui com a proposta do "Novo MOBRAL", reforçando a ação comunitária.
O relatório do MOBRAL de 1975 destaca a alfabetização de 1.652.643 pessoas e a redução do analfabetismo de 34% (1970) para 18,9%. Inclui programas como Alfabetização Funcional, Educação Integrada, Atividades Culturais e Profissionalização, além de projetos especiais e parcerias. Recursos financeiros vieram de loterias, impostos e doações. Reconhecido internacionalmente, o MOBRAL foi referência em eficiência e baixo custo.
Manual de instruções do MOBRAL para funcionamento de bibliotecas em Postos Culturais, com instruções sobre organização, empréstimos, registros e manutenção do acervo.
Texto básico para alfabetizadores e outros agentes de educação de adultos do MOBRAL, publicado em 1985. Ele aborda a educação de adultos, a linha de atuação do MOBRAL e a importância da participação na educação. O documento discute o papel da educação na sociedade, a história da educação de adultos no Brasil e no mundo, e a atuação do MOBRAL no contexto da educação de adultos. Além disso, o texto explora como a educação de adultos deve ser desenvolvida, enfatizando a necessidade de respeitar a cultura dos alunos, valorizar seus conhecimentos e promover a participação ativa no processo educativo.
Roteiro do alfabetizador do MOBRAL, com orientações para ensinar jovens e adultos a ler, escrever e contar. Aborda métodos de alfabetização funcional, planejamento, técnicas de grupo, avaliação e recursos audiovisuais, visando integrar os alunos à sociedade e ao mercado de trabalho.
Relatório de 1977 do MOBRAL sobre Programas de Alfabetização Funcional (PAF), Educação Integrada (PEI) e Autodidatismo, destacando metas, treinamento de alfabetizadores, supervisão pedagógica, projetos especiais e avaliação de materiais didáticos. Inclui dados quantitativos e qualitativos, além de estratégias para erradicar o analfabetismo até 1980.
Manual elaborado pelo MOBRAL com orientações pedagógicas para o ensino de adultos, com foco em alfabetização e equivalência às quatro primeiras séries do 1º grau. Inclui métodos de ensino, técnicas de avaliação e sugestões de atividades adaptadas à realidade dos alunos.
O documento apresenta os programas e ações do MOBRAL em 1983, incluindo alfabetização, educação supletiva, cultura e saúde. Destaca a origem dos recursos (principalmente do Imposto de Renda) e seu uso, além de agradecer aos empresários pelo apoio. Inclui contatos das coordenações estaduais.
O documento descreve o MOBRAL, destaca seus métodos, resultados (como a queda de 33,6% para 13,9% de analfabetos entre 1970 e 1977), e impactos sociais e econômicos, além de reconhecimento internacional.